Recommended Posts

Publicado

Boas,

Após uma ausencia de 8 dias , quando cheguei a casa dive uma triste

visão: a água do meu aquario- biotopo Malawi estava tão verde que mal conseguia ver os peixes , fiz analises á agua e ... NItritos-0,Amoniaco-0,

Ph-8.2.

Fiz mudança de 50% da água já condicionada com o mesmo PH,

a água ficou mais transparente, mas passadas 24 horas ficou verde de novo... ontem voltei a mudar +- 100 litros de água (o aquário leva 300 litros) , melhorou mas hoje está outra vez verdissima.

os peixes parecem-me bem e o aquario têm poucas algas nos vidros e pedras, por isso não me parece que seja excesso de luz- 112 watts- 300 litros, sem plantas...

Alguém têm ideia do que se trata? E alguma solução para esta " praga"?

Grato pelas Ajudas.

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Viva,

então e os nitratos e fosfatos? hum? filtragem? luz?

Lma

Publicado:

Boas,

respondendo ás vossas questões:

o aquario não está exposto a nenhuma luz directa ( janela)

- a iluminaçao do aquario é composto por 2 tubos florescentes de 58 watt: 1 phillips aquarelle e uma osram blue. calha feita por um colega do

forum . O aquário tem 150*40*50.. Luz 10 horas por dia.

- nitratos e fosfatos não tenho testes mas, penso eu, que se nos ultimos

3 dias fiz 2 tpa : 1 de 150 lt e outra de 100 lt, os nitratos e fosfatos devem estar num nivel insignificante.

- a filtragem é assegurada por um Eheim 2260 (2400 lts/ hora)

no filtro tenho: 4 litros Ehfimech ( pré filtro mecanico)

-2 embalagens de lã -sera

-resinas (chemi-pure)

-massas biológicas Ehfisusbstrat- 10 litros

-Oxigenação por cabeça motorizada com dispositivo venturi 450 lts/ hora

Penso que seja o que for, reproduz-se pois com o passar das horas fica cada vez + verde.

Comps:

António Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Obrigado, pela dica Hotrodder :cry:

o problema deve ser achar um filtro destes, cá em Portugal.

Amanhã vou tentar no Aki e no Mestre maco.....

Entretanto se alguém tem um palpite do que se poderá a passar,

diga de sua justiça, tenho aquarios há 4 anos e nunca me aconteceu nada

parecido :shock:

Comps:

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:
E alguma solução para esta " praga"?

São micro-algas em suspensão.

Podes usar um filtro UV+TPA's. Em princípio resolve o problema.

Se recorreres ao sistema indicado pelo hotrodder também deves resolver. :idea:

Vai fazendo é TPA?s.

No entanto o melhor era mesmo encontrar a causa do problema... :lol:

Podes resolver isso durante uns dias e depois voltar tudo ao mesmo.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Realmente ter em casa sopa de ervilhas no aquário não é muito agradável. Em criações industriais de peixes ornamentais, a sopa de ervilhas é desejável porque é uma barreira para as doenças e realmente os peixes saem mais vigorosos da água. Como podes ver no meu avatar, também tenho a água esverdeada no aquário em casa. A solução é simples. Plantas ou algas têm clorofila, e se não há luz, não há fotossíntese. Se não há fotossíntese, morrem. Não liges as luzes muitas horas por dia e corta a claridade indirecta e vais ver que o problema rapidamente se resolve. Se não ligares as luzes do aquário sequer, vais ver como a sopa de ervilhas rápidamente desaparece. Ah, e não te esqueças das TPA's

Também existem alguns microrganismos que têm 2 tipos de vida, se há luz e minerais na água, fazem fotossintese. Se estiverem limitados com minerais, podem ainda fazer fotossíntese a partir de matéria organica. Se não há luz, é que não fazem mesmo fotossíntese. Neste caso, passam a ser decompositores. Este tipo de microorganismos também podem fazer sopa de ervilhas. Por isso, corta a luz e dentro de pouco tempo vais ter resultados.

Publicado:

Boas,

Antes de mais , agradeço as vossas explicações :D

A iluminação vai ficar desligada por uns dias, só ligarei 1 hora por dia

á noite para alimentar os peixes. Quanto ao filtro UV , nunca ví á venda

nas lojas onde custumo ir, onde se vende? e preço?

Comprimentos:

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Não precisas de ser tão drástico em relação à luz...

Basta reduzir umas horas e ver se melhora.

Depende das lojas... nem todas têm em stock pois não é um produto que tenha muita saída.

Podes sempre fazer um em casa. Só tens de arranjar o material. Fica mais barato. Vê aqui, por exemplo

http://www.aquahobby.org/phpBB2/viewtopic....cd34eed40f2e0a2

Acho que devias tentar primeiro a redução de luz e manter as TPA's.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas:

Olha eu alem de ter varios aquarios, faço criação de ciclidios, no inicio ( a uns anos ) tive esse tipo de problema, revendo o que se disse por aqui ( luz em excesso, aqua perto de luz solare etc. ), podes resolver de varias maneiras, ( tem atenção ao UV pois se for em demasia estas a tirar nutrientes a agua que sao necessarios).

Eu usei um produto da ( JBL-Algol ( sem o carvao activado no filtro ))fiz uma trocas de agua, e ao fim de 4 a 5 dias a agua estava cristalina.

Depois disso reduzi os relogios para 8 hoas diarias, e o aqua de ciclidios esta em pleno, sempre com femeas prontas a dar a luz :lol:

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Publicado:

Boas,

Agradeço as dicas,tenho feito Tpa,s e a luz está reduzida a 2 horas/ dia,

por agora não se vislunbram grandes melhoras... Acho que vou experimentar o ALGOL da JBL.

Comprimentos:

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128