Pterophyllum Scalare


Recommended Posts

Nome Comum : Escalar, Peixe anjo,Acara bandeira

 

Nome Cientifico : Pterophyllum Scalare

 

Família : Ciclídeos Americanos

 

Habitat : Bacia Amazónica

 

pH : min:5,5 max:7,0

 

Temperatura : min:22 max:28

 

Dureza : min:4 max:12

 

Tamanho Máximo : 15 cm

 

Sociabilidade : Pacífico,porém territorialista e predador de peixes mais pequenos,torna-se algo agressivo na altura das posturas.

 

Manutenção : Fácil

 

Zona do Aquário : Superfície e meio

 

Alimentação : Flocos,granulado,alimentos vivos em geral

Características : Peixe muito popular,também conhecido por peixe-anjo. Tem um formato peculiar que lhe dá um toque especial. Chamado por muitos por "príncipe dos aquários". É um ciclídeo que possui imensas variedades,mas todas com características corporais idênticas:formato triangular,longas nadadeiras dorsais e anais. É levemente territorialista,embora goste de nadar em grupos. Não é muito aconselhável juntar escalares com peixes de pequeno porte(ex neons). Existem inúmeras variedades de escalares sendo os mais comuns : Kois,Mármore,Half-Black,Black,Albino,Smokey,Zebra,etc

 

Reprodução : Depois de formado um casal,este passa a defender um território dentro do aquário e afaste dele todos os peixes que o habitam. O local escolhido para a desova vai ser limpo com todo o cuidado por ambos os membros do casal, que pode ser uma folha larga, uma pedra ou até o vidro. Nesse local,a fêmea coloca os ovos e o macho fertiliza-os,passando a defenderem-nos de todos os intrusos e a oxigenarem-nos constantemente de modo a evitarem ataques de fungos. Sempre que um ovo aparece fungado,um dos progenitores encarrega-se de o retirar de moda a evitar a propagação exponencial aos outros ovos. Os ovos eclodem passados dois dias após a postura e as larvas mantêm-se coladas ao local durante mais cinco dias,período em que se estão a alimentar do saco vitelino. No sétimo dia após a postura os alevins começam a soltar-se e a começar a nadar,altura a partir da qual é necessário começar a alimentá-los com comida liquida e artémia recém-eclodida.

 

Dimorfismo Sexual : A diferenciação é bastante complicada não havendo certezas absolutas de se ter uma casal antes de ter um peixe a por ovos e outro a fertilizá-lo. Mesmo duas fêmeas podem simular um acasalamento. No entanto existem algumas teorias que ajudam a distinguir os géneros,tais como,os canais reprodutores que são mais alongados nos machos e mais alargados nas fêmeas(característica que se observa apenas na altura da reprodução), a fronte do macho é mais alargada(esta característica só é notória em indivíduos adultos),o comprimento das barbatanas dorsais e peitorais são mais pontiagudas e alongadas nos machos(esta característica é um pouco falível)

 

DSC02368-1.jpg

 

DSC02987.jpg

 

DSC03013.jpg

Editado por José Garcia
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.