Apistogrammas e Red's


Spaar

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tenho feito algumas pesquisas e ainda não consegui chegar a uma conclusão.

 

Casal de Apistogrammas e uma familia de Red's no mesmo aquario, sim ou não?

 

Aquario de 100 Litros.

Disposição ver link em baixo - Novo aquario-

 

obrigado

cumprts.

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Olha eu tinha uma comunitário com gupys e platys e estava cheio de red´s, quando decidi trocar a fauna e colocar um casal de ramirezis e um casal de apistogramas cacatuoides orange, só vejo camarões com a luz desligada e muito poucos em relação aos que tinha.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como base, sabes que todos os ciclideos sao predadores e cada espécie e individuo poderá ser mais ou menos predadora de camaroes.

 

Vou te dar um exemplo que eu assisti:

 

Tinha um aqua de 120L com mais de 100 reds, via os a toda a hora a nadar e a andar dum lado para o outro em todo o aquário. Juntei um casal de ramirezis e de vez em quando lá via uma ou outra carcaça de camarão perdida mas nao havia sinal de diminuição da população e estes continuavam a nadar livremente mesmo em zonas sem plantas até que juntei 3 discus pequenos...

 

Nao chegou a 2 semanas até um deles achar que a cor vermelha dos red cherries seria algo apetecível, ainda consegui salvar uns quantos batendo no vidro quando os via quase a engoli los mas em pouco tempo a população de camaroes passou a ser tal que neste momento nao vejo um único. Eu sei que ainda tenho alguns, porque eu tenho fetos e musgo para eles se esconderem e quando afasto estas plantas vejo la uns quantos mas estes já sabem que não devem sair de lá.

 

Como te disse, alguns peixes vão ser mais vorazes que outros mas como também te disseram os teus apistos vão te agradecer...

 

Espero que tenhas a tua conclusão :)

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

 

A experiência que vocês partilharem servirá futuros aquariofilistas a melhorar as condições destes fantásticos ciclideos e evitar desaires desagradáveis.

Jpp: Estive a ler o teu tópico- 150L de Apistogrammas Trifasciata - e confesso que me tocou a tua perda em julho do ano passado, um belo exemplo da ligação do aquariofilista aos seus habitantes e também um belo espécime da familia Ap que se perdeu.

 

Tenho sabido que os Discus têm o maior apetite para camarões dos ciclideos americanos, embora talvez se possa fazer a ponte no seu comportamento, imagino os Apistogrammas menos predatórios? não?

 

Em jeito conclusivo: Num aquário de 100 litros com 1 casal de Apistogrammas, se proporcionados alguns esconderijos consegue-se manter uma população estável de red's ao mesmo tempo que se alarga a ementa alimentar do casal..

Certo ou errado?

 

cumprts.

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em jeito conclusivo: Num aquário de 100 litros com 1 casal de Apistogrammas, se proporcionados alguns esconderijos consegue-se manter uma população estável de red's ao mesmo tempo que se alarga a ementa alimentar do casal..

Certo ou errado?

 

Pela minha experiência a resposta é não. Por mais esconderijos que tenhas os red's irão ser caçados.

 

Tinha um aquário tambem com 100L com red's quando lá pus um apistogramma ele limpo-os todos, nao foram todos porque retirei grande parte deles mas dos que lá ficaram num uma para amostra sobrou.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José! De facto foi um peixe muito especial! Não só por ter sido o apistogramma mais espectacular que já vi como também por ter conquistado o valor de um animal de estimação :wink:

 

Como eu te disse o apetite predador pode variar por espécie e por individuo. Dos ciclideos que até hoje manti posso te dizer mais ou menos por ordem crescente o apetite predador (diferente de apetite por comida normal): Kribensis » Apistogrammas Agassizi » Ramirezis » Apistogrammas Trifasciata » Discus » Escalares

 

É possível que pessoas que tenham tido alguns dos mesmo peixes digam que são mais ou menos vorazes mas como eu disse logo de inicio, isso pode variar de individuo para individuo...

 

Como podes ver pelo que o Francisco disse, os apistogrammas são sempre animais predatórios e assim que provam o primeiro camarão não vão parar até não haver mais para comer.

 

Se tiveres musgos e fetos os camarões vão se poder esconder mas se os apistogrammas ja lhe tiverem o gosto, também nao vão poder sair, ou seja, nao os vais ver portanto não vai valer a pena teres camarões...

 

Podes sempre experimentar se com os esconderijos e em 100L a população de camarões se mantém, embora sempre com algumas baixas, se vires que a população está a ser dizimada, tens de os separar...

 

Boa sorte, pode ser que te calhe um apistogramma alérgico a marisco :o.gif' class='bbc_emoticon' alt=':split:' />

 

Ps- Francisco, por curiosidade, o apisto era o trifasciata ou outra espécie?

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps- Francisco, por curiosidade, o apisto era o trifasciata ou outra espécie?

 

Era o A. Trifasciata, agora já está noutro aquário mas enquanto esteve lá sempre demonstrou gostar muito de marisco LOL

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o meu, dos ciclideos anões que tive, em comparação tambem era o mais voraz lol :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

 

É com grande mágoa que vos venho anunciar:

 

Está confirmada a incompatibilidade entre estas duas espécies. Não foram precisas mais de 3 horas desde que inseri o meu 1º Apisto Macho Double red ( idade jovem - cerca de 4\5 cm) para este atacar um dos meus 3 red's, deixando-o num estado irreversivel quase sem vida. Fica aprendida a lição e que sirva de exemplo a outros de forma a evitarem esta desgraça.

 

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi por falta de aviso, mas assim já podes-te comprovar que realmente estes meninos gostam de marisco.

 

O meu levou mais tempo mas quando começou foi até os levar à extinção.

 

Boa sorte com os apistos :discuss_gathering:

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

 

É com grande mágoa que vos venho anunciar:

 

Está confirmada a incompatibilidade entre estas duas espécies. Não foram precisas mais de 3 horas desde que inseri o meu 1º Apisto Macho Double red ( idade jovem - cerca de 4\5 cm) para este atacar um dos meus 3 red's, deixando-o num estado irreversivel quase sem vida. Fica aprendida a lição e que sirva de exemplo a outros de forma a evitarem esta desgraça.

 

cumprts

José.Dias

 

 

Bom dia spaar

 

Perguntaste a malta se devias ou não devias, 99% da malta disse te que não devias e tu mesmo assim foste para a frente...

É pah para que perguntaste então?

Fazes o que quiseres e como quiseres claro, a vida é tua e os animais teus são mas podias ter evitado o sofrimento de pelo menos um animal.

Desculpa a franqueza mas podias muito bem ter evitado o que se passou, como te disseram não foi por falta de avisos.

Que sirva de lição a outros.

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres uma grande colonia de red cherries, aquario grande, e vegetação que não camais acaba podes ter junto.

Mas não esperes estar sempre a ver os bichos.

É provavel não os veres dias e dias seguidos e quando vires não sao muitos, sempre 1, 2, 3

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

 

É com grande mágoa que vos venho anunciar:

 

Está confirmada a incompatibilidade entre estas duas espécies. Não foram precisas mais de 3 horas desde que inseri o meu 1º Apisto Macho Double red ( idade jovem - cerca de 4\5 cm) para este atacar um dos meus 3 red's, deixando-o num estado irreversivel quase sem vida. Fica aprendida a lição e que sirva de exemplo a outros de forma a evitarem esta desgraça.

 

cumprts

José.Dias

 

Aqui está provado o porquê do nosso mundo estar a caminhar para o abismo. O Homem é teimoso e MUUUUUITO egoista. Para finalizar, bem feita para ti. Espero que os outros aprendam.

assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

é desagradável que isso tenha acontecido... no entanto permitam-me que dê um exemplo por experiência própria.

mantenho um casal de ramirezis no meu comunitário onde tenho também red cherrys... e para alem de não ter notado diminuição do numero de reds (antes pelo contrário) não sinto sequer que andem muito escondidos ou com medo. vejo-os nos troncos na boa quer de dia com as luzes ligadas quer de noite com a moonlight apenas, nem noto algum tipo de acto predatório por parte dos rams... há dias que os vejo com mais frequência outros com menos mas creio que é normal; acho que cada peixe é um peixes e se calhar tive sorte nestes bigsmile são calminhos! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo

 

Também conheço outros casos de sucesso na mistura de Ram's com Red's, no entanto ainda não conheço nenhum caso de sucesso com Apistogrammas. Vamos continuar à espera.. bigsmile

 

cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para provar isso mesmo hoje apanhei 2 fêmeas novamente ovadas e qual o meu espanto que aparecem vindos de dentro dum tufo de musgo uns quantos pequenos! :P

 

gallery_43850_2109_6636.jpg

 

qualidade fraquinha mas tive de fazer muito zoom e foi a melhor que consegui! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está provado o porquê do nosso mundo estar a caminhar para o abismo. O Homem é teimoso e MUUUUUITO egoista. Para finalizar, bem feita para ti. Espero que os outros aprendam.

ehehe. bem verdade! Sabes que as vezes o que dizem nao é o que se passa em muitos aquas e as pessoas arriscam, eu tb arrisquei e não foi com ciclideos, foi com peixes de cardume e mesmo assim, de 4 reds, fiquei sem nenhum.

 

Assim, apistos com reds, nunca faria, pois acho que o resultado é mais que obvio, quem consegue manter parabens... deveria ir à TV... Já os mikrogeographus , tenho altispinosa (Bolivian Ram) e é diferente dos apistos e outros ciclideos maiores, parecem meios despassarados, pelo que acredito que hajam pessoas que consigam manter com red cherry na boa.

 

Em relação à lista de voracidade de ciclideos nao concordo com ela, tenho Escalares, Kribensis, e outros ciclideos, e posso garantir que pelo menos os meus kribensis são o piorio e são mesmo capazes de atacar camarões maiores, fará reds. São peixes com atitude e oportunistas de primeira. Confio mais nos escalares, mesmo com o bico forte e fome permanente que têm que nos kribensis para misturar com qualquer tipo de camarão. Logo a minha lista seria inversa! Alias para mim a lista nao tem senso nehum, pois a agilidade dos apistos para catar camarões é maior que os discus ou escalares.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão quando dizes que existem pessoas que mante/mantiveram ram's com rc's na boa. Eu já tive um aqua onde tinha essas duas espécies e toleravam-se muito bem. Aliás,só havia "guerra" quando os red cherry's estavam a comer alguma coisa que os ram's quisessem; aí os ciclídeos ficavam a ganhar. mas nunca os vi a comer um camarão que fosse, e a população nunca diminuiu. Pelo contrário, aumentava de dia para dia, mas também tenho que dizer que tinha um tufo enorme de musgo de java onde os mais pequenos se escondiam. E só saiam de lá quando já tinham um bom tamanho.

Agora tenho cacatuóides num aqua com rc's; mas como já disse noutro tópico, a coisa não correu tão bem para o lado dos inverts. Devia ter perto de 40/50 red cherry's e acho que foram quase todos comidos por um casal de apistograma cacatuóides que comprei. C'est la vie, ao menos com esta comidinha viva, num espaço de tres semanas já vi descendencia. Não pode ser tudo mau... :flick_tongue:

Boa aquariofilia para todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boa tarde.

Alguém sabe se os Barbos Tigre atacarão camarões Red Cherry com 2cm?

Tenho o aquário bem plantado de 200L mas quase nenhum musgo de java.

Obrigado!

 

 

 

 

Esses tigres não param de caçar, se não for durante o dia será a noite, mas vão papa-los. São bonitos mas rebeldes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais