[opinião] casal de kribensis.


Nuno Antunes

Recommended Posts

Boas

 

Este post é apenas para tirar uma duvida, saber a opinião do pessoal que já manteve destes pequenos :?

 

Tenho um casal de kribs num aquário de 120L (100*40*30).

O aquário tem ainda poucas plantas, areão e areia como substrato, tem um tronco grande e arranjei 2 vasos de plástico pretos que coloquei deitados no areão e que cobri com pedras. A ideia é dar-lhes tocas escuras onde se sintam à vontade.

Cada um deles escolheu um desses vasos e passam o tempo todo por lá. Existem ainda mais algumas tocas nas concavidades do tronco.

 

A unica companhia que têm é um comedor de algas chinês (Gyrinocheilus aymonieri) ainda juvenil que "montou barraca" debaixo do tronco.

 

Pelo que tenho visto o recomendado é um casal por 70L mais ou menos e por isso não coloquei mais nenhum.

A questão é que tenho pesquisado por aí e existem alguns relatos de os membros do casal se "desentenderem" quando têm alevins devido à inexistencia de "ameaças" que os façam cooperar.

 

Assim sendo a pergunta é:

 

Vale a pena juntar um mini-cardume (5/6 no max) de tetras (talvez tetras do congo) , para "incentivar" o casal a cooperar ou é preferivel deixá-los estar assim para já e esperar pela primeira ninhada para ver?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLAS,

eu acho k e muito boa ideia comprares exe cardume para os incentiver,mas nao compres muitos e olha axim e melhor para eles n se desentenderem.....

se n for pedir muito vai dar uma vista de olhos pelo meu topico e rsp as mohas outras perguntas

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O _Dominic_ estava a falar de um outro post que ele tinha e que está agora nas doenças onde eu já tinha respondido... nada de mais :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo contigo Darios..sabes se já sao mesmo casais ?podes utilizar outra tecnica que é meter mais um krebensis solitario e esse vai competir com os casais..é o que eu costumo de fazer com os meus ciclideos costuma resultar,se for bom casal para criar poderá defender bem a sua prole...e mete ai uns cocos adoram

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um dos meus casais de kribensis parecia ter-se "divorciado" estava cada qual na sua toca... resolvi juntar uma femea que estava só e prontinha para desovar, a intenção era deixar o macho escolher...

no dia seguinte a pobre coitada estava morta... :wink:

eles tinham acasalado e não sei por que razão estavam cada qual na sua toca... quando retirei a pobre femea morta do aquario ja os filhotes do casal "divorciado" andavam a nadar livremente pelo aquario...

Eu no teu lugar não punha la mais nada...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo contigo Darios..sabes se já sao mesmo casais ?

Sei :wink:

 

Escolhi-os na loja, eram o macho e a fêmea dominantes e já mostravam sinais de simpatizarem um com o outro.

Aqui em casa estiverem 3 dias em observação num aquário de 60L e depois passaram para este aquário onde estão agora.

Entretanto comprei mais umas plantas e ajeitei a decoração e eles devem ter ficado "estranhos".

 

Hoje já andam juntinhos, com a fêmea a cortejar o macho mas para já ele não parece muito interessado.

Ainda são novitos por isso vamos a ver no que dá.

 

Os tetras é mais para quando tiverem os filhotes... mas se for melhor que fiquem sozinhos para mim não tem problema, só queria mesmo saber se há razão nos dados que encontrei ou não.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica companhia que têm é um comedor de algas chinês (Gyrinocheilus aymonieri) ainda juvenil

 

Normalmente os peixes de fundo são os que levam mais "porrada" dos Kribs... Eles acham-nos uma ameaça para os ovos.

 

Um pequeno "cardume" (7 ou 8...) de neons pode ser uma boa ideia para ter em conjunto com os Kribs, mas atenção ao pH.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A utilização dos chamados "target fish" costuma reforçar os laços entre casais de ciclídeos. A colocação de um 3º Kribensis pode realmente resultar na morte de um deles, principalmente se houver duas fêmeas, já que estas costumam ser mais agressivas e dominantes (pelo menos é que se passa com o meu casal).

Pessoalmente, acho que a presença de "estranhos" torna o comportamento dos casais mais interessante, pois desperta-lhes instintos protectores

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... novidades :)

 

O casal continua juntinho e a barriga da fêmea apresenta agora uma tonalidade a rondar o purpura mas ainda não está pronta a desovar :D

 

O comedor de algas chinês não me parece que vá apanhar pancada dado preferir as pedras e vidros ao fundo. Escolho normalmente este tipo de "limpador" para os aquários de ciclideos pois sei que tomam bem conta de si e com niveis de agressividade identicos aos dos ciclideos, além de não deixarem ponta de algas :)

 

Neons nem pensar... duravam 5 minutos na água por aqui. Os kribensis estão de muito boa saúde mas o ph em casa aqui é mortal para neons e pessoalmente não me atraem.

 

Um 3º kribensis seria um erro penso eu. O casal entende-se por isso colocar um "outsider" não me parece bom.

 

Pessoalmente, acho que a presença de "estranhos" torna o comportamento dos casais mais interessante, pois desperta-lhes instintos protectores

A ideia da presença de "estranhos" é mesmo essa. Tenho lido em alguns sites que a falta de "ameaças" pode levar um dos papás kribensi a considerar o outro uma ameaça e simplesmente a escorraçá-lo. Como quero um comportamento natural, interessa-me que ambos os progenitores tratem da prole daí ter considerado a aquisição de "alvos".

 

Claro que não me interessa ter "alvos a abater". Quero peixes que se aguenteme vivam felizes e não sejam simplesmente liquidados pelos kribensis, daí ter pensado em tetras, mais especificamente tetras do congo ou outro tipo de tetra africano.

 

Continuo à espera de mais opiniões do pessoal :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D !!!

Pela experiência que tenho, penso não deverás colocar o cardume de tetras, nem qualquer peixe para alem dos que tens !!! Como sabes os Kribensis quanso estão em epoca de rerprodução tornam-se agressivos, e colocar neste momento um peixe seria um "alvo a abater" como disses te.

Apesar de não serem peixes de grande porte, batem em tudo o que mexe aquando da defesa da prole, mas também depende da personalidade de cada peixe.

Eu tinha um casal de kribs, procriaram e os alevins estão todos bem, contudo e para veres como os kribs se tornam agressivos, o macho só para ter a posse da prole, andava sempre a bater na fêmea, resultado esta pa se escapar saltou e do aqua e infelizmente morreu :cry: !!! Mas o pai é dedicadissimo e os putos respiram saude :shock: !! São pais dedicadissimos mas no que toca a defesa e controla da prole são agressivos !!

Claro o meu caso é extremo e isto e raro acontecer, mas para alem da fêmea matou me tambem um otto e um siamensis. Só relatei a minha experência,para não teres surpresas desagradaveis, pois so conheçemos a personalidade dos peixes quando os temos em casa,na loja é impossivel veres se um peixe é mais calmo ou mais agressivo porque na maior parte das vezes estão sobre stress e nem apresentam as cores lindas caracteristicas da espécie.

Ah e no inicio da relação é normal andarem as turras, a partir daí e só amor :roll: !!! Já me alongei demasiado, e espero ter ajudado !!!

Abraços

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudaste pois!

 

O macho kribensis não parece ter gostado muito que o comedor de algas reclamasse o tronco para ele e volta na volta vai até lá para umas cacetadas.

Acontece que os comedores de algas chineses são brutos e ao fim de uns segundos de frente a frente o macho desiste da sua intenção e acaba por fugir.

Se calhar com alevins já não vai ser assim mas para já o comedor de algas leva vantagem.

 

Quanto às cores... bem a fêmea está linda e o macho também... na loja passei tipo 1h a olhar para eles a tentar perceber a personalidade deles e escolhi o casal dominante por isso espero que se entendam bem.

Com 120L para 3 peixes espero ter espaço suficiente para não ser preciso saltos atmosféricos :?:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou contar a minha mais recente experiência :) :

 

Tinha um casal pequeno de Kribensis q desovou...tomando apenas conta de um pequena parte do aquário (60lts), coloquei um casal maiorzito e qd esses desovaram e kiseram passear com os filhotes, deram cabo da prole e do território do outro casalito, inclusive, expulsaram-nos do aquário (tive q os tirar :?: ). Agora o aquário é totalmente deles... :o . Os únicos peixes q possuo no aquário são barbos titteya (1 maxo e 5 fêmeas), q por sua vez já perceberam que não se podem movimentar mt, pois já levaram alguma pancada... :?: .

Espero q mais esta experiência t ajude a decidir o q fazer... :?: .

 

Abraços, Carlos Mourão

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix people!!! :)

 

eu axo k os teus kribs tao aqui tao a procriar, so pelo facto de a femea ja tar com o ventre meio vermelho lilas e de tarem praticamente sozinhos no aqua é ainda melhor, alem do mais é um casal novo.

os meus quando se reproduziram o macho n ligava muito a femea ela e k anda sempre a tras dele.

boa sorte pros teus kribs, vai dando novidades...

 

ppl fikem bem!!!! :)

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D !!!

Pois mas eu tenho so os kribs o oto e o siamensis num aqua de 80 litros e cheio de esconderijos e no entanto....... :oops: !!!

Ah quanto ao comedor de algas, espera até teres postura, vais ver o que é um pai protector :oops: !!! Estar a dizer que estão já na epoca de reprodução é prematuro pois não nos deste mais dados, mas se estiverem já com as "danças" "tremideiras" e se já teverem definido um local onde queiram fazer a postura, vais ter ai uma bela ninhada :)!!! Ah e não fiques impaciente, mal eles se adaptem vais ter e dificuldades em controlar a população :)!!!

Vai nos mantendo informados !!!

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não estão na epoca de reprodução mas andam perto, talvez lá para a semana se decidam.

 

A fêmea tem a barriga a ficar cor purpura mas ainda não está muito acentuada e nem muito roliça e normalmente só mesmo quando fica purpura bem acentuado e roliça é que está preparada.

Quanto a esconderijos parece-me que o macho "convenceu" o comedor de algas a ceder o tronco ou pelo menos a partilhar.

 

Tremideiras e danças, por enquanto só a fêmea a chatear o macho e a meter-se com ele.

Ela bem lhe mostra a barriga mas ele não lhe liga muito... mas já andaram a fazer escavações pois já reparei em areia em cima das pedras :)

 

De resto não espero grande sucesso desta primeira postura pois são ambos peixes muito novos e por isso já terei sorte se a conseguirem levar a bom termo.

A cobertura vegetal também ainda não está muito densa e isso não ajuda muito a que se sintam preparados.

 

Enfim... vou-os vendo todos os dias, estão aqui no escritório onde tenho o computador e até são muito simpáticos pois vêm sempre investigar quem é o bicho que está do lado de fora :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas já andaram a fazer escavações pois já reparei em areia em cima das pedras  

 

Esse é um óptimo indício. O próximo passo será a fêmea desaparecer dentro do esconderijo e o macho ficar cá fora a patrulhar e a distribuir pancada em tudo o que se aproxime :lol:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já me tinha esquecido deste tópico...

 

Só para dizer que realmente houve uma desova nessa semana, mas que tal como esperado para primeira vez os ovos foram comidos...

Nada de extraordinário.

 

Agora tenho deixado o casalinho à vontade, aumentei e muito as plantas no aquário e estou a deixar que se decidam por eles, quando é que o ambiente é perfeito para nova desova, que esperemos desta vez vingue.:)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais