Salutem Per Aqua - [16\02\10]


hugo feio

Recommended Posts

  • Replies 196
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hugo,

 

Por muito que te custe ler o que vou escrever é a mais pura da realidade!

Conheces o velho ditado "mais vale um pássaro na mão do que 2 a voar"?

Montas aquário atrás de aquário e depois aparecem os velhos problemas, tempo e dedicação! É preferivel ter um aquário em condições do que 4 em mau estado...

Este aquário mete nojo e não me venhas dizer, "ai e tal, não moro aqui e não tenho tempo, blá, blá..."; porque apenas precisas de 15min para limpar esses vidros, pegar numa mangueira e aspirar essas algas para dar logo um ar diferente ao aquário!!

Só espero que não aconteça contigo o mesmo que aconteceu com o Bernardo Gordo...

Não leves a mal o que escrevi, mas acho que está na altura de te dar um "puxão de orelhas" e ver se acordas!!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

15 minutos Filipe ? :arrow:

Levo a tua opinião muito em conta, como sabes, e como qualquer um pode, ver, tens a tua dose de razão, apesar de insistir que não se trate propriamente de desleixo. Falta de tempo, ok que não será bem isso... Mas sim, falta de oportunidade. Tens de entender, que sendo que o aquário está noutra casa, só lá vou quando vou para tratar do cão, e lá ir ver umas coisas(diáriamente), ao seja (á boleia do pápá e da mãmã :arrow: ) E quando é para ir embora, é mesmo para ir embora !

E se vou lá para fazer tpa's, já não fertilizo, se fertilizo, não limpo os vidros, se limpo os vidros, não limpo o filtro, se limpo o filtro secalhar já não faço uma tpa. E para andar a limpar vidros, aspirar algas, raspar algas, esfregar pedras, convém fazê-lo de uma assentada, seguido de uma valente TPA. Sim, porque se ando para ali a raspar algas, e depois não as aspiro, e limpo, os esporos e filamentos libertados, para a próxima vez que lá for em vez de ter algas no tronco, tenho algas no tronco, vidros, pedras, e sabe-se lá, até nos peixes... :arrow: Por isso sou da opinião de que se vou lá para fazer alguma coisa, prefiro ir com tempo e fazer alguma coisa de jeito...

Enfim, pouco mais posso dizer senão que isto é uma batalha a decorrer :arrow:

Sim, pois... Voçês não viram quando tinha cianos a tapar o substracto todo, e os vidros, e quando tinha filamentosas, que se agarravam ás pedras que estavam no substrato, e cresciam até á superfície da água, quase...

Isso, sim, era um aquário "Selvagem" :D

Bom, chega de conversa...

 

3 horas, 4 vidros raspados, uma trabalheira a raspar troncos, calhaus, aspirar algas, limpar plantas, raspar calcário dos vidros e dos tubos, 1 cartão estragado, 5 baldes de água num total de 50 l e uma aspiradela geral depois...

Apresento-vos...

 

Salutem Per Aqua 03/10/10

IMG_6559.jpg

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Ora Viva,

Mais uma vez, uma actualização.

Muita coisa se passou após a última...

Nova máquina fotográfica, muitas limpezas, altos e baixos, mas sem me prolongar muito tenho aqui qualquer coisa, para adoçar a curiosidade... :D

 

Salutem Per Aqua 09/01/11

IMG_6582.jpg

 

Na minha opinião melhorou bastante, desde a última actualização, as folhas dos fetos a certa altura ressentiram-se um pouco, o que fez com que a moita perdesse o volume, o que não é necessáriamente mau, dado que mais coisa menos coisa, a moita parecia uma protuberância vegetal :D

Ainda assim algumas das folhas, notam algumas carências sofridas durante o percurso, contudo, já se notam dezenas de novas folhas a crescer por baixo, pelo lado, e pelo meio das mais antigas. O mesmo se pode dizer acerca das bolbitis que começam a desenvolver novos rebentos, que a seu tempo viram a cobrir as folhas velhas.

Quando ao tapete, como podem ver foi replantado, dada que a falta de manutenção do anterior não possibilitou o seu desenvolvimento, obviamente numa fase inicial terá a altura que se verifica de modo a que possibilite uma maior absorção de luz/nutrientes, até que o mesmo enraize e se desenvolva adequadamente.

No que toca aos escalares a situação não se desenvolveu muito, algum crescimento, como é óbvio, porém a sua alimentação não possibilita por enquanto a sua reprodução, porém está a começar cada vez mais a tornar-se mais variada, rodando entre granulados, flocos e comidas congeladas.

Aqui Fica um registo.

IMG_6588.jpg

Por enquanto os escalares têm-se relevado extremamente resistentes, a todos os percalços que tenho encontrado pelo caminho, como a falta de luz, o tal incidente da alimentação "excessiva", as idas de férias, etc.

E ainda, não podia deixar de referir noutra grande surpresa, que tenho encontrado de há vários dias, para cá! Contei um mínimo de cerca de 10 Neocaridina heteropoda, neste mesmo aquário. O que para mim é uma grande surpresa, dado que de facto, sim, eu próprio os inseri dentro do aquário na mesma data que inseri os escalares, alguns juvenis de camarões meio transparentes, que não tinha grande esperança que viessem a sobreviver, precisamente por causa dos escalares. Desde então para cá nunca mais vi dos ditos camarões, até que há uns meses comecei a cer algumas mudas (ecdises), ainda assim, pensei em um ou dois camarões que se refugiassem no meio dos fetos, enfim, até que há uns dias ao ligar as luzes, conto um total de 4-5 camarões! Ao que fiquei imediatamente admirado. Não será então para meu espanto que ontem ao ligar as luzes do aquário conto no mínimo cerca de 10 heteropodas, dentro dos quais 1 red cherry fêmea, a passearem-se livremente e contentamente pela Eleocharis... :D

 

Bem, já faz tarde e amanhã é dia de escola, por isso desculpem-me senão posso ficar para mais dois dedos de conversa, mas deixo-vos com mais algumas fotos, já tiradas com a nova Canon EOS 500D. 8)

 

IMG_6583.jpg

 

IMG_6618.jpg

 

IMG_6619.jpg

 

Abraço,

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuas com algas, excesso de luz? Eu tive há poucas semanas um boom. Diminui a luz para metade durante duas semanas e elas foram-se.

Quando o Filipe diz que deveria ter só um aqua porque dizes não ter tempo, estou completamente de acordo com ele. Imagina eu se tinha um aqua em casa dos meus ais? Vou lá uma vez por semana o que iria acontecer? Mais vale um aqua lindo do que 4 feios. Fica só com os que tens tempo para cuidar. Abraço.

 

Edit: Essa montagem está com um enorme potencial.

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Alcaide

Obrigado pelo comentário;-)

As algas são cada vez menos, e como em todos os aquários, são normais de haver, desde que o aquário seja ocasionalmente limpo e desde que não haja um grande desequilíbrio nos parâmetros da água, é sempre normal haver qualquer coisinha...

E como podes ver tem melhorado de há um tempo para cá, porém ainda não acertei bem com as fertilizações...

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

Espero que gostem ;)

Vejam em HD !!!

 

 

 

Falta a edição, enfim...

Não consegui abrir um vídeo no movie maker, por isso vão ter de ver a parte do fim, em que agito a cãmara :P

Abraço,

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização - Salutem Per Aqua [19/02/11]

 

IMG_3242.jpg

 

 

Errrr...

 

Agora é que assustaram... :D

Até deu para ver as vossas caras de:

- Jasusss, o que este gajo fez ao aquário, foi de mal a pior...

 

Vamos lá ver se nos ententemos...

Isto do, eu actualizo vocês comentam, funciona num equilíbrio muito sensível e harmonioso...

Vocês não comentam, eu não actualizo ! nyah

 

Vamos lá tentar de novo, desta, com o pé direito... 8)

 

Tudo começou num fatídico dia de Inverno, a 16 de Fevereiro, de 2010.

Um aquário criou grande impacto na comunidade de aquariófilos Portuguesa,

Contudo, estava ainda em falta, uma fotografia, do aquário com a água limpa...

O suspence havia sido criado, os cães haviam sido atiçados... Não havia retorno a dar.

Um aquário mantido com 2 lâmpadas de 11w fluorescentes de casquilho, co2 caseiro e um filtro de cascata. Havia sido predestinado, o inevitável acontecimento. A desilução de toda a comunidade de aquariófilos estava eminente, e não havia possível solução deste acontecimento, que visava ser o maior marco do século XXI.

 

E assim aconteceu, a comunidade fora abatida por esta realidade, tão depressa e tão ferozmente, não houve alma que ainda se mantivesse erguida após este choque.

 

Contudo, tempos de prosperidade e bonança aproximavam-se deste aquário...

 

A calha sofreu um Upgrade, o filtro sofreu um upgrade, o sistema de co2 sofreu um Upgrade...

A partir daí, tudo mudou, e os tempos nunca foram os mesmos.

Foi o início de uma nova era...

 

Blá, blá, blá, são horas de ir para a cama, o resto da história já a sabem, algas para aqui e ali, depois mudei de casa, e o aquário começou a atinar :D

 

Querem saber mais, começem a dar uso ao botão de Responder.

 

Abraço !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações Hugo!

 

Esse aquário está a tornar-se uma epopeia! É com os erros que aprendemos, e essas algas apareceram-te pois o aqua estava desequilibrado, com falta de CO2.É essencial, de inicio, pensarmos bem que tipo de aqua queremos, se um aqua com um baixo metabolismo, ou o contrário.

 

Quanto ao aqua actualmente, e quanto ao que gosto e não gosto: Gosto do hardscape, as pedras e os troncos são belos, porém colocava um pouco de musgo nas pontas das pernadas do tronco. Talvez arranjasse mais umas duas pernadas de um tronco igual e as colocasse de forma estratégica de modo a dar mais corpo ao hardscape. Quanto à trepadeira que ai tens, colocava-a a subir os troncos, a sair do feto.

 

Quanto ao que não gosto, é apenas o formato do aqua. Apenas aprecio aquários rectangulares com a altura menor que a largura.

 

Dá-lhe Hugo, tens ai um aqua que promete!

 

P.S. - Adorei os troncos que vêm de cima do teu outro aqua.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errr,

Viva, Vasco, reparas-te que a foto que postei ontem era a 1º foto doo aquário ?

A hydrocotyle já lá vai...

Fui fazer uma brincadeira destas e ainda me saiu azedo... Se não viste a foto mais recente, repara...

Não têm nada haver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errr,

Viva, Vasco, reparas-te que a foto que postei ontem era a 1º foto doo aquário ?

A hydrocotyle já lá vai...

Fui fazer uma brincadeira destas e ainda me saiu azedo... Se não viste a foto mais recente, repara...

Não têm nada haver...

Ah pronto, pensei que tinhas retirado a Bolbitis heudelotii de propósito, que tinhas deitado a Canon para o lixo e regressado à câmera do telemóvel! He he!

 

Falando então da foto mais recente, continuava a colocar um pouco de musgo nos troncos, e dava um corte na Eleocharis, pois quando esse tapete fechar vai ficar bonito! Força com isso!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, e que tinha colado um bocado do tronco, novamente, e que tinha podado as plantas todas sériamente e que tinha propositadamente sujado o aquário todo, ahhh, e reduzido a iluminação para 1/9. :D

O musgo já foi uma opção, e já lá esteve, de facto, mas não deu resultado, portanto saltou fora...

é muito tronco para cobrir de musgo e só cobrir parcialmente... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, a parvula está alta naquela foto, pois fora acabada de plantar e por razões já explicadas, é melhor deixar a parvula por podar numa fase inicial de adaptação.

 

Uma curta metragem ? :sorry:

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande foto do escalar, brutal mesmo :D

Também quero uma máquina igual à tua ;)

 

Vá agora como também cliquei no "Responder" quero ver umas fotos actualizadas do aquário eheh.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.