Novo projecto malawi agradeço sugestões (com fotos)


feskinho

Recommended Posts

Amigos estou a iniciar-me nos ciclidios do Malawi e gostava que me ajudassem na criação deste novo projecto.

Gostava que me dessem umas dicas com a fauna, etc e que para já comentassem as fotos que coloco, já agora se alguém me conseguir ajudar arranjando os futuros habitantes do aqua a preços acessíveis agradecia. Obrigado

 

 

aquário

 

150*50*60

 

Setup:

 

Areia coral – 50Kg

Filtro Sun Sun 2000l

2 filtros tampa do aqua 900l cada

Rochas calcárias da região 40Kg

Xisto azul da serra algarvia

Background papel pardo pintado e amarrotado

 

 

dsc00125j.jpg

 

 

 

dsc00126h.jpg

 

 

 

dsc00127yy.jpg

 

 

 

dsc00130pe.jpg

 

 

 

dsc00132dn.jpg

 

 

 

dsc00136g.jpg

 

 

 

 

dsc00139o.jpg

 

 

 

 

dsc00144k.jpg

 

 

 

dsc00145kk.jpg

 

 

 

 

dsc00147ji.jpg

 

 

 

dsc00141xt.jpg

Editado por feskinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá feskinho, com esse aquário eu mandava-me para mbunas, tens uma variedade imensa que podes colocar aí, tendo em atenção às compatibilidades das mesmas... Basta fazeres uma pesquisa na net, por exemplo nos ciclideos.com e escolheres as que mais gostas e veres se são compativeis. Lá consegues ver o tamanho que ficam etc. Escolhe as espécies que mais te atraem e coloca aqui que depois o pessoal dá a opinião, assim escolhes ao teu gosto! Mas tens muita variedade para optares.

Relativamente ao teu aquário, esses xistos não se vão aguentar na mesma disposição quando os peixes começarem a crescer e a escavar, a não ser que estejam colados com silicone.

Quanto aos peixes, eu tenho sempre criações, sou é de longe, mas aí na zona tens imensa gente com criações a bom preço, vê nas vendas dos foruns.

Boa sorte.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigo a minha intenção e mesmo os mbumas acho que são lindos, e em relação a pedra já tinha pensado nisso acho mesmo que vou tirar tudo e colar com silicone.

Espero que gostem e continuem a comentar obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola feskinho

 

Na minha opinião o teu aqua tem imenso potencial! Também eu estou prestes a remodelar o meu aqua de 240lt, para Malawi.

,

Julgo que se tirasses os xistos e apenas colocasses essa rocha calcaria empilhada ficaria mais natural! :)

 

Já agora, estou a pensar deslocar-me à Arrábida no próximo Sabado para apanhar pedra calcaria, sabes me dizer se existe um sitio mais perto da zona de Lisboa para apanhar umas pedritas?

 

 

Abraço e felicidades para o teu aqua

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens aquário para manter um Malawi em boas condições, mas o filtro é manifestamente pequeno para manteres Mbunas... tens de considerar pelo menos duplicares essa capacidade de filtragem.

 

Quanto ao layout, acho-o demasiado artificial... as antas foram invenções dos nossos antepassados e não dos peixes. Se possível opta apenas por uma qualidade de rocha e dispõe-a com um aspecto natural; os Mbunas são exímios escavadores e vão tratar de arranjar grutas e passagens por baixo delas.

 

Atenção: protege o vidro de fundo contra eventuais derrocadas!

 

Quanto aos parâmetros da água, não te fies no substrato calcáreo para fazer subir o pH; ajuda a manter capacidade tampão na água, pode-o subir ligeiramente, mas tudo isso vai depender do tipo de água que tens na torneira.

 

Sugiro ainda que acrescentes alguma verdura!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens aquário para manter um Malawi em boas condições, mas o filtro é manifestamente pequeno para manteres Mbunas... tens de considerar pelo menos duplicares essa capacidade de filtragem.

 

Quanto ao layout, acho-o demasiado artificial... as antas foram invenções dos nossos antepassados e não dos peixes. Se possível opta apenas por uma qualidade de rocha e dispõe-a com um aspecto natural; os Mbunas são exímios escavadores e vão tratar de arranjar grutas e passagens por baixo delas.

 

Atenção: protege o vidro de fundo contra eventuais derrocadas!

 

Quanto aos parâmetros da água, não te fies no substrato calcáreo para fazer subir o pH; ajuda a manter capacidade tampão na água, pode-o subir ligeiramente, mas tudo isso vai depender do tipo de água que tens na torneira.

 

Sugiro ainda que acrescentes alguma verdura!

 

 

obrigado amigo pelas dicas,sera mesmo que 3800lh de filtragem nao é o suficiente para 22 mbumas?

E vou pensar seriamente na questao dos xistos tambem acho que pode dar mau resultado.

Em relacao á agua a da minha torneira sai a 7,6ph sera que ajuda.

Verdura vou por umas valisnerias gigantes .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 filtros tampa do aqua 900l cada

Não tinha reparado nisto... já agora o que é isso?

 

Quanto à filtragem eu se calhar não acredito é que fiques pelos 22 peixes... :P

 

Um pH de 7,6 na torneira é mais fácil de elevar para parâmetros mais adequados do que um pH mais baixo; aposta num buffer caseiro para dares as melhores condições aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario vem equipado com dois filtros na tampa com varios compartimentos parara por biobolas e ceramica com filtragem +- 900lh cada da para ver nas fotos que coloquei ja com agua.

 

quanto aos peixes achaa que devo por +- quantos num aqua com este tamanho.

 

Em relacao ao buffer caseiro ja vi ai noutro topico uma receita caseira sera aconselhavel.obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto aos peixes achaa que devo por +- quantos num aqua com este tamanho.

Esse é um bom número de peixes!

 

Mas parece-me que se cuidares e melhorares a filtragem podes sempre ir para mais 3 ou 4 casais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes.. desde que compatíveis uns com outros.

a quantidade de peixes tb vai depender do tamanho deles em adulto..

 

PS: as fotos são muito grandes não as consigo visualizar por completo além de demorar muito a carregar a página... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Mais importante que o caudal das bombas é o volume e qualidade dos elementos filtrantes.

Eu não sei os volumes que tens por aí, mas pode ser suficiente (depende muito do que tiveres nessas tampas).

 

 

Relativamente aos habitantes, se optares por aulonocaras e haps juntamente com os Mbunas deves escolher Mbunas pacíficos.

 

Nos meus Malawi não uso o tal buffer caseiro. As nossas águas (desta zona) já têm alguma mineralização, embora abaixo do ideal. Por vezes junto um pouco de bicarbonato de sódio, mas nem é coisa que faça "religiosamente". Os peixes estão bem.

 

Essas rochas devem assentar no fundo, não descures isso. Os xistos parecem estar em equilíbrio precário. Se estiveres a pensar colocar valisnérias, concretiza quanto antes... depois de teres adultos passa a ser mais difícil.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Feskinho, ten ai um bom potencial.

Pessoalmente tirava os xistos e colocava só pedra calcária.

Atenção que como já te disseram, eles escavam bastante e as pedras do centro (a não ser que estejam encostadas ao fundo) podes correr o risco de "derrocada".

Agora só faltam os peixinhos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu volto à carga com a minha ideia, apesar de estar longe de pretender impor a minha vontade ;)

 

Decide-te apenas por um dos tipos de rocha e dispõe-as naturalmente, isto é, ao calhas. Não te preocupes que eles vão escavar e remexer para criarem as suas tocas e territórios.

 

Se quiseres umas dicas acerca de layout's porreiros, diz que eu mando-te MP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não me pronunciar sobre o aquário, mas sobre as fotos, ou melhor o tamanho delas. Redimensiona para 800+xxx! Dois mil e tal é um exagero! Com as medidas que te indiquei é mais que suficiente para que se veja o que pretendes.

 

Tenta carregar este tópico num PDA! Dá para almoçar e lanchar. Muitos de nós utilizam PDA's e telemóveis para ocupar alguns minutos livres durante o dia.

 

 

Quanto ao aquário: estás no bom caminho ;)

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui fica algumas fotos da fauna que tenho vindo a colocar aos poucos,espero que gostem.

 

 

Sciaenochromis fryeri (Cape Maclear)macho

1003439b.jpg

 

 

 

 

Sciaenochromis fryeri (Cape Maclear)Outro macho

1003440.jpg

 

 

 

 

 

Sciaenochromis fryeri (Cape Maclear)femea

1003441x.jpg

 

 

 

 

Hap sp. 44, Hap sp. ''Red Tail'', Obliquidens. Macho e femea lado a lado

1003458r.jpg

 

 

 

 

 

 

Hap sp. 44, Hap sp. ''Red Tail'', Obliquidens.femea

1003553.jpg

 

 

 

 

 

Hap sp. 44, Hap sp. ''Red Tail'', Obliquidens.Macho

1003564u.jpg

 

 

 

 

 

Cynotilapia sp. "Hara" - Galireya Reef -4 AINDA NAO SEXADOS

1003563a.jpg

 

 

 

 

 

Labeotropheus "Thumbi west"Mcho

1003567t.jpg

 

 

 

 

 

Labeotropheus "Thumbi west"Femea

1003554l.jpg

 

 

 

 

 

 

 

M. Estherae. Femea.Ao fundo da img

1003550v.jpg

 

 

 

 

 

 

M. Estherae.Macho

1003568y.jpg

 

 

 

espero que tenhao gostado amanha vou buscar mais habitantes e depois ponho mais fotos obrigado.

 

 

 

 

 

 

1003571copiar.jpg

Editado por feskinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais