Como eliminar o cloro?


Recommended Posts

Boas! Desde que entrei no mundo da aquariofilia que uso o produto da Sera, "Aquatan", para retirar o cloro da água. Contudo, nos últimos tempos tenho visto muitas pessoas dizerem que basta deixar a água "nova" dois dias no balde que o cloro se dissolve tornando-se assim própria para uso no aquário. Esta questão também se levantou porque com as várias tpa's gasta-se imenso dinheiro devido ao preço deste acondicionadores.

 

Se me poderem esclarecer, agradecia :)

 

 

 

P.S: Se também tiverem outras técnicas de eliminação do cloro não exitem em escrevê-las!

Editado por Janf

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te posso dizer em relação a eliminação do cloro ,colocando a água em repouso dois dias fonciona e é muito mais económico do que a utilização de produtos, eu pessoalmente é a técnica k utilizo não só elimina o cloro mas também os metais pesados k a àgua possa conter k são prejudiciais aos peixes espero ter ajudado.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O método que pratico é bem simples: mantenho várias garrafas com água tampadas, a tampa deve conter furos para que o ar circule, mas não furos muito grandes, para que não entrem insetos. Utilizo 10 garrafas de 2L, que ficam em repouso durante 1 semana, trato-as apenas com Aqualife.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te posso dizer em relação a eliminação do cloro ,colocando a água em repouso dois dias fonciona e é muito mais económico do que a utilização de produtos, eu pessoalmente é a técnica k utilizo não só elimina o cloro mas também os metais pesados k a àgua possa conter k são prejudiciais aos peixes espero ter ajudado.

 

 

cumps

 

 

Nunca tiveste problemas então com essa técnica?! É que seria muito bom não gastar dinheiro com esses produtos (assim já há dinheiro para testes xD)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O método que pratico é bem simples: mantenho várias garrafas com água tampadas, a tampa deve conter furos para que o ar circule, mas não furos muito grandes, para que não entrem insetos. Utilizo 10 garrafas de 2L, que ficam em repouso durante 1 semana, trato-as apenas com Aqualife.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

 

 

A ideia era não utilizar qualquer produto... :S

Esse aqulife não é para tratar o cloro mas sim doenças ou cenas do género certo?

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Desde que entrei no mundo da aquariofilia que uso o produto da Sera, "Aquatan", para retirar o cloro da água. Contudo, nos últimos tempos tenho visto muitas pessoas dizerem que basta deixar a água "nova" dois dias no balde que o cloro se dissolve tornando-se assim própria para uso no aquário. Esta questão também se levantou porque com as várias tpa's gasta-se imenso dinheiro devido ao preço deste acondicionadores.

 

Se me poderem esclarecer, agradecia :P

 

 

 

P.S: Se também tiverem outras técnicas de eliminação do cloro não exitem em escrevê-las!

 

Olá Boas. No meu caso tenho aqua 144 ltrs, faço tpa´s regulares 2x/semana. 2 garrafões 5 ltrs + 2 garrafas 1,5 ltrs. Tiro agua

da rede publica hoje, coloco duas pedras difusoras dentro dos garrafões (com bomba ar claro), as garrafas sem bolhinhas.

Ao fim dois dias faço tpa. Em ultimo utilizo dentro aqua principal duas folhas de amendoeira da india. Valores da água dentro normal, como sempre.

Utilizo testes de longe a longe (longe mesmo) para despistar a consciência. Falta acrescentar SEMPRE sem aquasafe ou outro tipo qualquer de aditivo.

 

Tem resultado bem comigo. Espero ter ajudado.

 

Cumprts, Vitor Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu uzo garrafões de água,quando encho na torneira deito com persão,

depois fica uma hora destapados,tapo depois disso,fica uma semana

tapados,quando vou fazer o TPA,uma hora antes destapo os garrafões,

vai para o aquário,eu cá não uzo perduto nenhum,e está tudo bem,até

porque eu sou aplogista de quanto menos quimicos no aquário melhor,

eu gosto ter o aquário o mais natural que me for posivel.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 8 garafões de 30 Lts e quando posso vou ao furo buscar água. Quando não tenho oportunidade, vai àgua da torneira e deixo repousar mais de uma semana com a tampa aberta.

 

Dois dias acho muito pouco tempo...

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum.

 

O ano passado e durante mais de um ano colocava a água diretamente da torneira e nunca tive nenhuma baixa.

 

É certo que tinha peixes com alguma resistência: corydoras, pleco, gourami, neon entre outros e nunca tive nenhuma baixa que associasse à colocação da água directamente da torneira.

 

Usei durante muito tempo aquasafe quando realizava TPA's muito grandes, no entanto na manutenção normal, onde retirava apenas 10 a 15% da água nunca coloquei acondicionadores no aquário.

 

Acredito igualmente que devido às caracteristicas de certas espécies, cujas exigências são superiores ao dito peixe tradicional, tenha que haver um cuidado acrescido na qualidade da água, no entanto acho que o peixe se recente mais por uma variação abrupta do PH do que a colocação de água com um pouco de cloro.

 

Já vi aquariofilistas a fazerem TPA's com água da torneira (sem tratamento), já vi o contrário. Já vi lojas a colocarem água com uma mangueira ligada à torneira da casa de banho.

 

O seguro morreu de velho por isso se existe a possibilidade financeira de continuar a colocar condicionadores na água, ou porque não existe espaço para fazer a técnica do garrafão com a pedra difusora ou porque um gaijo molha-se todo porque está a tirar a àgua com muita pressão, o uso de acondicionadores é uma boa opção.

 

Se bem que tenho duvidas nos efeitos dos possiveis beneficios que é referido nas embalagens quanto ao uso dos produtos quando por exemplo o aquariofilista não faz mais nada para melhorar a qualidade da água ou na limpeza do aquário o que contribui para a degradação mais rapida da água do que o cloro faz de mal aos peixes. Percebem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È caricato (e começa a ser já um hábito) vir aqui debitar conselhos com base em...NADA.

 

Leiam, pesquisem...

 

Está mais que documentado os efeitos negativos do Cloro nos peixes ornamentais (nas brânquias etc).

 

Por outro lado corre a ideia de que "quanto menos químicos melhor", pois, até estaria correcto se na natureza houvesse cloro em doses massivas como há nas nossas torneiras.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente

 

Dou como sugestão a leitura deste artigo para dissipar algumas dúvidas:

 

http://aquapeixes.forumeiros.com/assuntos-...ramina-t712.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela ajuda que me estão a dar nesta questão. Penso que vou apostar mesmo no método de deixar 1 semana a água no balde sem qualquer produto.

 

Já agora, o produto que eu tenho vindo a usar na eliminação do cloro é o aquatan da Sera. Para o caso de voltar aos produtos aconselham que passe a usar o Prime da Seachem, ou outro qualquer em vez do aquatan?

 

Não hesitem em apresentar novas técnicas ;)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente

 

Dou como sugestão a leitura deste artigo para dissipar algumas dúvidas:

 

http://aquapeixes.forumeiros.com/assuntos-...ramina-t712.htm

 

Boas

Sr João Paulo Viegas,

desculpe-me mas são contestos diverentes entre a água do brasil

e a água de Portugal,posivelmente no Brasil usam mais a cloramina juntamante

com o cloro em contidades muito supriores do que aqui em Portugal,até que temos

que vêr que o clima não têm em nada a haver com o nosso clima,logo ai tudo muda,

ó não será asim!...acho que os contestos do abiente em que se vive,têm,ou terá muito

a avêr com o quidado em que as águas serão tratadas,que por acazo,e só por acazo

a água que se bebe em Lisboa e de boa qualidade,atenção eu não trabalho para a camara

nem tenho nada a haver com a mesma,e passo a poblicidade,lol.

eu não uzo nada para tirar o cloro,apenas tenho garrafões que deixo a água descançar

e no dia que faço a TPA,s deixo os garrafões aberto umas horas,agora tbm não digo

para os outros deixarem de colocarem os anti cloros,cada um faz o que entender melhor.

não cretico,nem contesto.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hó Álvaro não tens de pedir desculpa, de forma alguma.

 

Cada um expressa a sua opinião, pois penso que ainda o podemos fazer aqui.

 

O texto é baseado num artigo baseado na realidade Brasileira, mas não deixa de conter informações importantes.

 

Tanto mais que é difícil encontrar informação objectiva ou uma referência nacional relativa à nossa água para consumo, excepto em textos que aparecem aqui e ali por dois ou três aquariofilistas mais experientes e do que tenho tido a oportunidade de ler através dos organismos oficiais.

 

A água para Lisboa e segundo o site oficial da EPAL é obtida por via superficial (Rio Zêzere e Tejo) e subterrânea (Rio Alviela, Lezírias, OTA – 3 poços em 2008 e Alenquer – 3 poços em 2008)

 

O cloro é adicionado em várias etapas da purificação da água, a ultima é feita nos 4 postos de cloragem em Barbadinhos, Telheiras, Campo de Ourique e São Jerónimo) bem como hipoclorito de sódio do reservatório de Pombal .

 

Esta informação pode estar desactualizada uma vez que se baseia no relatório daquela empresa de 2008.

 

A empresa faz testes (por imposição legal e por iniciativa própria) a vários parâmetros da água: cloro, ozono, turvação, PH, em vários locais de bem como em residências.

 

A questão que poderá ser de maior relevância é que grande parte das condutas bem como canalizações de prédios e habitações são velhas o que deplora a qualidade da água.

 

Relembro o perigo de saúde que está associado à canalização velha e que é composta de chumbo.

 

Assim e por vezes em determinados locais, a qualidade da água piora significativamente, havendo por isso users que obtêm valores diferentes em suas casas.

 

A EPAL, no seu relatório apresenta uma taxa de 99% de cumprimento dos requisitos legais no que diz respeito à qualidade da água para consumo humano.

 

É seguro dizer, segundo a minha opinião, que a colocação de água directamente da torneira no aquário é segura, se, repito SE as trocas de água não forem em grandes quantidades, tal como já o disse atrás.

 

Pelo sim e pelo não deve ser usado acondicionador, que não elimina só e apenas o cloro, que aliás é o mais fácil de ser retirado da água.

 

Mais informações podem obter aqui:

 

http://www.epal.pt/epal/Parametros2.aspx?s...1&menu=5592

 

E Álvaro, não me trates por senhor, não vale a pena esses formalismos comigo. :transport027:

 

Abraço aquariófilo.

 

Nota: não trabalho na EPAL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.