Cálcio


Jpbp

Recommended Posts

Depende muito do consumo que tenhas. De um modo geral e para um aquário de recife "típico", hidróxido de cálcio adicionado na água de reposição é uma boa escolha. Depois existem outras soluções como um reactor de cálcio ou os aditivos de duas partes como o tech cb.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oiço toda a gente queixar-se ou falarem em adicionar cálcio na água.

Õs níveis de calcio do meu aqua são tão altos que nunca adicionei nada, nem sequer os consego medir com o teste...

Haverá problemas nisto, ou é normal?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual o kH da agua?

 

Para adicionar cálcio (quando o problema não se resolve com kalk) normalmente utilizo cloreto de cálcio até ficar com os 400-425 ppm e depois mantenho esta concentração com o kalk.

 

O kalk por vezes não é uma boa solução nomeadamente para aquários grandes que tenham pouca evaporação e que tenham um nível de cálcio baixo (260-300 ppm).

 

Existe um artigo na advanced aquarist de novembro de 2002 muito bom sobre o que fazer em diversas situações.

 

Gostava de propor uma questão:

Já alguém mediu o cálcio da água salgada acabada de fazer (com 1 dia ou 2 a arejar), isto se juntam o sal a água de osmose.

O objectivo é tentar perceber que marcas de sal é que têm o cálcio indicado na sua constituição. Ainda não encontrei uma que me desse essa concentração de 400 ppm!

 

Aqui junto água de osmose ao sal e raramente tenho valores acima de 340 ppm!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Õs níveis de calcio do meu aqua são tão altos que nunca adicionei nada, nem sequer os consego medir com o teste...  

Haverá problemas nisto, ou é normal?

De facto isso não é normal. Ou o teste não está bom ou tens níveis perigosamente altos, o que significa um KH baixíssimo.

Mas é possível que seja do teste!

Aqui junto água de osmose ao sal e raramente tenho valores acima de 340 ppm!

Sim, é verdade. Recentemente medi 300 ppm na minha mistura a 1.024 com água de osmose e desionizada.

Os fabricantes têm poupado muito no cálcio, assim como no magnésio (1100 ppm)!!!

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oiço toda a gente queixar-se ou falarem em adicionar cálcio na água.  

Õs níveis de calcio do meu aqua são tão altos que nunca adicionei nada, nem sequer os consego medir com o teste...  

Haverá problemas nisto, ou é normal?

 

Pois eu também tenho no meu aqua, e medi hoje mesmo, niveis de calcio altos (440 ppm) e o KH (10) , e só faço por enquanto mudanças parciais, semanalmente 15 a 20 %. Pois gostaria de entender melhor este fenomeno, pois toda a gente adiciona qualquer coisa para subir o calcio... Será do tipo de sal, pois eu utilizo o RED SEA com agua de osmose :roll:

Quanto à agua recem feita, vou medir a proxima vez e direi o resultado...

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro António,

De facto, isso são mesmo valores muito bons de cálcio e dureza.

É de facto estranho, se não adicionas kalk nem outros aditivos para subir o Ca e o KH.

Eu já usei desse sal e a água nova não apresentava esses valores.

Se essas medições foram mesmo bem feitas, o melhor é continuares a fazer aquilo que tens feito.

Já agora, estou curioso e fico à espera dessas medições da mistura de água nova com Red Sea.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boas,

 

Penso que este topico, deveria estar em "ÁGUA SALGADA (em manutenção) > EQUIPAMENTOS, MANUTENÇÃO, TÉCNICAS E MONTAGENS", já que não está a falar-se em alguma doença.

 

De todo modo tenho com o RED SEA, sempre 400ppm de CA+, todavia o dKH em 5º, com agua de r.osmose de 3 estágios, fator que estava por desbalancear a alkalinidade no aqua, pois tpa após tpa, a renovação não era nem perto do desejado, o mesmo aconteceu em outras marcas de sal INSTANTE OCEAN E REEF CRISTALS, vale lembrar que somente com a RED SEA a quantidade de sal gasto corresponde a tabela do fabricante para se atingir pH 8.3 / 8.4.

 

Adição de calcio e outros afim de recuperar o dKH se torna impressindivel, para tanto depois dos meios mais comuns (sem reator de CA+), estou a adicionar o produto OSMO-PREP da Kent Marine, que promete elevar os niveis de dKH na agua de osmose antes da adição de sal com consequente aumento após.

 

Meus dados quanto ao aumento se comprovam, de 5º para 10º de dKH, porém com uma concentração muito mais alargada de a que é proposta pelo fabricante, na verdade o dobro! ao invés de 5g por 40L de osmose, são necessários 10g, isto penso eu devido a falta de homogeniedade na mistura de sais oferecida. Já efetuei alguns testes apartir de 2,5g até os 10g, e realmente não é homogenio, fato que dificulta muito sua utilização.

 

Outra alternativa são os Buffers, já uso o da SEACHEM, mas não penso ser eficazes devido ao choque de pH que geram, todavia é uma solução rápida.

 

Dai a pergunta: Quantos e qual a experiência vossa em tratar a água de osmose para atingir niveis altos de CA+ ou dKH, para corrigir os niveis encontrados em vossos sistemas?

 

Valeu,

 

Jeff

Jeff Corado

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais