Recommended Posts

Oi,

Precisava de uma ajuda, pois no espaço de 1 mês morreram-me 4 Escalares. E pode ter sido falta de O2, pois antes de morrerem estavam com respiração ofegante. O setup do meu aqua é o seguinte:

 

Volume de água: aprox 100 Ltrs (80x30x50) fechado/tampa

Filtragem: Fluval 103, com Esponja, BioMax e uma bolas brancas que não me lembro do nome

Plantas: Echinodorus, musgo de Java e as outras 2 não me lembro do nome

Iluminação: 1 lampâda de 39W

Decoração: Areão de Rio, Tronco

Temperatura: 25º com um termostato de 100W

PH: aprox 7

Kh: aprox 2

Trocas de Água: aprox 1/4 de 15 em 15 dias

 

O que poderá ser?!Obrigado

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim não dá para perceber o que pode ter sido.

 

Tens injector de CO2 sempre ligado? Só vejo esta maneira para terem morrido por falta de O2..

 

Que outros peixes tens no aquário?

Não reparas-te em feridas nem fungos nos peixes?

Quais são as quantidades de nitratos e amónia presentes no aquario?

 

Abraço

Think Aqua

 

Banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi boas, e obrigado pela resposta.

 

Parece-me que me esqueci de dizer a fauna que tenho, eheh.

Bem, Injector não tenho. Os peixes aquando disto tudo eram:

5 Escalares

3 Corydoras

1 Pleco

1 Tubarão Martelo

1 Molly Lira

1 Platy

 

Em relação a feridas/fungos, não existe nada que se veja a olho nu, e quando a valores de nitritos e amónia não sei, pois não tenho os testes. Mas quanto a estes valores com o aqua com 2 meses fará sentido ainda medi-los!?

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido que seja falta de O2... deverias ter os testes de amónia e nitritos, assim podias excluir ( ou não) estes elementos.

 

Os escalares são peixes de água naturalmente ácida, macia e com um valor de TDS ( Total de sólidos dissolvidos) baixo.

 

O TDS é um parametro a que normalmente os aquariofilistas não ligam muito mas pode ser muito importante.

 

Normalmente quando compro peixes meço o valor do TDS e ph... muitas vezes o ph é baixo mas o TDS alto o que indica que o valor do ph foi controlado pela adição de ácidos. nestes casos pode resultar um choque osmótico, ou no teu caso dos teus escalares uma incapacidade das guelras procederem á absorção do oxigénio presente na água.

 

Claro que isto é apenas uma hipótese...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quanto a estes valores com o aqua com 2 meses fará sentido ainda medi-los!?

Depende... :?

Eu não meço... Se fizer algum tipo de "intervenção" no aquário (mais nos filtros) na qual suspeite que pode acontecer alguma coisa aí sim, faço testes.

Depende de cada um e da sua experiência...

 

Também não me parece falta de O2. Nesse caso todos os peixes iam ser afectados.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ter sido de uma adição de pastilhas para subir o Kh?! Que por acaso antes das pastilhas era nulo?!

Pode ter sido disso...

Agora duvido é que o teu KH seja nulo... :( Faz novamente o teste.

 

Encontar a causa para essas mortes é complicado...

Acho que devias era comprar os testes de nitritos e amônia e manter uma observação atenta aos peixes que ficaram.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ter sido, pois vão aumentar o TDS.... e se já era elevado.

 

Nota que TDS, kh e Gh são coisas diferentes. Kh e Gh contribuem para o TDS, mas podes ter um TDS alto com Kh e Gh baixo.

 

As mollys são peixes que se dão bem em águas com TDS elevado

 

Se tens mollys e escalares num aquário só um deles fica contente com a água ( ou nenhum)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras difusoras não aumentam o teor de oxigénio na água pelo facto de fazerem bolhas, mas sim pela agitação que as mesmas provocam na superficie da água pois é aí que se dá a troca de oxigénio entre o ar e a água.

 

Podias realmente ter pouco oxigénio, combinado com um TDS alto e assim morreram os peixes que não suportaram estes dois parametros... mas estamos penas a especular .

 

O que interessa reter é que a combinação de vários parametros desajustados pode ser fatal para determinados peixes e outros não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas este fds mudei as materias filtrantes todas. Pus, de baixo para cima, esponja mais lã de vidro, no 2º copo micromec, e no superior metade micromec e esponja. A ver se assm o valor de TDS baixa. Introduzi mais bacterias (nutrafin cycle) no filtro. Agora vou esperar.

Obrigado pela ajuda.

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ler o vosso tópico e achei-o que me poderiam ajudar numa questão, como posso medir os niveis de oxigénio?? julgo só ser possível com a reação dos habitantes á água??

Costumo adicionar um componente que comprei na loja (que não me lembro do nome do produto) mas não sei quando posso estar a exagerar e se podemos dizer que prejudica havendo oxigénio a mais.. Existem outras formas de subir os níveis de oxigénio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

estive a ler o vosso tópico e achei-o que me poderiam ajudar numa questão, como posso medir os niveis de oxigénio?? julgo só ser possível com a reação dos habitantes á água??
Existem testes específicos para a determinação de Oxigénio dissolvido na água. Mas a forma mais fácil de ver se a água tem Oxigénio suficiente, é mesmo controlar a respiração dos peixes. Se estiverem ofegantes, algo está mal dentro do nosso aquário (pode não ser apenas falta de O2, outros factores podem também tornar a respiração dos peixes ofegante).

 

Costumo adicionar um componente que comprei na loja (que não me lembro do nome do produto) mas não sei quando posso estar a exagerar e se podemos dizer que prejudica havendo oxigénio a mais.. Existem outras formas de subir os níveis de oxigénio

Bem... primeiro de tudo eu não entendi a tua questão na totalidade. Mas vou tentar responder ao que penso ser a tua pergunta.

Se bem entendo, tens um produto para aumentar o nível de O2 na água do teu aquário? E queres saber se O2 a mais é de certa forma prejudicial para os peixes? No meu entender, não. Quanto mais oxigénio houver dissolvido em água, mais os peixes agradecem.

Quanto à segunda parte da questão (se é que é uma questão... não tem ponto de exclamação :arrow:). Perguntas se há formas de subir o nível de O2 na água. Haver há... mantendo uma agitação superficial considerável, que facilite as trocas gasosas, mantendo assim os níveis de CO2 e O2 equilibrados. Podes sempre usar uma bomba de ar para promover essa mesma troca, tal como disse o jonas63.

Se quiseres ser mais radical, podes sempre comprar uma botija de O2 comprimido :arrow::arrow::wink:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.