Montagem de aquario novo com ciclideos do Lago Malawi


zeus

Recommended Posts

O meu obrigado pelas vossas respostas que me ajudam a decidir o que vou fazer com o aquario novo que me deram. Depois do que me informaram estou a pensar partir para uma montagem só com Labidochromis Caeruleus, por serem os mais faceis.

Assim que tiver novidades vou informando e mostrando atraves de fotos o que estou a fazer para poderem darem a vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Depois do que me informaram estou a pensar partir para uma montagem só com Labidochromis Caeruleus, por serem os mais faceis.

 

Todos os mbunas requerem os mesmos cuidados (água limpa, comida adequada, caracteristicas quimicas da agua certas -> pH 8,0-8,5 ; dureza(s) altas).

Os Caeruleus não são mais faceis...nem mais dificieis, com a desvantagem de estarem muito "batidos" pois são muito comuns nas lojas e quem tem mbunas geralmente opta por esta espécie, na sua variante amarela. ;)

 

Porque não escolhes outra espécie, mais rara e com um padrão diferente entre machos e fêmeas?? ;)

O problema da agressividade e da hibridação não se irá pôr (só vais manter uma única espécie...), portanto aconselho-te uma espécie mais rara e bonita.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois são... mas as fêmeas dos aulonocaras são quase todas iguais e por isso só pode ter um unico tipo de aulonocara no aquário senão eles hibridam sem problemas.

 

Além disso os machos aulonocara têm o péssimo hábito de não suportarem a presença de outros machos, só descansando quando os conseguem matar :)

 

Os labidochromis são de facto mais fáceis pois são de entre os mbunas os menos agressivos e é possivel manter vários machos no mesmo aquário sem problemas de maior.

Outro peixe que aconselhava a tentar, embora seja um pouco mais agressivo entre machos é o Cynotilapia afra.

Existem diversas variantes, pessoalmente tenho "white top" e é fascinante observar as mudanças de cor que estes pequenos podem ter.

De um peixe com tonalidade geral azul escuro com listas pretas os meus machos ficam azul celeste com listas pretas quando estão a fazer "show off" e ficam com o dorso branco quando enfrentam outros peixes ou fazem a côrte. Simplesmente espetacular... além de serem uns escavadores de primeira :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado a acompanhar as vossas ideias com pesquisas na net para conhecer as diferentes especies.

Tenho de ter em consideração o preço de cada especie, já me disseram que varia muito de loja para loja. se me poderem indicar algumas loja na zona de Lisboa onde possa encontar bons exemplares mandem-me um mp.

O meu conhecimento nesta area é ainda pouco estou-me a decumentar e a estudar todas as vossas dicas este meu projecto vai ser feito sem pressas.

Por isso necessito das vossas ideias e da vossa experiencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos das espécies que te falei os preços médios rondam os 4 a 5€ por exemplar juvenil, nas lojas.

Se forem peixes adultos são substancialmente mais caros.

 

Outros tipos de peixe podem atingir valores menos simpáticos.

 

Importante é a questão do sexo dos bichos. Como a convivencia de vários machos adultos é sempre muito dificil o normal é comprar vários exemplares, esperar que definam o sexo (alguns peixes só em adulto é que é possivel definir) e depois vender os excedentes.

Mas é um risco de todo o tamanho, embora em lisboa ou porto seja minimizado pois é relativamente fácil encontrar quem queira ficar com os "excedentes"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mas as fêmeas dos aulonocaras são quase todas iguais e por isso só pode ter um unico tipo de aulonocara no aquário senão eles hibridam sem problemas.

 

As femeas são parecidas... mas não são iguais.

 

Mesmo entre diferentes populações de uma mesma espécie, as respectivas femeas têm também pequenas diferenças.

 

Claro que há sempre o perigo de se cruzarem.

 

Além disso os machos aulonocara têm o péssimo hábito de não suportarem a presença de outros machos, só descansando quando os conseguem matar

 

Depende.

Já tive uma stuartgranti "ngara" que batia em tudo e todos.

 

Mas, também já tive 2 variedades de jocobfreibergi (mamelela e otter point) , hueseri e um macho lwanda a conviverem sem quaisquer problemas.

 

 

O grande problema das Aulonocaras é sempre pouco compativeis com mbunas..

 

Gostam de andar pelo espaços mais abertos, e quando se chegam perto das rochas... sujeitam-se a uma "bicadas" que por vezes deixam as barbatanas desfiadas.

 

 

De qualquer forma... Aulonocaras não são bons peixes para começar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá zeus

 

Já pensaste em Pseudotropheus saulosi? Têm a vantagem, em relação aos L. caeruleus, de os machos serem azuis com riscas pretas e as fémeas serem amarelas. Podes fazer um aquário monoespécie com duas cores. É um peixe recomendado para principiantes. Pesquisa sobre eles.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais