Novo Plantado - The Green one!


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boas Ptuga

 

O aquário está bem fixe, minimalista como eu gosto. :agrue:

 

Agora é esperar que esse tapete cresça, com certeza que ficará espectacular.

 

Outra coisa, no fim de teres o tapete completo uns apistogramas ficavam aí a matar.

 

Força com isso.

 

 

Abraço

Hugo Bernardo

:angel:

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 102
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

viva a todos.

Obrigadoõpor todos os comentários.

Tenciono fazer um update semanal para ir dando conta da evolução.

Ja tive de podar a H. Polysperma :P.

O resto vai começando a despontar. Algumas algas nas blixas mas por agora nada de muit preocupante.

Nitratos - 15mg/l

fostatos - 0,75mg/l

Ainda com apenas 2*80w e ainda n comecei a fertilizar. está pa breve mais uma semaninha.

 

A foto dia 12

 

gallery_11684_2039_957479.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Bom

Estás a fazer um excelente trabalho.

As Blyxas vão arrancar em força.

Continua. icon_wink.gif

 

 

obrigado pelo incentivo. ;)

Não abusando, peço-te a ti e aos resto do pessoal que me csg ajudar, uma pequena opinião. Resolvi experimentar a fertilização da Elos (elos fase1 (micros) e elos fase 2 (macros)), seguindo o esquema por eles proposto. Com os valores de parâmetros que tenho achas ainda precoce começar a fertilizar? (estou com rácio de P=4/NO3 1:20 e a fertilização desta marca embra seja considerada uma das de topo n divide os macro individualmente o que contribui para a minha indecisão) A iluminação qd fizer 3 semanas vai começar a levar um pico de 4*80w de um hora e a partir logo se vê a reacção para futuros incrementos. Parece-te bem?

 

Sei que as perguntas acabam por ser de difícil resposta, ou meio despropositadas, pq só a pessoa que o observa "in loco" é que pode verificar as suas necessidades, mas mm assim estou indeciso em arrancar com a fertilização.

 

 

Abraços Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme já te tinha dito... estás no bom caminho.

Podes... continuar a tua rotina de tpa`s para ir removendo um potencial excesso de nutrientes.

Ou... podes... começar a fertilizar por "baixo".. e dar o tal pico de 1 hora... na parte final do fotoperiodo.

 

Visto que tens blyxas... nada como ires observando as novas folhas. O aparecimento de folhas castanhas/amareladas pode revelar alguma falta de luz/nutrientes.

Se os novos rebentos/folhas... são verdes... é continuar.

 

Neste tipo de montagens... sempre dificil... é preferivel "esperar" por alguma carência... para que depois possamos actuar de acordo com o que possa estar em falta.Advinhar os escessos... é sempre... muito mais dificil.

 

Mas prontos... tambem compreendo a tua duvida... tens bons fertilizantes na prateleira, tens luz de reserva... está tudo a correr bem... querer por isso experimentar. Queres carregar um pouco no acelerador. :P . É normal que asssim seja.

 

Importante... é manteres as rotinas de tpa`s... fundamental por agora.

 

Mas eu experimentava... tambem sou assim... ;)

Mas devagar... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, são muito precisosas...

Sim fica dificil n começar logo a por o pé no acelerador.

Acho que vou esperar mais uma semaninha..e respirar fundo e dp ai sim começar com calma. O trabalho n vai permitir muita atenção esta semana, alem das indespensáveis tpas, por isso tudo aconselha a prudência.

 

 

Abraços e vou postando novidades semanalmente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 19. Update semanal.

Tudo vai correndo sem problemas de maior. Umas poucas green spot nos vidros e as filamentosas verdes que tinha nas blixas estão em franca regressão. Estas pegaram em força e estão com muitas novas folhas. A Parvula tb começa agora a pegar a serio e começa a langar bastantes runners. Iluminação actual 2*80w 7h/dia + 4*80w 1h/dia

 

Mas nem tudo vai a 100%, continuo com nitratos a mais para o meu gosto.

A agua da rede n ajuda, está com valores de 5mg/l. Neste momento com 10mg/l de nitratos e 0,5mg/l de fostafos. Isto veio estragar para ja o plano de fertilização que tinha concebido. Se até ao fim dsta semana os valores de nitratos n baixarem vou iniciar so fertilização com fosfatos para acertar a proporção. Se por outro lado baixarem é sinal que está a haver maior consumo, logo entra em jogo o Elos fase 2.

 

Deixando de conversas..duas fotos para o pessoal (as cores n estão a 100%, tem um ar bem mais amarelo do que na realidade)

 

gallery_11684_2039_255317.jpg

 

gallery_11684_2039_2331548.jpg

 

gallery_11684_2039_1542643.jpg

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitei para editar o ultimo post com uma foto com as cores bem mais reais. Ao vivo esta algo mais desse genero a nivel de coloração geral. As outras duas estão muito amareladas /esverdeadas

 

 

Boas piscina está a ir no bom caminho

 

Parabens

 

Obrigado krypticall, ainda n é o teu (csgs manter naquele estado e com pouca manutenção)...as vossas dicas são sempre uma ajuda preciosa

 

Épááá... esses valores estão excelentes.

Isto tambem... não é preciso ser a "régua e esquadro".

 

Muito Bom.

Continua.

 

Obrigado Canito. Sim tlv, seja um pouco obcessivo e quando a arte n abunda uma pessoa agarra-se à "regua e ao esquadro" :confused4: . Mas tb o facto de n estar sempre ao pé do aquário (durante a semana) ajuda a que goste das coisas certinhas e sem contratempos, pq a margem de manobra é bem menor. :)

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ptuga, o aquario está excelente, então quando o tapete fechar. Para mim apenas um senão no teu aquário...o fundo... coloca um fundo preto... pois o teu ponto focal que são as pedras são brancas e o teu fundo(parede) é branca logo nao se realça. Colocando o pretos obtens contraste entre as pedras e o fundo assim como o fundo e o verde da carpete, é apenas a minha opinião.

 

Continuação de um bom aqua.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Boas Ptuga, o aquario está excelente, então quando o tapete fechar. Para mim apenas um senão no teu aquário...o fundo... coloca um fundo preto... pois o teu ponto focal que são as pedras são brancas e o teu fundo(parede) é branca logo nao se realça. Colocando o pretos obtens contraste entre as pedras e o fundo assim como o fundo e o verde da carpete, é apenas a minha opinião.

 

Continuação de um bom aqua.

 

cump

 

Obrigado pelo comentário. Relativamente ao fundo. Eu ja tive fundo preto na montagem anterior. Realça sem duvida mais as cores, mas também o aquario fica com aspecto mais fechado. Neste momento é exactaemente o que n quero, fiquei algo cansado de ambiente tão carregado. Mas qq dia faço a bricandeira e troco so para o pessoal opinar e eu tb ver como fica. So comprar 3 cartolinas e já esta. :)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo em relação aos fundos, tornam o aquario clautofobico. eu ja testei muitos fundos e só papel de veludo azul nao deu esse ar na minha opiniao. fazes bem em nao seguir a corrente, porque ha praticas dadas como adquiridas que nao dao bons resultados no aquario real, seria trabalhar so para a fotografia, o que é parvoice, ha aquas que se nota facilmente que so na foto é que parecem bem.

 

acho que deverias respeitar mais a higrofila, e esse tom verde nas pedras sao algas ou photoshop? nao te espalha para o vidro?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respeitar como? n entendi :)

 

Algas...um pouco de verdete,mas muito pouco.A culpa é mesmo da fotografo, pus-me a inventar com a maq fotografica a mexer nas definições das cores e deu nisto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva pessoal...

depois de um pouco desaparecido venho aqui actualizar a coisa....

 

QUE DESCAMBOU....

 

Sabia que a coisa ia ser difícil...mas não tanto. As vezes só qd as coisas vão correndo mal e vamos lendo, aprendendo e pedindo ajuda (obrigado Canito pela tua infindável paciência e apoio) é que se atina e se encontra de novo "o caminho das pedras".

 

mas passando às fotos. Pela altura da pascoa o aquário estava neste calvário. Dia 4 de Abril

 

gallery_11684_2300_157257.jpg

 

gallery_11684_2300_197466.jpg

 

gallery_11684_2300_271788.jpg

 

gallery_11684_2300_111044.jpg

 

Havia de tudo...filamentosas, BBA´s, Cladophora. A causa provável deste estado? Principalmente uma combinação de bom substrato, com excesso de luz, com falta de equipa de limpeza adequada, e um esquema de fertilização regular.

Nesta altura pensei em desmontar e começar outra vez....mas como daí não adviria nenhenhum conhecimento tentei salvar a montagem demorasse o tempo que demorasse.

O que fiz:

- diminui o fotoperiodo para 2*80w 7h/dia (e mantenho-o assim ate hoje)

- adquiri um equipa de limpeza decente 11 SAE e C japonica (a aumentar o nr progressivamente, neste momento conto com 60). Ofereci os escalares e pus o resto do mundo sem comer durante 10 dias. Mesmo hoje ainda raciono a alimentação

- Comecei a fertilizar pelo método EI. (ainda não vou opinar sobre o método em si, vou esperar mais um tempo a ver a sua sustentabilidade)

- Aumentei o CO2

 

Em 15dias/3 semanas as filamentosas e BBAs desapareceram. Ficou a cladophora. Depois de ler pensei, pronto tudo estragado, apanhei a sacana mais difícil de matar. Mas a verdade é que com o passar do tempo, a persistência da remoção com uma pinça e ajuda das C.japonica a alga está em remissão.

Conclusão a luta continua, mas a coisa vai lá. Tenho o pseudo tapete em muito mau estado mas agora a começar a ganhar força, desde que deixou de estar abafado.

 

imagens actuais, 2 de Maio:

 

gallery_11684_2300_57363.jpg

 

gallery_11684_2300_265179.jpg

 

gallery_11684_2300_283182.jpg

 

gallery_11684_2300_200206.jpg

 

 

Abraços a todos

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.filamentosas, BBA´s, Cladophora isso é que é lixado, tudo o que é mais complicado.

 

eu tenho tantos comedores de algas e também tenho dificuldades, as algas verdadeiras são dificeis, porque prosperam e vivem da mesma forma que as plantas. A mim o que me lixa é a Rhodophyta sp., que é BBA. Agora mesmo com o aquario superpovoado, está em regressão.

 

O CO2 é um pau de dois bicos...

 

 

na minha opiniao o ataque às algas verdadeiras é feito com TPAs diárias ou de 2 em 2 dias de 30 a 50%, fertilização posterior à TPA, redução na alimentação e comedores das algas em especifico, e deixar as outras plantas prosperar. o problema será a fauna aguentar tal volatidade e instabilidade na água.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 é um pau de dois bicos...

 

sim verdade, até pq cada vez mais acho que exageramos na iluminação, e dp tudo o resto fica dificil de acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ptuga

 

Esse layout já começa a dar uma ar da sua graça, problema está mesmo a ser as algas, mas quanto a elas não podemos virar a cara à luta, plantados é mesmo isto.

Fizeste bem em não desmontar, porque isso quando estiver no ponto vai ficar 5*. :laugh:

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva pessoal,

 

Aqui vai mais uma actualização…

Actualmente as coisas vão bastante bem, sem algas e com bom crescimento das plantas.

A nível de análise à água deixei de fazer e continuo fertilização com o método EI, Bom ritmo de CO2 e 2*80w (6500k+10000k) para os meus 320l (brutos), 8h dia.

 

Relativamente método EI para o meu volume de água fertilizo 9ml de micros (trópica nutrition) e 24 ml de solução macro, diariamente.

Solução macro -

1000ml de agua destilada

60g de KNO3

20g de KH2PO4 (aumentei a quantidade para erradicar as green spot)

20g de KCl

50g de MgSO4 (7H2O)

 

TPA semanal de 50-60%

 

Fauna – Retirei os SAE e neste momento temos

80 a 100 C. japónica

9 Rasbora arlequim (futuramente, com tempo aumentar para 20)

11 Nariz de bêbado (futuramente, com tempo aumentar para 20)

7 Ottos

E uns quantos Red Chery Shrimp

 

Por fim retirei o difusor de CO2 e passei a um reactor, Aquamedic 1000.

 

Aqui vão umas qts fotos…

 

gallery_11684_2300_111157.jpg

 

gallery_11684_2300_81992.jpg

 

gallery_11684_2300_17922.jpg

 

gallery_11684_2300_29650.jpg

 

Abraços a todos

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vasco como andam as coisas.

Ainda bem que conseguiste "segurar" o barco e agora esta com essa aspecto fantastico mesmo.

As pedras gosto bastante e as plantas por trás fazem um efeito final excelente.

 

Os 5 actores iniciais do aquario cá andam felizes lol, vejo que tens por ai uns actores novos bem giros hehehe.

O aqua esta mesmo com um aspecto bonito e limpo e não quero imaginar o trabalho de pinça que tiveste :flick_tongue:

 

Vai dando noticias e metendo mais fotos.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho.

Imagino a tua alegria.. em teres conseguido recuperar as plantas e afastar as algas.

Provavelmente... 2 lampadas é iluminação suficiente para este aquário.

 

Agora... é mante-lo a navegar... em ritmo de cruzeiro.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

Obrigado a todos pelos incentivos.

 

João - fico contente por esses meninos terem ficado em boas mãos. Neste momento ja devem ter mais uns centimetros. A ver se um dia destes metes mais uma fotos do aquário.

 

Canito - Isto está assim...muito devido à tua ajuda. Os teu conselhos foram uma ajuda preciosa. E o teu? isso tá feito? fotos? como correu? nada de te esqueceres da fotoreportagem.... ;)

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente grande recuperação, as algas agora nem vê-las...

Gostei do aquario, quando esse tapete fechar por completo vai ficar um mimo... e ja agora, granda rebanho de caridinas japonicas... xD

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as laterais do aquario estão fantasticas.

tanto camarão :music_singguitar: que fixe!!! são caridinas multidentata? ou é outro?

 

o combate às algas faz o pessoal adquirir fauna mais exotica. eheh

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.