Vodka7 - Reeftank 1


Vodka7

Recommended Posts

Obrigado pessoal. A quem queira visitar este aqua esteja a vontade para o fazer, basta só vir falar comigo.

Cumps.

Quando acabar com os meus problemas e tiver o Aqua "pronto" para SPS's quero ir aí conhecer o teu aqua e trazer uns frags ;)

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal, tenho andado desaparecido, mas poucas novidades tem havido, e andei desmoralizado com a situação dos Cianos. :(

Actualmente já estão a regredir, só que agora não estou a gostar da cor dos corais, estão a ficar muito esbranquiçados, sem cor forte, o que aconselham?

 

Aqui ficam os testes actuais:

 

708655.png

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

As ciano estarem a querer ceder já é um bom sinal. Dá um pouco mais tempo para o sistema se equilibrar.

A reacção dos corais pode ser por 2 problemas: ou há fosfatos livres demais que andam a incomodar os corais, ou tens nutrientes demasiado baixos. Provavelmente será nutrientes demasiado baixos julgando por esses teus últimos testes - tens nitratos baixos há já algum tempo e isso pode levar a essa palidez na cor.

 

Como tem estado os crescimentos? Continuam ou pararam?

Algum tipo de problema nalgum coral? STN / RTN / Burned tips / Pouca extensão dos pólipos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio, alguns estão normais só a cor é que está mais pálida, outros estão com pontas queimadas (hystrix), outros estão com pouca extensão de pólipos, e outros estão com pouco de STN, outros do lado que levam com a corrente tá queimado também, tenho um pouco de tudo, portanto é os corais todos fragilizados.

 

 

O que baixa os nutrientes é só o Zeostart3, ou também o Zeobak? O que devo fazer para aumentar os nutrientes?

 

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que baixa os nutrientes são os dois em conjunto... mas a grande responsabilidade vai para o zeostart3 claro. Agora, o que me parece ser, não é da baixa de nutrientes... isso são os sinais de fosfato a mais. Mas também mesmo que seja da falta de nutrientes eu na tua situação não os aumentava para já... visto teres ciano a pairar por ai.

 

Quase de certeza que os crescimentos também pararam... sinais de fosfato.

 

Eu colocava alguma resina anti-fosfato no aqua para ver a reacção dos corais a curto prazo... tens inclusivé uma resina da fauna marin que parece ser mais suave na acção de remover fosfatos.

é que o teu aquário está limitado aos nitratos neste momento... e por mais que utilizes zeostart3 o desequilíbrio entre os 2 nutrientes continua lá. Não quer dizer que não estejam a caminho do equilíbrio (porque estão - sinal das ciano a cederem), mas ele está a demorar, e corais sem extensão de pólipos são corais a morrer, principalmente quando tens nutrientes baixos.

 

Eu sei que estás numa fase complicada mas isso vai lá com algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois já pensei por de novo as resinas, sim a da Fauna Marin é a que usava no inicio.

 

Já pensei por plakton em pó mas tenho receio do Cyanos.

 

Aqui fica a lista da dosagem:

76155300.jpg

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o seguinte... basicamente o teu aqua neste momento passou de uma situação com nitratos a mais (há uns meses quando colocaste as pellets) para uma em que o nitrato é o elemento limitador. Os corais não gostam de nitratos baixos em sistemas fechados como os aquários, porque essa limitação de nitratos provoca a morte da zooxantela e consequentemente a sua forma de susbsitência habitual.

 

O ideal é a manutenção de nitratos na ordem dos 1 a 2 ppm, podendo ser mais baixo quanto mais alimentação dermos aos corais como substituto.

 

Se reparas que os teus fosfatos se mantém fora de controle então talvez seja melhor adoptar medidas para retirar esses fosfatos... tens produtos zeovit para isso como o Biomate... ou então resinas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que na fase em que está o aquário fazes bem em colocá-las.

 

Tenta mudá-las com regularidade para exportar o máximo de fosfatos do sistema... não te esqueças que o sistema tendo muito fosfatos as resinas ficam saturadas num instante.

 

A melhor coisa para verificares o estado das resinas é a limpeza do vidro, a extensão dos pólipos dos corais e a recessão das ciano.

 

Para além disso, como tens nitratos baixos talvez tenhas de reduzir um bocadinho mais a dose de zeostart. É que se não tiveres nitratos o sistema de carbono vai alimentar as ciano e não as bactérias nitrificantes que queremos. Tem também atenção ao zeofood que te adiciona NO3 e PO4 ao sistema... os aminos dão mais nitratos o que até não é mau, e o vitalizer supostamente não aumenta nenhum deles.

Não faças é estas duas coisas ao mesmo tempo... para ver os resultados individuais das duas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Isto agora é um pouco insolito. As cianos desapareceram todas durante esta semana. Apos isso as acroporas comecaram a branquear por completo. :( Enquanto havia cianos ate nunca mais as acroporas aguentaram-se. Agora que ja nao tem as cianos a chatea-las. Pumba tudo a branquear. :(

 

Cumps

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno...

 

Está difícil de equilibrar essa equação.

Qual foi a quantidade de resinas que colocaste? Terão ficado saturadas demasiado depressa?

Agora sem ciano tens algum teste de fosfato recente? Ou de nitratos?

 

A meu ver o que pode estar a acontecer é que a morte das ciano pode estar a deixar algum fosfato a mais na coluna de água...

Não nos podemos esquecer que essa ciano toda estava a consumir uma quantidade considerável de fosfato da tua coluna de água. A competição pelo fosfato feita pelas resinas deixou a ciano sem nutrientes suficientes e fê-las sucumbir... agora podes ter de mudar a resina com alguma frequência para retirares o fosfato que entretanto se encontra acumulado.

 

Outra coisa que pode ter ajudado a reduzir a ciano foi a redução do carbono disponível (zeostart)

 

Agora é só estares atento a essas resinas... ñ deixes esse fosfato oscilar demais.

 

Eu fazia um reforço da diversidade bacteriana durante 1 a 2 semanas diariamente com zeobak e biomate para estabilizar o sistema com as bactérias que pretendemos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quando apliquei as resinas os cianos já estavam mesmo a desaparecer, o resto desapareceu com a TPA, limpeza de sacos e copo e adicão das resinas.

 

Amanha faço o teste e logo ponho aqui.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os fosfatos continuam a 0.12. lol

 

Estou a usar os da ATI, lá diz dose de 50ml a 150ml por cada 100L, eu pus 200ml.

 

Cumps.

Editado por Vodka7

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... as resinas ficam impregnadas em menos de nada. Tens de ir substituindo as ditas cujas e tenta sempre analisar a saida do reactor. Depois de algumas mudas constantes de resina isso vai ao sítio. Depois reduzes a quantidade de resinas para manteres os níveis de N e P equilibrados.

 

Outra coisa que podes e deves começar a fazer é reduzir a quantidade de zeostart para cerca de metade (podes reduzir lentamente se achares melhor)... ou então aumentares a dose de AA para tentares fazer os nitratos subir. Isso é crucial... os corais detestam nitratos nos 0 durante demasiado tempo se não lhes fôr dado comida em condições. Como os fosfatos neste momento estão muito descontrolados não te poderia recomendar aumentar a alimentação em demasia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, achas mesmo que ficaram saturadas em pouco mais de 5 dias?

 

Então passo a por Zeostart 0.1+0.1ml?

 

E de Zeobak e Zeofood? Dou junto no mesmo dia ou separado?

 

Já aumentei a dose de Zeovitalizer, agora vou aumentar a de Amino também.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem possivel... há registos de resinas a ficarem saturadas em menos de 24h. Tudo depende da quantidade de fosfatos que se encontram na coluna de água... se forem elevados as resinas rapidamente ficam saturadas.

 

Acho que podes reduzir um pouco a dose de zeostart para deixares os nitratos subir um pouco, ao mesmo tempo que aumentas a alimentação dos corais.

 

Já que estás a utilizar o Zeofood deves utilizá-lo em conjunto com zeobak... embora hoje em dia o zeofood seja pouco utilizado nos sistemas zeovit (substituido por Xtra, AA, etc)

 

Acho que fazes bem em aumentar a dose de CV e AA para aumentares os nutrientes disponíveis. Tenta é estar atento à subida de nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai verificando os nutrientes com alguma regularidade para ver a evolução... e para fazeres os melhores ajustes.

 

Agora é natural que os nitratos comecem a subir lentamente... quando chegarem a 1 começas a subir lentamente a dose de zeostart.

 

Depois de aprenderes a controlar esses ajustes tudo se começa a tornar mais fácil... adicionas mais comida aos corais, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ora tenho boas e más noticias, os corais continuma a branquear e os Fosfatos a 0.12/0.14. :(

 

As boas noticias é que nos Nitratos passaram a 0.5, deu 50,divide-se por 100 ou 10?

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tranquilo que isso são reações normais do aqua nessa fase.

 

Mesmo assim acho muito estranho teres esses valores de fosfatos... isso é com o teste da hanna? Não estará com algum problema? Tenta verificar de alguma forma em outro aquário que saibas que tem fosfatos baixos... ou experimenta uma solução de teste.

 

Acho estranho eles continuarem assim, embora isso possa ser algo normal... eu verifiquei isso no meu aquário esta semana. O que pode estar a acontecer é a morte rápida de algas do vidro e da rocha. Eu esta semana introduzi resinas redutoras de fosfato porque me pareceu que estariam elevados por uma série de reações dos corais (maioritariamente fraco crescimento)... assim que coloquei verifiquei as minhas suspeitas. Apesar de não aparecer nada no teste eles estavam lá a perturbar a coralada. O que aconteceu logo a seguir foi a rocha a clarear rapidamente e o vidro de trás em decomposição, e em seguida um boost repentino de nitratos (entre 5 e 10 quando andavam abaixo de 1). Agora tenho de esperar que as bactérias das pellets voltem a consumir este excesso de nitratos que surgiram, e com elas levarem algum do fosfato que coloquei a mais nos últimos meses.

 

Quanto ao teste, se estás a falar do salifert, deves dividir por 10 o que dá cerca de 5 - se é este o caso, deves manter a mesma dose (ou até aumentar um pouco) de zeostart (não esquecendo o limite para os teus 300L).

 

Os corais estão a mostrar sinais dos desiquilibrios dos ultimos tempos... nitratos baixos e fosfatos a prejudicarem o crescimento. Não te esqueças que os branqueamentos em STN não estão propriamente relacionados com algo que fizemos ontem... normalmente surge com algum tempo substancial de atraso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ora bem os fosfatos agora ainda sem a TPA que será feita amanha, estão a 0.05.

 

Quanto as corais, acho que a cor está a melhorar um pouco, mas os branqueamentos continuam naqueles que já estavam a branquear, e acho que vai até ao fim de ficarem totalmente mortos. :(

 

Cyanos nunca mais as vi. :)

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por aquilo que vi acontecer nos meus corais há uns tempos atrás, não há muito que consigas fazer. Quando eles começam a branquear nas zonas de tecido muito frágeis (normalmente com uma cor pálida acizentada) normalmente braqueiam em toda a sua extensão. As regiões do coral que ainda te pareçam boas normalmente aguentam-se. Essa é uma das características do STN - ele surge muitas vezes por erros ou desiquilibrios passados e continua durante algum tempo mesmo com a correcção do desiquilibrio.

 

Continua como estás e vai controlando os nutrientes... aos poucos os corais que se aguentaram vão recuperando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio, será possivel parar de dar Zeostart, Zeobak e Zeofood para ver a reacção dos corais?

 

Ou seja ficar só com as resinas, carvão, amino e vitalizer.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.