Vodka7 - Reeftank 1


Vodka7

Recommended Posts

Boas,

 

Podes-me dar uma informação?

 

neste momento ja tenho as algas controladas, estão a dar sinai de regressão mas fui alertado para uma situação que estou a fazer no balling da fauna marin...é que esrou a utilizar os elementos traço deles (misturados nas soluções de CA e KH) mas omo estou a dozear mais KH (34 ml) e somente 3ml de CA e MG isso vais destabilizar o aqua? dado que estou a intruduzir mais elemetos traço do KH do que dos restantes?

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, foi uma situação que nunca liguei, sim gasto mais elementos traço KH, mas nunca alterei essa situação, e nunca vi que fizesse diferença.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois o que me disseram foi que como estou a adicionar mais elementos traço de um do que outro poderia destabilizar o aqua e consequentemente criação de algas ou os corais ressentirem-se...tenho de pedir mais algumas opiniões, obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricardo!

 

Os testes servem mesmo para isso... é ver qual a necessidade do aquário e balling(ar) lá para dentro.

 

Há quem gaste mais Ca, há quem gaste mais Mg... e quem gasta mais KH...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Sim isso eu sei e os meus valores ate se têm matido estaveis CA 440 MG 1400 E KH 6.1 (preciso levantar um pouco) mas a questão é os elementos traço da fauna marin que são adicionados directamente no CA e KH, logo se estou a adicionar mais ml de KH mais elementos traço tb, daí poder destabilizar o aqua não os valores mas sim em termos de elementos traço.

 

Se usa-se os da timo (ex) adicionava a mesma quantida de elemtos traço mas á parte na mesma porção (foi o que me explicaram)

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois isso não sei, nunca me preocupei com isso.

 

Acho de devia baixar o Mg para 1250/1300 e o Ca para 400/410 e levantar o Kh para 7.5/8.5.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes-me dar uma informação?

 

neste momento ja tenho as algas controladas, estão a dar sinai de regressão mas fui alertado para uma situação que estou a fazer no balling da fauna marin...é que esrou a utilizar os elementos traço deles (misturados nas soluções de CA e KH) mas omo estou a dozear mais KH (34 ml) e somente 3ml de CA e MG isso vais destabilizar o aqua? dado que estou a intruduzir mais elemetos traço do KH do que dos restantes?

 

Abç

 

Olá... só para tentar esclarecer a questão...

 

Os elementos que adicionas ao Ca e ao KH estão em equilíbrio com as doses que colocas no aqua.

 

O KH adiciona iodo e flúor, dois elementos que são retirados da água muito rapidamente pelo escumador. Basta dizer que muita gente adiciona iodo 2 a 3 vezes por semana, e muitos mesmo em adição ao balling light. Independentemente da quantidade adicionada de KH, os valores estão equilibrados dentro da solução e só com doses estupidamente elevadas é que podíamos ter problemas... mas antes do iodo o KH elevado já estaria a causar problemas.

 

O Ca adiciona estroncio, bário e metais pesados.. As quantidades dentro da solução foram calculadas a partir de resultados médios da presença destas substâncias no esqueleto dos corais... o que indica que a adição de cálcio e das outras substâncias estará equilibrada com o consumo dos corais duros. Os metais pesados encontram-se em quantidades ínfimas e muito dificilmente causariam problemas... normalmente as algas e as zooxantelas consomem-nos antes de poderem causar problemas.

 

A única maneira de causar problemas é se existir precipitação após adição de cálcio... mas aí estamos a falar de quantidades muito grandes de precipitado. Antes disso veríamos problemas por KH e Ca muito baixos.

 

É preciso também não esquecer que a adição de Ca e KH no balling light não tem forçosamente de ser igual em valor... primeiro porque a concentração das soluções é muito diferente, e segundo porque o KH é consumido normalmente em maior quantidade do que o Ca, visto que é utilizado como solução tampão na água.

 

Espero que tenha sido claro no que escrevi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Obrigado pela tua explicita explicação, ate porque ja estava a ponderar deitar 2 garrafões praticamente cheios de CA e KH fora!! e adicionar os elementos traço á parte.

 

Eu tb tive algas porque fui de férias 1 semana e deixei o aquario a cargo do meu irmão e segundo sei acho que ele exagerou na comida para os peixes ao ponto de ela estar a boiar em cima da agua sem que os peixes a fossem comer...logo aparecimento de algas (cianos) mas em muito pouca quantidade e no areão em maior quantidade que nem me parece cianos mas sim diactomacias...

 

Apesar de ter uma boa escumação (BK DC 200) não deve ter sido suficiente porque certamento houve destabilização na agua.

 

Neste momento as cianos na rocha ja foram e o areão esta a ficar limpo e solto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Bruno,

 

Como vai o teu aqua?

 

So para te dizer que ja consegui estabilizar o meu, as cianos desapareceram e tenho os nitratos a 2.5 ppm, fosfatos a 0 e os corais a retomarem as cores e crescimentos!!!

 

Como tenho muita escumação e tinha poucos peixes, pouca alimentação, logo não conseguia ter valores de nitratos.

 

Solução, intruduzi um cardume de anthias (6) boa alimentação e aqua estabilizado :dance:

 

A ver se te mando fotos por MP, aqui não sei como se faz

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe, vai +- fui de ferias e as doses de Balling para CA e MG foram demais e agora está com os valores muito altos e alguns corais recentiram, mas vai ficar bom rápidamente.

 

Ainda bem que o teu estabilizou, as fotos basta pores no imageshack e depois pores aqui os links entre .

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal, fica um pequeno relato da desgraça que tem sido estes dois ultimos meses. Fui de ferias 20 dias e o balling foi mal doseado, cheguei de ferias tudo com más cores, ou seja calcio e magnesio fora da escala, mais de 500 e 1500, só o KH estava no sitio.

 

Andei a repor valores mas, ao mesmo tempo apareceu cianos e os fosfatos a oscilar, não sei o que se passa mas eles nao desapareceram facilmente.

 

Com isto morreu a minha velha Tridacna ainda tenho uma mais nova, e morreu 4 acroporas. :(

 

Agora para ajudar a festa a bomba doseadora do balling avariou e estou sem dosear ca,mg, e kh...

 

Para ver se vai tudo ao stio vou comecar a fazer mudas de agua do mar.

 

Se dentro de um mes nao recuperar faço um reset, mudo a areia e metade da rocha viva.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.