Areia para corys


tukamen

Recommended Posts

Boas,as minhas corys vai na volta aparece 1 morta, tenho andado a analisar a agua e esta tudo ok, penso que seja da areia que tenho porque elas aparecem sempre sem barbichos,tenho areão vulcânico,acho que seja deste porque tem uma granulometria elevada.Tou a pensar mudar o layout do aqua o que recomendam como substrato para as corys ,tenho também uns discus.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para corydoras, o areao vulcanico é de facto muito mau. Os barbilhos das corydoras, são usados para procurar comida, sem barbilhos, têm muita dificuldade em distinguir a comida do resto, pelo que é fundamental preserva-los o maximo possivel.

 

O areão que recomindo para corydoras, é areia fina de silica.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta rápida, e essa areia é boa para discus ou é muito clara?já vi o preço no AKI 25Kgs 10€ não é cara.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu tenho areia de silica branca no meu aquário de discus e cory´s. Para as cory´s parece ser bom, pois distinguem bem a comida do resto com um fundo claro como é a silica branca. Para os discus é excelente principalmente se tiveres pigeon´s. Estes têm tendência a ganhar ferrugem em fundo escuro, quanto mais claro for melhor. Falo por mim, pois tenho dois pigeons silver e um pigeon blood cruzado cobalto que tinham muita ferrugem. A partir do momento que mudei de areão para areia de silica branca , a ferrugem desapareceu por completo e eles ficaram ainda mais lindos!

 

O único senão são as plantas que não se dão nada bem com a areia de silica branca, mas isso são outras histáorias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.Já comprei areia e húmus de minhoca para o substrato fértil agora vou ver se arranjo uns bidons para começar a fazer a reestruturação do aqua.Depois insiro aqui as fotos para o pessoal comentar.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu que nao sou fã de discus, por culpa do forum, sempre aquarios mesmo estilo, com um tronco esganiçado, um fundo rude em akadama, e pouco mais... achava tudo muito desinteressante e pouco apelativo. já vi aquarios com discus em areia fina de silica branca e até gostei dos peixes... dá bastante nobreza. Isto num peixe que nao me agradava. era do ambiente onde estava habituado a ve-los.

 

por acaso ando à procura de areia fina de silica amarelada... ja ouvi dizer dos lojistas que isso existe. é que tenho todos os 4 aquas iguais, queria por um diferente...

 

agora rendi-me também às cory, lol... estao sempre a afucinhar na areia, muito activas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bang:blush::oops::cry4::cry4::cry4::cry4:

 

E eu comprei há cerca de 4/5 dias 5 corys albinas, e desde o segundo dia que tem vindo a morrer 1 cada dia..... Sempre depois da alimentação...

Elas vinham mesmo esganadas com fome... Será disso? É que estavam todas até muito activas parecendo bem de saúde... O lojista disse-me que eram resistentes, e pelo que li... são...

Os niveis do aqua estão todos ok...

 

O que vocês acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece um problema de adaptação. Fizeste a adaptação direito? há quanto tempo elas estavam na loja. podes também ter os parametros muito diferentes do da loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Desculpa a intromissão tukamen, mas tenho uma questão semelhante à tua:

Corydoras com Akadama de granulometria reduzida (dita shohin) seriam compatíveis?

 

Já mantive corydoras com este tipo de Akadama e enquanto que algumas pareciam adaptar-se bem outras nem por isso.

Há alguém que queira partilhar conhecimento?

 

Novamente peço desculpa por utilizar um tópico alheio.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece um problema de adaptação. Fizeste a adaptação direito? há quanto tempo elas estavam na loja. podes também ter os parametros muito diferentes do da loja.

 

Boas, não pode ser de adaptação porque já estão neste aquário há mais de 1ano.É que só acontece com as albinas , as bronze estão todas vivas e não me morreu nenhuma até a data.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tukamen,

 

humus nao sei não... eu meti, e nao me dei muito bem.

quem gostou muito foram as algas, de todos os tipos. Ainda me ando a tentar livrar de um dos tipos, aquelas micro algas que deicam a agua esverdeada...

 

Areia branca, é pena porque, pelo menos a minha, com as algas, tá assim um amarelo acastanhado :\

 

Mas vem ai uma remodelação!!!

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que aqui estou,

 

vocês aspiram o aquário apenas uma vez por semana?

 

Ou os meus peixes são muito cagões, ou não sei. Porque 2 ou 3 dias antes da tpa mete-me um pouco de impressão as corys no meio dos dejectos.

 

Vocês só aspiram de 7 em 7 dias?

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que aqui estou,

 

vocês aspiram o aquário apenas uma vez por semana?

 

Ou os meus peixes são muito cagões, ou não sei. Porque 2 ou 3 dias antes da tpa mete-me um pouco de impressão as corys no meio dos dejectos.

 

Vocês só aspiram de 7 em 7 dias?

 

Eu costumo aspirar 10% quase todos os dias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta aspiração deve-se a quê? Excesso de comida ou filtragem deficiente?

Quanto ao areão, o de origem vulcânica, seja de que granulosidade for não deve ser usado com Corys, é áspero demais.

A areia branca que uso foi muito barata, comprei-a numa loja de sementes e destina-se a ser usada em aves, vinha lavada e esterilizada.

As Coridoras Aeneus, Albinas ou Bronze, são as mais resistentes que conheço, nos meus aquários sente-se a diferença quando lhes proporciono bastante movimentação de água, se os parâmetros da água estão normais provavelmente viriam doentes da loja... ou quem sabe, por terem estado sem comer bastante tempo e agora lhes teres oferecido comida em abundância, se ainda sobrou alguma tenta colocá-la noutro aquário e vai oferecendo comida moderadamente!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta aspiração deve-se a quê? Excesso de comida ou filtragem deficiente?

 

Luisa Fonseca

 

 

Tanta aspiração deve-se ao facto de ter discus 5 ou 6 cm e, de acordo com informação obtida por criadores amadores de discus de créditos firmados, quanto mais muda de água houver ( em conjunto com uma alimentaão rica ) mais depressa e mais saudáveis os peixes crescem.

Tenho dois filtros eheim: 1 2217 de 1000 litros hora e 1 2213 de 440 litros horas num aquário de 260 litros. Penso que já não seja filtragem deficiente.

 

Espero que esteja esclarecida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais