tpa


CRVeiga

Recommended Posts

introduzi peixes num aqua de 54 lt que ainda nao estava totalmente ciclado.. a minha duvida é se deverei já a comecar a fazer tpa's ou espero as tres semanas que deveria ter esperado? O PH está a 7.5/8.0 e NH a 0.1 mg/Lt? agradecia que me tirasem esta duvida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

introduzi peixes num aqua de 54 lt que ainda nao estava totalmente ciclado.. a minha duvida é se deverei já a comecar a fazer tpa's ou espero as tres semanas que deveria ter esperado? O PH está a 7.5/8.0 e NH a 0.1 mg/Lt? agradecia que me tirasem esta duvida...

 

Boas

 

Axo que o que tens a fazer agora é esperar que o ciclo acabe, e rezar para k os peixes aguentem...

TPA so pa semana ou daki a duas...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não me levem a mal, mas ultimamente muita gente fala em fazer o ciclo e só depois colocar os peixes, isto para mim é uma ideia um bocado extravagante, que me parece que serve essencialmente para vender produtos para "ciclar" aquários. O ciclo sempre, toda a vida, se fez com peixes, vamos por partes, o ciclo tem 3 fases e demora aproximadamente um mês:

 

1ª) Os detritos no aquário (excrementos líquidos e sólidos dos peixes, comida não consumida, pedaços de plantas) ao degradarem-se produzem amónia, no filtro, como em todo o lado, existem diversas bactérias, algumas delas têm a capacidade de consumir a amónia (tóxica para os peixes) em nitritos (NO2).

 

2ª) Os nitritos são menos tóxicos que a amónia mas ainda tóxicos, agora dá-se um processo idêntico ao primeiro, em que bactérias consomem o NO2 e o transformam em NO3 (nitratos).

 

3ª) Os nitratos são já uma substância muito menos tóxica e que não é consumida pelas bactérias (pode ser pelas plantas todavia), aqui entra a necessidade das tpa's regulares, para baixar os níveis de nitratos periodicamente.

 

Porém as tpa's não são só para isto, também podem e devem ser usadas para combater picos de amónia e nitritos durante o ciclo. Quando o ciclo fica "completo" idealmente a amónia e os nitritos ficam a zero, porém se aumentas a carga biológica do aqua (mais peixes e/ou mais quantidade de comida para os mesmos peixes) há descompensações entre a capacidade de processamento da colónia de bactérias e os níveis de amónia que são produzidos, então há como que uma repetição de um mini-ciclo até que a colónia cresça o suficiente para processar toda a carga biológica. No fim de contas o ciclo não é mais do que o crescimento da colónia de bactérias, inexistente ou incipiente quando se monta um aqua novo, ou se coloca um filtro novo.

 

Dito isto, parece-me que única forma consistente de fazer o ciclo é com carga biológica e não com produtos liquídos que aceleram a criação de uma colónia de bactérias, mas se as bactérias não forem alimentadas vivem do quê, do ar? Pode-se fazer deitando pedaços de comida, mas não me parece tão fiável quanto peixes. Não estou a dizer que se devem sacrificar peixes, nada disso, se não se exagerar na alimentação dos mesmos (para não criar grandes picos, pois os peixes podem estar semanas sem comer, por isso podem estar muito bem com uma alimentação frugal) e se fizerem tpa´s durante o ciclo (para eliminar amónia e nitritos em demasia) e não se usarem espécies muito sensíveis não há razões nenhumas para haver baixas. É tudo uma questão de manter o equílibrio entre o que colónia de bactérias é capaz de processar e manter o seu crescimento sem ter picos prejudiciais aos peixes.

 

Por isso, em resposta à pergunta original: controla os níveis excessivos de amónia e nitritos, testando e vendo o comportamento dos peixes, e sempre que necessário faz uma tpa.

 

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não me levem a mal, mas ultimamente muita gente fala em fazer o ciclo e só depois colocar os peixes, isto para mim é uma ideia um bocado extravagante, que me parece que serve essencialmente para vender produtos para "ciclar" aquários. O ciclo sempre, toda a vida, se fez com peixes, vamos por partes, o ciclo tem 3 fases e demora aproximadamente um mês:

 

1ª) Os detritos no aquário (excrementos líquidos e sólidos dos peixes, comida não consumida, pedaços de plantas) ao degradarem-se produzem amónia, no filtro, como em todo o lado, existem diversas bactérias, algumas delas têm a capacidade de consumir a amónia (tóxica para os peixes) em nitritos (NO2).

 

2ª) Os nitritos são menos tóxicos que a amónia mas ainda tóxicos, agora dá-se um processo idêntico ao primeiro, em que bactérias consomem o NO2 e o transformam em NO3 (nitratos).

 

3ª) Os nitratos são já uma substância muito menos tóxica e que não é consumida pelas bactérias (pode ser pelas plantas todavia), aqui entra a necessidade das tpa's regulares, para baixar os níveis de nitratos periodicamente.

 

Porém as tpa's não são só para isto, também podem e devem ser usadas para combater picos de amónia e nitritos durante o ciclo. Quando o ciclo fica "completo" idealmente a amónia e os nitritos ficam a zero, porém se aumentas a carga biológica do aqua (mais peixes e/ou mais quantidade de comida para os mesmos peixes) há descompensações entre a capacidade de processamento da colónia de bactérias e os níveis de amónia que são produzidos, então há como que uma repetição de um mini-ciclo até que a colónia cresça o suficiente para processar toda a carga biológica. No fim de contas o ciclo não é mais do que o crescimento da colónia de bactérias, inexistente ou incipiente quando se monta um aqua novo, ou se coloca um filtro novo.

 

Dito isto, parece-me que única forma consistente de fazer o ciclo é com carga biológica e não com produtos liquídos que aceleram a criação de uma colónia de bactérias, mas se as bactérias não forem alimentadas vivem do quê, do ar? Pode-se fazer deitando pedaços de comida, mas não me parece tão fiável quanto peixes. Não estou a dizer que se devem sacrificar peixes, nada disso, se não se exagerar na alimentação dos mesmos (para não criar grandes picos, pois os peixes podem estar semanas sem comer, por isso podem estar muito bem com uma alimentação frugal) e se fizerem tpa´s durante o ciclo (para eliminar amónia e nitritos em demasia) e não se usarem espécies muito sensíveis não há razões nenhumas para haver baixas. É tudo uma questão de manter o equílibrio entre o que colónia de bactérias é capaz de processar e manter o seu crescimento sem ter picos prejudiciais aos peixes.

 

Por isso, em resposta à pergunta original: controla os níveis excessivos de amónia e nitritos, testando e vendo o comportamento dos peixes, e sempre que necessário faz uma tpa.

 

 

Boa sorte.

 

Agradeço também esta resposta. Parece-me uma opinião sustentada em alguma bibliografia que tenho lido.

 

Todavia tenho uma questão:

 

É possível que a quantidade de amónia seja praticamente toda decomposta em nitritos e consequentemente em nitratos, e os nitratos resultantes seja praticamente todos consumidos pelas plantas?

 

É que o meu aqua que ciclou só com comida durante 3 semanas (não adicionei produtos para criar bactérias), há 3ª semana introduzi 2 coridoras, e há 4ª semana, os niveis continuam todos baixos. (Só não sei os de nitritos, pois não tenho testes).

Os peixes estão bastante saudaveis, comem tudo o que lhes ponho (tenho colocado pouca comida), e bastante enérgicos. Não vejo sinais de doenças. Todavia há 3 dias fiz uma TPA de 10 L (aqua de 54 L). Mas fiz testes antes da TPA, que estava tudo proximo de 0.

 

As plantas estão a crescer, sem adição de nenhum fertilizante. Já descobri 2 caracois no aqua, que vieram com as plantas certamente.

 

Resumindo estou intrigado...ao fim de 1 mês ou tenho um grande equilibrio ou então o ciclo mal começou!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todavia tenho uma questão:

 

É possível que a quantidade de amónia seja praticamente toda decomposta em nitritos e consequentemente em nitratos, e os nitratos resultantes seja praticamente todos consumidos pelas plantas?

 

É que o meu aqua que ciclou só com comida durante 3 semanas (não adicionei produtos para criar bactérias), há 3ª semana introduzi 2 coridoras, e há 4ª semana, os niveis continuam todos baixos. (Só não sei os de nitritos, pois não tenho testes).

Os peixes estão bastante saudaveis, comem tudo o que lhes ponho (tenho colocado pouca comida), e bastante enérgicos. Não vejo sinais de doenças. Todavia há 3 dias fiz uma TPA de 10 L (aqua de 54 L). Mas fiz testes antes da TPA, que estava tudo proximo de 0.

 

As plantas estão a crescer, sem adição de nenhum fertilizante. Já descobri 2 caracois no aqua, que vieram com as plantas certamente.

 

Resumindo estou intrigado...ao fim de 1 mês ou tenho um grande equilibrio ou então o ciclo mal começou!

 

Boas,

 

Se tens a amónia e os nitratos próximo do zero, e os peixes saudáveis (que exclui um pico de nitritos) e como tu próprio dizes és frugal na alimentação, é provável que tenhas atingido um equilíbrio no aqua. Penso que é possível que as plantas consumam todos os nitratos (há gente com plantados que fertiliza para nitratos) é uma questão de teres plantas suficientes (e/ou de crescimento rápido) para consumirem bastantes nitratos. :thumbup3:

Agora não te sentes à sombra da bananeira :dry: e mantém as tpa's regulares e tem atenção sempre que aumentares a carga biológica.

 

 

Cumprimentos.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente prefiro arrancar com amónia pura (4mg/l), poupa-se tempo e não coloco bactérias em frasco, o único senão é que não se pode ter plantas no aquário para arrancar assim, nem peixes como é evidente, ao fim de 15 dias (mais ou menos) entram os peixes todos de chofre, não é tão simples como parece, só com testes, quando os nitritos baixam dos 0,5 mg/L temos de introduzir os peixes todos de uma só vez para as bactérias não morrerem.

Caso contrario para se fazer o ciclo com peixes é ter muitas plantas e pouca comida mas devemos evitar os tpas.

 

Boas,

 

O teu método também me parece bem, mas para isso não correr mal tens que estar constantemente a monitorizar a água não? Humm, e como calculas a proporção da amónia para a quantidade de peixes que o aquário vai ter? Aliás, disseste que usavas 4mg/l, não terias que ajustar a proporção em função de cada caso? ou isso é já calculado por cima para dar para todos os casos?

 

As tpa's com peixes é quando tens um pico ou para evitar picos quando eles se anunciam.

 

 

Cumprimentos.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu usei o metodo das TPAs a meio do ciclo (nem a meio estava, estava mais para o fim, e perdi peixes (2 num grupo de mais de uma duzia), logo ou esperas o ciclo acabar, ou compras acelerador de ciclo, para nao andares aflito por causa dos peixes e a gastar água à sorte,a meio de uma TPA de socorro ao peixe, morreu-me um escalar de tamanho medio e um boca de fogo tb medio-grande. Até porque a água é cara. as bacterias que sao vendidas é uma segurança extra. Há sempre gente com teorias, mas se tens pressa, como eu alias, compra um acelerador, sao oito euros que te poupam trabalho com TPAs e nao andares até às 3 da manha a ver se o peixe se aguenta. Depois os 8, são 4, mais 5 e outros 6 euros por cada peixe que deu o badagaio e mais a aflição. há uns peixes que resistem bem, mas há outros que nao, e os que nao aguentam, sao sempre os peixes mais porreiros e que custaram um pouco mais. É engraçado ver uns todos espevitados e outros a definhar, mas é mesmo assim.

 

Alias há muita gente que diz, e com alguma fundamentação, que as TPAs atrasam o ciclo... logo nao se fazem TPAs a meio do ciclo.

 

peço desculpa mas acho termoventilador estás a prejudicar as pessoas com essas teorias, e nao me parece nada bem fundamentada. Mas fora a primeira parte do que disseste, o resto confesso que li na diagonal, porque achei que nao valia a pena. porque partes de um pressuposto perigoso, nem todos os peixes são peixinhos dourados mega-resistentes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu quando disse que o ciclo se faz com peixes não queria dizer que se devem enfiar os peixes logo todos no aqua, deve-se colocar um ou dois (ou mais, depende do tamanho e sensibilidade), e depois quando o ciclo estiver feito aumenta-se gradualmente, para permitir o crescimento da colónia de bactérias sem ter outra vez picos. Devia ter explicado melhor. É evidente que meter logo muitos peixes ou aumentar a carga biológica muito e muito rapidamente e/ou colocar espécies sensíveis torna muito difícil controlar a evolução do ciclo sem picos e baixas, é uma questão de bom senso.

 

As tpa's prejudicam o ciclo se com elas retirares a amónia e/ou nitritos necessários para fazer o ciclo, mas não foi isso que eu disse, o que eu disse é que elas são usadas para controlar os níveis excessivos destas substâncias.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa mas acho termoventilador estás a prejudicar as pessoas com essas teorias, e nao me parece nada bem fundamentada. Mas fora a primeira parte do que disseste, o resto confesso que li na diagonal, porque achei que nao valia a pena. porque partes de um pressuposto perigoso, nem todos os peixes são peixinhos dourados mega-resistentes.

 

Acho que antes de dizeres que uma coisa não está bem fundamentada o mínimo que se pode exigir é que a leias.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que antes de dizeres que uma coisa não está bem fundamentada o mínimo que se pode exigir é que a leias.

só respondi àquilo que li.

 

eu li bem/reflecti a primeira parte, e depois desisti, mas continuei a ler, porque estavas com teorias dos testes (coisa cara e que numa aflição nao te vai servir assim tanto, visto que foi o que me aconteceu tinha testes, mas nao tinha acelerador) e comportamentos do peixe (se o peixe ja está estranho, muitos deles é já sinal que está prestes a bater a bota e já não há volta a dar), é muita irresponsabilidade. é que fiz exactamente isso... e fiquei sem peixes, e aflito e desgostoso de perder peixes bonitos e interactivos e relativamente caros. eu agora ate ás vezes me assusto a ver os meus escalares a se alimentar, quando passa algo a aboiar no aquario, pois ficam de lado, que era o sinal que estao prestes a dar o badagaio. fiquei com o trauma.

 

A resposta que deste agora, faz mais sentido, um peixe, mas isso é o que se tem vindo a dizer, um peixe num aquario grande, com pouca comida, funciona, mas tb depende do peixe... eu com um escalar ou um ciclideo boca-de-fogo nao arriscava muito isso. aliás nao arriscava mesmo!

 

**texto editado***

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só respondi àquilo que li.

 

eu li bem/reflecti a primeira parte, e depois desisti, mas continuei a ler, porque estavas com teorias dos testes (coisa cara e que numa aflição nao te vai servir assim tanto, visto que foi o que me aconteceu tinha testes, mas nao tinha acelerador) e comportamentos do peixe (se o peixe ja está estranho, muitos deles é já sinal que está prestes a bater a bota e já não há volta a dar), é muita irresponsabilidade. é que fiz exactamente isso... e fiquei sem peixes, e aflito e desgostoso de perder peixes bonitos e interactivos e relativamente caros. eu agora ate ás vezes me assusto a ver os meus escalares a se alimentar, quando passa algo a aboiar no aquario, pois ficam de lado, que era o sinal que estao prestes a dar o badagaio. fiquei com o trauma.

 

A resposta que deste agora, faz mais sentido, um peixe, mas isso é o que se tem vindo a dizer, um peixe num aquario grande, com pouca comida, funciona, mas tb depende do peixe... eu com um escalar ou um ciclideo boca-de-fogo nao arriscava muito isso. aliás nao arriscava mesmo!

 

**texto editado***

 

Mas repara, o que eu digo e tu chamas de "teorias" não é nada de novo, pelo contrário, é um conhecimento dos mais antigos e estabelecidos que existem na aquariofila, o que motivou o meu primeiro post foi precisamente reafirmar aquilo que sempre se "tem vindo a dizer" por oposição à ideia, que ultimamente ouço com alguma frequência, de que só se colocam os peixes no aquário depois de o ciclo estar feito, e esta ideia geralmente anda associada à da utilização de aceleradores comerciais de ciclo. Falhei em não dizer claramente que o ciclo se faz com peixes mas com poucos peixes porque parti do princípio que era óbvio, mas para um iniciante quase nada é óbvio e esqueci-me disso. É também importante entender a lógica do ciclo em vez de andarmos a repetir chavões sem os entender.

 

És um iniciante, vais a uma loja, impingem-te um acelerador de ciclo e dizem-te para deitares x quantidade no aquário todos os dias, e depois? e o resto? o resto depende do que o vendedor te disse, se sabia do que falava ou não, se te quis vender logo mais peixes do que devia ou não, se te explicou a lógica do processo ou não. O potencial para o desastre é imenso. É evidente que podes usar aceleradores de ciclo de modo eficaz, mas fiares-te só neles para fazer o ciclo é asneira, tens que saber o que estás a fazer, quanto muito servem para dar um primeiro empurrão em termos de colónia de bactérias. E há muitas maneiras de fazer o ciclo, até há quem não use filtros, apenas plantas.

 

De resto os testes não se usam só quando o mal já está feito, usam-se para prevenir que haja chatices. A título de exemplo: se tu tiveres um aquário de 200 litros estabilizado, vamos imaginar, há dois anos, o ciclo está mais que feito, e de repente puseres lá 1 oscar adulto o que achas que acontece? Não vais observar com atenção o "novo ciclo" que se vai iniciar? não vais testar a água? ou vais usar um acelerador de ciclo?

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

termo, já usaste um acelerador de ciclo?

 

e porque raio alguém nao quereria usar um filtro num aquario... é o genero de coisa enfim, o filtro nao so filtra a água, como limpa a água, auxilia na produção de oxigénio e cria uma corrente, ou seja, tem a ver com a qualidade de vida do peixe e o aspecto do aquario. acredito que existam peixes que aguentem nao ter filtro, como os do tipo labirinto, como os bettas ou os gourami talvez. mais uma vez entras por caminhos tortuosos, porque é mesmo algo... e ainda por cima na secção de 1ºs passos...

 

os aceleradores comerciais nada mais fazem que o que lhes é requisitado. isto porque um aquario precisa de ter as bacterias necessárias para tratar das fezes dos peixes em quantidade necessaria e aquilo oferece apenas isso engarrafado. isso pode ser criado naturalmente, sem gastares dinheiro, por exemplo conheces alguém com um aquario já ciclado. Eu para por um filtro novo para criar as colonias de bactérias, deixei umas semanas (nem deve ser preciso tanto) num aquario já ciclado, ou seja passaram a estar dois filtros a funcionar. Depois de um tempinho, com os dois filtros, o outro filtro novo foi para um novo aquario, sem problemas...

 

é uma ideia que tive e sei que resultou. Isto para quem nao pode gastar dinheiro com aceleradores, e conheça gente com aquarios...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já percebi que esta discussão não vai a lado nenhum porque te desvias sempre do essencial da questão, que resumi no meu último post como: "o que motivou o meu primeiro post foi precisamente reafirmar aquilo que sempre se "tem vindo a dizer" por oposição à ideia, que ultimamente ouço com alguma frequência, de que só se colocam os peixes no aquário depois de o ciclo estar feito, e esta ideia geralmente anda associada à da utilização de aceleradores comerciais de ciclo", e em vez disso pegas em pontos periféricos que colocas em posições centrais (o que não seria problema se isso não fosse acompanhado por um passar ao lado da questão central), por isso este é, muito provavelmente, o meu último post no âmbito desta discussão contigo.

 

termo, já usaste um acelerador de ciclo?

Não, sei o que faz e não tenho interesse, não preciso.

 

e porque raio alguém nao quereria usar um filtro num aquario... é o genero de coisa enfim, o filtro nao so filtra a água, como limpa a água, auxilia na produção de oxigénio e cria uma corrente, ou seja, tem a ver com a qualidade de vida do peixe e o aspecto do aquario. acredito que existam peixes que aguentem nao ter filtro, como os do tipo labirinto, como os bettas ou os gourami talvez.

Procura no google por "Diana Walstad", ou "walstad method", as pessoas estão num hobby por gosto e pelos desafios que ele lhes levanta, evidentemente que nem toda a gente tem que gostar das mesmas coisas mesmo dentro de um mesmo hobby, mas este é um modelo de aquarismo válido e testado, ainda que não seja fácil.

 

mais uma vez entras por caminhos tortuosos, porque é mesmo algo... e ainda por cima na secção de 1ºs passos...

É a secção primeiros passos, não a secção "gente lerda que comprou um aquário pela primeira vez e lê um excerto de uma frase completamente periférico com 8 palavras num tópico com milhares e decide que esse é o caminho a seguir". De resto, já que te preocupas com a influência nos iniciantes que leiam o tópico, também não te vi explicar propriamente qual é o método que sugeres, usas um acelerador de ciclo, e?..

 

os aceleradores comerciais nada mais fazem que o que lhes é requisitado. isto porque um aquario precisa de ter as bacterias necessárias para tratar das fezes dos peixes em quantidade necessaria e aquilo oferece apenas isso engarrafado.

Isso foi exactamente o que eu disse quando escrevi: "É evidente que podes usar aceleradores de ciclo de modo eficaz, mas fiares-te só neles para fazer o ciclo é asneira, tens que saber o que estás a fazer, quanto muito servem para dar um primeiro empurrão em termos de colónia de bactérias."

 

por exemplo conheces alguém com um aquario já ciclado. Eu para por um filtro novo para criar as colonias de bactérias, deixei umas semanas (nem deve ser preciso tanto) num aquario já ciclado, ou seja passaram a estar dois filtros a funcionar. Depois de um tempinho, com os dois filtros, o outro filtro novo foi para um novo aquario, sem problemas...

 

é uma ideia que tive e sei que resultou. Isto para quem nao pode gastar dinheiro com aceleradores, e conheça gente com aquarios...

Tens razão, é apenas mais um dos métodos, ou melhor, abordagens, que se podem usar para o ciclo. Também já fiz isso várias vezes usando os meus próprios aquários, no entanto é bom ter em conta que isso cria sempre alguma descompensação no aquário de onde sai o filtro.

 

 

Cumprimentos.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termoventilador.... Não posso estar mais de acordo contigo! Eu desde que tenho aquários e já lá vão uns anitos valentes e sabes quantas vezes esperei o sagrado mês? Zero! E não foi por isso que tive baixas, aliás antes de haver o acesso a esta informação que temos agora os meus aquas levavam TPA a 100% todos os meses, e garanto que os peixes se davam bem.

Quanto ao ciclo aqui passa um bocado a ideia que é uma coisa que acontece e ao fim de um mês acaba, mas não há nada mais de errado, o ciclo do azoto é constante na natureza....

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a questão a levantar é a forma como se escrevem as coisas....

 

Pode haver quem leia o último post (do alcaide) e acha que TPA's de 100% é fixe.... Acredito que os peixes se tenham aguentado mas calma.... faz lá TPA de 100% com parâmetros todos diferentes.... não é a mesma coisa.

 

O que nos falta por vezes é que sabemos o que queremos escrever, mas acabamos por não escrever tudo pois não pensamos quem vai ler....

 

Outra coisa que me faz alguma confusão é falarem na natureza quando temos uma caixa..... Não existe comparação possível....

 

É claro que concordo que o ciclo se faz constantemente, basta haver variações de fauna, morte, nascimentos, apodrecimentos de plantas etc etc.

 

Mas por isso é que o normal É ACONSELHAR colocar poucos animais de cada vez.... para não haver picos enormes e para haver tempo para as bactérias aumentarem conforme a necessidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Pode haver quem leia o último post (do alcaide) e acha que TPA's de 100% é fixe....

(...)

 

Atenção que não estou a aconselhar TPA'S a 100% eu disse que era quando não havia esta informação....

 

Outra coisa que me faz alguma confusão é falarem na natureza quando temos uma caixa..... Não existe comparação possível....

Temos... em termos muito mais reduzidos mas temos....

 

 

É claro que concordo que o ciclo se faz constantemente, basta haver variações de fauna, morte, nascimentos, apodrecimentos de plantas etc etc.

Mas por isso é que o normal É ACONSELHAR colocar poucos animais de cada vez.... para não haver picos enormes e para haver tempo para as bactérias aumentarem conforme a necessidade.

 

Concordo também com o que dizes...

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alcaide eu não interpretei o teu post como um conselho para seguirem, o que eu escrevi ou pelo menos tentei foi que alguém que chega aqui a este tópico daqui a um mês (nem tanto) ao ler pode partir do principio "... ele fazia tpa's de 100% e os peixes não tinham problemas... tb vou fazer....."

 

A forma como comunicamos é tão ou mais importante como o que comunicamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isto os problemas de comunicação são lixados... ;) ou uma pessoa explica tudo ao mais pequeno pormenor e específica contextos ou pode ser sempre mal interpretada, bem mas aí temos que confiar um pouco no bom senso (para não dizer senso comum, porque este às vezes é falível...) como almofada de segurança.

 

A mim o que me perturba mais nisto é a perpetuação e deterioração de ideias feitas, que normalmente têm originalmente uma base sólida que não é entendida, quando são passadas, mas isso é quase inevitável, tem sempre que haver uma curva de aprendizagem para se chegar a um domínio razoável de processos que são mais ou menos complexos, mas é sempre assim, há sempre zonas cinzentas que têm que ser simplificadas; na minha área de trabalho que é a história às vezes fico abismado com as coisas que vejo escritas nos manuais escolares, por comparação com aquilo que se conhece sobre os factos em questão, plenos de zonas cinzentas e complexidades, mas a verdade é que dá bastante trabalho passar de modo eficaz esse tipo de informação a crianças ou adolescentes, por isso opta-se pela generalização ou simplificação dos conceitos e questões que acabam por entrar na mistificação e propagação de "dogmas" muitas vezes.

 

 

Cumprimentos a todos. ;)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal !!

 

eu estou de acordo com o termo !! para falar mal e porcamente q se f***** os produtos todos!! os peixes reajustam o seu habitat consoante as suas necessidades nao é preciso estar sempre a interferir com o seu meio!!

 

cumps

Editado por breackfloor

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...basicamente e resumindo...podemos aproveitar um pouco de cada uma das opiniões e teorias desde que não seja algo totalmente descabido.

O essencial é que os peixes se sintam bem e se mantenham saudáveis. Para isso basta termos dois dedos de testa e fazer várias leituras, que nos podem ser muito úteis. Não é apenas enfiar os pobres animais num recipiente com água e dar comida e pronto...como tantas vezes vemos por aí. :)

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim muuito comum é os aquarios de bola com cometas la dentro aqueles aquarios sao um massacre para os peixes para nao falar de que muitas vezes tao sozinhos e a solidao tambem os afecta!!

 

eu por acaso as uns 2 anos eu tinhas uns caudas de veu nun aquario desses mas quando li num livro da sera troquei e nao sei se foi por coincidencia eles passado uns 2 meses puseram ovos e ainda chegaram a nascer mas nao consegui cria-los

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.