Stockinger

Membro
  • #Conteúdo

    55
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Stockinger

  1. Sim o filtro é interno. Bom eu uso apenas a esponja que veio com o filtro, e agora tenho aqui uma nova para substituir. Mas se calhar haveria de complementar esta filtragem não? Até hoje não tem corrido mal, mas vale mais prevenir... Eu tinha pensado cortar a esponja antiga ao meio, e colocá-la no fundo do filtro, e por cima a nova durante uma semana. Depois ficaria só a nova...
  2. Boas pessoal, Tenho um aqua de 54 L montado há um ano, e a coisa tem corrido relativamente bem. Tenho tido os cuidados todos, manutenção periódica, troca de água periodica, etc. Indo ao que interessa... Tenho um filtro EHEIM 2008 que utiliza uma esponja para filtração. Acontece que esta está a perder a forma e reduzir o débito de água do filtro, o que significa que é altura de trocar. Eu já tenho umas novas... E agora vem a dúvida... as novas não têm colónias de bactérias, então como deverei prepará-las para substituir? Parece-me que o simples tirar a esponja velha e colocar a nova pode ser precipitado, e as duas juntas não cabem no compartimento. O que aconselham a fazer? Obrigado.
  3. Bom quando eu pensava o pior, e que hoje de manhã iria "enterrar" o meu bichinho não é que ele melhorou? Parece que lhe fez bem ir para o hospital meio adaptado que lhe arranjei. Vamos lá a ver a evolução da situação. Já quase não está inchado, as manchas vermelhas começaram a desaparecer, e já não se vira de barriga para cima.
  4. Bom, penso que infelizmente não tem hipótese. Já o coloquei a algumas horas fora do aquário, em quarentena, mas está mesmo a dar a últimas. E agora o género de manchas / feridas vermelhas (tipo bolhas) surgem pelo corpo todo. Esta semana tive mais ocupado e se calhar os sinais escaparam-me. Mas pronto. Amanhã colocarei aqui uma fotografia para pelo menos perceber o que se passa. Os restantes habitantes do aquário, parecem-me saudáveis. Porém vou estar bastante atento.
  5. Acrescento que tem tendência para ficar no fundo de barriga para baixo Efectuei testes á agua, e todos os parâmetros se encontram bem: pH, Amónia e Nitratos.
  6. Boa tarde a todos, Estou com um problema no meu aquário de 60 L, que já conta com quase 11 meses, e até hoje sem problemas. Um dos meus primeiros habitantes, entrou no Aqua em Janeiro de 2010, encontra-se claramente doente. Infelizmente escondeu-se e não consegui ainda tirar-lhe uma foto. Porém consigo descrever: Barriga inchada (parece que tem um caroço, ou engoliu uma pedra), e por baixo em vez de ser branca (como habitualmente) tem algumas manchas rochas. O comportamento é estar muito parada no fundo, reagindo a muito custo a estímulos externos. Não há escamas eriçadas, nem nada disso. As barbatanas também me parecem bem. O que acho estranho é que ontem à noite, depois de alimentar os bichos estive uns 5 ou 10 minutos a observá-los, e não detectei nada de anómalo. Desde já obrigado pela ajuda. Se conseguir uma foto, postarei.
  7. Sim não são fungos, foi mesmo por ter sido "meio" aspirada. Obrigado a todos pelos comentários. Assim fico mais descansado
  8. Agora já anda mais activa pelo aquário, diria que em estado normal. Para uma melhor avaliação do problema aqui ficam duas fotos: Uma outra foto, com a sua companheira (em cima) e a coridora afectada em baixo:
  9. Viva a todos, Hoje no decorrer da minha TPA semanal, uma das minhas corydoras aeneus passou junto ao tubo da mangueira (quando eu aspirava impureza do fundo), e apesar de eu ter afastado e cortado o fluxo de água, foi suficiente para lhe ter, por efeito de sucção, danificado um pouco a barbatana traseira. Os danos são visiveis, mas não muito significativos. Agora estou preocupado, pois não sei o que fazer. Ela aparenta estar bem, apesar de um pouco mais assustadiça, e consegue nadar. Mais logo poderei ver se consigo colocar aqui alguma foto. Que posso fazer? Vai recuperar? Agradeço a todos as dicas. Obrigado.
  10. Olá a todos, Tenho um aqua de 60 L já com 5 meses e uns dias. Tem corrido tudo bem até aqui, e tenho cuidado na manutenção (TPA's semanais, limpeza do filtro, remoção de algas dos vidros, análises à água, etc). Fauna: 2 corydoras aeneus, 2 corydoras aeneus albinas, 4 Platys (1 macho e 3 fêmeas), 2 guppys femea. Actualmente tenho uma maternidade com 3 alevinos (Platy). A última aquisição foi há cerca de 1 mês: 3 guppys (o guppy macho morreu entalado num orificio que me escapou do filtro) e a Platy Femea (motivo deste post). Na segunda-feira dia 31, tudo estava bem, e por acaso calhou a tirar uma foto, que publico de seguida. Todavia ontem à noite, reparei numa mancha branca que não estava lá. Além disso, ontem reparei que os Guppys e uma das fêmea Platy de vez em quando tentavam morder nesse sitio a femea em questão (situação que até hoje nunca tinha observado). Ainda assim, não há qualquer anomalia no comportamento. Alimenta-se bem, está enérgica, e isso. Hoje observei e não há indicios de os outros elementos tentarem morder. Espero que as fotos que deixo a seguir, ajudem a esclarecer-me sobre esta situação. Obrigado a todos pelos comentários.
  11. Viva a todos, Há já 2 meses e uns dias que entrei neste maravilhoso hobby e até hoje, e graças ao que muito aprendi aqui no forum, as coisas têm corrido bem. Tenho um Aqua de 54 L com 2 coridoras e 3 platys (2 fêmeas e 1 macho). Os Platys já têm um mês no aquário. Uma das minhas fêmeas engravidou, e agora a barriga está bastante evidenciada e calculo que mais uns dias e haverá novos habitantes. Todavia tenho uma questão... Tenho reparado, que após as luzes se apagarem, a platy grávida tem tendencia a ir para a superficie fazer bolhas. Numa primeira análise podia pensar em falta de oxigénio, mas ela só faz isto imediatamente a seguir ás luzes se apagarem (de manhã e ainda de luz apagada está tranquila tal como os restantes peixes). E os outros peixes não tem este comportamento. Antes de estar grávida também não tinha este comportamento. Faço TPAs todas as semanas, a qualidade da água está boa, e não dou comida em excesso. Tirando isto, e nas restantes situações, os peixes estão muito saudaveis e enérgicos (incluindo a platy gravida). Aguardo os vossos comentários.
  12. Apesar de ainda ser novato neste hobby, penso que já consigo elucidar-te pois já passei por isso. Os troncos deitam uma substância acastanhada durante algum tempo, mas depois passa. Essa substância não faz mal nem aos peixes nem afecta o ciclo, é apenas inestética. Passará também com as TPAs e afins. Agora como evitar ao máximo que a água saia assim? Bom o meu além de ter sido fervido / banhado com água a ferver umas 3 ou 4 vezes, ficou quase uma semana de molho. E a água saiu sempre escura. Todavia ao colocá-lo no aquário acabou por já não me colorir a água. À parte coloração da água, os troncos têm forte tendência a acidificar um pouco a água. Algo que pode ser mais ou menos notório consoante o aquário. No meu por exemplo, derivado a algum areão mais calcário, e portanto aumenta o pH (alcalino), acabou por contrabalançar com o tronco. Tudo isto não interfere com o ciclo do azoto. Como nota final: Deita pequenas porções de comida por dia (tipo 1 floco) para ajudar na criação da colónia de bactérias. Aguarda também por mais opiniões, de pessoal mais expert.
  13. 8h é o periodo de luz diário (e o aqua é novo, pelo que tem 1 mês a utilização da lâmpada), e o aquario não apanha luz solar directa. Vou investigar... Obrigado.
  14. Viva a todos, Estive dois dias fora, e portanto os peixes tiveram sem comer 2 dias. E estão saudáveis (não lhes vejo qualquer sinal de doença, e alimentam-se sempre bem). Hoje já lhes dei comida. Todavia, as denominadas cianobactérias (faladas acima) parece que cresceram parecendo-me agora algas castanhas, nas pedras e vidros do aquário (no da frente andei a limpar, mas no vidro de trás nota-se bem se virmos de lado). Existem também uma ou outra tipo longos fios de cabelo que saem das plantas. Tenho várias folhas de plantas todas castanhas devido a isso. Em duas plantas, havia um genero de rede também acastanhado que eu removi. Vamos a testes feitos hoje, e que me deixam perdido (pois pensei que tinha tido uma subida de nitratos): Nitratos = próximos de 0 mg/L Amónia = próxima de 0 mg/L pH = 7,5 Coloco em causa os testes de Amónia / Nitratos. Será que os reagentes estarão em condições? Não é estranho 30 dias depois do inicio do aquário, e com peixes há uns 12 dias (apenas 2 coridoras) ter estes valores? Eu os testes que tenho são uns kits da WaterLife que comprei no Jumbo Natureza. Que testes aconselham? Outra coisa, as plantas estão a crescer rápido e bem, principalmente as que tenho junto ás pedras. Uma das pernadas em 2 dias cresceu bem 1 cm (ou próximo disso). A última TPA foi na sexta-feira passada, e estou para fazer uma nova. E nesta pretendo passar o filtro por água, do aqua claro. Para elucidar melhor, deixo algumas fotografias, incluindo de uma das minhas coridoras. Obrigado pelos comentários.
  15. A mim também me aconteceu. E tal como disseram, desaparece. No meu caso já começa a desaparecer para aí 3 semanas depois de surgir.
  16. Não faz mal a demora. Já fiz uma TPA e correu bem, quer dizer ao aproveitar para retirar duas folhas duma planta, acabei por arranca-la desastrosamente aquela pernada só. E acabei por não voltar a colocá-la. Deverei optar por TPAs de 10 L de semana a semana, porque de 3 em 3 dias 5 L, nem sempre poderei fazer essa tarefa. Quanto a fotos, hei-de tirar umas com as coridoras. Mas uns posts acima, já lá tenho algumas (se calhar na página 1). Obrigado.
  17. Stockinger

    tpa

    Agradeço também esta resposta. Parece-me uma opinião sustentada em alguma bibliografia que tenho lido. Todavia tenho uma questão: É possível que a quantidade de amónia seja praticamente toda decomposta em nitritos e consequentemente em nitratos, e os nitratos resultantes seja praticamente todos consumidos pelas plantas? É que o meu aqua que ciclou só com comida durante 3 semanas (não adicionei produtos para criar bactérias), há 3ª semana introduzi 2 coridoras, e há 4ª semana, os niveis continuam todos baixos. (Só não sei os de nitritos, pois não tenho testes). Os peixes estão bastante saudaveis, comem tudo o que lhes ponho (tenho colocado pouca comida), e bastante enérgicos. Não vejo sinais de doenças. Todavia há 3 dias fiz uma TPA de 10 L (aqua de 54 L). Mas fiz testes antes da TPA, que estava tudo proximo de 0. As plantas estão a crescer, sem adição de nenhum fertilizante. Já descobri 2 caracois no aqua, que vieram com as plantas certamente. Resumindo estou intrigado...ao fim de 1 mês ou tenho um grande equilibrio ou então o ciclo mal começou!
  18. Vamos lá com calma... Que isto a malta precipita-se facilmente... Ao responder precipitadamente ao tópico (no trabalho) não analisei o gráfico convenientemente, e troquei a curva de nitritos com a de nitratos, e de facto normal é ter nitratos e ponto final. Já li muito sobre este assunto, tenho formação cientifica, e simplesmente como sito é um hobby, nem sempre os conceitos ficam apreendidos à primeira. E se há coisa que já aprendi nesta vida, é que é a errar que se aprende. Peço desculpa pelo meu comentário rápido à resposta, mas também não era preciso a resposta que se seguiu. Isto é um forum de discussão, de troca de informações, e nenhum de nós é expert em nada, vamos simplesmente aprendendo mais e mais. Construtivo sim, é apontares mais erros. Voltando claramente ao tópico, deveria ter um teste de nitritos para monitorizar melhor o ciclo. Obrigado de qualquer das formas.
  19. Gostaria de ouvir mais opiniões. Não introduzi mais peixes. Continuo só com 2 coridoras.
  20. Bom acabei agora de fazer uma TPA, a minha primeira TPA... Bom fiz o melhor que pude, mas acho que posso melhorar de futuro principalmente no que toca a perturbar os peixes. Ora cá vai o que fiz, por favor comentem para que possa aprender: 1) Desliguei todos os equipamentos; 2) Retirei algumas folhas das plantas que não estavam tão boas. Só que no processo de uma delas, acabei por desajeitadamente desenterrar a planta e tive bastante dificuldade em voltá-la a colocar pelo que optei por deitar aquele pedaço de planta fora. 3) Retirei cerca de 20% da água, e introduzi água da torneira tratada com AquaSafe. Optei por não limpar o filtro nesta TPA, pois achei que a esponja ainda não teria assim tantas particulas quanto isso. No final do TPA e no momento em que liguei os aparelhos, a temperatura tinha caído 1º C....estava em 24,5º C e caiu para 23,5º C. Agora já começa a passar, mas inicialmente havia uma especie de nevoa branca no aquario (certamente muito devido a ter mexido no areão). Neste momento a água está mais limpa. As coridoras para meu espanto reagiram muito bem a esta intervenção, a maior parte do tempo foi como se nada fosse com elas. Continuavam na sua vidinha de exploração. E agora parecem-me bem, estão as duas a fazer algo que me intriga desde que estão no aqua: a nadarem contra a corrente junto ao filtro para depois voltarem a repetir o procedimento. Até que lá se cansam e vão fazer outra coisa.
  21. O pH que sai da torneira é entre 7,2 a 7,3 aqui na zona. Confirmado tanto por testes meus, como pelos dados dos SMAS. Quanto ao ciclo em si, de facto nunca monitorizei os nitritos e fica a dúvida. E eu fiz os primeiros testes só ao 15º dia, logo não sei como foi para trás disso. Um erro sem dúvida. Uma coisa é certa, do que tenho lido por aqui, as coridoras estão saudaveis. Alimentam-se bem. Correm todos os niveis do aquario livremente e energicamente, outras vezes descansam nas pedras, vasculham todo o solo. E aparentam um corpo saudavel. Pois tenho estado a atendo, a qualquer sinal. Inclusive falta de oxigenação da água e isso.
  22. Viva a todos, O meu Aqua tem agora 19 dias de vida. Ao dia 17 (há 2 dias atrás) introduzi os primeiros peixes: 2 Corydoras Aeneus (Bronze). Até à introdução dos peixeis adicionei um floco de comida por dia. Não adicionei qualquer produto para acelerar o ciclo. Elas estão saudáveis, devoram a comida que lhes ponho, e correm todo o aquário. Hoje efectuei testes à água: T = 24,5 ºC pH = 7,5 Amónia = 0 mg/L (ou muito próximo disso) Nitratos = 0 mg/L (ou muito próximo disso) Ao dia 15 de vida do Aqua os testes à água deram o seguinte resultado: pH = 7,5 Amónia = 0 mg/L (ou muito próximo disso) Nitratos = 0 mg/L Trata-se de um aquário de 54 L. A questão é: Quando deverei iniciar as TPAs? Penso no final desta semana introduzir mais 3 peixes (Platys) ou mais 2 Coridoras. Então deverei fazer uma TPA antes da introdução de novos peixes? Devo monitorizar a amónia? Dicas precisam-se... Obrigado.
  23. Muito obrigado pela ajuda. De facto estou encantado com estas duas coridoras, e penso mesmo juntar mais algumas. Elas as duas fazem umas danças engraçadas e pelo que li, se forem mais da mesma espécie mais engraçado é. Quanto a comida a que tenho para peixes de fundo é da Sera - Plankton Tabs que são verdes. Ontem devoram uma num instante. Hoje ao almoço coloquei-lhes alguns flocos mas não muitos. Daqui a pouco vou colocar-lhes meia pastilha ou isso. Uma questão importante: quando faço uma TPA ou quando deverei fazer? Obrigado.