Ovos de escalar - Com Fotos dos alevins! :D


tgomes

Recommended Posts

Boas pessoal,

Os meus escalares pela 2ª vez desovaram... a 1ª vez estavam num aquário com outros escalares e então os ovos acabaram por ser comidos em 5 minutos mal desliguei a luz, no sábado passado separei o casal para um aquário plantado de 80 litros que era o meu comunitário e hoje encontrei novamente uma desova numa planta...

Já li que é necessário colocar azul metileno mas não tendo esse produto que produto posso colocar ou não será necessário? Também já li que devia agora retirar o casal, mas já li também o contrario!

Alguém experiente para me elucidar ?

Obrigado pessoal omg

 

Edit

 

No aquário apenas tenho os dois escalares e um CAE, tenho receio de desligar a luz e o cae limpar os ovos, é possível ? Ou será melhor não arriscar e deixar a luz ligada 24 horas durante uns dias?

Editado por tgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha um pleco (grandinho... 15cm...) que depois de provar os ovos, não queria outra coisa...

Agora está na colónia penal das carpas....

 

Ovos, posturas, e luz apagada com mais peixes no aqua, é um grande risco....

 

PauloA omg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Os meus escalares pela 2ª vez desovaram... a 1ª vez estavam num aquário com outros escalares e então os ovos acabaram por ser comidos em 5 minutos mal desliguei a luz, no sábado passado separei o casal para um aquário plantado de 80 litros que era o meu comunitário e hoje encontrei novamente uma desova numa planta...

Já li que é necessário colocar azul metileno mas não tendo esse produto que produto posso colocar ou não será necessário? Também já li que devia agora retirar o casal, mas já li também o contrario!

Alguém experiente para me elucidar ?

Obrigado pessoal omg

 

Edit

 

No aquário apenas tenho os dois escalares e um CAE, tenho receio de desligar a luz e o cae limpar os ovos, é possível ? Ou será melhor não arriscar e deixar a luz ligada 24 horas durante uns dias?

Pela minha experiencia, os cae's não são problema. Porque duvido que o casal de escalares o deixe aproximar sequer dos ovos. Se não tens azul de metileno podes por um outro produto que contenha essa substancia, como o eSha 2000, é o que utilizo. Se deves ou não retirar o casal? Se fosse eu deixava-os criar os pequenos, mas tentava tirar o cae para os pais estarem mais á vontade e não stressarem. Até porque se retirares os pais terás que retirar todos os outros elementos da fauna, se tiveres camarões e/ou caracóis também os deverás retirar se separares os pais dos alevins. E também terás que por uma bomba de ar ao pé dos ovos para eles não fungarem, este processo de oxigenação dos ovos é a simulação daquilo que é feito pelos pais.

Agora só tens que ver o que achares melhor para ti.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então vou deixar os pais lá e vou colocar esha 2000, pois ainda pensei em retirar o cae mas se tentasse o retirar agora provavelmente o casal iria stressar e comer os ovos não?

Já agora coloco esha 2000 a dose normal que vem no folheto? No dia a seguir faço a troca de agua normal? Ou é colocar e deixar assim uns dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então vou deixar os pais lá e vou colocar esha 2000, pois ainda pensei em retirar o cae mas se tentasse o retirar agora provavelmente o casal iria stressar e comer os ovos não?

Já agora coloco esha 2000 a dose normal que vem no folheto? No dia a seguir faço a troca de agua normal? Ou é colocar e deixar assim uns dias?

 

 

Isso não é muito linear, mas digamos que stressar de certeza; comer os ovos é incerto. Coloca a dose normal, depois dos ovos eclodirem já não será necessário. Se tiveres a água a 29 graus melhor para os alevins, desenvolvem-se mais rápido. Depois, já sabes tpa's de 10% todos os dias até ás 4 semanas. Lê isto: http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf, vai-te ajudar muito.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em todo o caso não te stresses.

 

Se eles comerem os ovos tens posturas todos os 7 a 10 dias.

 

Ai só tens que aprender com os erros.

Para a primeira vez deixa a luz acessa para eles poderem ver o CAE... pois se eles não o virem e pode fazer uma limpeza pois quase não precisa de luz para chegar aos ovos.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem coloquei esha 2000 e deixei a luz ligada, hoje quando acordei vi talvez uns 20 ovos brancos... será que os outros vão pelo mesmo caminho? Não os contei pois é impossível mas devem ser uns 80... 20 deles já estão brancos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ovos estão a amadurecer, normalmente ficam brancos por não estarem fecundados. Depois disso fungam por falta de tratamento dos pais ou pelos parametros da água estarem fora.

 

Ou seja há muitos factores. Em todo o caso os pais normalmente escolhem os ovos maus e tiram-nos (e comem-nos...).

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante o dia deixa a luz do aquário normal, durante a noite, deixa um candeeiro de luz fraca para o aquário e assim há menos probabilidade de os pais comerem os ovos devido ao stress dos outro peixes se eles não veem mas sentem os movimentos a volta para asegurar os ovos comem nos

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que fiz esta noite foi deixar apenas uma luz ligada de 24W pois a calha tem 3 de 24W e apenas deixei uma ligada.

