Criar e alimentar alevins Kribensis


sakana

Recommended Posts

Boas

 

Tive ontem a minha primeira postura de kribensis.

Como ainda nao tenho muita experiencia e queira que a maioria sobrivivesse venho apelar a vossa maior experiencia.

O aquario e comunitario (100l) (ainda o tenho a cerca de 1 mes) e alem do casal kirb tenho mais um krib macho, 2 botias palhaço, 1 cory, 1 oto e 1 caracol.

Nao queria tirar os alevins porque e muito giro ver os pais a passear os filhos e a protege-los.

As minha duvidas sao em relaçao a sua alimentaçao e a cuidados que deva ter.

Obrigado pela ajuda

Os peixes são fishes ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Eu nunca dei nada de especial aos meus kribensis e eles desenvolvem-se bem, comem o mesmo que os pais.

Penso que os pais o trituram mas nao tenho a certeza...

Podes dar artemia recem eclodida e microvermes como complemento que nao faz mal nenhum.

Boa sorte

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fiz a transição de um pequeno aquário de 50litros para um tanque de 400litros fiquei maravilhado como os kribensis com o seu corpo pouco volumoso faziam frente a pseudotropheus algo maiores.

 

Goza o momento eles eclodem muitos alevinos por isso não te esmureças se desaparecerem muitos, de qualquer forma quando começam a criar não param e aí sim tu vais ter que introduzir espécies mais agressivas pois não vais ter ninguém que te fique com os kribensis e um aquário de 100litros vai tornar-se pequeno.

 

Se depois de um ano de gozo te apetecer controlar a população sem extinção podes fazer uma experiência que fiz, embora de uma zona diferente as Ácaras ou Nigrofasciatus da Guatemala também são ciclídeos que defino como tolerantes/defensivos isto é terás, se criares dois escnderijos dois habitats equilibrados uma vez que o espaço não deve ser muito.

 

Divirtam-se e não sejam tão técnicos, controlar pH?, não comprem gotas encontrem soluções naturais, aliás e pensando nalguns adornos que li usados por alguns colegas também com espécies geniais, desaconcelho pedras calcárias até para controlar pH deixam a água sem brilho, como costumo chamar-lhe "leitosa".

 

Bem haja a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

n quero dizer mal mas com botias palhaço essa tua criaçao vai ser comida(experiencia propria) e como e a primeira postura nunca ia dar nada mas isso e normal.quanto a alinemtaçao no fim de uma semana de eles começarem a nadar podes experimentar nicrovermes ou artemia recem eclodida

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alimentar podes tambem utilizar fry food, uma vez que teres criações de alimento vivo pode nao ser uma solução viável.

 

Boa sorte com os pikenos, mas como o five pra one disse, o Botia vai devorar-te metade da criação, senão toda.

 

Abraços

Keep on Rockin' in a free world.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Comecei com uma msg nova e não tinha visto esta!

Eu também consegui uma postura com dois escalares :lol: nunca tinha conseguido...

Bem, o meu aquario tem 70l, 3 escalares(1 mais pequeno) que o casal e 7 neons, um guppy, 1 limpa-vidros e um limpa fundos.

O que aconselham? eu só vi os ovos, entretanto devem ter eclodido, porque desapareceram?? e depois? deixo a natureza actuar? eles gostam de artemia congelada? ou tem de ser viva?

obrigada Alex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

 

Olha por esperiencia propria, tenho varios aquarios e faço criação de ciclideos, mas no meu aqua comunitario de 500 litros tenho varios botias, um deles tem 12 cm e digo-te que comem da minha mão, mas quando esta não esta lá, eles não olham a crianças ou adultos, e estão sempre bem servidos ( se é que me fiz entender ), não que dizer que ataquem, mas a lei é do mais forte.

Tenta separa ( caso possas ) as crias novas, pois assim as veras crescer, quanto a alimentação, as artemias de inicio são boas ideia, mas não esqueças de variar a comida ( isto para qualquer especie ).

Boas sorte.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ja passaram 3 semanas e as boas noticias sao que a grande parte sobreviveu e esta de boa saude. Ja andam sozinhos pelo aquario sem os pais e os botias palhaços aparentemente nao lhes tocam.

Tenho cerca de 20/25 alevins que se passeiam a vontade pelo aquario. Os pais começam a interessarem-me mais um pelo outro do que pelos filhotes :wink:

Os peixes são fishes ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais