Montagem passo a passo


Pedro_

Recommended Posts

Olá!

 

O aquário estava montado há uns 2 anos, no entanto devido a uma praga de Planorbis tive de desmontar, limpar e recomeçar do zero.

Portanto, com tudo bem limpinho cá vamos nós:

Setup:

Medidas: 100 Comprimento x 30 Largura x 40 Altura cm (120L brutos, reais sinceramente não sei)

Calha: Aquapor 100cm 1x30W

Iluminação: 1x Boyu T8 30W para Plantas (luz azulada)

Filtragem:Tetratec Ex600 600L/h

Termostato: 100w

Substrato fértil: Fertil Plant da Prodac 1.8kg + Substrato para plantas de exterior (quantidade não sei ao certo mas deve de ter sido mais de 5kg)

Substrato inerte: Aquarium Gravel "AREIA NATURAL FINA MARON" ~10kg + Areia fina bem lavada

Hardscape: Rochas que não sei se são basalto ou não, e troncos

 

NOTA: Na altura deu-me para inventar depois de ver alguns aquários aqui com tubos de aquecimento por baixo do substrato de modo a não permitir a existência de pontos sem oxigénio o que iriam fazer as raízes sufocar, como não encontrei esses cabos estive a furar um tubo de ar (com uma agulha de costura, não imaginam o trabalho que deu...) e a mete-lo no fundo do aquário para, com uma bomba de ar de quando a quando lançar O2 para a zona das raízes, acontece que é uma má ideia, o ar fica preso no substrato e só é libertando quando as bolhas de ar ficam muito volumosas fazendo estragos quando saem cá para fora (mandando terra para a coluna de água e possivelmente nutrientes a mais) - 1º A não fazer.

 

Foto1 e 2 - Já com o tubo preso com ventosas

p311010140901.jpg

p311010141001.jpg

 

Foto3 e 4 - Com o substrato fértil e rochas que vão delimitar a zona onde terá areia "branca" e o Aquarium Gravel onde terei plantas

p311010144702.jpg

p311010144703.jpg

 

Foto 5,6,7 e 8 - Já com o Aquarium Gravel, a areia "branca" e os troncos

p3110101509.jpg

p3110101533.jpg

p3110101534.jpg

p311010153401.jpg

 

E foi assim que ficou (luz própria para plantas com tonalidade azulada):

p311010194901.jpg

p311010194902.jpg

p311010194903.jpg

p3110101950.jpg

 

Tinha Hemianthus "cuba" e outras tantas plantas que morreram todas começaram a ficar com as folhas translucidas até que se desfizeram. Comecei a pensar que era da falta de luz e então que arranjei outra calha, comprada no AKI com capacidade para duas lâmpadas.

 

Foto13- aspecto actual:

DSC00437.jpg

 

Setup actual:

Medidas: 100 Comprimento x 30 Largura x 40 Altura cm (120L brutos, reais sinceramente não sei)

Calha: AKI 95cm 2x30W

Iluminação: 1x Boyu T8 30W para Plantas (luz azulada) + 1 Narva LT 30W/760-010 Daylight

Filtragem:Tetratec Ex600 600L/h

Termostato: 100w

Substrato fértil: Fertil Plant da Prodac 1.8kg + Substrato para plantas de exterior (quantidade não sei ao certo mas deve de ter sido mais de 5kg)

Substrato inerte: Aquarium Gravel "AREIA NATURAL FINA MARON" ~10kg + Areia fina bem lavada

Hardscape: Rochas que não sei se são basalto ou não, 2 troncos e 2 Cascas de coco

CO2: Caseiro

 

Habitantes:

xX| Physia (pelo menos estes são pequenos e não comem plantas)

x1| Casal de Apistogramma cacatuoides (daí as duas cascas de coco)

x3| Paracheirodon innesi eram 7 mas 4 morreram passado pouco tempo depois de terem sido comprados

 

_____________________________

 

Ok, o que pretendo:

- Comprar mais umas quantas plantas visto que quero fazer um Aquário Plantado, eventualmente vou voltar a comprar Hemianthus "cuba" a ver se desta vez se aguenta melhor, visto que antes tinham pouca luz e sem CO2;

- Arranjar umas pedras mais bonitas;

- Se calhar vou cortar o tronco maior (Lado direito do aquário) em vários pedaços, cobrir com Riccia fluitans e, depois de ter umas rochas meter esses bocados a sair de entre as rochas;

- Recolocar as plantas actuais que embora involuntariamente estão algo "à balda" e não estou a gostar nada;

- Melhorar a fauna.

 

_____________________________

 

Algumas dúvidas que tenho:

1- Será que dava para aqui ter 2 Escalares adultos?

2- Quantos Neos aqui posso colocar?

3- Será que tenho iluminação suficiente para um plantado? (as plantas que cá coloquei depois de ter a calha com duas lâmpadas cresceram a olhos vistos)

4- E para Hemianthus "cuba"?

5- Neste momento estão a aparecer alguns Green spot, Ottos serão eficazes? Quantos? Será que 1 Ampularia ajudaria?

6- Que tipo de pedras/rochas acham que iria criar um contraste melhor de acordo com a cor dos troncos e com o Aquarium Gravel da Prodac?

7- O Aquarium Gravel misturou-se com a areia "branca" portanto a separação não foi de todo eficaz, alguma ideia para impedir isto?

8- Já agora se alguém me souber identificar a planta que está mais ou menos a meio do aquário agradecia.

9- Por fim, como é que eu sei quais os Kelvins que as minhas lâmpadas fornecem?

 

 

Por isso chovam ideias, criticas e tudo mais!

Obrigado pela leitura do tópico e atenção prestada,

Pedro Isidoro

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Planorbis? Queres me dar alguns? Lol O lixo de um homem é o ouro do outro... E por que desmontaste um tanque por causa de caracois? São muito faceis de erradicar se quiseres...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Planorbis? Queres me dar alguns? Lol O lixo de um homem é o ouro do outro... E por que desmontaste um tanque por causa de caracois? São muito faceis de erradicar se quiseres...

 

Já não os tenho felizmente. Acredita que é frustrante se num dia estás a retirar uns 30/40 do aquário e no dia seguinte parece que não fizeste nada, aquilo aniquilava plantas que era uma loucura! Nem com químicos lá ia, já antes tinha tirado a água toda, lavado os troncos e plantas apenas tinha ficado o areão e mesmo lá tirei cerca de 95% deles e mesmo assim voltaram em força passados poucos meses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Setup actual:

Calha: AKI 95cm 2x30W (alguém andou a ler um tópico de uma certa pessoa=P (AKI for the win)

 

Habitantes:

xX| Physia (pelo menos estes são pequenos e não comem plantas)

x1| Casal de Apistogramma cacatuoides (daí as duas cascas de coco)

x3| Paracheirodon innesi eram 7 mas 4 morreram passado pouco tempo depois de terem sido comprados (ciclaste o tanque antes de introduzir a peixarada?)

Quanto ás tuas perguntas...

 

Algumas dúvidas que tenho:

1- Será que dava para aqui ter 2 Escalares adultos? Não, esse tanque é pequeno, e os escalares adultos+Neon=Petisco

2- Quantos Neos aqui posso colocar? (se fizeres a conta, podes meter mais ou menos 40 sem problemas, mas preferivelmente mete menos)

3- Será que tenho iluminação suficiente para um plantado? (as plantas que cá coloquei depois de ter a calha com duas lâmpadas cresceram a olhos vistos) - Tens luz suficiente para um plantado de plantas pouco exigentes, e luz suficiente para plantas de exigencias medianas. No entanto não tens luz suficiente para a CUBA... Sorry about that.

4- E para Hemianthus "cuba"? - Respondido anteriormente, tenta aproximar-te do 1W/litro. Actualmente estás perto dos 0,5W/L

5- Neste momento estão a aparecer alguns Green spot, Ottos serão eficazes? Quantos? Será que 1 Ampularia ajudaria? A melhor coisa para acabar com as GS, é na minha opinião aplicar-se Neritinas, as ampulárias são bonitas, mas em minha experiencia não atacam muito a GSA, os ottos também são uma boa ideia, mas não são melhores que as neritinas para a GSA. Outra coisa que podes fazer é controlar a GSA através de TPA's e Fertilização.

6- Que tipo de pedras/rochas acham que iria criar um contraste melhor de acordo com a cor dos troncos e com o Aquarium Gravel da Prodac? As rochas que tiveres á mão servirão perfeitamente, estás num nivel de desenvolvimento dos plantados que isso ainda não importa.. Aprende a lidar com as plantas, e como as manter vivas, e depois preocupa-te com outras coisas mais relacionadas com o dito "aquascape"...

7- O Aquarium Gravel misturou-se com a areia "branca" portanto a separação não foi de todo eficaz, alguma ideia para impedir isto?O truque...Não as mistures... Ou então cria divisórias com pedras, puxa pela tua criatividade

8- Já agora se alguém me souber identificar a planta que está mais ou menos a meio do aquário agradecia. - Hygrophila corymbosa é aquela planta de caule ao meio do tanque, tens também lá no meio, uma anubia barteri

9- Por fim, como é que eu sei quais os Kelvins que as minhas lâmpadas fornecem? -Isso vem indicado nas lampadas

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico! muito obrigado pelas respostas!

 

Sim tinha o tanque a ciclar há um mês antes de lá meter os peixes...

4- E para Hemianthus "cuba"? - Respondido anteriormente, tenta aproximar-te do 1W/litro. Actualmente estás perto dos 0,5W/L
Como faço isto? a Calha supostamente só dá para lâmpadas de 30W, ou isso é o recomendado mas dá para mais?

 

Hummm, sem a Cuba como é que posso fazer um tapete? com Riccia? Eu meti lá umas grelhas com alguma riccia e está a começar a crescer...

 

Ok, vou ver se arranjo Neritinas ainda não sei bem onde mas vou tentar...

 

 

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Provavelmente a calha só aguenta mesmo com duas de 30W (2x30w). Podes verificar isso no balastro na calha, deve lá ter a referência 2x30w ou então, caso aguente com mais watts, irá aparecer 2x(o número de watts que aguenta). Para se ficar com uma calha de 1W/L terias que ter uma calha com por exemplo, 2x60w, dai dava os 120w. Contudo, esta quantidade de iluminação só se adequa caso queiras ter um plantado com plantas mais "xpto", que necessitam de mais luz, etc. Acho que a calha que tens serve perfeitamente para abranger um grande número de plantas...é claro que no caso da cuba, pode revelar-se insuficiente.

 

Como referis-te, podes tentar atar a Riccia no fundo, se vires que a mesma cresce, é bom sinal visto que mostra que a mesma se aguenta senão terás que a manter mesmo à superfície dado que a planta em questão é flutuante. Como planta para tapete, tens a eleocharis parvula por exemplo, não é muito exigente e com boas condições, forma um tapete denso.

 

Quanto às green spot, também já sofri do mesmo problema à uns tempos (agora que remontei o aquário, não as tenho...pelo menos ainda). Uma boa forma de as remover (por tempo limitado) é utilizar um cartão de multibanco/crédito que não uses e raspar as mesmas antes de fazer TPAs por exemplo. Comigo resultou e não fiquei com os vidros estragados.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues colocar mais na calha tal como ela está, ou metes outra calha, ou alteras essa (se der).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Provavelmente a calha só aguenta mesmo com duas de 30W (2x30w). Podes verificar isso no balastro na calha, deve lá ter a referência 2x30w ou então, caso aguente com mais watts, irá aparecer 2x(o número de watts que aguenta). Para se ficar com uma calha de 1W/L terias que ter uma calha com por exemplo, 2x60w, dai dava os 120w. Contudo, esta quantidade de iluminação só se adequa caso queiras ter um plantado com plantas mais "xpto", que necessitam de mais luz, etc. Acho que a calha que tens serve perfeitamente para abranger um grande número de plantas...é claro que no caso da cuba, pode revelar-se insuficiente.

 

Como referis-te, podes tentar atar a Riccia no fundo, se vires que a mesma cresce, é bom sinal visto que mostra que a mesma se aguenta senão terás que a manter mesmo à superfície dado que a planta em questão é flutuante. Como planta para tapete, tens a eleocharis parvula por exemplo, não é muito exigente e com boas condições, forma um tapete denso.

 

Quanto às green spot, também já sofri do mesmo problema à uns tempos (agora que remontei o aquário, não as tenho...pelo menos ainda). Uma boa forma de as remover (por tempo limitado) é utilizar um cartão de multibanco/crédito que não uses e raspar as mesmas antes de fazer TPAs por exemplo. Comigo resultou e não fiquei com os vidros estragados.

 

Cumprimentos

 

Ok, obrigado :)

 

Vou ver se faço isso então.

 

Cumprimentos

 

Já agora alguém sabe se há diferenças entre as espécies de Niritinas no combate as algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto da luz ser azulada tem a ver com o espectro da lâmpada...os kelvins. As lâmpadas que podem ser utilizadas em aquários penso que vão desde os 6500k a 10000k. As que estão abaixo de 6500k apresentam um tom mais amarelado, já as que estão perto dos 10000k ou mais, o tom da lâmpadas passa a ser mais azulado...corrijam-me caso esteja enganado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só comentei pq por norma os kelvins para plantas estão entre os 4000 e os 6500k (mais amarelado) eu por exemplo para um plantado tenho uma grolux que esta baixo dos 5000, tenho uma 6500 uma 8000 e uma 10000 para o tapete, a unica azul que tive vinha efectivamente com a calha que era a chamada actinica que é para salgados ou seja 20000, não consegues ver na lampada os kelvins ou o nº de serie?

 

dei uma olhadela no google por boyu azul e só me deu actinicas, se for o caso fica a duvida se é bom para plantas ou não

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_luz.php

 

ai explica bem

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só comentei pq por norma os kelvins para plantas estão entre os 4000 e os 6500k (mais amarelado) eu por exemplo para um plantado tenho uma grolux que esta baixo dos 5000, tenho uma 6500 uma 8000 e uma 10000 para o tapete, a unica azul que tive vinha efectivamente com a calha que era a chamada actinica que é para salgados ou seja 20000, não consegues ver na lampada os kelvins ou o nº de serie?

 

dei uma olhadela no google por boyu azul e só me deu actinicas, se for o caso fica a duvida se é bom para plantas ou não

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_luz.php

 

ai explica bem

 

Na lâmpada penso que não diz mais nada de relevante e a caixa já foi para a reciclagem há algum tempo. Mas se amanha ou depois puder passar na loja onde comprei vejo as informações que lá estão.

 

Realmente bastante informativo esse link, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais os parâmetros da agua Pedro?

 

Não será um convite ás algas, estares a injectar CO2 com tão pouca planta?

Eu fui alertado por várias pessoas, para ter cuidado com isto.

 

o convite é mesmo com a lampada que se for de 20000 vai ser bonito vai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o convite é mesmo com a lampada que se for de 20000 vai ser bonito vai

 

Estive na loja onde comprei e não consegui encontrar informação sobre a temperatura da lâmpada, a única coisa que vi na caixa foi a zona do espectro que era na ordem dos 400nm.

 

Entretanto comprei 4 Neritinas sp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh, ficamos à espera então ;)

 

Boa sorte ;)

 

Obrigado, mas as grandes mudanças só serão mesmo depois de dia 17 que é quando, se tudo correr bem, recebo uma encomenda de plantas aí vou alterar o Layout que não estou a gostar lá muito, começo com os testes de parâmetros da água como GH dh KH No, etc.. que neste momento só tenho mesmo o teste de pH e isto anda pelos 6.8-7.0 e não sei bem como descer, para 6.5-6.6 já vi pessoas a falarem em turfa mas não faço a mínima ideia que turfa é nem como aplica-la...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, mas as grandes mudanças só serão mesmo depois de dia 17 que é quando, se tudo correr bem, recebo uma encomenda de plantas

 

não me digas encomenda na verdevivo ??? tb estou a espera de uma chegada dessas :P tenho o aquario vazio à um mes a espera dessa encomenda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os apistos estão fantásticos ;)

 

Isso com umas plantas bem posicionadas fica um espanto. Vai dando noticias :)

 

Obrigado! :)

 

Sim é essa a ideia, mas primeiro é preciso as arranjar eheheheh ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.