Bomba para despejar ou encher aquários


Recommended Posts

Boas ,estou a pensar comprar uma bomba para despejar e encher os meus aquários .Tenho 2 aquários de 200 litros cada e passo a vida a enche-los com garrafões .Disseram-me para comprar umas dessas bombas que se podem introduzir dentro do aquário que era um descanso para fazer a mudança da água e sendo assim comecei a pesquisar na aquaristic.O que acham destas bombas:

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/302...%20pump%201048/

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/302...pact%2B%202000/

 

Agradecia que me dessem uma ajuda a informar qual é a melhor solução para fazer a mudança de água.

 

Um abraço

Corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Também depende da quantidade de água que tens de mudar.

 

Para retirar a água do aquário, por gravidade, não é necessária grande bomba (só para ajudar o curso natural da coisa).

 

Para bombear para o aquário, das que apresentas eu escolhia a segunda (maior caudal, maior altura).

 

Eu uso esta: http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/ad0...-%201000%20l_h/

 

Já dá um caudal jeitoso e custa cerca de metade. Tem-se aguentado bem (como é bomba para funcionar esporadicamente não é necessário grande coisa).

 

Edit: eu também faço a partir de um balde... de 80 Litros, umas 3 vezes.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a bomba é para mudar água semanalmente, a quantidade é aí + ou - 60 l de cada um.A tua aposta não é ruim.Vamos ver.

Abraço

Corvo

 

AGA diz-me só se o tubo para ligar há cabeça é igual há das bombas Eihem 2215 ou 2224 ?Por outras palavras qual é o diâmetro do tubo para as cabeças destas bombas?

 

Abraço

Corvo

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O diâmetro da bomba que indiquei é o mesmo que usam os filtros 2217, 2080... (o 16/22)

 

Eu também consigo ligar o diâmetro imediatamente inferior (12/16), mas dá luta. (o 12/16 não é o indicado para a bomba que indiquei, mas sim para a "do meio")

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quê inventar?

 

Eu uso a saída de um dos filtros para tirar a água. Com as ligações de 12/16 da Eheim e alguns metros de mangueira. Com 1000L/hora... em poucos minutos tiro 15% a 20%...

 

Para encher uso a gravidade.

Usar uma bomba com muito caudal não permite que a água do aqua mantenha a temperatura, devido à grande velocidade de enchimento.

 

PauloA :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Porque no meu caso "inventar" seria usar os filtros... :character0050:

 

Estar a adaptar mangueiras à saída dos filtros é menos prático do que agarrar na bomba, meter no aquário e ligar.

 

Por outro lado, o pior é encher. No meu caso, encher por gravidade, só se for pedir à vizinha de cima para me deixar lá colocar o balde de 80 L...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quê inventar?

 

Eu uso a saída de um dos filtros para tirar a água. Com as ligações de 12/16 da Eheim e alguns metros de mangueira. Com 1000L/hora... em poucos minutos tiro 15% a 20%...

 

Para encher uso a gravidade.

Usar uma bomba com muito caudal não permite que a água do aqua mantenha a temperatura, devido à grande velocidade de enchimento.

 

PauloA :character0050:

 

Sério! Concordo contigo! Para quê para gastar dinheiro em coisas desnecessárias? a Gravidade é a maior amiga das TPA's usem-na e não sejam comodistas=)

Mas se têm mais dinheiro que juizo, força, gastem euros naquilo que vos mais apraz=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sério! Concordo contigo! Para quê para gastar dinheiro em coisas desnecessárias? a Gravidade é a maior amiga das TPA's usem-na e não sejam comodistas=)

Mas se têm mais dinheiro que juizo, força, gastem euros naquilo que vos mais apraz=)

Boas.

 

Diz-me só uma coisa... as tuas TPA´s são de quantos litros?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre 50 litros a 60 de cada vez é conforme me dá na gana. Sim podem demorar muito tempo, mas não preciso propriamente de estar ao pé do aquário enquanto tá a vazar a água nova. Quando o balde e o alguidar esvaziarem, pára e nem preciso de estar por perto. Normalmente esvazio o aquário retirando o intake do filtro, e vou esvaziando até chegar aos 10 garrafões de 5 litros, depois faço a manutenção necessária, meto 3 pranchas de madeira mais pequenas em cima do aquario e meto 1 balde grande e um alguidar grande lá em cima, um de cada lado do tanque. Encho ambos com água suficiente e meto os baldes a drenar por gravidade através de um tubo daqueles que usamos para as bombas de ar. Depois é simples, vou á minha vida, fazer seja o que for que haja para fazer, nem que seja ver televisão. Antes de deitar, volto a ir ver como tá e se preciso meto mais água no balde e alguidar. Ao todo o processo pode demorar em média 4 horas mas a mim pessoalmente não me faz prurido, porque não estou ao pé do tanque durante todo o processo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bom que haja membros como tu para que o pessoal possa aprender.

 

Inicialmente ainda pensei que te estavas a "esticar" ao aconselhar juízo ao pessoal... mas não! Tens aí o sistema perfeito!

 

De tal forma que vou passar a usar alguidares em cima do aquário e a acartar água desde a casa-de-banho até aos aquários. Vendo o balde de 80 Litros (mais um desperdício de dinheiro) e até posso usar um alguidar maneirinho...

 

Nem sei como não tinha pensado nisso antes e me dei ao trabalho de comprar mangueira, torneiras (para ter água à pressão da rede perto do aquário), bombas, etc... (o que faz ter dinheiro...)

 

Já estou a pensar que o próximo fim-de-semana vai ser uma festa cá por casa. Se decidir fazer TPA´s nos aquários todos são 240+80+80+20+20 (litros). Não sei quantas horas vou demorar, nem quantos alguidares vou encher, mas mal posso esperar pela maravilha que vai ser... e isto tudo, sem pruridos de serem 4 horas ou 20 para as TPA´s (sim, porque se tu não tens pruridos de demorar 4 horas para fazer uma TPA de 50 litros, porque deverão tê-los os outros?)

 

Obrigado por me colocares no caminho do juízo...

 

Também sempre me pareceu que andar a meter e tirar tubos dos filtros (o que no meu caso é quase impossível, pois para além de acesso difícil em algumas zonas, aquilo está feito para não sair), não seria muito inteligente, pois as mangueiras vão ganhando folgas e pode dar para o torto um dia... falta de juízo da minha parte, claro.

 

Cumps

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:character0050: Boas AGA ,estou contigo nesse aspecto.Sei o que é todos os fins de semana ter de trocar água ,molhar a sala,molhar o hall de entrada,molhar o aquário ,carregar baldes para a sanita e depois carregar garrafões para encher os aquários,bom.........!!!!!!!!!!!É uma autêntica bagunça a minha casa quando faço a mudança de águas.Por mais que tente evitar molhar a casa é impossivel.Sem dúvida que vou aderir a essas bombas,queria saber é qual era a mais viável.Possivelmente vou comprar a de mil litros ,mas estou com receio que seja muito caudal.

Um abraço

Corvo

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando mudo água apenas aos 2 aquários pequenos (20 + 20) também não me dou ao trabalho de montar as mangueiras (não compensa).

 

Mas para os aquários maiores o caso muda de figura...

 

Tenho um amigo que ainda tem um sistema melhor, pois tem depósito de água na casa de banho (faz a mistura de anti-cloro lá e bombeia de lá - logo só tem mangueira a montar e mais nada).

 

Há quem monte um filtro de carvão activo na mangueira que liga à rede e enche directamente (sistema "perfeito"). Só não mudei ainda para esse porque não há forma de saber quando o carvão deixa de fazer efeito.

 

EDIT: O caudal da bomba que te indiquei não é excessivo. Eu até lhe adicionei um U em plástico (adaptei de uma máquina de lavar), para pendurar no próprio aquário (assim não escapa, e também não é necessário fixar em nada. Obriga a mangueira a ficar dobrada sem praticamente restringir o caudal).

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.Obrigado já estou a perguntar há minha Maria onde pára o U da máquina de lavar pois o apartamento tem um sistema independente e não necessito de usar o U ,mas onde é que ele páraaaaaaaaaaa !!!!!!!!!!!!

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu só uso uma mangeira e mais nada. :D

 

Para tirar água do aquário, coloco uma ponta mangueira no aquário e a outra na sanita e a gravidade faz o resto (se utilizasse uma bomba era um pouco mais rápido e para isso é mais do que suficiente a que o Anibal referiu). Para encher, basta tirar a mangueira da sanita e enroscar ao chuveiro da banheira (coloquei um adaptador na mangueira para poder enroscar) e ligar a torneira. Bem sei que deveria deixar a água repousar...

 

Para uma TPA de cerca de 50lts demora à volta de 20-30 minutos, já a contar com ir buscar a mangueira à despensa e voltar a guardá-la no final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já somos dois. :D

Nem mais... nem menos...

E agora que o Inverno se aproxima... até ligo o esquentador... vai logo temperada e tudo... ;)

Sim... eu sei... não serve de exemplo para ninguem.... mas eu não tenho paciencia para andar com baldes,alguidares... e jerricans. ;)

Felismente... até hoje... nunca tive azar.

Provavelmente... vai haver um dia... mas já lá vão alguns anos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora que o Inverno se aproxima... até ligo o esquentador... vai logo temperada e tudo... :bs_quesexclaim:

 

Esquentador? E o cobre? Não te dá cabo dos Reds/Greens e outros invert que por ai andem?

 

Eu tenho um jerrican de 35L... demora 30/40 min a esvaziar com 2 tubos de ar. É maneirinho e não molha nada...

Para tirar mangueira grande ligada a uns dos filtros... como já disse.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... tens razão... já me alertaram para essa situação.

Mas por vezes.. a pressa... e a água excessivamente "gelada"... dou um "toque" com o esquentador... :)

... é só um cheirinho... :bs_quesexclaim:

 

E já agora... como passas a agua do jerrican de 35 litros para o aquário ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canito,

 

Passo com 2 tubos de ar... meto o jerrican em cima de um escadote ao pé de cada aqua... e gravidade...

 

Mais tarde vou colocar um tanque com água noutro piso e esconder os tubos no tecto falso, mas tem de ser bem pensado para a "wafu" não dar por isso...

 

PauloA :)

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... escadote... 35 kilos de peso...tubos de ar.... :)

... vou manter o meu esquema de trocas de água... :bs_quesexclaim:

 

Mas... não deixo de dizer... que o teu método é mais sensato... :sign_welcome:

... mas eu... sou sincero... não tenho paciência...

Habituei-me ao esquema da "mangueira" para tirar e meter a água...

... já não há volta a dar... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu é como já indicaram, mangueira para tirar e mangueira ligada ao chuveiro para colocar, prático eficiente e até hoje não se queixam.

 

Escadote só quando preciso limpar os vidros e mesmo assim tenho que mandar o miúdo embora de casa caso contrário tenho equilibrista em cima do escadote :)

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, eu apenas tenho o cifão/aspiradr com mangueira para um ralo da cozinha e depois uma mangueira ligada a uma torneira para meter àgua.

Para tirar 50l de àgua são 10m e para encher é como quiser, mais rápido no verão e mais lento no inverno.

12e no cifão e 1,5e na mangueira

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.