Vodka7 - Reeftank 1


Vodka7

Recommended Posts

Boas, obrigado pelos elogios.

 

E o seu projecto como está? Onde está?

 

Cumps.

 

O meu projecto tem sensivelmente um mês, já conta com diversos zoas, algumas ricordeas, dois leathers, discossomas e 4 chromis viridis, sem esquecer a equipa de limpeza de turbos, ermitas, nassarius e dois lysmatas amboiensis...

 

Fotografias é que ainda não há... tenho de tratar disso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, uma semana após ter parado com as Biopellets, noto que os branqueamentos pararam.

 

Os fosfatos continuam a descer com as resinas, está agora a 0.05.

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Achas que as biopellets são as responsáveis pelos branqueamentos?

Pelos testes parece-me que nunca chegaste a ter ausencia total de nutrientes?

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu começo a achar que sim, tinha branqueamentos diários, e mal as tirei, o branquemento parou, passou uma semana e não houve evolução de branqueamento.

 

Os nutrientes baixos tive no primeiro ano e meio do aqua, depois começaram a subir e ai é que pus as Biopellets, mas parece que apesar de estarem a baixar lentamente, os corais não gostam.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhum ser vivo gosta de passar fome...

 

O que se passa com as pellets é que devem ser utilizadas para reduzir nitratos até niveis razoaveis (1-5 ppm) ou para atingir um ULNS.

Se ultrapassas o valor inferior de 1ppm começas lentamente a atingir um sistema de ULNS... e ou começas a dar de comer aos teus corais com AA (pelo menos) ou 1 a 1 começam a morrer de fome - este fenómeno normalmente começa nas zonas do coral que não recebe luz directa (sombra).

 

Agora tem atenção aos nitratos que provavelmente vão começar a subir novamente...

Eu sou favorável à utilização de pellets, VSV ou zeovit, e acho que todos podemos beneficiar com a sua utilização... o problema é que são sistemas que têm algumas regras rígidas a seguir.

 

Neste meu novo sistema também tive uma acropora a branquear na zona de sombra (já tinha muitos dos meus corais a ficarem muito claros mas ainda não tinha iniciado alimentação)... posso dizer-te que assim que começei a dosear AA o branqueamento desse coral parou de imediato. Já lá vão quase 3 semanas e nunca mais tive branqueamentos... aliás os corais ganham cor e vitalidade de dia para dia, a extensão dos pólipos é excelente e os crescimentos disparam... e os nutrientes mantém-se a 0. Na verdade a adicção de AA ajudou o meu sistema a exportar PO4... desde que iniciei o seu doseamento que os vidros são limpos 1x semana e só para dizer que são limpos... a sujidade presente no vidro é negligenciavel.

 

Esta é a minha visão acerca das pellets... resultam muito bem mas precisas de alimentar os corais assim que se inicia o processo de ULNS.

Não são as pellets as responsáveis pelos branqueamentos... é a falta de NO3 na H20 que não permite às zooxantelas produzir AA para alimentação dos corais. Se utilizasses VSV ou zeolitos ia acontecer o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu agora só estou a usar ZeoBak e ZeoFood, para alimentar os corais qual destes a seguir devo usar?

 

Amino Acid High Concentrate

 

Sponge Power Concentrate

 

Pohl's Coral Vitalizer

 

Coral Snow

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já paraste as pellets eu no teu lugar não dava nada... como tu disseste os branqueamentos pararam o que indica que os teus corais já não estão a passar fome.

Se começas a adicionar alimento sem contrapartida de pellets, VSV ou zeostart vais acabar com NO3 e PO4 elevados... porque não tens a mesma capacidade de exportação que tinhas com elas.

 

Se quiseres reiniciar as pellets mais tarde quando atingires 1ppm de NO3, ou quiseres outro tipo de exportação (VSV, zeostart, etc) entretanto... acho que podes utilizar todos esses aditivos... eu retirava o zeofood. Atenção que não os deves adicionar com um intervalo menor do que 2 semanas entre eles... para ficares bem com uma noção do que cada um faz.

 

Mas atenção... não adiciones nada se não conseguires manter um ULNS....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos,

 

Também comecei a notar um pequeno branqueamento numa das acroporas. Tenho NO2 e PO4 a níveis indetectáveis através dos testes da API.

 

Tenho um aqua de 700L reais e estou a dar os seguintes produtos da KZ:

 

AA - 7 gotas 3 vezes por semana

Coral Vitalizer - 7 gotas/dia

Trace elements - 2ml/dia

Zeobak - 7 gotas/semana

Zeofood7 - 7 gotas/semana.

Zeostar2 . 0.5 ml / dia sim dia não

 

Tenho 500ml de marine biopearls da aquatek.

Utilizo balling.light com a fórmula da fauna marin

 

Para os mais entendidos em zeovit, devo parar com alguma coisa ou adicionar algo mais ou em maior quantidade?

 

Bruno, desculpa postar aqui uma necessidade do meu aqua mas acho que a explicação será proveitosa para ambos.

 

Grande abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se notas que o teu sistema está a entrar em ULNS devias recuar um pouco nas doses de pellets ou zeostart... talvez esteja a ser demasiado agressivo.

 

Já viste o teu K+? Se tens montiporas ou stylophoras... notas alguma coisa mal nelas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho testes de potássio nem stylophoras, no entanto as montiporas estão a crescer bem sem qualquer tipo de branqueamentos!

 

Em relação às pellets estou a usar 60% da dose recomendada.

 

Será falta de AA, ou outra coisa qualquer?

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostaria de ter a vossa opinião sobre a dosagem que programei para 300L.

O Zeo Stylo-Pocci-Glow não vou aplicar, gosto das cores que estes corais tem e não queria alterar.

 

zeoguide.jpg

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostaria de ter a vossa opinião sobre a dosagem que programei para 300L.

O Zeo Stylo-Pocci-Glow não vou aplicar, gosto das cores que estes corais tem e não queria alterar.

 

zeoguide.jpg

 

Cumps.

 

Olá...

Acho que a dose de vitalizer e AA está muito exagerada... Eu doseava zeofood, CV e AA em dias alternados uns com os outros... introduz um de cada vez para teres bem a noção do que cada um faz especificamente.

 

Agora duas questões - uma é sobre os AA da KZ, eles doseiam-se em gotas e não em ml... deves ter visto isso mal.

A outra questão é acerca do zeostart.... o zeostart doseado assim não faz grande coisa. Essa é a fonte de carbono do sistema e deve ser doseada 2xdia... se não fizeres assim muitas das bactérias não se reproduzem convenientemente pela falta de carbono que introduzes nos dias em que não dás zeostart.

 

Eu pararia o zoo e o phyto... são mais formas de colocar PO4 no sistema do que outra coisa, embora esta seja a minha opinião pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha opinião adicionaria o coral vitalizer todos os dias 3 gotas e adicionava os trace elements da Kz. Mas experimenta e diz-nos como está a correr.

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha opinião adicionaria o coral vitalizer todos os dias 3 gotas e adicionava os trace elements da Kz. Mas experimenta e diz-nos como está a correr.

 

Cumps

 

Boas só não queria começar é com grandes dosagens para ver a reacção e adaptação dos corais.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

708655.png

 

Boas pessoal, aqui fica os testes mais recentes, agora estou mais contente, após ter tirado as biopellets os corais deixaram mesmo de branquear, até agora não estendeu mais o branqueamento e até já estão a regenerar, com crescimentos sobre o branqueamento.

 

Quanto ao Zeovit, ainda só estou a por Zeobak e Zeofood, estou a espera que chegue o resto para complementar.

 

Comprei uns peixinhos que já tinha antigamente, mas tinham morrido, Six Line Wrasse, Green Mandarin, e um Leopard Wrasse (Macropharyngodon Meleagris) Femea.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.