Eleocharis parvula (duvida)


dalder

Recommended Posts

boas, gostaria de saber o que acham dessa plamta? como eu devo plantala? e como é que essa planta se "reproduz" ao seja basta plantar um pé e depois vai nascendo novos rebentos? obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu plantei-a usando terra (de vasos) como substrato fértil, por cima desta camada coloquei areão vulcânico que cobri com areão grosso.

Para a decoração utilizei areia preta (basalto) e tenho o aqua a apanhar sol directo.

 

Até ver não tenho algas e as plantas (não só a Eleocharis) estão a desenvolver-se estupendamente.

 

Como podes ver aqui, deve ser provavelmente a mais fácil das plantas de tapete.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma planta simples de manter. Se pretenderes ter boas taxas de crescimento é necessário uma boa injecção de CO2.

 

Se comprares um vaso, procura os "rebentos" que são molhinhos de eleocharis. Cada vaso deve ter uns 20 pés destes (separa-os com calma com a ajuda de água). Um vaso costuma ser mais que suficiente para 60L.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá uma pesquisada nos patrocinadores.

Alguns costumam ter e enviar.

 

Nas 'Vendas e Trocas' também aparece por vezes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma planta simples de manter. Se pretenderes ter boas taxas de crescimento é necessário uma boa injecção de CO2.

 

Se comprares um vaso, procura os "rebentos" que são molhinhos de eleocharis. Cada vaso deve ter uns 20 pés destes (separa-os com calma com a ajuda de água). Um vaso costuma ser mais que suficiente para 60L.

 

Cmpts

 

 

Claro que dá, principalmente se o aquário tiver 2 metros de altura. È a única hipotese de um vaso dar para 60 litros.

 

dalder, vê neste link no minuto 5:44 explica como deve ser plantada a E. parvula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chega perfeitamente dependendo da quantidade do aquario a plantar com eleocharis, de quanto tempo se pretende esperar, das condições que se tenha.

 

Se eu fosse vendedor de plantas com interesse directo nas vendas, tambem diria que não, que só daria para 60l num aquario de 2m de altura...e que teria de plantar os molhinhos bem juntos...e que os molhos deveriam ser grandes.

 

Se se tiver paciencia (indispensavel para ter bons plantados), tempo e cuidado, 1 vaso chegaria suficiente para se obter o efeito desejado num aquario de 60 litros.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que dá, principalmente se o aquário tiver 2 metros de altura. È a única hipotese de um vaso dar para 60 litros.

 

Além de fazer minhas as palavras do Just_me, já tenho aquários à tempo suficiente para saber não mentir e ser humilde o suficiente para admitir quando não sei algo. Fazer um tapete num aquário convencional de 60L (tipo Aquapor) em que temos uma área de 60x10-15cm para o fazer, um vaso "standard" (5cm de diâmetro), bem servido, chega perfeitamente.

 

Só é preciso paciência na altura de preparar a planta.

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chega perfeitamente dependendo da quantidade do aquario a plantar com eleocharis, de quanto tempo se pretende esperar, das condições que se tenha.

 

Se eu fosse vendedor de plantas com interesse directo nas vendas, tambem diria que não, que só daria para 60l num aquario de 2m de altura...e que teria de plantar os molhinhos bem juntos...e que os molhos deveriam ser grandes.

 

 

Quer então dizer que quem trabalha com um determinado produto não pode ter uma opinião sobre esse mesmo produto.

 

Seguindo esse raciocinio um livreiro se recomendar leitura só o faz porque tem interesse directo. Já vi que não se pode ser livreiro e pai ao mesmo tempo por ex.

 

 

Então e tu? És vendedor de plantas? Suponho que não, e não recomendas por norma que um aquário tenha uma boa "massa" vegetal no seu arranque?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que dá, principalmente se o aquário tiver 2 metros de altura. È a única hipotese de um vaso dar para 60 litros.

 

dalder, vê neste link no minuto 5:44 explica como deve ser plantada a E. parvula.

 

 

Foi um bocado infeliz essa tirada :o

 

 

Dois vasos de eleocharis acicularis deram-me perfeitamente para preencher cerca de 40% da área do meu aquario de 128 litros (80x40x40). Claro que quanta mais melhor, mas há que ter o minimo de bom senso.

 

Aqui tens uma explicação de como fiz

 

http://zeneo.spaces.live.com/blog/cns!...&_c02_vws=1

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer então dizer que quem trabalha com um determinado produto não pode ter uma opinião sobre esse mesmo produto.

 

pode, pode no entanto ser viciada.

 

Seguindo esse raciocinio um livreiro se recomendar leitura só o faz porque tem interesse directo.

 

não, mas se recomendar um livro só porque é mais caro, ou recomendar a edição com encadernação a couro, porque lhe dá jeito, sem olhar ao que o cliente pretende, ai está obviamente a fazer uma má recomendação.

 

Já vi que não se pode ser livreiro e pai ao mesmo tempo por ex.
premissas erradas ou conclusoes precipitadas, normalmente saem erradas.

 

 

 

Então e tu? És vendedor de plantas?

 

não

 

Suponho que não, e não recomendas por norma que um aquário tenha uma boa "massa" vegetal no seu arranque?

 

não... para que? especialmente para quem nem sabe se um vaso de eleocharis dá para um aquario de 60l ou não. mais vale fazer asneira e perder apenas um vaso que gastar um balurdio em plantas, apenas para morrerem a seguir. Acredito que a experiência vem com a leitura e com a prática, e que as recomendações devem ser feitas de acordo com as expectativas e conhecimentos de cada um.

 

Esqueci-me de por a hipotese de eventualmente quando adquires as tuas plantas, os vasos terem pouca quantidade ou raizes em más condições, ai, se calhar tens razão. Mas mesmo assim 2m de altura, fazendo as contas:

 

60L = 60000cm^3

 

ora com 2m de altura, como recomendas, temos então 60000cm^3/200cm = 300cm^2 por exemplo 5cm por 6cm... tendo em conta que os vasos standard teem 5cm de diametro, recomendas então que 1 vaso de eleocharis, chega apenas para um aquario de 300cm^2 de area: por exemplo 10x30 ou 15x20, aproximadamente 1,5 vezes a area da caixa de um cd... para mim, ou alguem está com pressa para fazer um tapete (o que é um erro) , ou usam mal os vasos, ou os vasos veem mal fornecidos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

Tu tens que defender a tua ainda que digas que pau é pedra.

 

Mas para mim não falhas-te muito as contas, um vaso de parvula para pouco mais que isso dá.

 

Epá, se é só por eu tar a dizer dá uma vista de olhos ás montagens do Oliver Knott ou mesmo do Takashi Amano e vê como são os arranques dos tapetes deles.

 

Quanto a dizeres que aconselhas 1 vaso pois a pessoa tem poucos conhecimentos e tal, essa é outra que não me convence. Pois essa pessoa se não tiver condições para E. parvula, não tem condições para planta nenhuma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Campeonatos" diferentes...

 

O Takashi, como deve saber bem, é o director da ADA e o Oliver Knot tem um bom patrocínio da Tropica. Em comum têm uma coisa: Não pagam os vasos das plantas. Além de que os aquários que eles montam são para finalizar o mais depressa possível uma vez que estão quase todos em exposição em lojas/salões de exposição (no caso do Amano, estão na galeria da ADA, e o Oliver Knot em lojas). Nestes 2 tipos de locais quanto maior a rotação de aquários mais variada e fluente será a clientela.

 

Os vasos de plantas que usamos não são baratos pelo que devemos ter o maior aproveitamento possível nas quantidades fornecidas pelo vaso.

 

Partimos ainda do princípio que a montagem deve durar uns meses, e se na montagem de um aquário se coloca uma quantidade grande de vasos de plantas de tapete significa à partida que o "tal" tapete irá fechar depressa, e criando uma tarefa árdua na manutenção deste enquanto as restantes plantas podem ainda não estar "finalizadas" como o tapete.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que não se está aqui a discutir o preço das plantas, pois o que é caro para uns é muito barato para outros.

 

Também não se discutiu a finalidade do aquário.

 

Quanto ao crescimento desigual das plantas, isso só falando mesmo com Deus.

 

O que me levou a colocar um post neste tópico foi que indicavas (Fernando Freire) que 1 vaso de E. parvula é suficiente para um aquário de 60 litros e isso na minha óptica não está errado... está erradissimo.

 

Claro que dá para plantar um aquário seja ele qual for com 1 vaso de E. parvula, como também dá para plantar um aquário com um só pé de Rotala, mas daí a ser suficiente em termos reais "vão outros 500".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

E continuo a afirmar, tal como no meu 2º post neste tópico:

 

(...)Fazer um tapete num aquário convencional de 60L (tipo Aquapor) em que temos uma área de 60x10-15cm para o fazer, um vaso "standard" (5cm de diâmetro), bem servido, chega perfeitamente.

 

Se o Sr. Vitor não o consegue, não percebo porquê. Já o fiz e consegui por várias vezes.

 

A comparação com o pé de Rotala se for só para "gozar" comigo, agradeço que não o faça porque sei o que digo.

 

Aconselho-lhe novamente a leitura do meu 2º post neste tópico.

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Eu sabia que o tempo me havia de dar razão, bastava esperar....

 

Senhores Just_me e Fernando Freire: Deiam uma espreitadela pelos sub-fóruns dos patrocinadores e vão ver que existem lá conselhos dados á data de hoje que suportam o que expliquei neste post.

 

Agora cuidado para não trincarem a própria língua.

 

Abraço de amizade.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais