camarões


cangaman

Recommended Posts

Olá

 

Gostava que me dissessem (ou direccionem) quais os melhores camarões para iniciantes como eu e quais as condições necessárias para os manter... desculpem mas não encontro nenhum tópico que me esclareça minimamente... eles comem os detritos dos outros peixes? ou é estritamente necessário alimenta-los ´com comida própria?!

 

trata-se de um aquário comunitário de 160 litros, pH 7,5, kH 7 neste momento a 26ºC

 

Obrigado desde já a quem responder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não fosse essa colissa, diria para pores Red Cherry's.

 

Não tenho a certeza mas essa colissa a ser adulta deverá comer os Reds.

 

Podes sempre comprar Caridinas Japonicas já grandes ! :doofywave:

 

São resistentes para iniciados, e ajudam na limpeza do aqua.

Não são é tão bonitos como os Reds.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tantos a colisa como os neons podem comer camarões....

 

 

Sobre a pergunta de os ter que os alimentar, se forem poucos, se o aquário estiver maturado, não será preciso grande alimento extra.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas..

Acho que se quiseres começar com invertebrados mais agradaveis à vista nao os podes meter no mesmo aqua que outros peixes porque se os red's criarem até mesmo os neons os comem, basta caberem na sua boca que ja sao comida. E tares a gastar dinheiro para dar marisco aos teus peixes é desanimador.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se tiveres bastante musgo no aqua vais ter concerteza descendencia que vai escapar á boca dos peixes até atingir um tamanho em que não são comidos. Já tive red cherry's com ramirezi's e estes não tocavam nos adultos... Mas eram estes, se calhar alguém te vai dizer que já tiveram ciclídeos anões que lhes dizimaram uma colónia de camarões.

Outro exemplo que te posso dar, tenho um aqua comunitário onde tenho escalares, corys, plecos, SAE's e nariz de bebedo; quando introduzi sete escalares com cerca de 4 meses de idade nesse aqua de 240l já lá tinha uns red cherry... Na primeira semana de permanencia nesse aqua, devem ter comido cerca de 100 camarões... Invariavelmente as fezes eram cor de rosa durante essa semana. Pensei que tinham exterminado a especie nesse aqua, até fazer umas mudanças de hardscape e dar com alguns red cherry debaixo dum tronco e no meio duma blyxa...

Conclusão, quando se fala de camarões temos que ver que eles se enfiam em qualquer buraco onde caibam para conseguir sobreviver, e podes não os ver mas eles estão lá.

Neste momento tenho quatro aquas e tenho red cherry's em todos, posso considerá-los uma praga; ás vezes apanho alguns para servirem de alimento vivo para os meus escalares.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se tiveres bastante musgo no aqua vais ter concerteza descendencia que vai escapar á boca dos peixes até atingir um tamanho em que não são comidos. Já tive red cherry's com ramirezi's e estes não tocavam nos adultos... Mas eram estes, se calhar alguém te vai dizer que já tiveram ciclídeos anões que lhes dizimaram uma colónia de camarões.

Outro exemplo que te posso dar, tenho um aqua comunitário onde tenho escalares, corys, plecos, SAE's e nariz de bebedo; quando introduzi sete escalares com cerca de 4 meses de idade nesse aqua de 240l já lá tinha uns red cherry... Na primeira semana de permanencia nesse aqua, devem ter comido cerca de 100 camarões... Invariavelmente as fezes eram cor de rosa durante essa semana. Pensei que tinham exterminado a especie nesse aqua, até fazer umas mudanças de hardscape e dar com alguns red cherry debaixo dum tronco e no meio duma blyxa...

Conclusão, quando se fala de camarões temos que ver que eles se enfiam em qualquer buraco onde caibam para conseguir sobreviver, e podes não os ver mas eles estão lá.

Neste momento tenho quatro aquas e tenho red cherry's em todos, posso considerá-los uma praga; ás vezes apanho alguns para servirem de alimento vivo para os meus escalares.

Cumps.

 

 

Resumindo, para mim o que coloquei a negrito é o mais importante.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo, para mim o que coloquei a negrito é o mais importante.....

 

 

Pois, é o que eles fazem no seu habitat natural... Conseguem sobreviver ou não... Se bem que neste caso como os aquariofilistas fazem papel de Deus também não devemos condenar os animais a uma morte certa. O que ao fim e ao cabo não se pode dizer que seja uma morte certa se houver locais onde eles se possam alimentar, reproduzir e esconder, certo? às vezes um pouco de musgo da java faz maravilhas a camarões que tenham que partilhar o aqua com possíveis predadores. Eu já assisti a situações em que estando a luz do aqua desligada, uns red cherry que tenho num comunitário passam a centimetros de escalares e não lhes acontece nada. Os animais também possuem um grande poder de adaptação, e através disso conseguem sobreviver e viver também, porque não...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, eu vejo isto como uma questão quase ética. Eu compro animais para os manter e reproduzir...

 

o problema na minha opinião, é que falamos neste caso de peixes/invertebrados na ordem dos cêntimos ou poucos € e as pessoas nem se importam de ficar sem uns camarões que até foram baratuxos...

 

E se forem outros animais? Tipo um Rottwailler e um casal de Yorkshire? ai se calhar as pessoas já se importavam de os juntar (mesmo num grande espaço com esconderijos).

 

Falo desta forma porque eu também já quis tentar juntar invertebrados num aquário comunitário mas vi que não resultava e desisti logo da ideia.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, eu vejo isto como uma questão quase ética. Eu compro animais para os manter e reproduzir...

 

o problema na minha opinião, é que falamos neste caso de peixes/invertebrados na ordem dos cêntimos ou poucos € e as pessoas nem se importam de ficar sem uns camarões que até foram baratuxos...

 

E se forem outros animais? Tipo um Rottwailler e um casal de Yorkshire? ai se calhar as pessoas já se importavam de os juntar (mesmo num grande espaço com esconderijos).

 

Falo desta forma porque eu também já quis tentar juntar invertebrados num aquário comunitário mas vi que não resultava e desisti logo da ideia.

 

cumps

Bem se falarmos de ética... Eu reproduzo micro vermes para dar aos alevins de escalares. E aqueles que dão artemia salina, são pequenos camarões, também...

E agora a estocada final, tenho quatro aquas com red cherry's em todos eles; como tem condições reproduzem-se facilmente e eu como forma de controlo de população de vez em quando apanho uns quantos e coloco-os no aqua onde tenho escalares; uns escapam outros não.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se falarmos de ética... Eu reproduzo micro vermes para dar aos alevins de escalares. E aqueles que dão artemia salina, são pequenos camarões, também...

E agora a estocada final, tenho quatro aquas com red cherry's em todos eles; como tem condições reproduzem-se facilmente e eu como forma de controlo de população de vez em quando apanho uns quantos e coloco-os no aqua onde tenho escalares; uns escapam outros não.

Cumps.

 

 

tens assim tantos reds?? faziam-me geito uns quantos...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nem vou tanto pela questão ética, mas sim nas ideias e objectivos bem definidos de cada um de nós.

 

Se a pessoa cria camarões para ter comida viva, é com ela, sabe o que faz e tem plena consciência, agora assim que os coloca junto dos predadores não venha com ilusões de que vivem.....

 

Como pode alguém afirmar que os camarões vivem quando estão 24/7 sob ameaça da caça?!?! Isto é o que eu acho menos bem....

 

Sou uma pessoa que adora camarões, todos eles, tenho diversos mas tb tenho camarões que pelo local onde se encontram tem grandes hipóteses de ser comida viva de Discus, não é tão 'mau' como com escalares nem apistogramas pois os discus são mais lentos e menos devoradores..... mas tb comem os que apanharem.

 

Por isso acho que não é preciso andarmos com moralismos nem éticas, temos que tentar dar sempre as melhores condições aos animais que temos e ponto final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre fazer o que eu fiz para ter Red Cherries..... Eu também já estive onde tu estás agora. O que fiz foi, montar um nano de 17 litros que uso para aquário creche e agora também como tanque de invertebrados. Encomendei 10 RCS, o que fiz depois foi, 2 RCS no comunitário á experiencia, e o resto para o nano para reprodução.

Passou algum tempo, e não só os camarões do comunitário sobreviveram, como já tenho crias no meu filtro de tempos a tempos.

 

Como Fauna tenho:

1 Casal de Ramirezis - Blue German Ram

1 Casal de Gouramis Dourados - Trichogaster trichopteri

7 Neons Paracheirodon innesi

5 guppies

4 espadas

4 platies

4 corydoras

2 kuhlis

1 Ancistrus

2 Neritinas natalensis

Penso vender ou oferecer os meus goramis e pôr um casalinho de Discus em seu lugar=P Não tanto por mim, mas pelos meus pais que se andar a babar por discus sempre que vão á dido's farm=)

 

Pode Parecer muita gente, mas não é pois o ancistrus e as kuhlis são noctivagas logo não entram para as contas normais. As neritinas igualmente. Também considerando que é um tanque de 220 litros, ainda não estou perto do rácio 1l/1cm

 

Como Flora tenho:

Echinodorus parvifolius x2 pés

Cabomba Caroliniana x8 estacas

Heteranthera zosterifolia x 8 estacas

Hygrophila polysperma x14 estacas - eram inicialmente 3 estacas...Mas isto cresce muito!!! De 3 em 3 dias tenho que a podar! em breve terei que começar a oferecer estacas.

Alternanthera reynickii x 6 estacas

Cryptocoryne wendtii x1 tufo com vários pés com runner activa

Cryptocryne wendtii var. Tropica x1 tufo com vários pés e runner activa

Anubias barterii var. nana x1 rizoma

Anubias barterii var barterii x1 rizoma pronto a ser dividido já

Aponogeton crispus x 3 pés ainda juvenis com tubérculo ainda em formação

Bacopa monerii x 9 estacas + 5 estacas que estou a criar em regime emerso

Crinum natans x 1 tuberculo

Hemianthus micanthricoides x 4 tufos

Vesicularia dubyana x 2 tufos ainda pequenos

Plantas pequenas ainda não identificadas por serem juvenis, não sei se são echinodorus das com folha encaracolada se Aponogeton Crispus, ou Cryptocoryne crispatula, gentilmente oferecidas.

 

E ando mesmo ruidinho para arranjar um feto de java para meter nos trocos a fazer sombra ás minhas anubias=) Mas só tenho visto fetos desses já adultos á venda com folhas muito grandes para o sitio onde os quero meter.....

 

É muita flora, mas ainda não em quantidade e maturação suficiente para o que quero. O tanque em si como está agora ainda só tem 70 dias, e as de crescimento lento ainda não estão todas totalmente estabelecidas (a crinum, as aponogetons e a alternathera)

 

Mesmo assim, e agora que vejo a lista(nunca pensei que fosse tão grande eheheheh) é muita flora para proteger os meus RCS=P Se montares um nano para os invertebrados e fizeres experiencia a ver se os camarões se aguentam no comunitário tendo uma população estável no nano estás na maior=P

Outra coisa, mantém os peixes potencialmente predadores bem alimentados e eles não atacarão os teus camarões.

 

Edit- faltava o musgo de java=P

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens assim tantos reds?? faziam-me geito uns quantos...

 

 

Ainda agora estou a por uns num recipiente para dar a um amigo meu... Em quatro aquas devo ter perto de 200/250... O problema é que Setúbal fica longe... E eu não envio por CTT...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nem vou tanto pela questão ética, mas sim nas ideias e objectivos bem definidos de cada um de nós.

 

Se a pessoa cria camarões para ter comida viva, é com ela, sabe o que faz e tem plena consciência, agora assim que os coloca junto dos predadores não venha com ilusões de que vivem.....

 

Como pode alguém afirmar que os camarões vivem quando estão 24/7 sob ameaça da caça?!?! Isto é o que eu acho menos bem....

 

Sou uma pessoa que adora camarões, todos eles, tenho diversos mas tb tenho camarões que pelo local onde se encontram tem grandes hipóteses de ser comida viva de Discus, não é tão 'mau' como com escalares nem apistogramas pois os discus são mais lentos e menos devoradores..... mas tb comem os que apanharem.

 

Por isso acho que não é preciso andarmos com moralismos nem éticas, temos que tentar dar sempre as melhores condições aos animais que temos e ponto final.

 

Concordo, claro que quem cria artemia ou qualquer tipo de verme, tem como objectivo alimentar os peixes, agora quem compra invertebrados para os manter e criar não os vai querer juntar num comunitário à mão dos predadores...tudo tem a ver com os tais objectivos definidos. Duvido que haja muitos aquariofilistas que juntem crystal red ou mesmo sulawesi num aquário com discus escalares e ciclideos sul americanos, escusado será dizer o porquê...

 

Agora se a ideia é criar red cherry para alimentação, já é outra história...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo porque, conheço uma pessoa que tem sulawesis e caridina japónica num tanque com ramirezis e discus adultos, e os camarões tão lá. Ele mantém os peixes dele muito bem alimentados e segundo ele nunca teve chatices.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gervas acho que basta verificar as características ideais para essa fauna para perceber pq não deveriam estar sequer juntos, já nem vou falar no resto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, todos tem alguma razão... O que se passou foi que eu á cerca de um ano iniciei-me nos invertebrados com a compra duma colónia de 12 red cherry's. Meti-os num aqua de 60l só para eles, montado de novo e tudo. Mas num espaço de três meses passei dos 12 para cerca de 200 camarões. Tinha mais dois aquas, um dos quais de 240l onde para além de outros tinha dois escalares que entretanto morreram de doença. Com esses escalares sempre tive red cherry e nunca houve problemas. Passados alguns meses, e depois de recuperar da tristeza da morte dos dois escalares; adicionei sete escalares nesse aquário; deviam ter cerca de quatro meses... Na primeira semana não comiam nada do que eu lhes dava, pensei que ia ser mais uma desgraça e já dizia mal da minha vida... Mais tarde descobri porque é que não comiam, esses sete conseguiram dizimar uma colónia de cerca de 70 red cherry's. Depois de acabarem com os camarões, tive que os habituar a flocos que evitaram até terem fome. Desde aí e para controle da população dos red cherry que tenho nos outros aqua ponho uns dez de vez em quando para o aqua dos escalares. Conclusão, cada um tem a sua maneira de pensar e pode dar opiniões acerca deste assunto; mas também acho que se sabemos que o alimento vivo é o ideal para os nossos peixes e o temos disponível porque não aproveitar?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais