preciso de ajuda


tiago_f

Recommended Posts

ola!!!

tenho 1 dos meus peixes (a.fria) mal, nas pontas que ligam a barbatana ao corpo do peixe, começou a aparecer uma bolhinha de "sangue", agora, em quase todas as barbatanas, o peixe tem as barbatanas recolhidas, ontem escondeu-se atras do filtro, hoje ja esta normal, apenas com essa bolhinha de "sangue"(é vermelha) junto ao corpo, queria a vossa ajuda!!!

 

E mais uma coisa, todas as vezes que eu mudo a agua ao aquario(por menos que seja, 20%-30%) os peixes (a.fria) parecem debilitados, excepto o neon, nao parece o choque de verem a tirar agua, parece mais um "choque termico" :cry: , apenas passados alguns dias eles voltam ao normal, mas nem sempre eles sobrivivem, porque ja tive alguns peixes que morreram assim(mas é so nos de agua fria) :cry::cry:

 

precisava de ajuda

:roll::roll::roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho algumas dúvidas sobre o teu post. Tens peixes de água fria num aquário aquecido? Ou peixes de água quente num aquário de água fria?

 

Tens ideia de qual é a temperatura da água?

 

Consegues saber que peixes tens?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho os meus peixes em agua quente numa temperatura de 23/24 graus, o aqua tem 51cmx25cmx23cm(+/-, que dá um total de +/- 28/29L)

tenho 1 neon, 2 cometas(nao sei se conheces) e 1 oranda, é um cometa que tá doente, ph,nitratos, nitritos... nao meço :roll::roll: á, a agua é da torneira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago. :wink:

Eu não percebo muito deste hobby, mas acho que consigo identificar alguns erros que talvez possas estar a cometer:

1 – Peixes de água fria com água quente :)

2 – Não sabes os valores em que está a água ( PH, Nitritos, Nitratos ). Se não tens hipóteses ( eu sei, são muito caros ) de comprar todos os kits, começa devagar, compra os principais e tem muito cuidado com a água ( faz TPA’s frequentes ) e tem cuidado com a alimentação dos peixes ( não abuses da comida )

3 – O aqua poderá ser pequeno demais para esses peixes

4 – Estás a colocar a água da torneira directamente no aqua ? Está errado, deixa-a num recipiente de um dia para o outro para que o cloro e outros produtos nocivos existentes na água possam evaporar ( desde que faças circular a água utilizando por exemplo uma pedra difusora ) ou então utiliza um acondicionador para água.

5 – Lê sempre que possas o que está escrito neste site: http://faq.thekrib.com/pt/

Fica bem e boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas quanto ao peixe, ele parece tar a ganhar uma mancha vermelha debaixo da bariga...

olha, eu quando mudo a agua vou prefiro sempre a agua, ou duma fonte ou dum poço, nao será melhor???é que existe uma fonte perto de minha casa com agua boa para se beber, e a do poço??'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Precisas sempre de saber como está a água, ou seja, pode ser boa para beberes mas para os peixes poderá não ser a indicada, daí a necessidade de saberes correctamente como está a água. Já a colocas à muito tempo no aqua? Se sim e não tens tido problemas com isso, tens que ver por outro lado, vai a http://faq.thekrib.com/pt/ e procura no capitulo de doenças, pode ser que encontres uma descrição para o problema do teu peixe.

Fica bem e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!!

hoje de manha, quando foi ver o meu aquario, depareime com uma situação muito má, nenhum dos peixes tinha morreido, mas, o primeiro dos 2 peixes agora infectados, tinhauma mancha vermelha, foi pesquisar num livro meu e vi isto:

 

"o PIOLHO DOS PEIXES é um crustaceo com varios mm de comp.(...)por vezes sao visiveis na pele dos peixes manchas avermelhadas de picadas. Estas sao portas de entrada para infecçoes secundárias, estes parasitas sao bons nadadores e podem passar de um peixe para o outro. SERA cyprinopur elimina-os rapidamente e com facilidade."

 

era isto que tinha lá, tal e qual, mas depois tem os vários tipos de infecçoes secundarias, tem imagens de peixes com o "cerebro comido", outros com um buraco no lado da barriga... ajudem-me!!!!!!!!!! alguem ja teve algum peixe com esta doença???

 

RPS vou temtar encontrar fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

Isso está mesmo grave. :wink: Tens de retirar os peixes imediatamente do comunitário, pois podes estar a correr o risco de infectar toda a fauna. Tens que os colocar num aqua hospital i imediatamente começar um tratamento. Informa-te na tua loja de animais, que tipos de medicamento poderão ter.

Boa sorte. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!!!

olha, mas eu nao tenho nenhum aquario hospital... para alem disso tenho de convencer o meu pai a comprar o remedio...(mas isso é facil, quando ele vir os peixes a ficar asim)

 

olha, apenas 2 dos peixes foram "picados", e apenas um peixe tem uma pequena "ferida" ...

 

:?!!! eu tenho de ver mais sobre isso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

eu tb n tenho um hospital para os peixinhos mas tenho sempre os remedios prontos para os usar em caso de ser necessario... por isso compra e usa de acordo com as indicações...

 

eu normalmente uso o antifungos da avipar.. encontras em mtos supermercados por 2 ou3 €.... despaxat antes q fikem mais peixes infectados...

 

quanto a uma coisa q foi dita... os peixes d agua quente e fria nao têm mal em estar misturados... depende da temperatura da agua, por exemplo se um peixe aguentar temps de 23-29º e outro aguentar temps d 19-25º e se tiveres o aqua com temps de 24º podes perfeitamente ter os peixes juntos desde que as condições necessarias existam!!

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, esse antifungo comba-te todo o tipo de doenças???????

os teus peixes ja tiveram esta doença???

ja agora:

-quantos L tem o teu aqua, e tens peixes de agua fria com quente???(quantos)???

 

olha, quanto á temperatura, eu acho o seguinte:

 

os peixes de agua fria(nem sei por que lhes posseram esse nome), nao sao de agua fria, se conseguem aguentar temperaturas elevadas, apenas "agua fria esta mal", para alem disso sao peixes maravilhosos, doceis, capazes de nos deixarem fazer "festinhas", sinceramente acho muito mal o que fazem aos peixes (agua fria), parece que nem os querem no vosso aquario, parece terem medo deles, (provavelmente mais uma destruiçao desde a evoluiçao do Homem)

mas...

 

xau

abraços do tiago, e como ainda vou a tempo, um bom 2005!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

n serve pa tdas as doenças mas serve pa mtas! :wink:

quanto aos meus peixes axo k nc tiverm essa doença... plo menos nc me dei conta!

quanto aos peixes da agua fria, no comments, mas ja pensei em fazer um aquario d agua fria.... n o fiz..... mas inda vou a tempo de o fazer....

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Tiago

eu tenho um aquario com peixes de agua fria, e já tive piolhos nos peixes, e a única solução que resultou foi agarrar os peixes e retirar-lhes os piolhos com uma pinça, os piolhos parecem discos voadores que se agarram aos peixes e vão sugando o pobrezinho, quando mudam de local fica a picada com uma mancha em volta.

Deves verificar os peixes um a um e indo coloca-los numa bacia com agua, depois de todos mudados deves retirar toda a agua do aquario e lavar tudo o que lá tiveres, voltas a encher e a colocar lá os peixinhos, dás comida só no dia seguinte.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem as fotos:(:?::( mudei-as e elas tambem mudaram(perceberam)??? mas ja deu para ver.

 

olha, mas os meus peixes ja nao tenhem piolhos(pelo menos ja nao os vejo), agora o problema é que 1 peixe foi mordido e ta a gnhar uma infecçao, tal como tem num livro meu sobre doenças... essa infecçao esta a evoluir lentamente... eu queria ajuda para encontrar um remedio para combater essa infecçao!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago

 

Não sei se será uma infecção ou outra forma de doença. Se (e só se) tiveres a certeza que é só uma ferida, a maior parte dos anti-cloros têm acção cicatrizante. Que me recorde todos os anti-cloros das marcas mais conhecidas têm cicatrizante.

 

Um abraço

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi tiago... tenho acompanhado o teu tópico mas não tenho respondido porque em doenças e medicamentos é sempre complicado emitir uma opinião sem olhar para os peixes.

 

Pelas fotos que colocaste não me pareceu que fossem piolhos mas sim lesões causadas por bactérias.

Claro que se calhar o piolho ajudou mas a fase que mostras pareceu-me mais uma lesão de natureza bacteriana.

 

Por norma suspeito muito de medicamentos vendidos em hipermercados a um preço baixo, não tenho nenhuma confiança neles e além disso se as coisas correrem mal não podes pedir contas a ninguém :?:

Para mim os medicamentos a que recorro são sempre os da Sera que não sendo muito caros ao menos me dão algumas garantias e das poucas vezes que tive que usar deram pleno resultado.

 

Para o caso de doenças bacterianas tens o bactopur e o bactopur Direct.

Para coisas tipo piolho e afins tens o costapur.

E para os fungos tens o micopur.

 

O conselho é que vás a uma boa loja de aquariofilia da tua zona, lhes expliques o que se passa e lhes perguntes os remédios a usar.

Se eles não souberem, de certeza que no livrito da Sera que tens estão lá indicados os medicamentos recomendados para cada caso, bem como fotos exemplificativas de cada uma das doenças.

 

De resto, deverias ter pedido ajuda no forum de doenças pois o pessoal que normalmente lá anda, está mais à vontade para reconhecer e te aconselhar o melhor processo de curares os teus bichinhos.

 

Boa sorte

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi darius!!!

olha, tu viste as fotos antes destas que estao agora, pois viste???

olha, no meu livro da sera, a doença que eu mais achei parecida com a que os meus peixes tem foi a virose da primavera, no meu livro, para alem de dizer os sintomas(cujos alguns eu coloquei aqui), tem tambem aquelas fotos que eu pos anteriormente as atuais, mas, o problema é que eu tenho 3 remedios, e o meu pai secalhar vai recusar-se a comprar mais, tenho o costapur, o baktopur e o baktopur direct, agora li na parte do remedio "sera baktopur" o que eu tenho, e diz que , por vezes o baktopur, tambem elimina a virose da Primavera... eu tou a pensar em colocar ou o direct ou apenas o baktopur, como talvez so me vais responder amanha, u vou ler melhor esse livro, e devo começar ainda hoje o tratamento com o baktopur...

se nao fizer bem, mal nao faz...

 

xau e MUITO,MUITO,MUITO OBRIGADO!!! amanha diz a tua OPINIAO, please!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Exactamente... mas não deve ser virose da primavera... apostaria em eritrodermatite.

O livro da Sera fala dessa doença e avisa que pode ser fatal se chegar ao cerebro dos peixes.

Tens a descrição de tratamento na pag 34 do "Como manter saudaveis os seus peixes ornamentais" ou então na pag 14 da edição mais antiga "doenças dos peixes tropicais"

 

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, o meu livro é da edissao antiga porque so vai ate á pag. 27, mas o que o meu peixe tem nao é na parte da frente da cabeça, como tem no livro, é na parte do lado, como tem tambem no livro (3º foto da pagina 14) mas ainda nao se parece nada com aquilo(ainda esta muito pequenino), entao, o baktopur nao vai fazer nada???????

 

tu tens os 2 livros???

 

rps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho os 2 livros sim :lol:

 

O segundo tem 55 páginas por isso já podes ver que é bem mais completo (pessoalmente gosto muito dele, acho que explica muito bem).

 

Vou-te colocar aqui a descrição que lá aparece e depois tu verás se é ou não a doença dos teus peixitos.

O que se segue é retirado do livro:

 

"A Erythrodermatitis começa com manchas vermelhas na pele, que depois passam a ulceras abertas.

Devido às manchas vermelhas da fase inicial, é muitas vezes confundida com a virose da Primavera. No decorrer da doença, são caracteristicas as ulceras de bordos brancos e feridas abertas de centro vermelho.

Aparecem principalmente nos flancos dos peixes e na base da barbatana anal. São frequentes as infecções secundárias de crescimento de fungos nas lesões"

 

Depois na parte que refere o tratamento:

 

"Nos casos mais agudos, quando os peixes já apresentam feridas abertas, pode executar um tratamento num tanque à parte, bem arejado e com um bom filtro mecânico, a 22º-25ºC. No primeiro dia, adicione 60g de SERA ectopur e 3 pastilhas de Sera bactopur direct por cada 100L de água.

Adicionalmente, aplique 8ml de SERA cyprinopur por cada 100L de água diariamente durante 5 dias.

Depois faça uma mudança de grande parte da água..."

 

Basicamente o conselho deles é o seguinte:

Dia 1 : ectopur + bactopur direct (pastilhas) + cyprinopur

Dia 2, 3, 4, 5 : cyprinopur.

 

Os tratamentos estão definidos em valores de 100L porque os peixitos de água fria existem em lagos normalmente.

 

Não sei se já o fizeste ou não, mas dado que é uma doença pouco comum nos nossos aquários deverias pedir a opinião ao pessoal do forum das doenças.

O livro da Sera é bom no diagnóstico mas podem existir outros tipos de medicamentos melhores e mais baratos que os da sera que possas usar.

 

Boa sorte no tratamento. Segundo os dados da Sera a cura completa das feridas leva cerca de 27 dias dos quais só os primeiros 5 levam medicamentos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado... vou abrir um topico no forum das doenças...o tratamento é mesmo complicado..., essa doença é exclusiva de peixes de agua fria???

 

o baktopur parece no estar a fazer efeito...ainda bem que essa doença parece nao se apegar de peixe para peixe.............

 

nao sei mais que dizer, vou entao abrir o topico no forum das doenças.

 

obrigado por tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais