É muito parva esta ideia para baixar o PH?


al_finete

Recommended Posts

Olá pessoal.

Tal como muitos de vós tenho um problema bastante chato. O PH. A água que me sai da torneira sai com um Ph de 8. Certinhos! Ora eu até podia escolher peixes em função do PH. Certo! Mas não foi o que aconteceu... Digamos que primeiro aprendi umas coisas, pensei que já sabia, montei o aqua, e agora... tenho um problema: baixar o Ph! Ao fim de 3 meses pelo menos uma coisa mantem-se estável: o raio do PH. Medido de 15 em 15 dias, sempre 8! Fartei-me! Ainda coloquei um tronco, mas nada! Entretanto tive que o tirar para ver se ele afunda noutro lado. Usei desde o principio productos para baixar o Ph, nada. Tentei jogar com a dureza, nada... até porque as trocas de àgua voltam a trazer o ph de 8.

 

Os peixes vão aguentanto extraordináriamente bem, tive umas 2 ou 3 baixas nas primeiras 2 semanas e depois disso nada! O aqua tem cerca de 70-80l

 

Agora lembrei-me do seguinte. Vejam lá se é possivel ou se é muito parvo. Eu próprio não consigo beber aquela àgua que sai da torneira, pelo que tenho que comprar sempre àgua engarrafada. E se fizesse o mesmo para o aquàrio? Eu ando a fazer mudanças de àgua todas as semanas, mais ou menos 10-15% pelo que isso dava mais ou menos 2 ou 3 garafões de 5 lts. É facílimo encontrar àgua à venda com Ph de 6-7. E não é cara. 0,60€ o garrafão... E como seria semanalmente, seria uma mudança gradual, não?

 

Tendo em atenção que esta não é uma solução a longo prazo, acham que a curto prazo, pode ajudar? Pelo menos até o troco afundar e poder ser mais uma ajuda...

 

Dúvidas:

- esta solução é possível?

- a àgua engarrafada (para os peixes) é melhor que a canalizada, ou nem por isso?

- e a àgua desmineralizada para os ferros de engomar e baterias? pelo menos eles dizem que os aquário são uma das aplicações...

 

Pode ser uma pergunta parva, mas pelo menos é um outro olhar sobre o assunto...

 

Obrigado.

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

olha água mineral acho que podes por à vontade sem nenhum prejuizo para os peixes, eu mesmo ja o fiz e não tive queixas, se quiseres um conselho, o lidl tem garrafões de 5 lts com pH a rondar os 5 por 42cts. ja agora, ja experimentaste turfa,?

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

 

ora bem, 70 litros, + 10% de mudas de agua semanais, ao longo de um ano dá......

 

acho que vais ter um aquario de ciclideos africanos nao tarda nada!

 

se tiveres um filtro externo, e mais facil colocares uma placa de turfa como massa filtrante. com os acidos da turfa a agua tende a ficar mais "mole" e a estabilizar o pH nos 6 e picos, agora com um ponto de partida desses nem sei... hehehe

 

qual o grau de dureza dessa agua? que zona do pais e essa em que vem agua salgada nos canos? :cry:

 

NL

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual o grau de dureza dessa agua? que zona do pais e essa em que vem agua salgada nos canos? :)

Condeixa por exemplo :)

 

Ph 8 na torneira com uns simpáticos 20º de KH. Só com água de osmose é que se baixa e mesmo assim....

Os meus mbunas adoram.

Os guppies recentem-se um pouco mas vão aguentando para já.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

No meu entender só a turfa é que vai baixar o PH e tornar a água mais branda. Pelo menos era assim que eu conseguia.

É muito fácil (mas não dá milhões).

Eu dava-me muito bem com a turfa de SERA mas como gastava muito comprava a turfa para lagos. Sai muito mais emconta.

Procurava 2 dias antes da muda de água, mete-la num balde de plastico. No dia da muda ficava com PH de +/- 4 e então misturava com a água da torneira que também já estava em descanso ou se fosse caso disso deitava-a directamente nas mudanças.

Eu nunca acreditei que os troncos baixassem o PH. Dizem que as folhas ou cascas de carvalho ajudam a baixar. Também se houver uma oxigenação forte também ajuda ou então injecção de CO2.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que com um tronco a água nao acídifica da noite pro dia, é um processo demorado.

 

Podes fazer as TPAs com água destilada, a tal dos ferros de engomar, mas a longo prazo terás sempre problemas.

 

Eu diria vende esses peixes ou tenta saber se os podes trocar na loja e adquire outros que se adaptem melhor ao Ph que tens.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Bem eu numca pus outra coisa no áqua sems er água mineral , ao inicio utilizava os garafões de água de 5lts com ph +- na ordem dos 5 a 6, posteriormente como moro relativamente perto de uma fonte ('BiCA') de água mineral de 15 em 15 dias vou á agua tem PH 5.8 e os peixes estão super bem (DISCUS), inclusive as plantas tb, ou seja boms resultados :)

No entanto eu sei que para quem não tem esta mais valia de morar perto desta água comprar garrafões fica dispendio-so, mas se procurares bem encontras água com esses parametros muito mais barata tipo 0,40€ ao inicio cheguei a comprar 40 garrafões a 0.30€ o que dá 12€ se reparares estou a falar de 200Lt de água que podes cortar com ap outros 200lt de água da torneira o que dá 400 lts de água por 12€ quanto custa a turfa e o PH menos ou equivalentes ? e garantes um bom resultado sem teres que introduzir quimicos na água.... :wink:

Apesar de a turfa até ser aconcelhada para alguns tipos de peixes e ser um produto natural tens sempre o problema da cor dá água que se torna ambarina, e depois eu numca consegui baixar o PH da minha água da torneira que tb é de 8 e com uma duresa incrivel com turfa , nem com turfa nem com outro quimico qualquer do tipo ph - etc, quando a água é muito dura a opção melhor será ou Osmose Inversa ou água mineral "tracada" .

 

Falo apenas pela minha exp. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Como a aquariofilia é uma doença que dura bastantes anos e para situações radicais como essa aconselho um aparelho de osmose inversa.

A partir de 200 € o assunto fica resolvido.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tens várias soluções para acabar com o problema do pH, sendo que a turfa no filtro é uma excelente opção.

O grande problema da turfa é deixar a água amarelada... :?

 

Comprares garrafões...olha que não fica muito em conta...aquilo que poupas a comprar água engarrafada poupavas muito mais se utilizasses a turfa no filtro. Faz as contas de quanto gastas em termos de litros anuais...e vês que o valor não é muito agradável! :lol:

 

Como 2ª opção tens mesmo a da osmose inversa (custa menos de 200euros o aparelho, mas acresce a isso a água que vai para o lixo e a renovação das membranas 8) ), mas terás de comprar sais para juntar na água....visto a osmose te retirar tudo! :wink:

 

Como solução ideal...muda de peixes! :D :D

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que eu vejo em utilizares a turfa no filtro é que a água da tua torneira continua a ter um ph de 8 e não é aconselhável que a água de substituição tenha um ph muito superior à do tanque. Acho que já li aqui algures o caso de um membro que usava a turva na água de substituição, que deixava "amadurecer" alguns dias dentro de um recipiente. É capaz de não ser má ideia... :wink:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Vamos resumir.

Entre o pessoal que acha que devo ir para a turfa, o que pensa que devo tentar apostar nos garrafões, os que me dizem para mudar de peixes e os que acham que devo optar pela osmose inversa... bem, se calhar o melhor é mesmo mudar de casa para onde a água seja mais ácida... :wink:

 

Antes de mais, obrigado pelas respostas e pela atenção ao assunto...

Em resposta ao nplima, a zona é Alverca. E a dureza anda pelos 10. Percebes porque é que tenho que comprar água engarrafada para beber, certo?

 

Quanto a mudar de peixes, não é (para já) uma hipótese. Gosto muito dos que tenho. Podem não ser os mais bonitos, mas são os meus... Osmose inversa, para já (€) também ainda não é hipotese... E claro que os garrafões, como disse a longo prazo, não é solução. Mas a curto prazo, pelos vistos até nem é das piores opções... Quanto à turfa... é um caso a pensar...

 

Será que posso ir "baixando" (com os garrafões ou com a turfa) e depois é o seguinte: a dureza tanto funciona como tampão para subir como para descer, certo? Então e se conseguisse baixar para o valor pretendito? Será que não o conseguia manter com ajuda da dureza tampão e do troco que nessa altura já deverá ter afundado? Mesmo com a água canalizada a 8, 10% poderiam vir a fazer diferença no longo prazo? Com atenção constante será que seria possível manter este jogo? Principalmente para os peixes! 10% de um Ph mais alto uma vez por semana podem causar danos?

 

Quanto à turfa... vou estudar o assunto. Vou tentar saber mais coisas acerca da sua forma de aplicação e depois quem sabe, poderá ser uma hipotese...

 

Mais uma vez, obrigado...

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua agua é estremamente mineralizada, a melhor solução a longo prazo é "cortá-la" com água de osmose inversa como já foi referido.

 

Se usares água comprada digamos 2 garrafões por semana são 54€/ano e em 5 anos são 270 € / 1350 litros

 

Um aparelho de OI por 150 € a fazer a mesma quantidade de água nem os pré-filtros estraga quanto mais a membrana.

 

É só fazer contas .....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De que turfa estão a falar?? Já usei uns grãos de turfa no filtro e nunca mudou o ph... Também usei água de garrafão, que baixa o ph no momento da troca mas, no dia seguinte, já lá está em cima outra vez. A única coisa que me baixou o ph até hoje, foi a injecção de CO2. Mas essa é muita chata e trabalhosa, e meio caminho andado para uma morte colectiva, porque, assim que a injecção começa a perder força (utilizei a receita caseira do fermento e açúcar), lá vai o ph para cima outra vez.

Money doesn't talk. It swears

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oix!

mgn, aparentemente o teu problema é outro, se dizes que o valor da água sobe muito provavelmente tens alguma decoração alcalina no teu aquario.aqui em castelo branco a água sai a 7,4 e eu ja usei turfa e resultou bem.descreve melhor a decoração do teu aquario, pedras, areão, etc, talvez o teu problema não seja a água.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Ao fim de ter lido estas mensagens, faço a seguinte pergunta?

Será que para um simples aquário com de 100 l. é oportuno a compra e o uzo de uma osmose?

Eu penso que não.

Para resolver a subida do PH uzaria só a turfa, mas não no filtro, pois nunca sei quando ela deixa de fazer efeito. Arranjaria uma meia de senhora e metia dentro desta +/- dois punhados de turfa, depois colocava a um canto do aquário o mais escondido e se possivel junto à entrada da água do aquário.

Por exemplo colocava de manhã e verificava o PH, ao meio dia media outra vez o PH. Isto para não haver um abaixamento grande do PH.

De referir que eu utilizo a osmose 150 l./24.

Mas nem sempre pois a água da torneira tanbém me sai a 8. Mas, só a utilizo nos aquários de reprodução.

Por outro lado como os meus aquários,(1X400: 5X100 e 2X250) totalizando +/- 1300 l. têm a tendencia para baixar o PH, procuro compensar com a água que sai da torneira, claro está depois de o necessário repouso.

Creio que a osmose baixa muito pouco o PH, elimina sim o nitrato e outras substancias.

Aliás há muitos criadores de discus que já desabafaram que a osmose torna-se necessária para quem se dedica a criações.

Estou sempre aberto a outras sugestões.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem varias maneiras de encarar os problemas da água em aquariofilia, podemos por exemplo determinar as caracteristicas da água que usamos e escolher os peixes e plantas que se adaptem a essa água`, é a que dá menos problemas, mas limita-nos a escolha de biotopos.

 

Se queremos fazer um determinado biotopo devemos primeiro saber quais as carecteristicas fisico-quimicas da água original e aproximar o mais possivel as caracteristicas da nossa água.

 

Sem querer fazer uma dissertação muito longa, se a água que usamos tiver uma dureza total e/ou temporária ( superior, a maneira mais eficiente é usar água o menos mineralizada possivel e através de misturas com a água da torneira e/ou adição de sais, chegar a uma composição adequada.

 

O processo mais económico de obter água muito pouco ou nada mineralizada á utilizar um sistema de osmose inversa eventualmente com desionização por resinas.

 

Qualquer outro processo é apenas uma solução de recurso que na maior parte dos casos acaba por se tornar mais dispendiosa e fonte de permanentes "dores de cabeça"

 

Uma água com pH abaixo de 7 só é possivel manter consistentemente se o kH for baixo.

 

Isso implica uma escolha cuidadosa do substrato e rochas utilizadas no aquario alem do emprego de água macia.

 

para quem tem a sorte de ter água macia, não pode não ser necessário usar água de osmose, mas para quem tem água dura a questão é diferente.

 

Se eu quiser montar um aquário amazónico, com aguas muito macias e pH baixo e usar a água que disponho na minha torneira, só tenho uma opção viável a médio /longo prazo.... osmose inversa, por outro lado se quiser um aqua de cilideos africanos... se calhar ainda tenho de juntar alguns sais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Respeito as ideis apresentadas anteriorments, mas não estou totalmente de acordo.

São pontos de vista.

Para mim, embora tenha osmose e a utilize, só o faço pontualmente e tambem aconselho a que se pondere na necessidade do investimento inicial.

Cada um tem de ponderar tendo em atenção o envestimento.

Sempre aberto a novas sugestões.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Já agora comprei a semana passada um produto que segundo quem mo vendeu é relativamente novo no mercado que estabiliza o PH em um valor defenido independentemente do que possas ter no áqua seja ele turfa, co2, areão calcario, troncos, material alcalino ou acido etc , o que este produto faz e mexer no efeito tampão da água e nivelar para um PH sempre fixo no meu caso o que comprei foi de ph 6,5 serve para estabilizar o áqua e tb serve para as tpas de regulador de PH e Acomdicionador elimina o cloro, o produto é Alemão e ao contrário do que existe já no mercado a algum tempo não estabiliza o ph onde ele está mas sim para o nivel pretendido existem 3 niveis eu comprei o 6,5.

 

Posso dizer que mesmo com água mineral de dureza muito baixa e ph na ordem dos 6 como eu tenho , tinha sempre algumas oscilações no ph isto pq tenho turfa e CO2 no áqua, de a uma semana para cá que uso este produto e ph 6,5 tornou-se K (constante) e os peixes estão muito bem assim como as plantas .

 

Mais uma vêz falo pela minha exp.. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal, mais uma vez obrigado pela saudável discussão.

 

Sharkin, é possível saber o nome desse producto? nem que seja por MP...

 

ruitaborda, sou obrigado a concordar contigo... penso que, pelo menos para já, e para o volume de água a que se destina, o investimento num sistema de osmose não é uma das opções. infelizmente... claro que se daqui a algum tempo até optar por outro tipo/tamanho de aquário, talvez já se justifique, mas também nessa altura talvez escolha outros peixes...

 

jonas63: eu também já fiz essas contas... e mesmo sendo misturada com àgua da torneira, cortando as despesas para metade, penso que por enquanto vou tentar outras formas... claro que se um dia aparecer um post a dizer "os meus peixes morreram todos e viva a osmose inversa" já sabes de quem é... espero que não...

 

mas o que me intriga é os peixes, tirando as 2 primeiras semanas, aguentarem tão bem e até se reproduzirem e a cria estar a dar-se muito bem... imagino que seja um processo prejudicial mais a longo prazo e os peixes tenham uma margem de tolerância, mas NENHUM acusa qualquer problema...

 

acho que vou dar uma hipótese à turfa... só não sei ainda como...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o que me intriga é os peixes, tirando as 2 primeiras semanas, aguentarem tão bem e até se reproduzirem e a cria estar a dar-se muito bem... imagino que seja um processo prejudicial mais a longo prazo e os peixes tenham uma margem de tolerância, mas NENHUM acusa qualquer problema...

Por vezes o melhor que há a fazer é mesmo não fazer nada.

Se os teus peixes aparentam estar de boa saude então talvez seja mesmo melhor nem mexeres no ph.

 

Já agora... que peixes tens no teu aqua?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius:

Os peixes que tenho são:

 

2 escalares

7 neons

2 coridoras

1 pleco

1 bótia-palhaço (eu sei que devia comprar outro...)

3 cauda-de-espada (mais uma cria de espada)

 

E o que até agora me morreu, foi apenas durante as duas primeiras semanas, um espada, um bótia-palhaço e um neon... Depois disso, tudo bem!

 

E sabes, já pensei nisso... se não há problemas às vezes o melhor mesmo é não mexer... Até estava a pensar juntar um peixe-fantasma, mas com medo de ele trazer o terror ao aqua, se calhar, para já vou ficar quieto...

 

Um abraço a todos...

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá

 

 

Para baixar a dureza, e sem esta baixa o PH tambem não pode baixar, é necessario usar um sistema de absorção de alguns sais através de resinas proprias ou através da osmose inversa. Depois de desfeito o "efeito tampão" da dureza demasiado alta que iria fazer o PH voltar aos valores anteriores independentemente do que se fizesse, é necessario fazer baixar o PH. O metodo mais directo, e que uso é o acido cloridrico. Uma gota por litro, como exemplo num aquario de 100 litros ponho 25 gotas por dia durante 4 dias. Desta maneira pode-se por em aquarios com peixes. A posologia varia do valor a atingir. Nunca por mais de um quarto das gotas por dia e em aquarios com mais 100 litros nunca por mais de 30 gotas por dia qualquer que seja o tamanho do aquario.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este topico ja vai longo e eu tenho de ir trabalhar...

 

 

Nos meus ramis ( 170 litros ) o aqua tem 80% de agua destilada, o resto da torneira, que vem com pH's de 7,40 e durezas elevadas ( 400 ppm ).

 

não concordo com o aparelho de osmose, se eu mandasse eram proibidos!!! qual é o racio de agua "boa" / agua "má" ? 1 para 4 ???

Acho isso demasiado... sim, continuo a comprar agua destilada, ou quando não encontro agua mineral o mais acida que houver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu também tive o mesmo problema (KH=10 e PH =bowdown...e andei a comprar garrafões no lidl durante uns meses, até me cansar de andar a carregá-los! Resolvi o problema com inserção de CO2, as plantas andam contentes (até as anubias, echinodorus e sessifloras fazem pearling) e os peixes também...nunca me morreu nenhum peixe e já começara a reproduzir (incluindo as ampulárias). O PH da água estabilizou nos 6.5.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.