Plantado - Discus - Camarões = ?!


sabino

Recommended Posts

Olá pessoal,

este é o meu aquário como alguns já sabem.

A foto não é propriamente de hoje mas é este o setup e é esta a densidade de plantas que por norma consta no aqua, as vezes um pouco +. Trata-se de um aqua de 1m e de 180l brutos.

No aqua estão neons e neons negros, camarões red cherry e agora uns poucos bumblebee para ver no que dá. A minha questão para os experts em discus é se posso colocar discus (se sim quantos? M/F?) nestas condições ou se os camarões vão ser almoço para os discus?

obrigado

 

 

DSC00054.jpg

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pelo que sei, discus precisam de espaço.... 50 litros de água por adulto penso ser o mais indicado, mas não interessa só isso, pois precisam de altura e largura, ou seja, 50cm de altura será o mínimo.

 

Além disso precisam de filtragem suficiente.

 

Podes ter camarões com discus, é normal alguns irem sendo comidos, mas os discus são mais lentos que os camarões como tal só alguns viram comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Em minha opinião até podes ter Discus nesse áuqa, nunca mais de 3/4, mas na foto dá ideia que não tem tampas, pelo que se colocares discus tens de arranjar umas tampas, ou então vão saltar fora, quanto á altura de facto 50 cm será uma boa altura.

 

 

Uma sugestão, começa por colocar uns quantos Discus Juvenis, assim vais ter tempo de pensar num áqua maior, enquanto eles vão crescendo.

Editado por Manuel Carvalho

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

não faço questão de trocar de aqua, se não der não dá.

Seria para colocar apenas um casal ou no maximo 3 discus! O aqua tem 45cm.... tampas tenho mas nao utilizo, gosto mais dele assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Na minha opinião poderias colocar um casal mas terias que desbastar um pouco das plantas da frente para eles terem espaço para nadar, ou então 3 discus pequenos na minha opinião seria o ideal pois assim habituavam a presença dos camarões e não teriam tanta vontade de os comer no caso de introduzires discus ja adultos mais de 12 cm.

Cump.

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

quer dizer que acham mesmo que ia dar mariscada?

Alguem tem camaroes juntamente com os Discus?

Marques obrigado pela dica, sim caso chegue a conclusao que posso colocar discus as plantas sao para aleterar de modo a conseguir espaço no aqua e ao mesmo tempo esconderijos para os camaroes.

Qual a diferença entre ter um casal ou 3 discus junior? No caso de colocar 3 como seria o ideal em relaçao a M/F? 2F 1M? Como se destingue nos discus junior?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é fácil disitinguir M/F. Existem muitas teorias, mas certezas só depois de posturas e de veres alevins a rabiar...

 

 

Quanto aos discus, eu já tive 7 discus em 160 l...

Vieram pequenos... Agora estão 6 num de 400 l...

 

Os meus discus até gostavam do aqua bastante plantado. Quanto a isso não tens problemas... Pelo menos enquanto forem juvenis...

 

Red's e discus!?!?! Com essas plantas todas não vais ter problemas. É como diz o Hugo, eles vão safar-se sempre. Eu tenho no meu, e tinha no de 160 l, e à um mês ofereci 40 red's. Ontem estive a desmonta-lo e andei a apanhar os camarões, apanhei à volta de 80 red's.

Foram introduzidos 12 red's no meu aquário à 7/8 meses...

 

Como vês os meus discus e os red's... no problem! :transport027:

 

Se realmente te fores aventurar nos discus, e for a primeira vez com eles, começa por juvenis! não te preocupes com a sexagem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pec

realmente plantas nao me faltam e acredito que os reds sobrevivam, a questão é ser vao mesmo levar uma tareira e sobrevive apenas meia duzia (agora são mais que as mães). Não acredito que morram todos pois os discus nao teriam acesso a todos os cantos do aqua.

Independentemente da sexagem e do tamanho dos Discus a minha ideia é colocar no maximo 3 e de preferencia apenas um casal. Se forem juvenis o que acontece se forem 3 machos ou 3 femeas? Ou se forem 2 machos e uma femea? Não há mesmo forma de os destinguir?

Tendo parte das plantas a chegar a superficie e o aqua 45cm é mesmo necessario a tampa? Se sim é de esquecer a ideia pois nao gosto do aqua com tampa!

Outra questão é que no aqua tenho cerca de 25 a 30 neons (poderei retirar uns 5 para outro aqua) vai haver problemas?

E em relação a fertilização das plantas? Sim, o matagal não cresce do nada...

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Subscrevo o que o Pec disse.

 

Não me parece que seja problema. Neste momento os meus Discus actuais nem olham para os Reds (não raramente vejo os camarões a usarem os Discus como apoio nos seus voos pelo aquário).

 

Também é verdade que os meus antigos Discus tomaram-lhe o gosto e aquilo foi digno de um banquete. Mas mesmo assim, debaixo do tronco e dentro das HZ, tudo sitios onde os Discus não chegavam, haviam sempre bastantes. E a colónia nunca morreu...

 

Não há forma de os distinguir a não ser que: a) sejas vidente, b) eles consumam o acto. Não há problema em colocares 3 fêmas ou 3 machos. Mas 3 é pouco, e um casal adulto é caro.

 

O meu aquário antigo não tinha tampas e nenhum saltou...

 

Deixa estar os neons e reforça a equipa de limpeza.

 

Atenção à fertilização, tens de controlar o nível de nitratos e fosfatos que num plantado atingem numeros simpáticos e para fazer crescer Discus os valores têm de ser 0 (ZERO).

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É para mim a pergunta?

 

Se sim é uma Nymphaea lotus 'Red' http://www.aquaticplantcentral.com/forumap...tails.php?id=47

Se é para o Sabino, é uma Heteranthera zosterifolia http://www.aquaticplantcentral.com/forumap...tails.php?id=67

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pec

realmente plantas nao me faltam e acredito que os reds sobrevivam, a questão é ser vao mesmo levar uma tareira e sobrevive apenas meia duzia (agora são mais que as mães). Não acredito que morram todos pois os discus nao teriam acesso a todos os cantos do aqua.

Independentemente da sexagem e do tamanho dos Discus a minha ideia é colocar no maximo 3 e de preferencia apenas um casal. Se forem juvenis o que acontece se forem 3 machos ou 3 femeas? Ou se forem 2 machos e uma femea? Não há mesmo forma de os destinguir?

Tendo parte das plantas a chegar a superficie e o aqua 45cm é mesmo necessario a tampa? Se sim é de esquecer a ideia pois nao gosto do aqua com tampa!

Outra questão é que no aqua tenho cerca de 25 a 30 neons (poderei retirar uns 5 para outro aqua) vai haver problemas?

E em relação a fertilização das plantas? Sim, o matagal não cresce do nada...

 

Quanto à tampa eu posso falar da minha experiência, e garantir-te que nunca vi um dos meus a tentar saltar do aquário. Mas também é verdade que estes meninos volta e meia se assutam e ai é o deus me livre... é contra os vidros, é tudo...

 

Quanto a fertilizações não sei muito bem. Eu no meu tenho 20/2 e fertilizo com plant nutrition ... e não tenho problemas... temperaturas de 29-30ºC.......

 

Deixa os neons sossegados... Não tens problema.

 

Aquilo que por aqui vou dizendo é baseado na minha experiência com eles à um ano, e com algumas coisas que por ai vou lendo.

 

Tens aqui dois criadores que já te deram umas dicas. Eles tem larga experiência e ninguém melhor do que eles para te ajudar. O sr. Manuel Carvalho, e o Sr. Marques (no inicio foi uma das pessoas que mais me ajudou)!

 

 

 

EDIT: não sei que filtro é esse. Qual é o caudal? Qual o volume dele?

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

como ja disseram a planta do centro é a HZ.

 

o filtro é igual a este: http://www.vircilio.it/jpg/ecco.jpg ou muito muito identico.

Pelo que dizem é para aquas ate 300l. Sendo o meu de 180l brutos e com a quantidade de plantas que tem nao creio que a filtragem seja um problema mas digam de vossa justiça.

 

Já estou com umas luzes mas de momento restam 3 duvidas importantes.

Será que os niveis de nitratos e fosfatos têm mesmo que ser 0?! É que assim é impossivel manter um plantado como este, tenho mesmo que fertilizar!

 

O Patuleia referiu que 3 discus juvenis era pouco... Porquê? Será que posso ter mais que isso neste aqua?

 

Não irá acontecer nada se me sair na rifa 2 machos e uma femea?

 

 

Obrigado a todos pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que os niveis de nitratos e fosfatos têm mesmo que ser 0?! É que assim é impossivel manter um plantado como este, tenho mesmo que fertilizar!

 

Para fazê-los crescer bem, sim! Mas se os comprares já maiorzitos, já podes ter uns parâmetros mais "normais"...

 

 

O Patuleia referiu que 3 discus juvenis era pouco... Porquê? Será que posso ter mais que isso neste aqua?

 

3 Discus é pouco, são peixes de cardume e a relação é hierarquica, ie, um será o Rei e os outros levam pancada. Distribuir pancada por 2 significa que vão levar e bem, especialmente na hora de comer.

 

 

Não irá acontecer nada se me sair na rifa 2 machos e uma femea?

 

A ti não ou estás a pensar viver com eles dentro do aquário? :naughty:

 

Não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu filtro deve ser um eheim 2236.

 

É um bom filtro, eu tenho um igual e tenho um aquário com as mesmas medidas que o teu (100x40x45)

 

No meu aquário e com muitos peixes e menos plantas que tu tenho sempre a agua quase sem nitratos pelo que no teu há-de ser parecido.

 

Porque queres Discus? Já pensaste nos escalares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tugz,

sim a filtragem é porreira mas eu adiciono nitratos para fertilizar...

quero discus porque sim, gostos... escalares nao simpatizo muito.

 

Se 3 discus é pouco......mas será que dá para colocar mais no meu aqua?!

 

Manuel Carvalho, a questão é estetica, não gosto do aqua com tampa. Alem disso parte das minhas plantas cobrem a superficie pelo que nao torna tao facil o salto dos discus.

 

Quando me referia a acontecer algo com 2 machos e uma femea, referia-me a porrada...

 

Já tenho as ideias mais acentes sobre esta tematica dos Discus com a vossa ajuda mas continuo indeciso... discus sim ou não? :medieval_mace:

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segue o conselho do senhor manuel.

 

Se ele diz que não é aconselhavel, e visto ele ser criador, é pq não é mesmo....

 

Não vais gostar de gastar uns 50 ou mais euros em discus para depois acordares com todos secos na alcatifa.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pq não colocas um vidro por cima do aquario? ou uma camada de acrilico fina?

 

Tipo, poupes em energia e em agua, pois menos evapora e menos calor dissipa..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tugz,

sim a filtragem é porreira mas eu adiciono nitratos para fertilizar...

quero discus porque sim, gostos... escalares nao simpatizo muito.

 

Se 3 discus é pouco......mas será que dá para colocar mais no meu aqua?!

 

Manuel Carvalho, a questão é estetica, não gosto do aqua com tampa. Alem disso parte das minhas plantas cobrem a superficie pelo que nao torna tao facil o salto dos discus.

 

Quando me referia a acontecer algo com 2 machos e uma femea, referia-me a porrada...

 

Já tenho as ideias mais acentes sobre esta tematica dos Discus com a vossa ajuda mas continuo indeciso... discus sim ou não? :bs_quesexclaim:

 

Quando começares a dar papa aos Discus deixas de fertilizar... :)

 

Discus sim claro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me que vos diga mas a questão da tampa não tem muito a ver com o facto de serem Discus. Eu não vou colocar tampas no meu aqua, para isso esqueço a ideia dos Discus pois acho horrivel o aqua com tampa (sim tenho tampa mas está guardada).

Qualquer peixe pode saltar do aqua e até mesmo com os neons pode acontecer, nada tem a ver com o facto de ser o peixe a, b ou c. Quando isto acontece é porque os parametros da agua não estão correctos ou há algo a causar-lhes "stress".

Continuo cada vez mais ilucidado, o que é muito bom, mas indeciso tambem...espero por mais opiniões.

 

obrigado

boas festas

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha lá estas opiniões

 

eheehe ... bigsmile

Assim não vale... isso é jogar muito baixo. :animal_fish:

Até eu fico logo com vontade de meter lá uns dentro do meu (pena não ter espaço suficiente).

Força com esses Discus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais