Escalares em conflito


shakeit

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tenho 4 escalares (e mais uns narizes,cardinais,ottos,corys, casal de ramirezis) num aqua de 120l.

 

Dois destes 4 escalares, são os maiores e andam em lutas de boca... Principalmente quando lhe vou dar comida! Andam em disputa de território, ou de fêmeas... Mas não estou interessado em fazer criação! O que acham que devo fazer para acalmar a situação! Colocar mais um escalar para formar cardume de 5?

 

Tenho um filtro tetratec ex700

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tens 4.

 

Não há nada que possas fazer. Há-de lhes passar... (ou não).

Não é por não queres fazer criação que eles não formam casal e não fazem posturas.

 

Em principio as lutas (ou namoro) acontecem, não se pode fazer muito.

 

Talvez baixar a temperatura... mas mesmo assim temo que não possas fazer mais.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, deixas andar as coisas assim como estão ou então fazes o que eu vou ter que fazer; tenho um aqua de 240l com 6 escalares adultos, uns nariz de bebado, corys, sae's e alguns escalares juvenis da minha produção... Neste momento tenho dois casais de escalares que fizeram posturas nas extremidades do aqua, então o que se passa parece um jogo de ténis; um casal afasta os peixes do lado direito para o esquerdo, e o casal do lado esquerdo afasta-os para o lado direito. Andam nisto o dia todo. Para acalmar as coisas vou ter que vender os dois escalares que não formaram casal e talvez vender um dos casais. :)

Senão corro o risco deles se magoarem.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, aproveito este topico, para descobrir se pode acontecer mais alguma coisa no meu aqua de 70l, tenho 4 corys um pleco 2 escalares tinha 4 gupys e um betta, o betta foi comido e desapareceu um guppy é possivel que os escalares tenham comido um guppy? o betta comeram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

sim. as caudas dos guppy's sao bastante atractivas aos escalares e, se os escalares forem adultos, então cabem-lhes na boca, o que pode ser um problema. Outra situação que pode ter acontecido é o guppy ter morrido e eles o terem comido..

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao em media 30 litros para cada escalar. se tiver 35/40 cm de altura é o ideal.

o problema que tem(agora) é que os dois maiores, provaveis machos andam em disputas para se dominarem,enquanto um nao sair derrotado e o outro mandar, isso vais continuar.

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa teoria dos 30 litros por escalar baseia-se em que, nunca ouvi tal coisa.

 

O aquário parece-me correcto ou talvez nao, qual o comprimento do aqua, é que 120 litros num aqua alto e 120 num comprido são coisas muito diferentes! Precisas de um aquário com 1 metro de comprimento para dois casais, ou no minimo 80 cm para um. a altura minima do aqua é 30 a 40 cm. Num aqua com 100 cm/1 metro caso se formem casais irao dividir o aquario em dois territorios, com fronteira a meio do aquario.

 

poderão ser lutas entre escalares o que é normal. Os escalares nao devem ser mantidos em numero par, mas impar. Ou seja 1, 3 ou 5... e não 4. Mas ao adicionar 5 a probabilidade de formar casal é alta, ligeiramente acima de 90% especialmente se vieram do mesmo aquario quando os compraste e isso é um peixe que desova e desova. Dependendo das especies que tens no aqua, a probabilidade de nascerem filhotes é minima, se nao os removeres do aqua. Até os proprios pais terao tendencia a comer os ovos, nomeadamente a fémea.

 

Ou compras um novo escalar, formando um cardume de 5 ou das um a alguém, e formam um cardume de 3.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo completamente do que disseste, 30 cm de altura para um escalar não é nada visto que os escalares chegam a ter entre 15/20 cm de altura só ficam 10 cm a sobrar que no caso dos escalares que são peixes de meio aquário fica 5 cm para baixo e 5 cm para cima mete areia, pedras, troncos, plantas etc ficam quase com as barbatanas de fora do aqua para não falar que atrofia o crescimento do escalar, não conheço nenhum aquário de 120 litros que não tenha pelo menos 40 cm de altura, o meu que tem 50 litros já tem 30 cm de altura, ele tem no mínimo 40 cm de altura que é o mínimo recomendado, mas na minha opinião 50 cm de altura é o ideal se for mais alto melhor =)

 

Quando dizes que deves ter 1, 3 ou 5, começas logo mal, ficar só com 1 escalar? Não cabe na cabeça de ninguém visto que são peixes de cardume.

 

Isso do ímpar é relativo, imagina que compras 2 escalares e tens a sorte de formar um casal? Vais meter mais para quê? Se já tens o casal formado metes o 3 o que vai acontecer? O casal vai estar constantemente a dar ferradelas ao 3 para ele sair da beira deles mesmo sendo o correcto eu não gosto de ver 1 peixe sozinho a levar ferradelas a toda a hora se gostas isso já é contigo...

 

Novo exemplo tens 1 casal, mas pensas que te falta mais qualquer coisa e compras mais 2 escalares, novamente tens sorte e formam 2 casais (eu sei ias jogar no euro milhões que já era sorte a mais :D ) para quê mais 1? Metes o 5 e o que vai acontecer? O mesmo só que desta vez o que ficar sozinho vai levar ferradelas dos dois casais piorando tudo o que eu disse anteriormente.

 

Na minha opinião os escalares quer-se aos casais porque senão andam a batatada e eu não gosto de ver isso, eu se quisesse ver sangue comprava piranhas não escalares...

 

A mesma coisa passa-se no caso das compatibilidades dos peixes à quem meta neons com escalares e dão-se bem à quem meta neons com escalares e os neons não duram 1 noite no aqua e que diz escalares com neons diz todos os outros peixes incompatíveis...

 

Outra exemplo à aqueles que ficam semanas sem fazer tpas, meses sem fazer limpeza ao filtro, temperaturas baixas, PH errado, água amarela de tanto lixo ter e os peixes não morrem e à aqueles que seguem tudo à risca e os peixes morrem, mas também à aqueles que fazem tudo mal e os peixes morrem e os que fazem as coisas direitas e os peixes duram anos.

 

Para terminar o que eu quero dizer é que para se ter um aquário 5* é preciso saber o que estas a fazer, quanto a isso acho que estamos todos de acordo, mas também é preciso ter sorte em correr tudo bem, como em tudo na vida...

 

Cumprimentos...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obviamente quando falei em cardume de 5 falei num cardume sem casais. Se houver casais a situação é diferente, por exemplo dois casais, e um fica de fora, é outra coisa, tens que tirar o que fica de fora. A situação nos cardumes é uma historia diferente. Se tiveres dois que nao sao casal pode haver conflito. Se tiveres dois que sao casal, é obviamente algo diferente, não é preciso ser pixólogo para perceber isso. Mas se lesses a situação exposta inicialmente verias que esse "se...", não é o que se está a colocar. Por isso que quer faz reprodução de escalares, mete vários para ver se se forma casal, e depois tira o resto.

 

Eu pessoalmente não acho piada ao cardume de escalares, nao parecem formar um grupo coerente pela minha experiencia. Mas isso é cada um. Para mim, o ideal seriam dois escalares no aquário, formando um casal. Mas ao comprares dois e conseguires casal, é o totoloto.

 

Os que seguem tudo à risca, as vezes podem nao estar a seguir... por exemplo problema na ciclagem, meteram peixes a mais, o peixe foi habituado em condições diferentes, ou veio doente. A vida tem muitas variaveis. é preferível comprar um peixe que está na loja há algum tempo, que um que acabou de vir. E, esse conselho so soube depois de me acontecer esse problema... os dados que estou a dizer do tamanho do aqua foram os recomendados que li algures, e mais de que um vez em sitios diferentes. Quanto ao tamanho maximo do peixe, por alguma coisa prefiro fiar-me no fishbase, porque quando sao pessoas normais a criar os dados vao buscar valores record, em vez de valores de media. O mesmo para os restantes dados, visto que esta espécie está mais que estudada. E eu disse 30-40 por nao ter certeza do valor que LI... senao dizia 30. O que nao significa que te esteja a dar razao... julgo que era 35.

 

e tb é verdade que muitas referencias têm valores diferentes para o mesmo peixe, quer em tamanho maximo, quer em temperaturas... etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obviamente quando falei em cardume de 5 falei num cardume sem casais. Se houver casais a situação é diferente, por exemplo dois casais, e um fica de fora, é outra coisa, tens que tirar o que fica de fora. A situação nos cardumes é uma historia diferente. Se tiveres dois que nao sao casal pode haver conflito. Se tiveres dois que sao casal, é obviamente algo diferente, não é preciso ser pixólogo para perceber isso. Mas se lesses a situação exposta inicialmente verias que esse "se...", não é o que se está a colocar. Por isso que quer faz reprodução de escalares, mete vários para ver se se forma casal, e depois tira o resto.

 

Eu pessoalmente não acho piada ao cardume de escalares, nao parecem formar um grupo coerente pela minha experiencia. Mas isso é cada um. Para mim, o ideal seriam dois escalares no aquário, formando um casal. Mas ao comprares dois e conseguires casal, é o totoloto.

 

Os que seguem tudo à risca, as vezes podem nao estar a seguir... por exemplo problema na ciclagem, meteram peixes a mais, o peixe foi habituado em condições diferentes, ou veio doente. A vida tem muitas variaveis. é preferível comprar um peixe que está na loja há algum tempo, que um que acabou de vir. E, esse conselho so soube depois de me acontecer esse problema... os dados que estou a dizer do tamanho do aqua foram os recomendados que li algures, e mais de que um vez em sitios diferentes. Quanto ao tamanho maximo do peixe, por alguma coisa prefiro fiar-me no fishbase, porque quando sao pessoas normais a criar os dados vao buscar valores record, em vez de valores de media. O mesmo para os restantes dados, visto que esta espécie está mais que estudada. E eu disse 30-40 por nao ter certeza do valor que LI... senao dizia 30. O que nao significa que te esteja a dar razao... julgo que era 35.

 

e tb é verdade que muitas referencias têm valores diferentes para o mesmo peixe, quer em tamanho maximo, quer em temperaturas... etc...

 

Prontos agora já percebi a tua "proposta" não te explicas-te bem ou eu entendi mal,

 

Se pensas que são valores "record" tens aqui um exemplo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=97278 vê a ficha e diz-me se não tem lá 15 cm, não te esqueças que os tamanhos dos peixes são postos em médias, há maiores e mais pequenos, porque para um escalar atingir o seu tamanho máximo precisa de espaço, em aquas "acanhados" eles atrofiam e não crescem como deveriam, isso podes ter a certeza...

 

Reparei agora que és da póvoa como eu, já vi um escalar destas dimensões em algumas lojas de aquariofilia da zona...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim... 15/20 diferente de 15. tal como 30/40 diferente de 30...

 

na loja perto do Recheio em Alto de Pega na Vila tinha lá um escalar azul bastante grande a 10 euros (para ai...).

 

Mas pronto é uma não questao. o essencial é o aquário ter 100 cm:

 

Inhabit swamps or flooded grounds where the aquatic and riverine vegetation are dense and the water is either clear or silty. Its color is deeper in clear water (Ref. 35237). One of the most popular of all the tropical aquarium fish. Maximum length 15 cm TL (Ref. 7020). Aquarium keeping: in groups of 5 or more individuals; keep pairs in small tanks for breeding; minimum aquarium size 100 cm

 

http://fishbase.com/Summary/SpeciesSummary.php?id=4717

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O importante é o aquário ser alto....

sempre com uma altura superior a 40 cm.... Podias manter escalares num cubo de 50cm...

O que tambem é muito importante são as TPA`s

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O importante é o aquário ser alto....

sempre com uma altura superior a 40 cm.... Podias manter escalares num cubo de 50cm...

O que tambem é muito importante são as TPA`s

 

É mais ou menos isso que eu quero dizer, o comprimento é importante sem dúvida mas no que toca a escalares a altura é mais importante, TPAS também é importante mas os escalares são muito resistentes, para teres uma ideia conheço quem tenha 5 escalares num aqua de 100©x30(l)x35(a) já não faz tpas à um mês costuma ter a água entre 20, 22graus já morreram outros peixes e os escalares estão lá, tem assim o aqua porque é um parvo e não compra outro termostato ele tem um jagger de 100w (150l) para o aquário dele já chegava, só que ele tem numa marquise muito fria, a temperatura média no inverno ronda os 10 graus e como se não bastasse ele tem um aqua destapado o que torna praticamente impossível o termostato conseguir por a água na temperatura desejada, logo também não faz tpas com medo que ainda desça mais a temperatura mas isto com outro termostato resolvia a situação mas que queres, é parvo, tenho pena dos bichos...

 

cumpz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a litragem um aquario com 100 litros com altura razoavel, já mencionada, suporta bem 2 escalares depois é sempre conforme a litragem....

 

em relação ao teu amigo, ele que aquece a água das tpas para depois deitar no aquario

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a litragem um aquario com 100 litros com altura razoavel, já mencionada, suporta bem 2 escalares depois é sempre conforme a litragem....

 

em relação ao teu amigo, ele que aquece a água das tpas para depois deitar no aquario

 

Pois isso já se sabe, quanto ao meu amigo não precisava de nada disso, apesar de eu já lhe ter dito, bastava comprar um termostato que nem 20 euros custa, mas enfim, há gente que nem devia montar um aquário...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as TPA's voces querem dizer que os escalares sao mais sensiveis aos nitratos que as outras espécies?

 

pelo menos aos nitritos eu sei que são =.= vejo-os como peixes frágeis, mas se calhar tb quem os ve como frageis tiveram problemas na ciclagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os escalares não são peixes faceis para principiantes....

 

O que quero dizer com as tpas é que se mantiveres os nitratos e nitritos sempre a zero, ou seja se mudares muito a água eles crescem mais saudaveis e mais rápido... enquanto se não mudares a água regularmente, 15 em 15 dias, semana a semana, os nitritos e nitratos sobem, mas não em quantidades para matar, se estiver tudo em ordem com a quantidade de população, e eles vão crescer mais lentamente...

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a minha opinião, mas os Escalares não são de todo peixes de cardume!! nada a ver...

São peixes territoriais que têm forte, e fácil tendencia para formar casais e que se comportam dentro desses princípios.

No caso concreto, não tens hipótese! das duas uma: vende os Escalares ou arranja outros exemplares de sexo oposto para compor o ramalhete!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens e não tens razão :huh:

 

Visto que os escalares andam em cardume antes de formarem um casal nyah

 

cumpz e bom ano cheers

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os escalares não são peixes faceis para principiantes....

 

O que quero dizer com as tpas é que se mantiveres os nitratos e nitritos sempre a zero, ou seja se mudares muito a água eles crescem mais saudaveis e mais rápido... enquanto se não mudares a água regularmente, 15 em 15 dias, semana a semana, os nitritos e nitratos sobem, mas não em quantidades para matar, se estiver tudo em ordem com a quantidade de população, e eles vão crescer mais lentamente...

 

Não faz sentido o que dizes, não é por viveres no meio do lixo ou comeres mal que vais crescer menos, podes crescer mais magro, com muita doença ou morrer, agora não é por comeres mais que vais ficar com 2 metros.

 

Agora quanto a serem resistentes, são e muito, se calhar até mais que o que deviam, assim não viviam em condições precárias como eu já presenciei...

 

cumpz e bom ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as TPA's voces querem dizer que os escalares sao mais sensiveis aos nitratos que as outras espécies?

 

pelo menos aos nitritos eu sei que são =.= vejo-os como peixes frágeis, mas se calhar tb quem os ve como frageis tiveram problemas na ciclagem.

 

Boas,

 

Não são nada mais sensíveis, são tão ou mais resistentes que a maioria dos peixes, pelo menos conheço uma mão cheia de exemplos que morrem outros peixes e os escalares ficam lá e crescem como doidos, já dei este exemplo mas vou dar outra vez, já viste escalares a 20 graus ou menos quando calha, um mês sem tpas, e o filtro de cascata já não é limpo à mais de 1 mes achas isso condições para um escalar viver? Eu acho que para nenhum peixe mas prontos...

 

Cumpz e bom ano...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu nunca disse que eles cresciam menos.... por falta de espaço e alimentação sim vão ficar atrofiados, olhos, barbatanas desporporcionais ao corpo, crescem menos.

Eu disse sim, que vão crescer mais lentamente do que num aquário saudavel....

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os escalares não são peixes faceis para principiantes....

 

O que quero dizer com as tpas é que se mantiveres os nitratos e nitritos sempre a zero, ou seja se mudares muito a água eles crescem mais saudaveis e mais rápido... enquanto se não mudares a água regularmente, 15 em 15 dias, semana a semana, os nitritos e nitratos sobem, mas não em quantidades para matar, se estiver tudo em ordem com a quantidade de população, e eles vão crescer mais lentamente...

 

desculpa mas o que dizes não faz sentido, as TPAs não afecta os nitritos, bem pelo contrário, pode atrasar o ciclo... Ao fazeres tpas o que reduzes ou tentas reduzir são os nitratos. Os nitritos é a 2ª fase do ciclo do nitrogenio, e reduzem-se com recurso a um segundo grupo de bactérias, logo é algo feito naturalmente. Já os nitratos não. Mas os nitratos são menos toxicos para os peixes, podendo os escalares serem mais sensiveis, isso não sei.

 

ciclo do nitrogénio:

amónia-->nitrito-->nitrato

tens duas formas para lidar com o nitrato: TPAs e aquário plantado, tens que usar fertilizante para aquarios, que nao tenha N (Nitrogénio) nos componentes, isto torna o aquário mais auto-suficiente.

 

o nitrito é toxico para todos os peixes, apesar de menos que amónia, no meu caso, como tive um aquario novo, usei a água/filtro/areão do antigo, mas como o novo era tres vezes maior e ainda meti mais peixes e mexidas no areão, tive problemas no ciclo. e os escalares sucumbiram... isto tudo fez-me ganhar calo.

 

depois de aquário estabilizado, tenho novamente escalar.

 

 

Desculpem a minha opinião, mas os Escalares não são de todo peixes de cardume!! nada a ver...

São peixes territoriais que têm forte, e fácil tendencia para formar casais e que se comportam dentro desses princípios.

No caso concreto, não tens hipótese! das duas uma: vende os Escalares ou arranja outros exemplares de sexo oposto para compor o ramalhete!!

eu tb fiquei com esta sensação... nada a ver com os tetra buenos aires por exemplo, que sao peixes maus uns com os outros, mas são claramente um cardume.

 

eu neste momento tenho so um no aquario, e o que o peixe quer saber é se vou atirar comida para o aquário. Não lhe interessa mais nada.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais