AUtomatizador de TROCAS PARCIAIS DE ÁGUA


Recommended Posts

Após alguns anos de aquáriofilia com um aquário pequeno (80L) adquiri à cerca de 1 ano um maior (450L). O qual até estou agora a mudar para ciclideos do lago malawi.

 

Uma coisa que me começou a "irritar" ao fim de alguns meses foi as TPA (trocas parciais de água) sem as quais é práticamente impossivel mantem um biótipo em boas condições.

 

Comecei, como mandam as regras, a mudar 10% da água por semana. No entanto, mudar 45L de água não é tarefa que se realize rápidamente (para ser bem feita). Tinha de ter a água previamente aquecida e mesmo assim tinha de repor a água de forma lenta para que os peixes não se "sentisem" demasiado. Depois é a "chafordice" do custume, o chão todo sujo os vidros salpicados o movel molhado, enfim, devem saber ao que me refiro. Por tudo isto (e em grande parte por falta de tempo) passei a realizar a TPA apenas um vez por mês, mudando cerca de 25% de água o que é manifestamente pior pois, comecei a ter dificuldade em menter alguns parametros da água...

 

De alguns tempos para cá tenho estado a usar um prótotipo que eu próprio construi...

 

O sistema é simples.

Trata-se de dois depósitos (no meu caso de 50L cada, um para a água que vai entrar para o aquário e outro para a água que é retirada do aquário) e uma bomba doseadora de velocidade e sentido regulavel. Existem tres sensores de nivel, um em cada depósito e um no aquário. A bomba liga ao aquário apenas com um tubo e aos depósitos atravez de um "T".

Para controlar todo o processo existe um "cerebro" (micro processador) que controla todo o processo.

O sistema permite grande versatilidade, programar a quantidade de água a trocar, a hora a realizar a troca, o intervalo em dias para a próxima troca, e o ritmo a que deve ser feita a troca (caudal da bomba).

 

Com este sistema passei a fazer trocas diárias de 2% (cerca de 10L no meu caso) e nunca consegui manter o meu aquário em tão boa forma. Faço todos os dias as 00:00 horas a um ritmo de 0.2 L/min. Desta forma não peciso sequer de pre-aquecer a água...

 

Para alem disso o sistema repõe automáticamente a água evaporada e os sensores servem para que o aquário e o depósito de "esgoto" nunca transbordem em caso de má programação do utilizador.

 

Gostava que me dessem as vossas opiniões sobre este sistema. Acham que vos pode ser útil?? Gostava da vossa ajuda para tentar melhorar o que acharem necessário e talves comercializar a idea... (ok... fazem-se descontos para utilizadores do forum :wink:)

 

As opiniões são muito bem vindas e as duvidas esclarecidas! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boa noite..

 

MUITO bom, fantástico mesmo!! :D

realmente uma exelente ideia que de certeza te está a poupar bastante trabalho...

será que exsite a possibilidade de postares informações mais detalhadas acerca da tua "invenção"? fotos se possivel ou esquemas que ajudem a perceber melhor o funcionamento? já agora se não for pedir muito, poderias colocar detalhadamente o material utilizado?

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

A ideia parece-me ser boa. Mas para ter-mos uma maior noção do que apresentas, se puderes, coloca fotos do sistema e como adquiriste o equipamento. :D

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já quero agradecer a todos os que mostraram o seu interece.

 

Muito brevemente vou colocar alguns esquemas que vos podem dar uma ideia mais apróximada daquilo que estamos a falar. Também tenho uns gráficos com o nivel dos nitratos q(ue fiz antes e depois de ter este sistema) que tambem vou por aqui.

 

Na realidade esta ideia está em inicio de produção... por enquanto só existe o meu prototipo, que foi todo pensado, desenhado e executado por mim. Na verdade o sistema tem partes delicadas, como o "cerebro", que é um micro processador que se encarrega de controlar todo o sistema.

 

A empresa onde trabalho (que se dedica à automatização de processos industriais) acho interesante esta ideia e está mesmo a pensar em comercializar esta ideia. Quanto aos preços eu ainda não sei nada... pelo simples facto de termos de negociar com os nossos fornecedores a relação preço/quantidade.

 

Mais uma vez vos peço encarecidamente que continuem a enviar as vossas sugestões e a demonstrar o vosso interese. Só dessa forma consigo fazer com que esta ideia seja comercializada em grande escala e nos facilite a vida a todos.

 

Algumas caracteristicas do sistema (podem ainda sofrer alterações):

 

- Bomba de débito e sentido regulável (de baixa manutenção)

- Todos os tubos são de silicone de apenas 5mm

- Interface com o utilizador é realizada com um display de cristais liquidos (LCD) e tres botões de pressão (enter, cima, baixo) mais on/off.

- O software permite escolher o intervalo de dias entre as mudanças de água, a quantidade de água a mudar, e o ritmo a que deve ser feita a troca (caudal).

- O software vai passar a permitir a acção manual, ou seja, se acontecer algo que não está previsto (morte de um peixe) o utilizador pode fazer uma troca nesse mesmo instante com o caudal que desejar (função que chamei de troca de emergencia :D )

 

 

Muito obrigado e continuem a dar as vossas opiniões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é exclente POCAS mas uma dúvida:

:) Esse sistema nãi vai ocupar muito espaço? Para quem tem um aqua numa sala todo arranjadinho com um movel com sump dentro sem espaço para mais nada e quase impossivel esse sistema certo?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como conceito acho interessante, mas há várias questões ...

 

Quanto gastaste nessa brincadeira toda ?

Achas maior incomodo uns pingos nos vidros do que 2 depositos de 50 L em casa ? :shock:

 

Já pensaste em usar uma mangueira e um motor para chupar a água se for necessário ? Usar agua quente do esquentador se tiveres ?

 

Não leves a mal, acho mesmo interessantes essas iniciativas ... Força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

realmente algo fantastico, só uma pergunta o micro processador que falas é um epron ou microchip? pergunto isto para entender +/- que tipo de programa estamos a falar (C,C++,C#,basic,VB)

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

realmente algo fantastico, só uma pergunta o micro processador que falas é um epron ou microchip? pergunto isto para entender +/- que tipo de programa estamos a falar (C,C++,C#,basic,VB)

 

EPROM, leva de certeza mas isso não é um processador mas uma memória ROM. Em alternativa pode levar uma FlashROM. O processador será um PIC ou um 8085. Quanto à linguagem será "código de máquina" ou ASSEMBLY.

 

Claro que isto tudo (ou outro) pode já estar aplicado num circuito já feito dos sistemas de automação da empresa e basta dar-lhe outra aplicação.

 

Para quando novos desenvolvimentos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva pessoal....

Desculpem o tempo que estive arredado...

 

Parece que existem duvidas sobre o hardware deste projecto...

 

Na base do prejecto está um microcontrolador PIC 16F877 a 20Mhz (com um programa escrito totalmente em ASSEMBLY) que faz a gestão de todo o processo, controla as teclas e o display de cristais liquidos.

 

OS NOVOS DESENVOLVIMENTOS:

 

O projecto inicial foi ALTERADO!

 

Agora o projecto é totalmente modular! (isto para poupar custos!)

 

O modulo principal composto pelo cerebro de todo o sistema inclui (como já foi dito) um microcontrolador, várias teclas, e um display de cristais liquidos retroiluminado de 16 caracteres e duas linhas.

 

A versão básica permite agora controlar a temperatura da agua do aqua com a precisão de 0.1ºC ligando o sistema a um qualquer aquecedor (termoestatizado ou não) 220V e até 1000Watts de potencia... Permite tambem controlar duas saidas de 220V (max 1000watts cada uma) por exemplo controlar o horário da iluminação e da bomba difusora. Este modulo tem algumas caracteristicas avançadas, por exemplo, regista o valor mais baixo e o mais alto da temperatura (e a hora em que ocorreu) em caso de falha do sistema (por exemplo, quando falta a luz)

 

O segundo módulo permite a monitorização em tempo real do valor do pH do aqua com uma precisão de 0.01pH.

 

O terceiro módulo consiste então no sistema que foi descrito de trocas parciais de água.

 

Os modulos funcionam independentemente uns dos outros, ou seja, não precisa de ter o segundo módulo para ter o terceiro....

 

Outros módulos estão a ser desenvolvidos neste momento....

 

Quaisquer questões... É só colocar.... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pra quando é que sao as fotos??

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola :arrow: !!!

É uma excelente ideia que penso nos vinha facilitar a vida, estamos todos a espera de preços e de umas fotos para que tenhamos uma ideia da dimensão da coisa!!!!

Já agora a introdução destes dois modulos onde se pode monitorizar o pH e a temperatura da água foi excelente :) !!!!

Duas questões:

Se realmente o projecto for avante e começares a comercializar estes sistemas poderemos escolher que parametros queremos controlar, como disses te no ultimo post " não é necessário ter um para ter outro são independentes" ou existe um sistema standart (padrão)?

Ficará o sistema pelos parametros pH, temperatura e nivel de água do aqua ou virão para breve novos modulos onde seja possivel monitorizar mais parâmetros da água, Co2 dissolvido por exemplo (para o pessoal dos plantados era interessante) ?

 

Mais uma vez repito acho uma excelente ideia e aproveitando uma deixa , isto sim é melhorar a aquariofilia Portuguesa !!!

Força nisso e aguardo por novidades em breve :arrow: !!!

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ORA VIVA A TODOS! :wink:

 

agradeço desde já todo o interece... só assim consigo algum feedback comercial... (e motivação:)).

 

Respondendo a questões directas:

 

Quanto a preços ainda é tudo muito relativo... mas garanto que o sistema básico vai ter um preço bastante atractivo para o rigor a que o sistema se propoe.

Quanto às fotos ainda é dificil... o projecto tá no inicio e só iam ver fios electricos e componentes electronicos enfim... o caos instalado! :P

 

Existem (vão existir) vários módulos de controlo/medição... o módulo básico/standard consiste no controlo da temperatura e de outros dois dispositivos de 220v (à livre vontade do utilizador) como por exemplo a iluminação e bomba difusora...

 

Outros módulos pensados são exactamente a medição de co2, o2 e conductividade. (para além dos já referidos anteriormente...)

 

Fico à espera de novas ideias e das vossas questões...

 

Assim que existirem novidades serão transmitidas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como e que os depositos se enchem???

 

a agua entra e sai do aquario de forma automatica para os 2 depoisitos.

mas como e que a agua limpa entra no deposito que vai enviar a agua ao aquario, e para onde e que o 2º deposito esvazia a agua que saiu do aquario?

 

e outra coisa, o T tem alguma valvula? se n tem como e que a bomba sabe que tem de sugar de um deposito, e deitar a agua retirada do aquario para o outro deposito?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Entao e novidades sobre o tao desejado dispositivo?????????

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Então esse projecto sempre anda?

E preços já há +/- um valor para termos uma ideias...se vale a pena esperar por ele ou investir nos metodos ''tradicionais''

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.