De momento não sei se o resto dos ovos ficaram brancos pois estou no trabalho mas logo já dou mais noticias sobre o estado dos mesmos :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem te preocupes, já tens um casal. Ainda por cima põe ovos e trata mediamente deles.

 

Mais tarde ou mais cedo vais ter alevins.

Se não for desta é daqui a uma semana. E ai já arranjaste uma folha verde de imitação e podes tirá-la para uma maternidade.

 

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem cheguei a casa e... onde andam os ovos? :bs_quesexclaim:

 

Desapareceram todos por completo...

Aproveitei e retirei o cae que estava lá a mais!

 

Não sei se acrescento algo !

Casal de escalares , aquário, filtro de esponja e um sitio onde eles possam fazer a desova....mais nada

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se acrescento algo !

Casal de escalares , aquário, filtro de esponja e um sitio onde eles possam fazer a desova....mais nada

 

Penso que tenha sido os escalares que os comeram pelo que um familiar me disse pois estavam todos brancos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se acrescento algo !

Casal de escalares , aquário, filtro de esponja e um sitio onde eles possam fazer a desova....mais nada

Também já consegui assim, sem medicar. Safaram-se e cresceram.

 

Mesmo no comunitário já tive eclosões de muitos alevins, sem medicação. Neste caso não vingaram porque existe grande predação.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pessoal após a desova do dia 10 nunca mais houve nada, já lá vão 12 dias e nada... estou a pensar que me enganei no casal, penso que vou colocar os outros 2 lá para ver se consigo mesmo ver algum comportamento diferente, pois nunca mais os vi aos beijos nem nunca mais houve ovos... Ou seja provavelmente enganei-me ao seleccionar os escalares pensado ser aquele o casal, mas o estranho é eles terem feito uma desova 2 dias depois de eu os mudar para o novo aquário, é possível a fêmea já ter ido com os ovos para o outro aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ontem coloquei os outros 2 e a resposta foi: Levaram uma tareia dos dois que lá estavam upa upa... tive que os retirar de imediato e por surpresa hoje ... uma postura e das grandes pois encheram duas folhas com ovos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... então eu peço desculpa... devia ter sido mais explicito.. normalmente uma semana, mas em certos casos (stress, mudanças de ambiente, etc.) 2 semanas.

 

Em todo o caso Parabens!

 

Daqui a 48h quando nascerem diz coisas!

 

PauloA :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... então eu peço desculpa... devia ter sido mais explicito.. normalmente uma semana, mas em certos casos (stress, mudanças de ambiente, etc.) 2 semanas.

 

Em todo o caso Parabens!

 

Daqui a 48h quando nascerem diz coisas!

 

PauloA :thumbdown2:

 

Não tens que pedir desculpa, toda a ajuda é bem-vinda e não é obrigatório as pessoas se lembrarem de tudo :thumbdown2:

Em relação a nascerem vamos lá ver pois é a 3ª postura apesar que a 1ª foi no meio das "cobras" mal apaguei a luz foi tudo, a 2ª ainda restava um cae não sei se foi o motivo que os levou a comer mas penso que não pois os ovos ficaram brancos, nesta postura após umas 6 horas apenas 3 ficaram brancos e os escalares acabaram por os comer.

Vamos lá ver. em todo o caso já comprei comida em liquido para estar prevenido.

 

 

 

EDIT

 

Uma pergunta rápida: É melhor tapar o aquário para eles não sofrerem nenhum tipo de stress? Pois o aquário onde estão é no meio da sala onde passa todos os dias pessoas de um lado para o outro...

Editado por tgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu cubo de 50, eles stressam por tudo e por nada.... mas optei por não tapar.

 

Melhor, até optei por stressá-los para ver se eles protegiam melhor os filhotes.

Meti uma maternidade com ums minibettas da minha criação no aqua. O stress dos outros peixes por perto fê-los ficar super protectores dos mini escalares. Mas cada caso é um caso. Este casal comeu, bem... deixa cá contar... 8 posturas, todas com 6 a 9 dias de intervalo, ou seja está desde o ínicio de Junho a praticar...

 

PauloA :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu cubo de 50, eles stressam por tudo e por nada.... mas optei por não tapar.

 

Melhor, até optei por stressá-los para ver se eles protegiam melhor os filhotes.

Meti uma maternidade com ums minibettas da minha criação no aqua. O stress dos outros peixes por perto fê-los ficar super protectores dos mini escalares. Mas cada caso é um caso. Este casal comeu, bem... deixa cá contar... 8 posturas, todas com 6 a 9 dias de intervalo, ou seja está desde o ínicio de Junho a praticar...

 

PauloA ;)

 

 

Tanta postura comida? Bem e eu que pensava que era muito mau se comessem esta :? afinal estão na normalidade ;). Hoje já vi uma meia duzia de ovos brancos mas nada como da outra vez, pois da outra vez acorde tinha metade talvez!... Vamos lá ver se chego a casa e ainda resta lá algo :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais