CO2 em spray


nuno francisco

Recommended Posts

boas pessoal! nao tarda muito vou arrancar com o meu novo nano de 30 litros e á muito que tenho andado a ponderar o uso de CO2 ou nao...

porém a parte economica conta muito, pois o dinheiro nao estica (infelizmente -.-') e á uns tempos vi na loja onde costumo comprar o que preciso um sistema de fertelizaçao de CO2 em spray, usa o mesmo principio que uma botija mas em vez de termos uma valvula que faça a injecçao automaticamente temos de ser nos a pressionar a lata que depois atraves de um tubo ligado ao aqua e a uma peçinha faz a distribuiçao... o difusor enche e depois vai-se esvaziando conforme as necessidades/consumo das plantas. nao sei se me expliquei bem mas em todo caso se alguem conhecer este tipo de sistema agradecia que me tentasse ajudar, obrigado

cumps

 

ps: nao sei se este é o lugar apropriado para este topico. desculpem se nao for.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é para gastar dinheiro.. compra botija.

Como o dinheiro não estica, não inventes e usa o método de fermentação. :eusathink:

 

 

Estava decidido a comprar esse spray. Explica-me as suas desvantagens.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é para gastar dinheiro.. compra botija.

Como o dinheiro não estica, não inventes e usa o método de fermentação. :|

 

ok ok vou pesquisar mas em todo o caso o preço do CO2 em sapray é de 15 euros mas vou entao pesquisar por esse metodo da fermentaçao. obrigado pelo conselho :character0050:

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O frasco em questão é mais ou menos isto

 

http://www.aquasn.com.br/loja/zoom.asp?sto...ser%20Set~1.JPG

 

 

Na loja onde compro algum material, o dono usa o CO2 em spray num aquario que têm em exposição e ele próprio diz que compensa mais o spray que comprando aqueles kits de CO2 com botijas.

Segundo ele, e pela demonstração, é injectar o gás ate preencher o difusor. Depois, a corrente da agua fará a distruibiçao do gás pelo aquário. Basta 1 vez por dia. No entanto, ele tem um aquário com imensas plantas e todas elas estão bem.

 

Se está certo ou errado isso ja nao sei. Agora, seria bom alguem explorar este tema. Estou curioso acerca deste assunto.

 

Saudaçoes

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O frasco em questão é mais ou menos isto

 

http://www.aquasn.com.br/loja/zoom.asp?sto...ser%20Set~1.JPG

 

 

Na loja onde compro algum material, o dono usa o CO2 em spray num aquario que têm em exposição e ele próprio diz que compensa mais o spray que comprando aqueles kits de CO2 com botijas.

Segundo ele, e pela demonstração, é injectar o gás ate preencher o difusor. Depois, a corrente da agua fará a distruibiçao do gás pelo aquário. Basta 1 vez por dia. No entanto, ele tem um aquário com imensas plantas e todas elas estão bem.

 

Se está certo ou errado isso ja nao sei. Agora, seria bom alguem explorar este tema. Estou curioso acerca deste assunto.

 

Saudaçoes

SrSilva.

 

o funcionamneto so sistema em questao é exactamente como o Sr. Silva explicou

obrigado pela ajuda :shocked028:

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto isso parece-me um difusor tipo "guarda-chuva" em que o CO2 fica preso numa cápsula e ao mesmo tempo em contacto com a agua.. definitivamente não é o melhor método de difusão de CO2 e basicamente é o mesmo método presente nos kits de CO2 em pastilhas da Sera.

 

Não digo que não funcione.. mas acredito que se obtenha melhores resultados utilizando CO2 de fermentação.

 

Esse CO2 de fermentação que te referes, deixa-me com algum receio de usar e explico porquê. Pelo que ja li aqui no fórum, é um método barato e feito em casa e para muitos casos- eficaz. No entanto, sinto que corre-se o risco de vir a ter uma dosagem de CO2 demasiado elevada que pode resultar numa tragédia no equilíbrio da agua.

Ainda não vi um esquema que dê-me garantias para vir a usar no meu aquário.

 

Gostaria que me explicasses a sua elaboração, material envolvido (conta-gotas, mangueiras,etc) e cuidados a ter segundo a tua própria experiência.

 

Obrigado

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os CO2 em spray teem um grande contra... a lata é leve e ao mesmo tempo pesada na carteira...

 

é provavelmente o método mais caro para injectar CO2 num aquario, aliado a isto tem um area de contacto com a agua muito pequena, o que apenas permite aumentar muito pouco o nivel de CO2 no aquario.

 

com o método da fermentaçao podes controlar o tempo de contacto CO2/agua e portanto controlar quanto CO2 injectas, movendo o difusor para cima ou para baixo na coluna de agua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os CO2 em spray teem um grande contra... a lata é leve e ao mesmo tempo pesada na carteira...

 

é provavelmente o método mais caro para injectar CO2 num aquario, aliado a isto tem um area de contacto com a agua muito pequena, o que apenas permite aumentar muito pouco o nivel de CO2 no aquario.

 

com o método da fermentaçao podes controlar o tempo de contacto CO2/agua e portanto controlar quanto CO2 injectas, movendo o difusor para cima ou para baixo na coluna de agua.

 

em tremos economicos e fazendo as contas acaba por ser um metodo dispendioso isso é verdade, e so por isso ja nao compensa penso eu, porem na questao da difusao acho que tem tanto efeito como qualquer sistema home made por que tambem se pode poder mover o difusor para cima e para baixo tambem.. mas isto é apenas a minha opiniao e que fique bem claro que nao tenho qualquer experiencia no uso de CO2 é so uma opiniao pessoal.. se bem que no geral acho que nao compensa o uso dos ditos sprays.

cumps pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse CO2 de fermentação que te referes, deixa-me com algum receio de usar e explico porquê. Pelo que ja li aqui no fórum, é um método barato e feito em casa e para muitos casos- eficaz. No entanto, sinto que corre-se o risco de vir a ter uma dosagem de CO2 demasiado elevada que pode resultar numa tragédia no equilíbrio da agua.

Ainda não vi um esquema que dê-me garantias para vir a usar no meu aquário.

 

Gostaria que me explicasses a sua elaboração, material envolvido (conta-gotas, mangueiras,etc) e cuidados a ter segundo a tua própria experiência.

 

Obrigado

SrSilva.

 

jbrazio....continuo à espera de um post teu a responder o meu...

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se comprares ou construíres um Indicador de teor de CO2 na tua água irás ser capaz de controlar o teor de CO2 no teu tanque. dando-te tempo, para cortar o fornecimento de CO2 do teu tanque. E se o tanque for grande deixa estar que a adição de CO2 não irá trazer desgraças instantaneamente. Tens tempo para agir em tanques grandes.=)

 

Também deves adquirir ou construir um difusor decente para aumentares a eficácia da dissolução do teu CO2 no teu tanque e mais facilmente controlar a quantidade dissolvida no tanque.

 

Uso o DIY há algum tempo e nunca tive problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em tremos economicos e fazendo as contas acaba por ser um metodo dispendioso isso é verdade, e so por isso ja nao compensa penso eu, porem na questao da difusao acho que tem tanto efeito como qualquer sistema home made por que tambem se pode poder mover o difusor para cima e para baixo tambem.. mas isto é apenas a minha opiniao e que fique bem claro que nao tenho qualquer experiencia no uso de CO2 é so uma opiniao pessoal.. se bem que no geral acho que nao compensa o uso dos ditos sprays.

cumps pessoal

 

mover uma pedra difusora, para cima e para baixo é muito diferente de mover um difusor de campanula para cima a e para baixo:

 

-mover uma pedra difusora para cima e para baixo, faz com que o trajecto da bolha de CO2 seja aumentado ou diminuindo, o que faz aumentar ou diminuir o tempo de contacto, o que faz aumentar ou diminuir a percentagem do CO2 da bolha que é passada á agua do aquario.

 

-subir ou descer um difusor de campanula...não faz nada.

 

Utilizar uma lata de spray com um difusor de porosidade não dá...

 

(Pop quiz)Os sprays são bons para:

 

1- vender enganando quem quer colocar CO2 e não sabe, nem se informou, ( e são porreiros porque aquilo gasta-se num instante e eles voltam para comprar mais)

 

2- para quem quer brincar ao CO2 para plantas...

 

3- Outras aplicações que não injectar CO2 num aquario de plantas e esperar ter bons resultados...

 

4- os fabricantes de latas de spray

 

Das hipoteses anteriores escolha as 4 correctas

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo dito.

 

De pouco mais serve do que para te tirar alguns €€€€ da carteira.

 

Muito sinceramente com o dinheiro que vais dar por esse spray, compra uns frascos de Excel que ficas mais bem servido.

 

Como já tenho dito em outros tópicos, CO2 para mim é pressurizado e o resto é paisagem.

É possivel obter resultados aceitáveis com CO2 de fermentação, mas tens de andar sempre de volta daquilo, tem muitas variações de fluxo e enche o difusor com uma nhenha que não me inspira muita confiança.

 

Para usar qualquer método de CO2 sem ser o pressurizado, prefiro simplesmente não o usar.

 

Parece-me que algumas pessoas se esquecem que é possivel ter aquários plantados sem CO2... :D Acreditem, é mesmo possivel...Tapetes e tudo... :D

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse CO2 de fermentação que te referes, deixa-me com algum receio de usar e explico porquê. Pelo que ja li aqui no fórum, é um método barato e feito em casa e para muitos casos- eficaz. No entanto, sinto que corre-se o risco de vir a ter uma dosagem de CO2 demasiado elevada que pode resultar numa tragédia no equilíbrio da agua.

Ainda não vi um esquema que dê-me garantias para vir a usar no meu aquário.

 

Gostaria que me explicasses a sua elaboração, material envolvido (conta-gotas, mangueiras,etc) e cuidados a ter segundo a tua própria experiência.

 

Obrigado

SrSilva.

 

o receio é simplesmente infundado, tal como se pode ver pelas centenas de pessoas que o utilizam/utilizaram sem problemas.

 

o risco de dosagem elevada é perfeitamente evitado se se tomarem em atenção 3 premissas:

 

1- É um processo biologico que tem variações ao longo do tempo, se bem que nunca de modo brusco, sendo que portanto, o fluxo de CO2 aumenta ao principio, mantem-se minimamente estavel, e começa a declinar no fim.

 

2- A quantidade de CO2 que sai do sistema, é mais ou menos controlada quando se decide a receita (% dos ingredientes) e o tamanho da receita a usar(garrafa de 1L, 2l, 5L, etc), mas quando está em uso é impossivel de variar. No entanto a quantidade de CO2 que deixamos interagir com a agua é regulavel com a posição do difusor.

 

3- mais vale ir começando com pouca interação, (difusor acima de meio do aquario), vigiar, aumentar a interação regulando a posição do difusor, e se necessário na proxima receita variar o tamanho da mesma.

 

Normalmente os problemas acontecem quando não se tem cuidado ou falta de informação e se fazem experiencias mais ou menos absurdas.

 

e sim, concordo com o Mário, é possivel montar aquarios plantados sem injectar CO2.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e sim, concordo com o Mário, é possivel montar aquarios plantados sem injectar CO2.

 

 

Hmm...e como se monta aquários plantados sem o CO2?? Explica-me sff.

 

Obrigado por toda a informação...serei menos um a gastar dinheiro em spray de CO2 :)

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito simples.

 

Desde que tenhas uma iluminação aceitavel (não exagerada) e tenhas um bom plano de fertilização, é perfeitamente possivel teres um aquário plantado saudavel.

Claro que as plantas crescem mais lentamente. e convem usares um suplemento de CO2 tipo Excel ou Carbo (não é obrigatório mas ajuda).

 

Exemplo - Tenho um plantado de 60L com Glossotina, Cryptocoryne, Cyperus Helferi, Riccia, etc... Tem 2x24w e faço o plano de fertilização completo da Seachem. Apesar de neste momento ter CO2 pressurizado nele, esteve quase um ano só com o Excel e as plantas estavam optimas. Claro que quando liguei o pressurizado as plantas ficaram loucas... :)

 

Mas é perfeitamente possivel.

 

Só para teres uma ideia.

 

dsc0165tz.jpg

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

claro que é possível sem CO2, como disse o Mário

 

Eu tenho um aquário (50L, filtro externo de 400L/h) que tem plantas pouco exigentes que crescem bem (mas mais lendamente do que com CO2); as plantas são Limnophila sessilflora, hygrophila corymbosa, echinodorus tenellus, echinodorus rubin, criptocorine, anubia nana e fetos de java

 

quando montei o aqua tive CO2 "caseiro" durante 4 meses e depois desisti dele porque não parava de podar as plantas; Chequei a ter Heterantera mas morreu à custa duns SEA que lhe andavam sempre a lamber as folhas (e talvez a falta de CO2 tenha ajudado); A minha anubia ganhou algas e tive que cortar todas as folhas mais velhas (mas não é culpa da falta de CO2, pois não?)

 

já faz 3 meses que tambem desisti de mudar a água ao aquário (e até nem tenho algas deste modo)

só reponho a água que sai por evaporação com água da torneira que repousa ao ar durante 2 dias

 

a única fertilização que faço é com JBL Ferropol uma ou 2 vezes por mês; só fertilizo porque tenho o produto aqui

 

alem disto, só dou

<1> comida para os peixes uma vez ao dia

<2> vegetais (há sempre alguma legume a boiar no aqua) e decalcite (1 vez por semana, mais ou menos) para a caracolada

 

Acho que os vegetais (alface, pepino, courgette, alho francês ou cenoura) que dou aos caracóis têm montes de sais minerais e substituem as fertilizações; Também sou da opinião que as mudanças de água retiram nutrientes e, por isso, não são necessárias (excepto casos de sobrepopulação do aquário)

 

portanto, como vês não é preciso muito cuidado e muito dinheiro para manter um aqua plantado; só tens que ter atencão ao tipo de plantas, não plantes coisas muito delicadas

 

Eu até punha aqui uma foto mas a malta matar-me-ia logo por causa do "layout", ou falta dele; é que eu gosto de ter uma "selva" aquática

 

Já me esquecia de dizer que tenho iluminacão das 16 às 23h e o aquário está à janela recebendo sol directo desde o nascer até às 11 ou 12h

 

abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais