Cm de peixe por Litro


[StR]

Recommended Posts

o que disseram esta certo mas não se esqueçam que os peixes cresçem, a regra certa é um litro de agua para cada cm de peixe ADULTO(temos que calcular mais ou menos quantos cm o peixe irá ter an fase adulta)

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um acrescento... essa regra foi "depurada" e agora na sua ultima encarnação reza assim:

 

Tamanho em adulto (cm) | litros por cm

 

2-5cm | 1,5L/cm

5-9cm | 2L/cm

9-13cm | 3L/cm

>13cm | 4L/cm

 

Faz mais sentido assim... se colocares um pleco de 30cm num aquário de 60L estás teoricamente a seguir a regra mas na prática o peixe nem tem por onde se mexer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um acrescento... essa regra foi "depurada" e agora na sua ultima encarnação reza assim:  

 

Tamanho em adulto (cm)  | litros por cm

 

2-5cm | 1,5L/cm

5-9cm | 2L/cm

9-13cm | 3L/cm

>13cm | 4L/cm

 

Faz mais sentido assim... se colocares um pleco de 30cm num aquário de 60L estás teoricamente a seguir a regra mas na prática o peixe nem tem por onde se mexer.

 

Nem queiras saber o problema de consciência que acabaste de me arranjar... Bala Sharks a crescer feitos doidos. :!:

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem queiras saber o problema de consciência que acabaste de me arranjar... Bala Sharks a crescer feitos doidos.  :!:

Consciência? Não será antes de carteira?

Porque se crescem muito e não te queres desfazer deles... aquário maior...

Já vislumbro um jumbo no horizonte :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem queiras saber o problema de consciência que acabaste de me arranjar... Bala Sharks a crescer feitos doidos.  :!:

Consciência? Não será antes de carteira?

Porque se crescem muito e não te queres desfazer deles... aquário maior...

Já vislumbro um jumbo no horizonte :lol:

 

Tal como tenho escrito por aí... na Primavera, depois de pintar a casa, já tenho o aval financeiro da patroa para um cubo de 60 :shock:

 

Aí sim vou ter de fazer umas perguntas, mas pelo menos alivio a consciencia e faço um aquário mais à séria...

 

Só me doi um bocadito ver os bichos a crescerem todos os dias e estarem a ficar apertadinhos. :shock:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa depuração foi feita por quem? :roll:

A "depuração" aparece nos manuais da Sera mas já vi referencias em alguns sites internacionais e foruns também :roll:

 

Apenas a referi pois se virmos bem a rebra base de 1cm de peixe por litro não funciona lá muito bem com peixes grandes. Vê o exemplo do pleco de 30cm...

 

Um aquário de 60L chega bem para um pleco de 30cm se usares a regra 1cm/L

Se usares a de 4L/cm para os peixes maiores que 14cm então já te dá um aquário de 120L para um pleco de 30cm o que me parece muito correcto.

A aproximação da Sera (não sei se é original deles ou uma adaptação de algum estudo) parece-me mais de acordo com a realidade que observamos todos os dias nos nossos aquários e como as regras devem ser o mais aproximadas da realidade possivel, pessoalmente acho que até é uma aproximação acertada :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um acrescento... essa regra foi "depurada" e agora na sua ultima encarnação reza assim:  

 

Tamanho em adulto (cm)  | litros por cm

 

2-5cm | 1,5L/cm

5-9cm | 2L/cm

9-13cm | 3L/cm

>13cm | 4L/cm

 

Faz mais sentido assim... se colocares um pleco de 30cm num aquário de 60L estás teoricamente a seguir a regra mas na prática o peixe nem tem por onde se mexer.

 

Nem queiras saber o problema de consciência que acabaste de me arranjar... Bala Sharks a crescer feitos doidos. :!:

 

Com os bala na te preocupes muito! o meu tem 1,5mts para se mexer, mas insiste em mandar-se para o chão! :wink:

 

Aliás, se alguém quiser um bala com 30 cm, podemos combinar que eu troco por um escalar por exemplo.

 

No meu aquário não consigo fechar bem as tampas de vidro por causa das tubagens. E além do mais, mesmo que ele não se mande para o chão, manda-me agua para o movel, o que não é boa ideia....

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer maneira foi eliminada qualquer referencia a 1l/cm...quando antes era standard.

 

Eu que ja estava para lá do 1cm/l,no meu aquario principal, sem problemas nos peixes, com acasalamentos de várias espécies fico a pensar que o lobbye dos fazedores de aquarios está a ganhar força :oops:

 

Se considerava a outra meramente indicativa e não uma coisa a seguir...fico a pensar ainda mais neste caso.

 

No entanto concordo plenamente com a divisão por "escalões" e mesmo assim um pleco de 30 cm em 120l....deve ter problemas para fazer algumas curvas.

 

Penso que a melhor regra continua a ser o bom senso e a a observação mas é sempre um bom ponto de partida.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As regras em aquariofilia são apenas isso... regras.

 

Dizer que tem de ser 1cm/l ou 1w/l ou 2,4,5,10x o volume em filtragem pouco significa.

São apenas valores de partida mas que como todas as regras podem e devem ser adaptados consuante as situações. Um peixe no seu habitat nativo não tem esses valores rigidos.

 

Na aquariofilia estamos sempre a inovar e a encontrar novas formas e desde que os nossos peixes se sintam bem e não fiquem doentes tudo é correcto.

 

Concordo contigo numa coisa... a regra máxima deveria ser : "nada substitui a observação cuidadosa dos peixes"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma coisa que pode parecer absurda mas já me foi feita a pergunta.

 

Num aquário de crescimento (por exemplo), como sendo provisório, essa regra deixa de fazer sentido pois os peixes podem não chegar a adultos nesse mesmo aquário. Seguindo este raciocínio, a regra que faço para mim é:

 

Tamanho máximo com que o peixe vai ficar enquanto permanecer no aquário (em cm) | litros por cm

 

2-5cm | 1,5L/cm

5-9cm | 2L/cm

9-13cm | 3L/cm

>13cm | 4L/cm

 

Concordam com esta pequena mudança?

 

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aquários de crescimento acho que a regra mais acertada até é a de 1cm/L.

Isto porque é sempre uma situação temporária e os aquários de crescimento estão por norma sujeitos a um controlo diferente do que efectuamos nos aquários principais.

 

Claro que se o aquário de crescimento é para espécies grandes convém rever os valores mas de uma forma geral os 1cm/L parecem-me bem.

 

Aliás a regra apresentada considera que os peixes vão ficar no aquário até adultos, o que nem sempre acontece, pois por vezes ainda antes de os peixes atingirem a idade adulta já nós andamos a mudar para aquários maiores.

 

Mas a adaptação que fazes parece-me acertada e com toda a razão de ser.

 

As regras foram feitas para serem quebradas... =b Eu levo isso muito a serio... =b

As regras não se fazem para ser quebradas... fazem-se para termos um guia e depois podermos decidir se as podemos quebrar ou se as devemos seguir em função da experiencia que temos ;)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu díria que se tens um aquário de crescimento, a regra será: quando o peixe chegar a adulto, mudá-lo de aquário. Mais importante do que estas regras é ter olho e observar os peixes.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se eu fizer a regra de cm/l seria:

Tenho casal gourami, casal escalares,2 botias palhaço... ou seja: 2x10 + 2x15 + 2x30= 110cm/L

O meu aquario tem 141L por isso na boa...se ainda quiser por um casal de kribensis! :D

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo o teu ponto de vista mas não estou de acordo que os aquários de crescimento devam ser subrecarregados.

 

Um abraço.

Nem eu disse isso :)

Falei no 1cm/l porque falamos de alevins, coisinhas minusculas...

Claro que quando vão crescendo temos que ir adaptando e mudando-os de aquário para aquários maiores, pois a qualidade de vida dos primeiros tempos de um peixe, irá determinar o seu tempo total de vida e o seu tamanho.

 

]O meu aquario tem 141L por isso na boa...se ainda quiser por um casal de kribensis!

Não te aconselho... os kribensis quando tiverem criação vão-te colocar o aquário em estado de sitio e dar pancada em tudo e todos! São peixes pequenitos mas muito agressivos na epoca de reprodução.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe uma grande diferença entre compatibilidade dos peixes e a relação de 1cm de peixe por cada litro de água útil.

A maioria das regras de aquariofilia são para ajudar quem está a começar e são praticamente todas quebradas por quem já tem aquários com experiência a muitos anos.

 

A tua pergunta sobre se teves colocar um casal ou então um macho e uma fêmea de kribensis no teu aquário de 141 litros já com uma população existente não depende da regra deste tópico, mas do teu aquário em si.

Quando digo aquário em si: Dimensão, decoração, equipamento, flora e fauna e caracteristicas da água. Ou seja o conjunto completo.

 

Por exemplo se tiveres um aquário com o ph entre 6,4 à 6,8 para os gouramis e escalares e quizeres colocar kribensis da minha criação que estão com um ph de 7,2 à 7,6 não recomendo. Agora se for um aquário comunitário com muitos esconderijos e muitas plantas não vejo problema.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora, o que condiciona realmente o número de peixes que devemos ter num aquario ?

 

Pessoalmente, acho que os nitratos (filtragem) e espaço de acordo com o comportamento de cada peixe... já para não falar de peixes territoriais... são as linhas principais.

 

Nenhuma regra pode definir tal coisa :!:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.