Guppys, como procriam?


Rainho1991

Recommended Posts

Boas.

 

No meu aqua tenho alguns Guppys e recentemente dei com mais 3 peixes com aprox 2/2.5mm mas não dei conta que nenhuma fêmea tive-se parido.

 

As Guppys parem tudo de uma vez ou vão parindo? Com que tamanho nascem os alevins? É que não estou a ver mesmo de onde veio aquilo sem ser de um parto mas a unica fêmea prenha que tenho ainda está com um barrigão, tou mesmo as aranhas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rainho

 

se so tens gupies no teu aquario é natural que a femea tenha parido e podes nao ter dado conta

normalmente nascem mais de que esses que ai vez mas a femia pode ainda nao ter parido tudo,pessoalmente na altura em que tinha gupies tive femeas a darem filhos durante cerca de 2 dias e tambem tive umas que pariam tudo em umas 4 horas.

tudo o que te tou a dizer ate mesmo a resposta a tua pergunta esta no forum é so pesquizar.

ja agora se puderes coloca o setup do teu aqua para que as ajudas possam ser mais certas no futuro.

 

Mariu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rainho1991,

 

Os guppys acasalam sempre, pois, desde os 6 meses de idade a fêmea já está apta a dar filhotes e sempre que junta a um macho pode ficar prenha e dar filhotes de 1 em 1 mês. Os alevins nascem mais ou menos com 4mm e não devem ser alimentados no primeiro dia de vida (pois ainda estão absorvendo o saco vitelino). Depois de 3 meses já é possível distinguir machos de fêmeas e as colorações começam a progredir agressivamente.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua é de 50 litros, a fauna é constituida por um corydora (sim sei que são peixes de cardume mas ainda não tive tempo pa ir comprar mais), 2 molys, maco e fêmea estando a fêmea prenha, alguns guppys e uma bela praga de caracóis que os meus peixes adoram esmagados.

 

Bem, se ela pode demorar até 2 dias a parir tudo ou só pariu 3 ou comeram os outros visto que já vejo os e a coisa de 5 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não serei a melhor pessoa para estar a dar dicas, mas gostava de salientar que realmente existe uma possibilidade de a fêmea ter tido mais alevins e que os tenha comido. Infelizmente se não houver esconderijos para os pequenos é fácil isso acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Da minha experiência pessoal, considero que as melhores plantas para servirem de esconderijo aos alevins são as que formem esconderijos à superfície.

Exactamente porque é mais facil eles ase alimentarem sem serem comidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria posso afirmar que ter metade do aquário com musgo de java, a outra metade com areao, pedras, tocas, troncos, plantas é o suficiente para 85% dos alevins guppyes sobreviverem contra os ataques dos progenitores!

É claro é necessário ter uma boa equipa de limpeza, tipo red cherrys, para o musgo não andar sujo!

Plantas flutuantes, eu digo NÃO, porque retiram muita luz ao aquário!

 

Para responder à pergunta do membro peixot:

 

Bata colocares comida no aquário que ela logo vai ao fundo e fica no meio do musgo, os alevins andam no meio do musgo e vão comendo!

Se forem perseguidos pelos pais escondem-se no meio do musgo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Plantas flutuantes, eu digo NÃO, porque retiram muita luz ao aquário!

 

...

 

Eu não usava flutuantes.

Estás a ver as do meu avatar? Deixava-as crescer até à superfície e faziam uma área de protecção com cerca de 20cmx20cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Salvo erro, a que tinha era uma Hemianthus micranthemoides.

Ficava muito fechada naquela zona.

Não interferia muito com a corrente de água do filtro porque a saída do filtro ficava por trás da "ilha" de plantas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma boa forma para se esconderem são tubos de barro em pirâmide com musgo a cobrir de modo a que os adultos não entrem. Para fazeres com que cresçam mais rápido faz criação de artemia e aumenta a temperatura para 28ºC (atenção em ver se a restante comunidade aguenta). Eu agora tenho 3 machos e 4 femeas e vou tentar fazer criação num Aqua de 40Lt comunitário, sei que o racio macho/fêmea não é o melhor mas mesmo assim vou tentar tenho o Aqua a 26ºC com um PH de 7,2 poderá dar frutos se não der passado 1 mês meto mais 2 fêmeas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa eu nao sei mesmo o que fazer já tenho 10 guppys no meu aquario de 60 cm 6 femeas e 4 machos.

nao sei se ei de meter em maternidades também pk disseram-me para meter em maternidades os guppys mas eu quero optar por musgo nao é o melhor ?? mas acho que eles nao vao aguentar pk os grandes vao comer. a outra coisa que eu posso fazer é: tenho um aquario de 30 cm secalhar metia musgo nele e depois metia lá as guppys pranhas.

o que vcs acham melhor ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se tens um de backup, usa esse de backup mas vê se os parâmetros estão semelhantes ao grande para não correres riscos. Senão tiveres aconselho-te a passar água do grande para o pequeno tipo metade :) E sim coloca musgo que ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa eu nao sei mesmo o que fazer já tenho 10 guppys no meu aquario de 60 cm 6 femeas e 4 machos.

nao sei se ei de meter em maternidades também pk disseram-me para meter em maternidades os guppys mas eu quero optar por musgo nao é o melhor ?? mas acho que eles nao vao aguentar pk os grandes vao comer. a outra coisa que eu posso fazer é: tenho um aquario de 30 cm secalhar metia musgo nele e depois metia lá as guppys pranhas.

o que vcs acham melhor ??

 

 

Duas das minhas guppys já pariram, não tive qualquer tipo de cuidado com os pequenotes mas a maioria safou-se a escondendo-se nas plantas e o que é certo é que tenho uma praga de guppys e para juntar uma outra de mollys aos quais eu não sei o que fazer. :busted_red:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas das minhas guppys já pariram, não tive qualquer tipo de cuidado com os pequenotes mas a maioria safou-se a escondendo-se nas plantas e o que é certo é que tenho uma praga de guppys e para juntar uma outra de mollys aos quais eu não sei o que fazer. :busted_red:

 

dá-os, pois se venderes a uma loja nem para um café dá o dinheiro da venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

epa eu nao sei mesmo o que fazer já tenho 10 guppys no meu aquario de 60 cm 6 femeas e 4 machos.

nao sei se ei de meter em maternidades também pk disseram-me para meter em maternidades os guppys mas eu quero optar por musgo nao é o melhor ?? mas acho que eles nao vao aguentar pk os grandes vao comer. a outra coisa que eu posso fazer é: tenho um aquario de 30 cm secalhar metia musgo nele e depois metia lá as guppys pranhas.

o que vcs acham melhor ??

 

 

Já que não queres por a maternidade de plástico isso por ser uma opção.

Acho também que devias por pelo menos mais duas fêmeas para ficar duas por cada macho.;)

Editado por rubenmiguel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.