Aquario plantado/ low tech


vanne

Recommended Posts

Boa tarde , estava a pensar fazer um aquário plantado mas estou com algumas duvidas.

 

Meu aquário tem 60X40x35 (cxlxa)

 

 

Primeira duvida substratos , quais e como os utilizar? ( Um substrato fértil e um não fértil correcto?

 

 

Num aquário sem Co2 ou fertilizações consigo fazer um tapete com Parvula?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão dos substratos é muito debatida, há quem diga que consegue ter um bom plantado sem fertil mesmo com plantas exigentes.

Na minha opinião isso não passa duma "balela"! A necessidade das plantas é que vai ditar as necessidades de colocar sub fertil ou não. Existem plantas de que não necessitam, mas ficam muito dependentes das fertilizações. Mas a maioria precisa de sub fertil. Eu aconselho sempre a colocar sub fertil até porque já se encontra sub bastante baratos, então o humus...

Só é possivel ter um plantado sem qualquer sub fertil se fizeres fertilização diária e com co2, é o pormenor que faz toda a diferença, incluindo na carteira...

 

Mas pensa desta forma, os nutrientes têm que ir lá parar, ou vão pelo sub fertil ou pela fertilização.

 

Mas á partida tens também que colocar um sub inerte por cima do sub fertil; digo á partida porque existem alguns de que não necessitam.

Sem co2 ainda consegues, mas as fertilizações de tempos a tempos são necessarias caso contrario a planta pode vir a "estagnar" ou mesmo morrer.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar usar Solo fertil Ocean Nutrition Starter, 200g como substrato fertil ( alguém conhece este produto) e areia de sílica como substrato não fértil

 

 

Plantas que penso usar é tapete com Parvula , Anubia nana ,Vallisneria gigantea , mais duas plantas que tenho e não sei o sei nome.

 

 

Usando substrato fértil e sem Co2 de quanto em quanto tempo teria de recorrer a fertilizações?

 

 

Em relação a altura do aquário seria melhor 40cm ou 35cm ? Visto ter como iluminação uma T5 24Wx2

 

 

Melhor opçao para substracto é areia de silica ou akadame ( o akadame vai se desfazendo com o tempo e ficando tipo "lama" correcto?)

Editado por vanne

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado que a areia de silica não é adequada para plantas. As anubias e valisnerias dão, agora as outras não sei!

As fertilizações dependem depois da qualidade do substrato fertil, pode-se passar largos meses até ser necessário a primeira fertilização. Depende da qualidade do sub e das plantas.

Mas terá sempre que ser feita a fertilização! Para um aquario com algumas plantas de semana a semana é suficiente; quanto mais plantas tiver o aquario e quanto mais exigentes forem, mais constante terá que ser a fertilização, ao ponto de ter que ser diária.

Eu não conheço esse fertil, e acho 200gramas muito pouco, a não ser que seja um concentrado.

Eu pessoalmente gosto de aquarios altos, fica com capacidade para mais litros mas isso não quer dizer que tenhas que encher tudo...

 

Só não percebi essa da silica e da akadama; vais utlizar akadama por baixo da silica?

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão dos substratos é muito debatida, há quem diga que consegue ter um bom plantado sem fertil mesmo com plantas exigentes.

 

Lá por ser muito debatida não quer dizer que não haja respostas correctas e que haja quem continue a discutir o assunto ou a "discutir" o assunto. Há quem continue a utilizar termos errados e a esperar deles extrair verdades

 

Na minha opinião isso não passa duma "balela"!

As "balelas" de uns às vezes são verdades

 

A necessidade das plantas é que vai ditar as necessidades de colocar sub fertil ou não.

isto é que é capaz de ser "balela" , ou pelo menos uma boa "verdade comercial".

 

Existem plantas de que não necessitam, mas ficam muito dependentes das fertilizações.

Todas as plantas estão dependentes de nutrientes, e de diferentes tempos para os obterem.

 

Mas a maioria precisa de sub fertil.

esta pode ser outra "balela" , mas no minimo é uma falsidade.

 

Eu aconselho sempre a colocar sub fertil até porque já se encontra sub bastante baratos, então o humus...

(deixa-me completar) ...pode ser uma verdadeira bomba relógio e deve ser utilizado conhecendo as vantagens e os problemas que tem associados.

 

 

Só é possivel ter um plantado sem qualquer sub fertil se fizeres fertilização diária e com co2, é o pormenor que faz toda a diferença, incluindo na carteira...

 

acho que vai ai alguma confusão...não há substrato "fértil" que substitua CO2...(independentemente de chegar á agua por injecção ou por trocas gasosas) é um pormenor que faz muita diferença.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, vanne aconselho-te a pesquisar um pouco sobre este assunto e não ficares apenas por uma opinião. Como podes verificar as opiniões valem o que valem, cada um tem a sua.

 

Mas respondo directamente à tua segunda questão, se consegues um tapete de parvula sem CO2. Conseguir até podes conseguir, mas dificilmente a planta será como vez nas fotos de um aquário com boa luz, CO2 e fertilização. Além disso é coisa para demorar.

 

Todas as plantas necessitam de nutrientes, tal como referiu o Just Me, e o CO2 está no topo das suas necessidades entre outras não menos importantes. Se colocares substrato fértil penso que deves adicionar CO2 e ver como a coisa corre. Se não adicionares CO2 e colocares substrato fértil arriscaste a ter um problema de algas e como consequência mudas de água fequentes.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto varias pessoas me dizerem que a necessidade de Co2 e grande , tive a pesquisar mais sobre o Co2 caseiro e vou experimentar.

 

Agora substrato fértil 2,4 kg ou 2,8 kg será suficiente? ( área de 60x40)

 

 

Estou a pensar comprar estes

 

 

Fertilização liquida - Tropica PLANT NUTRITION+ liquid 500 ml = 16,58 €

substrato fértil - TetraPlant CompleteSubstrate 2,8 kg ou Dennerle DeponitMix Professional 60 - 2,4 kg ou Sera floredepot 2,4 kg ( venham sugestões)

Substrato inerte - akadame quantos kgs precisarei?

 

 

Cera necessário a compra já dos testes de No3 etc etc ?

 

 

Fauna para o plantado ( Aqua de 60X40x35 / CxLxA)

8 neons

6 Iriatherina Werneri

2 Stiphodon sp. (gobio neon vermelho) Comedor de algas

1 SAE Comedor de algas

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

Tem atençao q o crossocheilus siamensis (sae) fica com aproximadamente 10cm de tamanho e q e um peixe de cardume logo te-lo sozinho e "desumano" por assim dizer. LOL

 

Em relação ao substracto compra o melhor e o mais especifico para os resultados que tu queres obter.

 

Eu com um aquario com as dimensoes iguais as que mencionaste mais uma iluminaçãozeca de 15w mas com um bom substracto Amazonia 2 da ADA ja consegui ter algumas plantas que diziam me que nao se iam aguentar. So ainda nao consegui ter tapete

 

Visto varias pessoas me dizerem que a necessidade de Co2 e grande , tive a pesquisar mais sobre o Co2 caseiro e vou experimentar.

 

Agora substrato fértil 2,4 kg ou 2,8 kg será suficiente? ( área de 60x40)

 

 

Estou a pensar comprar estes

 

 

Fertilização liquida - Tropica PLANT NUTRITION+ liquid 500 ml = 16,58 €

substrato fértil - TetraPlant CompleteSubstrate 2,8 kg ou Dennerle DeponitMix Professional 60 - 2,4 kg ou Sera floredepot 2,4 kg ( venham sugestões)

Substrato inerte - akadame quantos kgs precisarei?

 

 

Cera necessário a compra já dos testes de No3 etc etc ?

 

 

Fauna para o plantado ( Aqua de 60X40x35 / CxLxA)

8 neons

6 Iriatherina Werneri

2 Stiphodon sp. (gobio neon vermelho) Comedor de algas

1 SAE Comedor de algas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha iluminação é 2x24w T5

 

Em relação ao substrato da tropica valera a pena o preço em comparação aos outros?

 

 

Sendo assim não adicionarei nenhum SAE e fico me por 2 ou 3 globios.

 

Cera necessária a utilização de substrato fertil , a planta que pretendo utilizar mais exigente e parvula , consigo mante-la so com fertilizações diárias?

 

Digam-me sffv então a quantidade de substrato inerte e fértil que preciso aproximadamente.

Editado por vanne

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá por ser muito debatida não quer dizer que não haja respostas correctas e que haja quem continue a discutir o assunto ou a "discutir" o assunto. Há quem continue a utilizar termos errados e a esperar deles extrair verdades

 

 

As "balelas" de uns às vezes são verdades

 

 

isto é que é capaz de ser "balela" , ou pelo menos uma boa "verdade comercial".

 

 

Todas as plantas estão dependentes de nutrientes, e de diferentes tempos para os obterem.

 

 

esta pode ser outra "balela" , mas no minimo é uma falsidade.

 

 

(deixa-me completar) ...pode ser uma verdadeira bomba relógio e deve ser utilizado conhecendo as vantagens e os problemas que tem associados.

 

 

 

 

acho que vai ai alguma confusão...não há substrato "fértil" que substitua CO2...(independentemente de chegar á agua por injecção ou por trocas gasosas) é um pormenor que faz muita diferença.

 

Just Me

Eu acho que deves ter problemas na interpretação de frases...

Já sei que defendes a posição de não utilizar ferteis e utilizar a fertilização, sei que é uma forma viavel e também a utilizo num dos meus (eu já mencionei isso logo na primeira intervenção). Mas isso não quer dizer que as outras formas diferentes da tua sejam erradas. De facto há lá 2 frases mal conseguidas e que nem me apercebi, mas ainda assim acho que dá para perceber bem a ideia.

Eu recomendo a utilização de ferteis mas respeito as outras posições!

 

Volto a afirmar: é balela sim virem-me dizer que alguém mantém um plantado sem fertil! Só não é balela se me disserem que alguém mantém um plantado sem fertil mas com fertilização!

São duas coisas distintas (que já mencionei anteriormente) e que vale a pena separar para não haver ideias erradas!

Não sei onde foste buscar essa do fertil substituir o co2, eu até acho que a frase se compreende bem. Não coloques isso na minha boca nem uses argumentos desse tipo porque isso não leva a lado nenhum. Se há confusão não fui eu que a fiz.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais