Phractocephalus hemioliopterus - Pirarara - Redtail catfish


Chinadm

Recommended Posts

Boas pessoal. Tenho estado a pensar arranjar um Phractocephalus hemioliopterus para o meu aquário de 240L, mas tenho noção que este bichinho pode tornar-se gigantesco. Ainda assim, por acha-lo tão fixe, venho perguntar aos entendidos no assunto, onde posso arranjar um e acima de tudo, até que idade (ou tamanho) poderia manter um no meu aquário nas devias condições para o seu bem-estar?

 

Desde já obrigado pela atenção.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,tenho 1 a crescer num aquario de 500 litros,para depois o passar para outro de 1500 litros,e posso te dizer que em 3 meses passou de 6 cm para 25 cm.

estes 'peixinhos' crescem rápido a valer e depois engolem tudo o que passar a frente de boca.......É so fazeres as contas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste asneira, é um belo peixe, mas tem uns senaos muito grandes:

 

There is only one reason for mentioning the redtail catfish on this site, which is to prevent people from buying it! THIS IS NOT AN AQUARIUM FISH! Due to its large size, aggressive behaviour and constant hunger, this fish is NOT suited to anything other than LARGE ponds in a warm climate or public aquaria. They are usually sold at about 15 cm long for a fairly inexpensive price, but beware this attractive looking fish. It will eventually reach 90 cm or longer, and will attempt to eat everything in your tank, including other fish, plants, rocks, plastic filter bits, the aquarium heater and even your hand! Also don't expect to keep this fish until it outgrows your tank and then sell it to the local public aquarium; most aquariums have several of these fish, also bought from hobbyists who thought they could provide for it. Requires at minimum a 750 liter tank, and a plentiful source of live, meaty foods.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, não percebo a parte do fizes-te asneira.

 

Afinal nos se temos condições para os ter podemos comprar ou então se queremos ter criamos as condições para os ter.

 

Existem imensos peixes que todos sabem que crescem imenso (mesmo muito) e mesmo assim as pessoas compram, porque? porque gostam, porque têm condições para tal. Ou gostam deles pequenos e têm surpresas desagradaveis, ou mesmo assim continuam com eles causando sofrimento e malformações nos peixes.

Chinadm se tens condições acho que deves de ir em frente, mas lembra-te sempre do que esse peixe irá crescer.

 

Outros peixes que se vendem e sabe-se do tamanho que crescem são:

Pacu

Acanthicus adonis

Aroana

Bagarius rutilus

Clarias

Peixes faca

Pangasius

Siluro? ou sirulo?

 

estes peixes são muitas vezes vendidos ainda juvenis nas lojas e no fim são surpresas muito trabalhosas dai a poucos meses pois eles crescem exponencialmente nos nossos aquarios.

 

PS: (DESCULPEM O CAPS MAS DEVE-SE TER ATENÇÃO A ISTO) ANTES DE SE COMPRAR OS PEIXES DEVESSE SEMPRE SEMPRE SEMPRE SABER INFORMAÇÕES SOBRE ELES.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o teu "PS", daí ter vindo perguntar antes de cometer uma asneira. Pois se o peixe crescer demasiado rápido, não vale a pena comprar e mete-lo num aquário de 240L para lhe causar mau-estar daqui a uns meses. Talvez daqui a uns tempos tenha disponibilidade financeira para ter aquele bichinho de que tanto gosto.

 

Obrigado a todos pelas respostas! :sunbathing:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tas a vontade,

Aqui tu sabes que o pessoal é de confiança e que tentará ajudar no que poder.

 

quando montares o tanque de agua faz updates pois a malta aqui vai estar sequiosa de ver o rei dos peixes gatos

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Jorge tem razão é realmente um peixe que cresce muito e como tudo o que lhe couber dentro da boca, já tive muitos, passaram por cá... e um desses é o que o amigo Jorge refere era muito pequeno e agora tá grande:)

 

Mas isto não invalida que as pessoas os possam ter, tenho 2 cá em casa 1 com cerca de 15 e outro ainda pequeno, mas tenho outros tal como o Jorge que crescem imenso tal como um Tiger Shovel Nose que pode chegar a bem mais que 1 metro.

 

No entanto vamos lá por as coisas dentro de certos parâmetros e não falar em asneiras:

 

Eles não crescem de um dia para o outro;

 

Para muitos um peixe com 30cm é um gigante, mas para outros não é!! Quantos não têm plecos com mais de 30cm? Oscars com 25-30cm ou outros peixes?

 

Não podemos falar de que certos peixes são grandes só porque olhamos para o nosso aquário (por gostarmos de peixes pequenos e aquários pequenos) e achamos o resto estupidamente grande.

 

Por isso aquilo que posso dizer é que só será asneira de não tiveres como dar espaço ao teu peixe de resto, será uma óptima companhia!

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado LuisVentura. Neste momento tenho apenas 1 oscar (tigre) no meu aquário. Mas ainda é jovem, tem cerca de 13cm e é dono do seu nariz com grande personalidade :roflroll2:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':sunbathing:' />

 

Mas sempre achei piada aos redtails. São muito engraçados, bonitos e companheiros. Estava a pensar comprar um para fazer companhia ao Oscar.

 

fkessler, precisamente, um oscar pode ter cerca de 30cm e acho que com 240L ele vive bem. Mas então não seria "desnecessário" (apesar de gostar bastante) tê-lo apenas durante 5 ou 6 meses? O que faria ao peixe depois? Doava a uma loja quando achasse que este já não se sentia bem no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado LuisVentura. Neste momento tenho apenas 1 oscar (tigre) no meu aquário. Mas ainda é jovem, tem cerca de 13cm e é dono do seu nariz com grande personalidade :roflroll2:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':sunbathing:' />

 

Mas sempre achei piada aos redtails. São muito engraçados, bonitos e companheiros. Estava a pensar comprar um para fazer companhia ao Oscar.

 

fkessler, precisamente, um oscar pode ter cerca de 30cm e acho que com 240L ele vive bem. Mas então não seria "desnecessário" (apesar de gostar bastante) tê-lo apenas durante 5 ou 6 meses? O que faria ao peixe depois? Doava a uma loja quando achasse que este já não se sentia bem no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, não percebo a parte do fizes-te asneira.

 

 

PS: (DESCULPEM O CAPS MAS DEVE-SE TER ATENÇÃO A ISTO) ANTES DE SE COMPRAR OS PEIXES DEVESSE SEMPRE SEMPRE SEMPRE SABER INFORMAÇÕES SOBRE ELES.

percebi que ele ja o tinha comprado. =D vi que está a recolher informações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho errado comprar um peixe para o qual sabemos que não vamos ter capacidade de o manter em adulto, eu já cá tive alguns mas por outros motivos que não posso detalhar aqui, mas tenho peixes meus com um tamanho considerável e claro que tentei e tento dar as melhores condições possíveis.

 

O meu comentário vai apenas no sentido de deixar claro que não devemos tirar conclusões sobre a comprar do Peixe A pela pessoa X sem saber se está vai ou não dar condições aos mesmos apenas porque é um peixe grande, talvez alguns não possam ou não queiram dar, mas outros como tantos que conheço têm essa possibilidade.

 

Ainda não ha muitos meses falei com um membro que tem um aquario de 4 metros e qualquer peixe que normalmente vemos aqui no fórum seria petisco para os monstros que ele lá tem:)

 

Não acho no entanto boa ideia comprar um peixe a pensar que quando crescer vamos ter que o despachar...

 

Mas costumo dizer fica ao critério e consciência de cada um. Se gostas do RTC pondera o investimento a realizar nos próximos anos e se tens capacidade de ter um aquário com mais de 700L, porque não é só uma questão de dimensão do peixe ou de dinheiro é antes de mais uma questão de veres se tens espaço para pores um aquário para esse menino:)

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho errado comprar um peixe para o qual sabemos que não vamos ter capacidade de o manter em adulto, eu já cá tive alguns mas por outros motivos que não posso detalhar aqui, mas tenho peixes meus com um tamanho considerável e claro que tentei e tento dar as melhores condições possíveis.

 

O meu comentário vai apenas no sentido de deixar claro que não devemos tirar conclusões sobre a comprar do Peixe A pela pessoa X sem saber se está vai ou não dar condições aos mesmos apenas porque é um peixe grande, talvez alguns não possam ou não queiram dar, mas outros como tantos que conheço têm essa possibilidade.

 

Ainda não ha muitos meses falei com um membro que tem um aquario de 4 metros e qualquer peixe que normalmente vemos aqui no fórum seria petisco para os monstros que ele lá tem:)

 

Não acho no entanto boa ideia comprar um peixe a pensar que quando crescer vamos ter que o despachar...

 

Mas costumo dizer fica ao critério e consciência de cada um. Se gostas do RTC pondera o investimento a realizar nos próximos anos e se tens capacidade de ter um aquário com mais de 700L, porque não é só uma questão de dimensão do peixe ou de dinheiro é antes de mais uma questão de veres se tens espaço para pores um aquário para esse menino:)

 

Neste caso é mesmo por falta de disponibilidade financeira. Mas qualquer dia ainda hei-de ter um RTC e condições para o manter bem saudável e feliz :)

 

Obrigado pelas ajudas, Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles sao vendidos por esses "preços baixos" devido à sua incompatibilidade com cerca de 90% (ou mais!) dos aquarios existentes em nossas casas.

Sao lindos, realmente o são, mas devem ser mantidos apenas na natureza, com as respeitadas condições apropriadas.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente já vi alguns a valores baixo, o que me deixa algo perplexo de como se pode ver um RTC a esses preços, talvez por falta de qualidade ou por as lojas saberem que os compraram e agora não os conseguem vender? ou por engano?

 

Um RTC de boa saúde com um crescimento saúdavel, num aquário ao seu tamanho não custa certamente 10€ ou 15€.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Eu sei que este tópico já é um pouco antigo mas vou dar a minha opinião, o RTC é sem dúvida um peixe muito bonito e para não desencorajar o nosso colega acho que ele se tiver capital para isso pode manter o RTC, porque o RTC quando chega a 30/35cm começa a crescer muito mais lentamente e como tal, o nosso colega Chinadm quando ele estiver com cerca de 60cm pode troca-lo de aquário.

Editado por hugo garcez

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que este tópico já é um pouco antigo mas vou dar a minha opinião, o RTC é sem dúvida um peixe muito bonito e para não desencorajar o nosso colega acho que ele se tiver capital para isso pode manter o RTC, porque o RTC quando chega a 30/35cm começa a crescer muito mais lentamente e como tal o nosso colega Chinadm quando ele estiver com cerca de 60cm pode troca-lo de aquário.

 

Fala o miudo que queria meter o Rossio na rua da betesga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais