Mortes estranhas em camarões.


Recommended Posts

Eu não sei o que aconteceu !

Ontem estava tudo bem ! Mas hoje á tarde quando voltei a casa, estava tudo a morrer e alguns já mortos !

Será que foi da comida ? Eu ontem fiz uma comida para les de ervilhas, cenoura, pepino, alface. e pimentão doce, e para secar meti numa máquina de secar fruta...

Setup:

3 x caixa vodafone cerca de 6 l cada 18 l no total

Termoestato :

50 w

Filtragem:

cerca de 500 l\h na sump

Alimentação:

Pastilhas para peixes de fundo e comida caseira...

Iluminação:

24 w

CO2:

Caseiro

Fertilização:

Ontem exprimentei por um pouco de tropica

Fauna:

4 tiger's temporários

2 multidentata temporários

4 red'cherrys

2 neritinas temporários

Flora:

Riccia flutains

limophila sessiflora

Lemna minor

Anubia nana

eleocharis acicularis

Medidas que já tomei:

Meter água de outra aquário

meter uma bomba de circulação

Meter flora que produz oxigénio e absorva os nitartos em abundÂncia

:) !!!!

Mete-los num recipiente

Ajudem-me !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 54
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Testes fizeste?

 

Amónia, nitritos e nitratos?

 

Qual o comportamento do resto dos camarões?

 

Coloca carvão activo.

 

Só tens 10 camarões se estava tudo a morrer então ficaste sem nenhum?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo foram os tigers? Acho que esse fertelizante foi o pior de todos! Os invertebrados e em especial os camarões (cantonensis principalmente) detestam fertelizantes pois todos contem metais como o COBRE! Isso é autentico veneno! Eu tb devo usar o da tropica mas em quantidade inferior a metade! E mesmo assim não sei!

Aconselho-te a fazer uma TPA de 30% hoje e outra amanha! Pode ser que alguns se safem! Boa sorte!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes fizeste?

 

Amónia, nitritos e nitratos?

 

Qual o comportamento do resto dos camarões?

 

Coloca carvão activo.

 

Só tens 10 camarões se estava tudo a morrer então ficaste sem nenhum?

 

Estava tudo a 0 !!!

Não ainda tenho alguns ! Mas estam a morrer !

Já pus carvão activo....

E sérgio, sim o fertilizante realmente foi um erro mas pus menos do indicado....

Não percebeste ! Mudei-os de água completamente ! De certeza que se não o fizesse morriam...

E mesmo assim o fertilizante foi ontem ! Já foi absorvido á muito....

Espero resposta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O envenenamento por cobre pode ser feito de duas maneiras...exposição crónica a valores tóxicos baixos, ou um envenenamento agudo, por exposição a valores muito tóxicos.

 

assim dizer isto:

 

Os invertebrados e em especial os camarões (cantonensis principalmente) detestam fertelizantes pois todos contem metais como o COBRE! Isso é autentico veneno!

 

é claramente errado... alias o cobre desempenha papeis no metabolismo de muitos animais, camarões incluidos.

 

como exemplo após uma busca rápida, podes ler o abstract deste artigo:

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12443009

 

 

o oxigenio mata exactamente como o cobre, quando há a mais e quando há a menos, seria portanto fácil classificar o oxigénio como "autentico veneno".

 

1 dia de fertilizante da tropica bem doseado, dificilmente mataria camarões...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os que creio que se possam sobreviver são os multidentata, esses ainda tão assim, assim... Mas parece que tipo, começam-se a contorcer e a fingir de mortos... Depois andam um bocado normalmente ou ficam parados...

Estou mesmo muito desanimado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O envenenamento por cobre pode ser feito de duas maneiras...exposição crónica a valores tóxicos baixos, ou um envenenamento agudo, por exposição a valores muito tóxicos.

 

assim dizer isto:

 

 

 

é claramente errado... alias o cobre desempenha papeis no metabolismo de muitos animais, camarões incluidos.

 

como exemplo após uma busca rápida, podes ler o abstract deste artigo:

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12443009

 

 

o oxigenio mata exactamente como o cobre, quando há a mais e quando há a menos, seria portanto fácil classificar o oxigénio como "autentico veneno".

 

1 dia de fertilizante da tropica bem doseado, dificilmente mataria camarões...

A meu ver foi bem doseado pois foi uma quantidade inferior á recomendada...

Entretanto mais 2 red's e 1 tiger morreram....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho dito várias vezes que os fertilizantes po rsi só não matam, nem com cobre nem sem cobre, o que interessa são as quantidades colocadas para o consumo da massa vegetal.

 

Acho que é lógico que os camarões são sensíveis ao cobre, mas toleram em pequenas percentagens, alias penso mesmo que existem comidas com cobre na sua composição (hikari).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que quantidade de comida deste, como foi feita a comida, e descreve um bocadinho melhor a maneira como essa máquina "seca a fruta", lentamente e a baixa temperatura?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que quantidade de comida deste, como foi feita a comida, e descreve um bocadinho melhor a maneira como essa máquina "seca a fruta", lentamente e a baixa temperatura?

No total usei meio pepino, umas mãos cheias de ervilhas, 2 cenouras, 3 folhas de alface e uma colher de pimentão doce, meti tudo na bimbi eté ficar pasta(trituradora)... Esta receita foi estudada, baseada na do Hugo e nas intruções do Fernado Freire...

A máquina seca a fruta num total de 12 h, seca-a com ar quente entre os 35º e os 50º graus...

Desta vez foi a gota de água ! Já demontei um aquário por causa destas porcarias ! E este vai ser o 2º !!!

Simplesmente vou remontar o meu aqua de 18 l normal, e apenas vou investir em MATERIAL DE QUALIDADE, não estou para aturar, e ficar desta maneira nem mais uma vez, desta vez vou apenas investir em qualidade, e vou seguir todas as regras á linha....

Continuo a aguardar mais respostas

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não comprastes novos abitantes ou plantas á pouco tempo?

Se sim pode ter vindo um infectado e a doença ter ficado latente até um dia vir ao de cima e contaminar todos os outros habitantes...

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não comprastes novos abitantes ou plantas á pouco tempo?

Se sim pode ter vindo um infectado e a doença ter ficado latente até um dia vir ao de cima e contaminar todos os outros habitantes...

 

Dúvido...

Eles vinham em muito bom estado... Os tiger, foram comprádos á cerca de 2 dias...

Mas creio ter chegado a uma conclusão...

Certamente se tratou de envenenamento...

Agora, se foi dos fosfatos criados pela comida...(não tenho esse teste)

Ou se foi do fertilizante.....(reparei agora que a marca que pensava que marcava 0,1 ml marca afinal 0,2, isso significa que aplico cerca do dobro do aconcelhado....)

Os os dois em conjunto...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem vir em boas condições mas ter uma doença latente dentro deles que aparece pelo stress de uma nova casa.

As pessoas com sida tem mau aspecto quando a doença está latente?

E ainda por cima dois dias, devem estar 4 dias num aquário de quarentena antes de ir para o aquário com outros peixes.

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que de virem doentes não me parece, ele teria reparado, os camarões muito dificilmente conseguem esconder uma doença.

 

Quanta comida deste afinal? quanto tempo ficou dentro de água sem ser comida?

 

 

Do excesso de fertilizante acredito mais......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que de virem doentes não me parece, ele teria reparado, os camarões muito dificilmente conseguem esconder uma doença.

 

Quanta comida deste afinal? quanto tempo ficou dentro de água sem ser comida?

 

 

Do excesso de fertilizante acredito mais......

 

Pois, mas se leres bem o post anterior fiz quase o dobro da dose...

A comida dei cerca de 2 grãos...

Mas ainda lá ficou um bom bocado...

Depois voltei a casa passadas umas 2 ou 3 h e tava assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O envenenamento por cobre pode ser feito de duas maneiras...exposição crónica a valores tóxicos baixos, ou um envenenamento agudo, por exposição a valores muito tóxicos.

 

assim dizer isto:

 

 

 

é claramente errado... alias o cobre desempenha papeis no metabolismo de muitos animais, camarões incluidos.

 

como exemplo após uma busca rápida, podes ler o abstract deste artigo:

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12443009

 

 

o oxigenio mata exactamente como o cobre, quando há a mais e quando há a menos, seria portanto fácil classificar o oxigénio como "autentico veneno".

 

1 dia de fertilizante da tropica bem doseado, dificilmente mataria camarões...

 

TB sei que precisam de cobre para viver, tal como o oxigenio! Mas de certeza que as plantas precisam de mais! Logo os fertelizantes de largo espectro devem conter quantidades suficientes para manter plantas, não camarões! E se ainda por cima a quantidade foi o dobro, acho que está explicado!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No total usei meio pepino, umas mãos cheias de ervilhas, 2 cenouras, 3 folhas de alface e uma colher de pimentão doce, meti tudo na bimbi eté ficar pasta(trituradora)... Esta receita foi estudada, baseada na do Hugo e nas intruções do Fernado Freire...

A máquina seca a fruta num total de 12 h, seca-a com ar quente entre os 35º e os 50º graus...

 

eu diria que foi a comida...

 

35-50º com comida muito humida em 12 horas parece-me um bom caldo para a criação de bactérias... dai até uma decomposição acelerada é um instantinho...

 

Mas de certeza que as plantas precisam de mais!

 

tens a certeza? sabes que o cobre em excesso também é toxico para as plantas?

 

Logo os fertelizantes de largo espectro devem conter quantidades suficientes para manter plantas, não camarões!

 

estes logos tirados de certezas não provadas...

 

E se ainda por cima a quantidade foi o dobro, acho que está explicado!

 

eu acho que umas continhas provam rapidamente que estarás enganado.

 

hugo, se quiseres colocar a dose inserida e a litragem do aquario fazem-se as contas facilmente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha modestia opiniao:

 

aquario pequeno + (fertilizantes + CO2 caseiro + comida caseira) provavelmente em demasia : camaroes = alto risco

 

ou seja, esta equaçao tem um equilibrio muito delicado e se as variaveis nao estiverem nos valores certos da no que deu, para quem nao esta habituado a fertilizar o maior erro é fertilizar em aquas com camaroes pois nao sabera quando esta a colocar em demasia, o André silvestre por exemplo, sabe perfeitamente ver as necessidades das plantas para que elas absorvam com rapidez esses nutrientes para que nao fiquem na coluna de agua a contaminar os camaroes, e essa fertilizaçao é na maioria das vezes diaria o que acelera a sua absorçao.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo lamento o sucedido :(

 

Eu li a tua msg que dizias teres dado dose de fertilizante a dobrar, eu apostaria nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu diria que foi a comida...

 

35-50º com comida muito humida em 12 horas parece-me um bom caldo para a criação de bactérias... dai até uma decomposição acelerada é um instantinho...

 

 

 

tens a certeza? sabes que o cobre em excesso também é toxico para as plantas?

 

 

 

estes logos tirados de certezas não provadas...

 

 

 

eu acho que umas continhas provam rapidamente que estarás enganado.

 

hugo, se quiseres colocar a dose inserida e a litragem do aquario fazem-se as contas facilmente.

Viva.

O aquário tinha cerca de 18 l, era apenas temporário até eu montar um novo... que era hoje....

A dose dada foi menos de 0,4 ml a recomendada era 0,2 ml, no entanto isto significa que desde o íniciotenho fertilizado sempre o dobro...Epá, mas pronto... Também não posso pensar mais nisso, tenho de enterrar os mortos e tratar dos vivos... Apenas que neste caso os vivos não eram deste aquário, eram uns novos que tinha ido buscar ontem, e agora tiveram de ficar numa garrafa de 1,5 a boiar no meu aqua de 60 l...

O aquário agora por causa das baixas muito provávelmente irá continuar como um lowtch assim que comprar um filtro novo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha modestia opiniao:

 

aquario pequeno + (fertilizantes + CO2 caseiro + comida caseira) provavelmente em demasia : camaroes = alto risco

 

ou seja, esta equaçao tem um equilibrio muito delicado e se as variaveis nao estiverem nos valores certos da no que deu, para quem nao esta habituado a fertilizar o maior erro é fertilizar em aquas com camaroes pois nao sabera quando esta a colocar em demasia, o André silvestre por exemplo, sabe perfeitamente ver as necessidades das plantas para que elas absorvam com rapidez esses nutrientes para que nao fiquem na coluna de agua a contaminar os camaroes, e essa fertilizaçao é na maioria das vezes diaria o que acelera a sua absorçao.

 

Claro que, o fertilizante não foi a opção mais indicada, mas agora estrem bem num dia de manhã quando meto o fertilizante, e estem a morrer no dia seguinte á tarde...Quanto ao co2 caseiro, não saia em grandes quantidades, e mesmo que assim o fizesse apenas cerca de 50 % se tanto é absorvido, e para a massa vegetal que tenho...

Eu ia mesmo para an comida caseira... Ou por assim dizer envenenamento por fosfatos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de 18 litros é dificil manter o equilibrio, qualquer erro e lá se vão os animais.

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais