aqua-terrario


Recommended Posts

boas,

 

tenho uma tartaruga a 5 anos com cerca de 13 cm, e pelo que pesquisei e uma trachemys scripta scripta

A pouco como entrei no mundo dos aquarios(depois de fazer o meu 1º de peixes) quero fazer um aqua-terrario com ela, pois ela nem esteve ate agora nas condiçoes ideais.

Depois de entrar nisto e que me apercebi que ela preçisa do chamado paraiso...:)

 

queria saber quais sao as melhores medidas para o aquario?eu estava a pensar em 100X30X30.

tambem sei que e preçiso luz UV.podem-me ajudar a projectar o aquario, nem que seja com fotos para dar o exemplo e depois explicar como fazer.

 

agardeço desde ja a quem me responder,

e por uma boa causa! ::D:

 

ps:ja agora tambem queria saber compatibilidades...sera que posso meter um ou dois ciclideos americanos por exemplo?

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como medidas padrão minimas para projectar um habitat para tartarugas costuma-se seguir/aconselhar a seguinte referencia: 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua.

 

Deve-se ter em mente o tamanho final da especie, porque o vidro mais tarde nao estica. Por cada tartaruga extra sugere-se mais uns cm...

 

Nao é muito aconselhado juntar peixes e tartarugas, a nao se que haja espaço e refugios suficientes. Sinceramente nao sei se ciclideos serao a melhor aposta.

 

Vê este tópico.

 

Boa sorte para a empreitada. :eusathink:;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como medidas padrão minimas para projectar um habitat para tartarugas costuma-se seguir/aconselhar a seguinte referencia: 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua.

 

Deve-se ter em mente o tamanho final da especie, porque o vidro mais tarde nao estica. Por cada tartaruga extra sugere-se mais uns cm...

 

Nao é muito aconselhado juntar peixes e tartarugas, a nao se que haja espaço e refugios suficientes. Sinceramente nao sei se ciclideos serao a melhor aposta.

 

Vê este tópico.

 

Boa sorte para a empreitada. :):alberteinstein:

 

 

o aquario vai ser 80(comp)X40(larg.)X50(alt.) chega para a tartaruga adulta...isso era um aquario de 300 litros +/-, eu vou fazer este aquario para sempre ser melhor no que ela esta actualmente...

e ja agora porque que nao seria a melhor escolha os ciclideos americanos?

 

obrigado por teres respondido

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Nao me compete a mim julgar ou avaliar, estou aqui apenas para ajudar e esclarecer, e tentar fazer com que com a minha migalhinha a vida dos nossos animaizinhos possa ser melhor. Mas acredito que esse up-grade seja já uma mais-valia para a tartaruga...

 

A razao principal pela qual acho que nao será a melhor escolha, e mesmo nao sabendo o ciclideo em questao, é o espaço do aquario.

 

Nesse aquario só tens espaço para a tartaruga. Se tens amor e consideraçao pelos peixes, coloca-os num outro aquario.

 

Posso-te garantir que tartarugas e peixes (sejam eles quais forem) em ambientes restritos, nomeadamente baixas litragens, só serao um boa combinaçao, se a ideia for que eles sirvam de alimento...

 

Outra questao a ter em conta sao os parametros sa agua, consequencia do enorme potencial poluidor das tartarugas.

 

Queria só terminar por dizer que nao estou a tentar dissuadir-te de nada, apenas a tentar alertar-te e tentar fazer com que tenhas uma melhor abrangencia da situaçao.

 

Mais uma vez desejo-te boa sorte.

 

De futuro se puderes mostrar umas fotos das tuas opçoes seria optimo. ;):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Nao me compete a mim julgar ou avaliar, estou aqui apenas para ajudar e esclarecer, e tentar fazer com que com a minha migalhinha a vida dos nossos animaizinhos possa ser melhor. Mas acredito que esse up-grade seja já uma mais-valia para a tartaruga...

 

A razao principal pela qual acho que nao será a melhor escolha, e mesmo nao sabendo o ciclideo em questao, é o espaço do aquario.

 

Nesse aquario só tens espaço para a tartaruga. Se tens amor e consideraçao pelos peixes, coloca-os num outro aquario.

 

Posso-te garantir que tartarugas e peixes (sejam eles quais forem) em ambientes restritos, nomeadamente baixas litragens, só serao um boa combinaçao, se a ideia for que eles sirvam de alimento...

 

Outra questao a ter em conta sao os parametros sa agua, consequencia do enorme potencial poluidor das tartarugas.

 

Queria só terminar por dizer que nao estou a tentar dissuadir-te de nada, apenas a tentar alertar-te e tentar fazer com que tenhas uma melhor abrangencia da situaçao.

 

Mais uma vez desejo-te boa sorte.

 

De futuro se puderes mostrar umas fotos das tuas opçoes seria optimo. ;):2gunfire:

 

 

ok quando começar a preparar as coisas eu depois meto aqui fotos.

quanto a poluiçao que elas fazem eu vou fazer um filtro a partir de uma bomba de 900l/h para tratar bem daquilo.:)

 

ja agora em vez de meter uma parte em calhaos e pedras de fundo para ela sair da superficie, estou a pensar em meter uma caixa de madeira em cima de aquario com uma rampa para ela sair da aqua.

acho a melhor ideia porque assim ela fica com mais litragem de agua para nadar, que achas?

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a única sugestão que posso dar é que esse aquario será francamente pequeno dentro de meses.

Mais valia apostar num outro tipo de setup já mais avançado.

 

Relativamente às compatibilidades...

Bem, eu não aconselho por animais nenhuns com tartarugas, porque como verdadeiros predadores que são, vão devorar tudo o que se colocar lá dentro.

 

 

Relativamente ao filtro... Não te capacites que com um filtro de 900l/h te vais safar. Vais ter de fazer mudanças semanais na água se não tiveres de fazer a ada 2 dias.

Como disse o norby, o poder poluidor das tartarugas é imenso.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a única sugestão que posso dar é que esse aquario será francamente pequeno dentro de meses.

Mais valia apostar num outro tipo de setup já mais avançado.

 

Relativamente às compatibilidades...

Bem, eu não aconselho por animais nenhuns com tartarugas, porque como verdadeiros predadores que são, vão devorar tudo o que se colocar lá dentro.

 

 

Relativamente ao filtro... Não te capacites que com um filtro de 900l/h te vais safar. Vais ter de fazer mudanças semanais na água se não tiveres de fazer a ada 2 dias.

Como disse o norby, o poder poluidor das tartarugas é imenso.

 

eu sei...semanalmente faço a mudança +/- 30%.

eu nao tenho dinheiro disponivel para mais litragen, fazer este vai ser um paraiso para ela comparado no que ela esta, uma caixa 50cm de comprimento por 35 de largura e que que tem metada do tamanho da carapaça dela por altura.

nao discutam por causa disso porque quando a comprei tinha 10/11 anos +/- e nao tinha noçao do espaço que ela preçisa, agora que entrei no hobby(aos 17 anos) dos aquarios e que me apercebi disso. :puppydogeyes:

ao menos vai chegar para nadar bem ao contrario de onde ela esta actualmente.elas cresçem mais ao menos 25 cm de caparaça, acho que um aquario de 80 de comprimento, 40 de largura e 50 de altura chega perfeitamente.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei...semanalmente faço a mudança +/- 30%.

eu nao tenho dinheiro disponivel para mais litragen, fazer este vai ser um paraiso para ela comparado no que ela esta, uma caixa 50cm de comprimento por 35 de largura e que que tem metada do tamanho da carapaça dela por altura.

nao discutam por causa disso porque quando a comprei tinha 10/11 anos +/- e nao tinha noçao do espaço que ela preçisa, agora que entrei no hobby(aos 17 anos) dos aquarios e que me apercebi disso. :puppydogeyes:

ao menos vai chegar para nadar bem ao contrario de onde ela esta actualmente.elas cresçem mais ao menos 25 cm de caparaça, acho que um aquario de 80 de comprimento, 40 de largura e 50 de altura chega perfeitamente.

Podes perfeitamente usar caixas do Chinês.

Tenho amigos que fizeram setups muito bons com 2 caixas do Chinês

 

Vou ver se encontro as fotos e depois coloco aqui.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heyfishyfishy sem entrar em fundamentalismos a questao aqui é mesmo do mal o menos...

 

Infelizmente e face ao panorama do hobbie, na realidade esse aquaterrario ate nem e nada mau...

 

Vai em frente e tenta proporcionar ao animal as melhores condiçoes que puderes e que estejam ao teu alcance.

 

 

Ps: Nao esqueças a lampada Uvb!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heyfishyfishy sem entrar em fundamentalismos a questao aqui é mesmo do mal o menos...

 

Infelizmente e face ao panorama do hobbie, na realidade esse aquaterrario ate nem e nada mau...

 

Vai em frente e tenta proporcionar ao animal as melhores condiçoes que puderes e que estejam ao teu alcance.

 

 

Ps: Nao esqueças a lampada Uvb!

 

eu sei, onde eu mandei fazer o aquario ele disse que tambem arranjava.nesta quarta feira que vem recebo o aqua e as coisas todas. :(

 

que tipo de fundoe o mais aconcelhavel meter?sei que nao posso meter areao pequeno porque elas tem a mania de murder tudo e podem se engasgar, pelo que ouvi dizer...a nao ser que compre pedras de marmore e meter por cima, assim ja podia meter umas plantas fortes no fundo.que achas?

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O set-up deverá ficar ao teu critério.

 

Pessoalmente nao aconselho o uso de nada (muito menos areao), para facilitar nas limpezas. E volto a referir o potencial poluidor das tartarugas...

 

Se optares por por alguma coisa opta por alusoes ao biotipo rio...

 

Com um boldozer como habitante, as plantas, - sejam elas quais forem - nao vao durar muito tempo.

 

Eu optei por plantas artificiais, coladas a pedras com silicone de aquarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O set-up deverá ficar ao teu critério.

 

Pessoalmente nao aconselho o uso de nada (muito menos areao), para facilitar nas limpezas. E volto a referir o potencial poluidor das tartarugas...

 

Se optares por por alguma coisa opta por alusoes ao biotipo rio...

 

Com um boldozer como habitante, as plantas, - sejam elas quais forem - nao vao durar muito tempo.

 

Eu optei por plantas artificiais, coladas a pedras com silicone de aquarios.

boldozer?podes postar uma foto desse peixe?

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D: Hehehehe! ::D:

 

boldozer = tartaruga

 

 

ah ok... :alberteinstein:

 

ja agora vou fazer um filtro atraves de uma bomba de 900l/h e vou meter o fundo com pedras de marmore e outros tipos.

o que que aconselhas para fazer a plataforma para a tartaruga?

ja vi alguns tipos de setups diferentes...como por exemplo:

uma caixa em cima do aquario com uma rampa para a agua(tendo mais espaço para a tartaruga nadar);

com areao a fazer uma especie de praia(acho que ocupa muito espaço);

e tambem ja vi com pedras em cima umas das outras ate a superficie da agua(acho que fica mais natural).

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a opçao ideal é a plataforma superior, na medida que o aquario nao é muito grande e rentabilizarias todo espaço diponivel.

 

Outra opçao é fazer uma plataforma com materias flutuantes tipo roofmate ou cortiça.

 

Idealmente a opçao incluiria uma caixa com areia ai com uns 15, 20cm a pensar em futuras e potenciais posturas...

 

Excluiria desde já a ideia das pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a opçao ideal é a plataforma superior, na medida que o aquario nao é muito grande e rentabilizarias todo espaço diponivel.

 

Outra opçao é fazer uma plataforma com materias flutuantes tipo roofmate ou cortiça.

 

Idealmente a opçao incluiria uma caixa com areia ai com uns 15, 20cm a pensar em futuras e potenciais posturas...

 

Excluiria desde já a ideia das pedras.

 

 

a caixa em cima do aquario certo?

vai ter a largura do aquario e 25cm de altura

ja estou a tratar disso. :blush:

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas...

 

Vai metendo fotos para a malta ver... :techi::)

 

eu tenho uma plataforma temporaria pra ja mas amanha ou depois de amanha ja tenha a plataforma defenitiva.

vou fazer uma plataforma com cortiça, fica muito bacana e da um ar mais natural ao aquario.

quando meter a cortiça eu posto fotos!

 

ja agora eu no fundo meti pedras de marmore, sao redondinhas, tem +/- 4cm cada uma.

o que que acham?

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como medidas padrão minimas para projectar um habitat para tartarugas costuma-se seguir/aconselhar a seguinte referencia: 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua.

 

Deve-se ter em mente o tamanho final da especie, porque o vidro mais tarde nao estica. Por cada tartaruga extra sugere-se mais uns cm...

 

Nao é muito aconselhado juntar peixes e tartarugas, a nao se que haja espaço e refugios suficientes. Sinceramente nao sei se ciclideos serao a melhor aposta.

 

Vê este tópico.

 

Boa sorte para a empreitada. :):doofywave:

depende da especie de tartaruga, eu tenho uma tartaruga do mississipi macho até com orandas e não se passa nada de nada. o problema poderá ser poluição da água... por aí já não sei...

 

interessante essas medidas, isso significa que uma tartaruga do mississipi pode ficar num aquario de 30 cm de comprimento, é que as tartarugas macho são muito pequenas... de qualquer maneiras as do mississipi adoram nadar.

 

eu comecei por adicionar um limpa-vidros para combater as algas e ser um peixe que nao cria azo, e é rapido. Mas posteriormente coloquei outro tipo de peixe e nunca tive qualquer problema. A tartaruga ignora os peixes e os peixes ignoram a tartaruga e comem o que a tartaruga nao quer comer, ou seja, tenho um aquario mais limpo, desde que coloquei peixes. Cuidado, que estou a falar das Tartarugas do Mississipi, umas pequeninas. As Tartarugas Red Eared Sliders, de orelhas vermelhas não podem ser colocadas com peixes! Pelo que vejo a deste caso é arriscado por peixes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo,

 

30cm de comprimento para uma tartaruga?!?! :)

 

Ainda me vais explicar que contas fizeste prai...

 

As mississipi femeas podem facilmente passar os 25cm em adultas e os machos ficam-se uns cm's aquem desse tamanho...

 

(Olha que as tartarugas nao ficam sempre daquele tamanhinho de quando as vemos na pet-shop á venda, essas sao tartarugas bébé recem-nascidas!!!)

 

___

 

Boas heyfishyfishy,

 

Venham lá essas fotos! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um macho. os machos sao significativamente menores. segundo li crescem até 12 cm ou seja metade da femea! Com 12 cm é capaz de criar problemas com os peixes.

 

realmente com 12 cm nao da muito espaço para nadar, oh well...

 

quanto tempo demoram a atinguir esse tamanho, alguem sabe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma ideia fixe que vi num forum...

 

http://lis445.esoterica.pt/forum/viewtopic.php?t=56383

 

vou fazer algo parecido, se bem que menos espalhafatoso para por na zona da marquise. =) além de que já tenho uma ilha e assim liberto o aquario. boa ideia pro ano novo xD a tarta vai ter uma casa nova, e os peixinhos vao deixar de aturar a urina dela. vou fazer um mini-lago doméstico, rodeado por plantas que já lá existem, é tipo um jardim dentro de casa, com um filtro a fazer de cascata. uiii vai ficar 5 estrelas.

 

obrigado por me alertares para o estado adulto dela, assim resolvo as questoes dos meus dois aquas. vou passar a ter um aqua de agua quente, outro de agua fria, e um laguinho para a tarta que até atingir os 2.5 anos vai levar termoestato, depois julgo que posso retirar o termoestato. E o aqua pequeno continuo a usar apenas para fazer as TPAs.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.