Para quem gosta de Camarões


PMPM78

Recommended Posts

Olá pessoal,preciso da vossa ajuda...

a semana passada fui até ao rio Douro apanhar camarões. Levei a rede própria para esse fim que me custou apenas 5 euros e claro sardinhas para atrair os invertebrados. Já me tinham dito que só se conseguia apanhar camarão quando a maré estivesse quase vazia e foi isso que fiz. Lancei a rede a 1º vez e esperei cerca de 15 minutos. Passado esse tempo puxei a rede da água e fiquei encantado com a quantidade de camarões que tinha apanhado logo á primeira tentativa. Nesse dia trouxe cerca de 70 camarões para casa e apanhei-os em cerca de 2 horas. aproveitei tambêm pelo facto da maré estar vazia para apanhar pequenas pedras com algas para a finalidade da decoração do aquário. Tenho no aquário ( 50 l ) camarões muito interessantes e bonitos. Como foram apanhados no rio, é lógico que são camarões de água doce mas fria. Apanhei-os há cerca de uma semana e até agora não tive problemas com os bichinhos.

Gostava que me informassem quais os tipos de doênças que os camarões podem ter e maneira de as tratar,o tipo de alimentação mais adequada para eles, algumas dicas/truques para criação e especialmente CUIDADOS a ter com invertebrados de ÀGUA FRIA.

Gostaria de mandar fotos mas infelizmente não o sei fazer pois sou novo nestas andanças.

Paulo mendes

 

dsc02799.jpg

dsc02802i.jpg

dsc02810x.jpg

Editado por PMPM78
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que comeste um pecado (exagero, mais boca que barriga), é um exagero apanhar 70 camarões para colocar num aquário, ainda por cima sem teres as mínimas noções do que implica tratares deles (pergunta sobre comida parece-me ir de encontro a esta minha ideia).

 

Sobre doenças e alimentação, podes ver algumas no SF doenças e alimentação.

 

Toma cuidado com a temperatura, a água do rio douro é muito fria em comparação à água que normalmente existe nos aquários em casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda estou para apanhar camarões e colocar no meu aquário.

 

 

Tenho exactamente esse medo, o das temperaturas.

 

E ainda não sei onde existem perto da minha terra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas parabéns pelo acto de irresponsabilidade com a fauna portuguesa, já agora referiste que naquele dia apanhaste 70, já foste apanhar os restantes camarões num dia posterior a esse.

 

Se todas as pessoas fizessem como tu não havia animais em liberdade

 

cumps

 

Ricardo Marques

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rio Douro, mais propriamente onde???

Esta pergunta não tem a ver com o interesse de ir apanhar mas sim, com a tentativa de identificar a especie! Pois existem duas especies bem diferentes de camarões nas nossas aguas interiores/semi-interiores!

Existe o chamado camarão iberico (camrão de agua doce, que poderá estar em agua ligeiramente salobra) e a camarinha (camarão de agua salobra que em 100, 10 conseguem ficar em agua doce)!

Suspeito que o que apanhaste foi mesmo a segunda especie, devido a referires a maré! Sei que são paleomoletes, mas qual a sub-especie.....

De qualquer forma, acho que foi demais para apenas um aqua!

Posta lá umas fotos!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas parabéns pelo acto de irresponsabilidade com a fauna portuguesa, já agora referiste que naquele dia apanhaste 70, já foste apanhar os restantes camarões num dia posterior a esse.

 

Se todas as pessoas fizessem como tu não havia animais em liberdade

 

cumps

 

Ricardo Marques

 

Em resposta ao utilizador KRIPTON, gostava que me dissesses se os peixes que tens no teu aquário são de plástico. Irresponsabilidade da fauna Portuguesa segundo ele!!! Agora digam-me , os peixes que ele tem vieram do planeta Marte? não pertenciam a uma fauna??? Imaginem só, eu quando fui apanhar os invertebrados, pescadores andavam a apanhar tambêm camarões mas eram para serem servidos de isco para a pesca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizador SERGIO TORRES, os camarões foram apanhados a cerca de 1 km do areinho de Oliveira Do Douro, Pedras Salgadas

 

Nao so acho irresponsavel, como sei que é proibido (É ilegal colectar especies da fauna portuguesa). Os animais que chegam a tua casa sao controlados por entidades que tem como obrigacao apenas permitir a captura controlada e deste modo nao deixar que a especie desapareca (se isto na realidade acontece ou nao nao interessa, eu gosto de acreditar que sim)

 

Em relacao as fotos uma pesquisa ajudaria, de qualquer forma:

Como colocar fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PMPM78 Apaguei os teus tópicos seguidos que continham a mesma coisa que os anteriores (todos eles seguidos).

 

Podes argumentar o que quiseres, sobre pescadores e afins, mas a verdade é que RETIRASTE 70 camarões do rio.... e depois é que vens procurar informações, o que mais uma vez é lamentável,, sejam peixes camarões ou outro animal qualquer.

 

 

Aconselho conversar e não discutirem, não vale a pena e o tópico é que sofre com isso.

 

Cumps a todos.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo sem perceber onde os apanhaste!!! Preciso saber a que distancia da foz do Douro e se a agua é salobra quase salgada ou salobra quase doce!!!

 

Em relação à colecta! Para mim apenas me custa uma coisa, e não sei se esta teve essa intenção!

DETESTO PESSOAS QUE VÃO À NATUREZA CAPTURAR ANIMAIS PARA DEPOIS OS METEREM AQUI NO FORUM À VENDA!

 

Já vi isso acontecer mas, como em tudo na vida, cada um é responsavel pelos seus actos!

Eu já apanhei bem mais que 70 camarões ibericos! Uns para meter nos meus aquas, outros para dar a amigos aqui da zona!

Ofertas monetarias??? Já recebi muitas! Até para a madeira! Mas até hoje e até amanha NUNCA VENDI NADA CAPTURADO NA NATUREZA!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana perdi,um camarão madeira,2 camarões amanos e um red cherry,tudo porque percebi mal,e desliguei a bomba de ar.Felizmente,ainda fiquei com alguns.Já imaginou se de manha acorda e perde 70 camarões?

Mais valia,aprender tendo apenas cinco.

Também compreendo que a sinceridade saí cara,por isso apesar de não ter tido um bom procedimento,neste momento são os camarões que vão pagar pelo seu erro.

Eu infelizmente,não sei ajudá-lo,e apesar de achar que deve ser castigado de alguma forma,penso que quem sabe deve ajudá-lo,não por si, mas,pelos pobres camarões,que tal como qualquer animal doméstico,não pedem para estar em nossas casas(e são muitas vezes abandonados).

De qualquer das formas divida-os em 2 aquas(35 cada) e trate uns como sendo ibéricos,e outros como sendo da segunda espécie anteriormente referida.

E quanto aos pescadores,etc.,até eles têm restrições.

Quanto a si devo dizer-lhe que certamente não é uma criança(elas é que se defendem com as asneiras dos outros),por isso meta a mão na conciência e não vá apanhar mais camarões.Nem divulgue a sua localização,para que não haja mais como você,a fazer o mesmo.

 

 

Votos de aumento de conciência.

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao so acho irresponsavel, como sei que é proibido (É ilegal colectar especies da fauna portuguesa). Os animais que chegam a tua casa sao controlados por entidades que tem como obrigacao apenas permitir a captura controlada e deste modo nao deixar que a especie desapareca (se isto na realidade acontece ou nao nao interessa, eu gosto de acreditar que sim)

 

hum... pela mesma logica toda a pesca ludica é proibida na tua zona?!

ou apenas não pode ser feita a colecta de fauna viva?!

é algo a perguntar à policia maritima em janeiro quando renovar a minha licença de pesca submarina. (digo isto porque caço de tudo o que ache que tenha dimensão aceitavel e não esteja dentro de zona de reserva natural - existem no entanto limites apenas quanto ao numero de exemplares, pelo menos na zona onde moro)

cumps, mas gostava de saber os artigos que proibem a colecta ou caça de fauna (eu gosto de estar informado, não acho que ignorancia seja uma benção... encaro-a como um handicap) e sendo um hobby que tenho, gostaria de estar documentado

 

motivo do edit: a venda é proibida, por motivos fiscais. a colecta para consumo do mesmo não tenho conhecimento.

...e os produtos para venda, esses sim são inclusive alvo de vistorias por identidades sanitarias e veterinarias.

Editado por otrebor76
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao so acho irresponsavel, como sei que é proibido (É ilegal colectar especies da fauna portuguesa). Os animais que chegam a tua casa sao controlados por entidades que tem como obrigacao apenas permitir a captura controlada e deste modo nao deixar que a especie desapareca (se isto na realidade acontece ou nao nao interessa, eu gosto de acreditar que sim)

 

Em relacao as fotos uma pesquisa ajudaria, de qualquer forma:

Como colocar fotos

 

 

Um quote para realizar um teste (não liguem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

pelo facto de ter apanhado tao grande numero de camaroes com um isco de sardinha numa zona de marés, suspeito que sejam camarinha e nao iberico.

podia postar aqui fotos dos ditos camaroes ?

 

pela conversa que tem havido neste topico vou deixar a minha ... ja que mantenho ibericos a 2 anos , comprados num dito site na net ( nao neste forum ), e acredito que tenham sido capturados selvagens ... mas de facto tudo o que temos nos nossos aquarios teve uma origem selvagem.

de facto se vamos colectar algo selvagem no meio da natureza , sejam camaroes , peixes ou outros , pessoalmente defendo que nao se deve abusar.

ja vi relatos aqui no forum de quem apanhou CENTENAS de camaroes ibericos ... um EXAGERO !!! provavelmente para morreram num aqua por excesso de animais.

 

se o objectivo é de facto , alegrar os nossos aquas , creio de 25% do que tu apanhaste ja seria sufeciente para o efeito , ja que é do conhecimento comum a dificuldade destes camaroes reproduzirem em aquario.

se forem de facto ibericos , teras no teu aqua 70 camaroes que provavelmente nunca irao deixar descendencia. feitas as contas , 70 camaroes em 2 ou 3 anos que tem de vida , terás tirado a natureza centenas, se nao milhares de camaroes.

se for camarinha , creio que esta esteja longe de risco de extinçao. lol.

 

se vamos colectar na natureza , tenhamos respeito por ela , de modo a minimisar o impacto do que levamos para casa ...

 

esta é apenas a minha perspectiva. nao pretendo ofender nem apontar o dedo a nimguem , é apenas a minha sincera opiniao.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vão apanhar ibéricos para o rio vão...se os fiscais vos apanham...até sem o carro ficam...é proibida a captura..é uma espécie protegida...informem-se lá.. :mrgreen:

 

abraços e boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens ai são Palaemon serratus são camarões de agua salobra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CAMARINHA! Sem duvida nenhuma! Penso que o seu genero é paleomoletes!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CAMARINHA! Sem duvida nenhuma! Penso que o seu genero é paleomoletes!

 

Sim é "camarinha", eu quando vou pescar no mar compro iguais vivos para isco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarões do rio Douro...

dsc02799.jpg

dsc02802i.jpg

dsc02810x.jpg

 

P.S. os 70 camarões que apanhei foram para dividir por cinco pessoas.

Já andam para aí a dizer que ando a vendê-los...enfim

 

 

ok.

mas esses ai nao sao ibericos.

desculpa , mas esses sao giros é cozidos num pires com umas pedrinhas de sal por cima. hehehe.

os ibericos sao mesmo de agua doce , apesar de ja ter visto aqui no forum relatos de quem os encontrou proximo do mar.

mas como se continua a confundir camarinha com iberico ... vou continuar a pensar que os ibericos sao mesmo de agua doce e que nao se encontram em zonas de marés obviamente com agua salobra. eu ja criei ibericos e sem agua salobra, por isso nao vejo proposito dos camaroes ibericos de aproximarem de agua salobra, nem para procurar comida nem para reproduzir.

as pessoas que teem apanhado de facto ibericos , apanham-nos em barragens , riachos e ribeiras ... bem longe do mar.

mas ja que os apanhaste ... cuida bem deles.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,preciso da vossa ajuda...

a semana passada fui até ao rio Douro apanhar camarões. Levei a rede própria para esse fim que me custou apenas 5 euros e claro sardinhas para atrair os invertebrados. Já me tinham dito que só se conseguia apanhar camarão quando a maré estivesse quase vazia e foi isso que fiz. Lancei a rede a 1º vez e esperei cerca de 15 minutos. Passado esse tempo puxei a rede da água e fiquei encantado com a quantidade de camarões que tinha apanhado logo á primeira tentativa. Nesse dia trouxe cerca de 70 camarões para casa e apanhei-os em cerca de 2 horas. aproveitei tambêm pelo facto da maré estar vazia para apanhar pequenas pedras com algas para a finalidade da decoração do aquário. Tenho no aquário ( 50 l ) camarões muito interessantes e bonitos. Como foram apanhados no rio, é lógico que são camarões de água doce mas fria. Apanhei-os há cerca de uma semana e até agora não tive problemas com os bichinhos.

Gostava que me informassem quais os tipos de doênças que os camarões podem ter e maneira de as tratar,o tipo de alimentação mais adequada para eles, algumas dicas/truques para criação e especialmente CUIDADOS a ter com invertebrados de ÀGUA FRIA.

Gostaria de mandar fotos mas infelizmente não o sei fazer pois sou novo nestas andanças.

Paulo mendes

 

Boas caro amigo,será que me podias dizer o sitio em concreto onde realizaste a pescaria? e como é foi as sardinhas(akela enlatadas ou naturais)?fikei bastante curioso... :doofywave:

tens uns camaroes bastante bonitos...

se puderes responder para o meu mail eu agradeço. aki está: hellincell@portugalmail.pt

já agora sou o pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro lê o topico todo antes de fazeres asneiras! Estes camarões são de agua salobra! Isto é, em agua doce acabam por morrer! Queres apanhar camarões para ter no teu aqua uma ou duas semanas??? Depois morrem!!! Achas certo????

Este membro cometeu um erro mas não sabia, agora tu??? Apenas não te apetece ler pois está tudo explicado! !!!!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro lê o topico todo antes de fazeres asneiras! Estes camarões são de agua salobra! Isto é, em agua doce acabam por morrer! Queres apanhar camarões para ter no teu aqua uma ou duas semanas??? Depois morrem!!! Achas certo????

Este membro cometeu um erro mas não sabia, agora tu??? Apenas não te apetece ler pois está tudo explicado! !!!!

 

caro amigo, desculpa a minha ignorancia neste tópico...já estive a ler quase todos os comentarios que foram postados...concordo que ele exagerou na captura dos camaroes, e por ser uma coisa ilegal que é uma coisa pior...eu estava muito interasso neste camarao por ser de agua fria,porque gostava de ter um num aquario de agua fria...peço que tenham paciencia comigo,porque sou um novato nisto.eu nao tenho a certeza mas acho que já comprei este tipo de camarao ou era mt semelhante numa loja...mas ixo nao interessa...conheçes uma boa maneire de conseguir adaptar um camarao de agua quente para agua fria?

abraço. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro amigo, desculpa a minha ignorancia neste tópico...já estive a ler quase todos os comentarios que foram postados...concordo que ele exagerou na captura dos camaroes, e por ser uma coisa ilegal que é uma coisa pior...eu estava muito interasso neste camarao por ser de agua fria,porque gostava de ter um num aquario de agua fria...peço que tenham paciencia comigo,porque sou um novato nisto.eu nao tenho a certeza mas acho que já comprei este tipo de camarao ou era mt semelhante numa loja...mas ixo nao interessa...conheçes uma boa maneire de conseguir adaptar um camarao de agua quente para agua fria?

abraço. :tapfoot:

 

 

sem ofensa ... leste quase todos os comentarios ? entao acho melhor leres mesmo todos ... parece-me que nao percebeste o que esta explicado nos topicos.

 

ps: acho pouco provavel que seja possivel "adaptar" seja o que for de agua quente a agua fria ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais