Salutem Per Aqua - [16\02\10]


hugo feio

Recommended Posts

Viva.

Pois, bem, sim, o grande dia chegou...

E como prometido não podia deixar de fazer um passo-a-passo !

 

 

Salutem Per Aqua

Significado : Do latim, Saúde pela água, ou como todos conhecemos, SPA.

 

 

Setup :

 

 

bangDimensões : 50x50x50 - 125 l brutos

Escolhi estas dimesões, nada mais nada menos, pelo layout que pretendia, ao seja, o costume é ter-se um aquário, e limitarmo-nos ao Hardscape e layout que melhor se ajustar ao tipo de aquário. Neste caso comprei o tronco, e guiei-me por ele, escolhi o resto dos inertes tendo por base, o mesmo, tal como as dimensões do aquário.

 

 

:arrow:Filtragem : Cascata 600 l\h (Sensei Aquariums)

Apesar de não ser das marcas mais conhecidas tem-me dado provas da sua eficiência, por isso foi a minha escolha, e tendo em conta que perfaz cerca de 5 vezes a litragem do aquário, porém existe a possibilidade de fazer uma sump, tenho andado a estudar o assunto.

 

 

:arrow:Aquecimento : Termoestato 150 w

Seguindo a regra de 1 w por litro, e tendo em conta que quanto mais potente for o termoestato, melhor será, visto que se irá "esforçar" menos para aquecer a mesma quantidade de água que um de potência menor, e poderá significar uma longevidade maior para o termoestato.

 

 

:arrow:Iluminação : Calha diy 3 x 20w

Definitivamente não é a escolha mais aproriada nem será de maneira alguma a calha a manter neste aquário, cedo entrará, uma em condições...

 

 

:arrow:Fauna: Invertebrados, ainda a decidir...

A razão da escolha deste magnificos seres é simples, são pequenos, e adequados ao tipo de fauna tipicamente usada no AquaScaping, para além de que sou um apaixonado por este mágnificos, seres, e ainda sou capaz de sair surpreendido, com o ecosistema que estes pequenos seres são capazes de criar, ao seja, pondo de parte todas as T.P.A's ::D:

 

 

:arrow:Flora :

Juncus Repens (1 dose, e mais 2 por entrar)

Microsorum Pteropus (Típicamente conhecido, por fetos de java, 3 vasos)

Eleocharis Parvula ( 2 doses, cuidadosamente separadas o suficiente para começar um pequeno tapete)Cryptocorynes (2 vasos, de sub-espécie ainda não identificado, mas para o seu objectivo é irrevelante...)[/i]

Hydrocotyle leucocephala ( Um vaso, suficiente para prender a alguns alguns galhos)

Taiwan moss (Uma pequena dose, presa a um galho)

Christmas moss ( Uma dose por entrar, para os galhos)

Bolbitis ( Duas doses por entrar, para os galhos)

 

 

:arrow:Co2: kit de fermentação da Nutrafin, com um difusor de vidro.

Também não é a melhor escolha, mas como fornece uma constante boa quantidade de co2 inicial, ficará durante umas semanas até que o pressurizado chegue.

 

 

:arrow:Fertilização : ELOS Planta1 & Planta2.

Uma fertilização diária com ambos, e será de partir do príncipio que não existiram carências, porém, tenho sempre fertilizantes de reserva para se tal acontecer.

 

 

:arrow:Hardscape:

Um tronco red moor wood, no qual bastou cortar alguns galhos para que se ajustasse ao tipo de layout pretendido. A minha escolha, para as rochas, foram os ditos basaltos rolados, a parte boa destas rochas é que não custam uma fortuna, como as ditas "seyru stones", porém, têem o seu senão, nem imaginam a figura de parvo que eu fiz durante 3 dias, dias os quais em que eu fui á praia, dito "paredão" para quem o conhece, apanhá-los ...

Ora ninguém iria estranhar ver um puto de 12 anos, a arrastar sacos de calhaus, inclusivé, um dia em que fiz 7 km com um calhau de 7 kg bang. Mas gosto sempre de ter poder de escolha no que toca aos inertes, por isso durante 3 idas ao "paredão" arrecadei cerca de 40 kg de pedras :sorry: E se não me engano deixei mais umas quantas lá num canto á espera...

 

 

:arrow: Substracto fértil :

Limitei-me a 2 mãos cheias, de laterita pura e 3 comprimidos de Seachem Flourish Tabs, poderia ter investido um pouco mais num bom substracto féril, mas...

Não me pareceu que valesse realmente a pena, visto que o tipo de flora escolhido não requere grandes nivéis de nutrientes, e visto já terém a fertilização liquída...

 

 

:arrow:Substracto inerte \ Areão :

Escolhi a akadama, Akadama especial Shohin, para ser mais exacto, de baixa granolumetria, evitando assim, que se desfizesse mais. De resto foram a sua tonalidade, capacidade de baixar o ph e o seu preço que me fizeram optar pela mesma...

 

 

Montagem :

 

 

Esboço:

IMG_3118-1.jpg

Colocação da laterita:

IMG_3175.jpg

Colocação dos inertes:

IMG_3177.jpg

1º Disposição dos inertes:

IMG_3179.jpg

lalala-4.jpg

Layout final com a akadama:

lololo.jpg

Separação da parvula:

IMG_3123.jpg

Pinça usada :

IMG_3124.jpg

IMG_3125.jpg

IMG_3126.jpg

IMG_3127.jpg

IMG_3131.jpg

Plantação da parvula :

IMG_3220.jpg

Pinça usada :

IMG_3210.jpg

IMG_3211.jpg

IMG_3212.jpg

Para prender os fetos, foram usadas braçadeiras….

IMG_3223.jpg

IMG_3224.jpg

Resultado :

IMG_3225.jpg

Fetos e cryptocorynes no lugar…

IMG_3226.jpg

IMG_3227.jpg

IMG_3228.jpg

IMG_3229.jpg

IMG_3230.jpg

Enchimento :

IMG_3232.jpg

Resultado, invisível….

IMG_3233.jpg

Algumas que saíram bem….

IMG_3236.jpg

IMG_3237.jpg

 

Aqui mais uma jeitosa dos fertilizantes...

IMG_3023.jpg

 

Desculpem, mas não consegui esperar, que a água ficasse transparente e o tronco fosse ao fundo, para fazer o tópico, mas de qualquer maneira assim, que tal aconteça as fotos estaram aqui... :rtfm:

 

Bem, creio que é tudo...

Espero que gostem, e que comentem ...

Upss...

Ia-me esqucendo da "brincadeira"...

Aqui vai...

 

E ainda quem quiser ver a montagem do móvel...

 

Cumprimentos

Hugo Feio

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 196
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola bang!!!

Bem a nivel do hardscape esta bastante bom .. depois de plantado não da para ver nada teve ai uns dias de nevoeiro para esses lados :sorry: !!!

A minha sugestão ja que usas t esses substratos que largam muito pó era teres usado a tecnica do jornal, evitando assim tanta poeira inicial...

O resto comento quando conseguir ver ja com a agua cristalina ... Waiting....

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

es o bobe!

 

 

(o construtor)

 

 

gosto muito do layout e a composiçao do topico acho exlente tudo muito bem esplicado.

 

agora é preciso haver actualizaçoes todas as semanas.:sorry:

 

Ola :arrow:!!!

Bem a nivel do hardscape esta bastante bom .. depois de plantado não da para ver nada teve ai uns dias de nevoeiro para esses lados bang !!!

A minha sugestão ja que usas t esses substratos que largam muito pó era teres usado a tecnica do jornal, evitando assim tanta poeira inicial...

O resto comento quando conseguir ver ja com a agua cristalina ... Waiting....

 

 

Cumps

 

 

 

nao conheço essa tecnica. como é que se faz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

es o bobe!

 

 

(o construtor)

 

 

gosto muito do layout e a composiçao do topico acho exlente tudo muito bem esplicado.

 

agora é preciso haver actualizaçoes todas as semanas.:)

 

Talvez devesses contar com umas díarias... ;)

 

Ola ;)!!!

Bem a nivel do hardscape esta bastante bom .. depois de plantado não da para ver nada teve ai uns dias de nevoeiro para esses lados :P !!!

A minha sugestão ja que usas t esses substratos que largam muito pó era teres usado a tecnica do jornal, evitando assim tanta poeira inicial...

O resto comento quando conseguir ver ja com a agua cristalina ... Waiting....

 

 

Cumps

 

Obrigado.

Na verdade não usaria outra técnica... Se lava-se, ele desfazia-se, e se fizesse com muito cuidado a porcaria ficaria toda lá... Assim, vai para o filtro, a maior parte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao conheço essa tecnica. como é que se faz?

 

Viva ..

Colocas o jornal a cobrir toda a montagem, e metes a agua por cima do jornal.. o jornal vai subindo com a linha de agua evitando que o maior fluxo de agua chegue ao fundo levantando a poeira... podes ver esta tecnica demonstrada no video do Oliver Knott no youtube...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião esta montagem peca em 2 coisas, 1ª o aquário é muito alto!

Nunca faria um cubo com essa altura, 40cm era mais que suficiente. Eu sei que deixaria de ser um cubo ;) mas 50x40x50 era o mais indicado.

2º, tenho as minhas dúvidas que 3x20w cheguem para iluminar esse áqua... espero estar enganado!

 

Quanto ao nevoeiro era de evitar, bastava usares um tubo de CO2 ou Ar e deixares isso encher muito devagar, nem que demorasse 4h a encher!

Força com isso e vai actualizando.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião esta montagem peca em 2 coisas, 1ª o aquário é muito alto!

Nunca faria um cubo com essa altura, 40cm era mais que suficiente. Eu sei que deixaria de ser um cubo :) mas 50x40x50 era o mais indicado.

2º, tenho as minhas dúvidas que 3x20w cheguem para iluminar esse áqua... espero estar enganado!

 

Quanto ao nevoeiro era de evitar, bastava usares um tubo de CO2 ou Ar e deixares isso encher muito devagar, nem que demorasse 4h a encher!

Força com isso e vai actualizando.

 

Viva !

Sim, talvez tenhas razão quanto ás dimensões...

Quanto á iluminação, é apenas temporária, até arranjar alguma coisa de jeito...

Felipe... era mesmo inevitável encher assim o aqua,não tens mesmo noção de como o enchi, eu montei-o numa casa para onde vou viver... E enchi-o com baldes... E para encher os baldes tinha de dar a volta á casa e encher os baldes com uma mangueira, com água do furo... Ao seja, a mangueira como tem de aguentar muita pressão era duríssima, e difícil de controlar,... Quase como a dos bombeiros, mas pior... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto finalmente o penico está cheio ;D

 

Parabéns Hugito pela montagem e pelo material usado, qualidade acima de tudo hehehe

 

Agora é deixar a "poeira" acentar e esperar pelo desenvolvimento da flora.

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, mesmo assim... os baldes até podiam ter sido cheios á pressão, mas não significa que não enchesses o áqua muito lentamente ;)

Com o tempo vais aprendendo e da próxima já enches mais devagar :)

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto finalmente o penico está cheio ;D

 

Parabéns Hugito pela montagem e pelo material usado, qualidade acima de tudo hehehe

Agora é deixar a "poeira" acentar e esperar pelo desenvolvimento da flora.

 

Cumprimentos

 

Será ?! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, mesmo assim... os baldes até podiam ter sido cheios á pressão, mas não significa que não enchesses o áqua muito lentamente ;)

Com o tempo vais aprendendo e da próxima já enches mais devagar :)

 

O problema é que não havia tempo,porque não vivia lá...

Enfim, muitas vezes nem tudo é feito a 100 %... Mas sim,para a próxima pode ser que seja melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Antes de mais, e porque esta é a primeira vez que comento um tópico teu, quero dar-te os parabéns pela tua vontade, pelo gosto e dedicação à aquariofilia, mostras a todos nós que és um exemplo a seguir.

 

Em relação à tua montagem, dá para entender que foi bastante planeada e pensada ao pormenor. Pelo que vi (antes do nevoeiro ;) ) está bastante agradável. Agora é esperar pela evolução.

 

40kg de rocha :onfire: ?? Mas valeu o esforço, certo? ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Antes de mais, e porque esta é a primeira vez que comento um tópico teu, quero dar-te os parabéns pela tua vontade, pelo gosto e dedicação à aquariofilia, mostras a todos nós que és um exemplo a seguir.

Obrigado ;) ...

Em relação à tua montagem, dá para entender que foi bastante planeada e pensada ao pormenor. Pelo que vi (antes do nevoeiro ;) ) está bastante agradável. Agora é esperar pela evolução.

Que foi planeada, foi cerca de 2 meses, mas podia ter sido, mais... :onfire:

40kg de rocha ;) ?? Mas valeu o esforço, certo? ;)

Claro que valeu.. Cada kg...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens hugo está bastante bom ;)

 

O resto já sabes, tens uns pais do catano ehehe

 

PS: qualquer dia os miudos da tua escola começam a pagar entrada para entrar na tua casa. Isso já parece um zoo :onfire:

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que te hei-de chamar!

 

Puto maravilha...

 

Quero dar os Parabéns aos Senhores Teus Pais pelo maravilhoso filho que criam, que educam, e que ensinam a viver.

 

Agora é a Tua vez.

Dos trabalhos que nos tens apresentado, este é sem dúvida o mais apetecível.

 

Aguardo novidades!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que te hei-de chamar!

 

Puto maravilha...

 

Quero dar os Parabéns aos Senhores Teus Pais pelo maravilhoso filho que criam, que educam, e que ensinam a viver.

 

Agora é a Tua vez.

Dos trabalhos que nos tens apresentado, este é sem dúvida o mais apetecível.

 

Aguardo novidades!

;)

Shh, beta !

Que eu fico corado... :onfire:

 

Fotos límpidas para breve !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estou eu, como não podia deixar de ser Hugo ;) :D

 

Antes de mais, quero felicitar-te e dar-te os meus parabéns por toda a tua dedicação e esforço para com o hobbie.... Daqui a uns anos tenho fé que te vou ver nos altos patamares do Aquapaisagismo... :D

 

 

Em segundo lugar, e em relação ao aquário, como já te disse, gosto muito do aquário, gosto muito da disposição que deste a eses calhaus :D, ao tronco... Enfim, gosto muito do aquário...

 

Mas estou como o Filipe, num sei se essa calha será a mais apropriada para esse aqua.. é muito fundo, não sei se a luz chegará suficiente lá ao fundo... Mas vá, com o tempo, pode ser que venha calha nova :D :D

 

 

De resto, espero ansioso pelas fotos sem nevoeiro e com a plantação completa :D :D

 

 

Muitos Parabéns!!!!!! :D :D

 

Abraço :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estou eu, como não podia deixar de ser Hugo :D :D

 

Antes de mais, quero felicitar-te e dar-te os meus parabéns por toda a tua dedicação e esforço para com o hobbie.... Daqui a uns anos tenho fé que te vou ver nos altos patamares do Aquapaisagismo... :D

Quem sabe... :D

 

Em segundo lugar, e em relação ao aquário, como já te disse, gosto muito do aquário, gosto muito da disposição que deste a eses calhaus :D, ao tronco... Enfim, gosto muito do aquário...

Obrigado !

Mas estou como o Filipe, num sei se essa calha será a mais apropriada para esse aqua.. é muito fundo, não sei se a luz chegará suficiente lá ao fundo... Mas vá, com o tempo, pode ser que venha calha nova :D :D

Pois, quão mais cedo, melhor... ;)

 

De resto, espero ansioso pelas fotos sem nevoeiro e com a plantação completa :D :D

Brevemente !

 

Muitos Parabéns!!!!!! :D :D

 

Abraço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Grande tópico sim sr eheh tudo explicadinho, muito bom.

Pena mesmo isso ter ficado com poeira, ja me estava a babar todo para ver o resultado :D fico á espera para ver como ficou.

Olha uma coisa um móvel assim quanto ficou mais ou menos (€) ? pareceu-me ter ficado 5*

Quanto á altura do aqua, acho que isso se resolve se não encheres até cima... não sei digo eu ;)

 

Tas de parabéns maior :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Grande tópico sim sr eheh tudo explicadinho, muito bom.

Pena mesmo isso ter ficado com poeira, ja me estava a babar todo para ver o resultado :D fico á espera para ver como ficou.

Olha uma coisa um móvel assim quanto ficou mais ou menos (€) ? pareceu-me ter ficado 5*

Quanto á altura do aqua, acho que isso se resolve se não encheres até cima... não sei digo eu :D

 

Tas de parabéns maior :D

 

Cumps

 

Viva.

Obrigado...

Quanto á altura, se não enche-sse até a cima, apenas ficaria bonito nas fotos, em que a parte vazia estaria "cortada" mas no meu dia a dia sempre que passa-sse pelo aquário, iria ver um aquário apenas meio cheio, o que não iria ficar bem dentro do contexto minimalista... :D

Quanto ao móvel, foi pouco menos de 100 €, e uma trabalheira dos diabos !!!

Entre esses 100 € está a madeira (40 €), tintas (20 €), betume, rolos, pinceis, diluentes, lixas, dobradiças, brocas etc...

E sorte a minha que tinha o material eléctrico todo, berbequim, lixadeiras eléctricas, entre outros...

Achas que ficou bonito ? Eu também, claro que os acabamentos não são os melhores, mas nada que não se veja ao longe, ou nas fotos... :D

Agora é ver se aguenta com o aquário... é Mdf de 19 mm e talvez leve uns reforços...

É que se vai ao chão, temos chatisse... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Obrigado...

Quanto á altura, se não enche-sse até a cima, apenas ficaria bonito nas fotos, em que a parte vazia estaria "cortada" mas no meu dia a dia sempre que passa-sse pelo aquário, iria ver um aquário apenas meio cheio, o que não iria ficar bem dentro do contexto minimalista... :D

Quanto ao móvel, foi pouco menos de 100 €, e uma trabalheira dos diabos !!!

Entre esses 100 € está a madeira (40 €), tintas (20 €), betume, rolos, pinceis, diluentes, lixas, dobradiças, brocas etc...

E sorte a minha que tinha o material eléctrico todo, berbequim, lixadeiras eléctricas, entre outros...

Achas que ficou bonito ? Eu também, claro que os acabamentos não são os melhores, mas nada que não se veja ao longe, ou nas fotos... :D

Agora é ver se aguenta com o aquário... é Mdf de 19 mm e talvez leve uns reforços...

É que se vai ao chão, temos chatisse... ;)

 

 

Eu gostei do móvel pareceu ficar muito porreiro, precisava de fazer um.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.