tou com um problema no meu aqua de 80 ( vermes )


Esgalha

Recommended Posts

esta sem peixes nenhuns a mais de uma semana pq os nitritos subiram de repente ( devido a uma medicaçao ) e mudei os peixes de aqua.

 

mudas de agua, carvao etc e foi esperar que os nitritos baixassem.

 

hj fui a ver alem de uma bela praga de caracois que sa sao do tamanho de buzios, em cima dos troncos e nos vidros esta carregadinho de uns vermes brancos pequenos..

 

como e que aquilo la foi parar? o que e que serao? como e que me livro deles ( dos vermes ). sera que metendo peixes la dentro que os comem?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

alguem poderá responder a isso mais correctamente, mas pelo que já li aqui no forum cheira-me a uma praga de algas, visto que os caracois multiplicam-se quando existe muito alimento. Por isso acho que devias comprar uns peixes comedores de algas, e colocar caso ainda tenhas corydoras ou outros peixes que realizem a limpeza necessária pois daquilo que escreves-te so tens mesmo os caracois para essa limpeza.

 

Espero que tenha ajudado

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bacterias???

nao aquilo sao mm vermes...

apesar de bastante pequenos, sao fininhos e ocmpridos ( cerca de 1;2 mm de comprimento )

ando no vidro, nos troncos, é uma america...

 

so vejo uma soluçao...

esvaziar o aqua

ferver troncos e materias filtrantes.

deitar fora areao e plantas....

damn.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os vermes que dizes parecem umas minhocas muito pequenas e são brancos?

Também tenho encontrado alguns desses vermes no meu aqua. Embora nao tenha visto muitos só os costumo ver quando faço tpa e deito água por cima da trava de vidro do aquário. Presumo que estegam agarrados a essa trava.

 

Já li um tópico aqui no fórum sobre esses vermes e parece que são uma praga... O membro que tentou livrar-se deles disse que limpou o aquário todo, ferveu tudo e quando voltou a montar tudo de novo voltaram a aparecer mas em menor quantidade. Ele diz que antes tinha centenas deles.

 

Se alguém souber como matar estes vermes ou se há algum peixe que os coma ajudava. Parece que eles não incomodam os peixes mas quando se tornam uma praga deve ser muito chato.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esgalha, nao te lembras daquele aqua que tinha os Oscares naquela loja q és ""residente""? Não te lembras do dia em que mudaram os oscares de la pa outro sitio porque aquilo tava minado de bixos brancos como esses que descreves? O gajo meteu la uns peixes para limparem aquilo, é questão de lhe perguntares quais eram... :D

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

experimenta usar sulfato de cobre no aquário. Em principio mata isso tudo. Se não resultar podes experimentar com flubendazol...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de usar medicamento:

Segundo o que li (aqui no fórum e também "fora") isso é devido a excesso de detritos no areão e filtros.

Quanto mais detritos tiveres mais vermes aparecem. Verifica se tens o areão e filtros limpos.

O tópico anda por ai. Faz uma pesquisa.

 

Mas....

Não confirmo nem desminto!

:wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Esses vermes são inofensivos e ainda constituem alimento para peixes, nomeadamente ciclídeos.

 

A única vez que vi um desses vermes a deambular pelo aqua, o gajo teve a infelicidade de um dos meus escalares também o ver. :wink: Ora está-se mesmo a ver o resultado... Escalar faz aquecimento, escalar aponta, escalar faz sprint e escalar come verme todo contente. Deve-lhe ter sabido a pato porque imediatamente veio ter perto da minha mão à espera de mais.

 

Quanto à origem destes vermes desconheço, mas faz todo o sentido em que seja por excesso de detritos visto que tiveste uma explosão de nitritos. O mesmo se passa com os caracóis. Agora é meter os peixes ( se tiveres escalares ainda melhor) e esperar que eles façam o seu trabalho. Entretanto reduzes a quantidade de comida o máximo possível. Os vermes e os caracóis vão parar de se multiplicar assim que haja um equilíbrio entre comida/indivíduos.

 

Podes sempre tentar apanhar esses vermes e congelar, ficando com comida congelada :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que os 'vermes' a que se referem são simplesmente os 'ovos' de novos caracóis... :shock: Isto é cada pinta branca que encontram no vidro, irá dar origem a um novo caracol.

 

Não sou certamente o mais entendido neste assunto por isso sugiro que enviem um MP ao colega Sérgio Leal que é quanto a mim o expert nesta matéria. :(

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :D

 

E anda aqui um tipo a comprar culturas de arranque de microvermes e tu com o aqua cheio deles :D heehhe

 

Epá isso tambem já me aconteceu algumas vez, deixou de acontecer quando comecei a limpar o aqua :D eheheh

 

Eu penso que básicamente isso passa, se meteres lá os peixes de novo, e se quando estás a fazer as mudas de água, o fizeres aspirando o areão ao mesmo tempo. Tens uns aspiradores, que são uns tubos elipticos, ou seja tipo um ovo :D e que na ponta de cima tens uma ligação para uma mangueira, é só ligares ai uma mangeira e aspirar o areão, á medida que tás a aspirar o areão tás a tirar água, vais aspirando todo o areão, até teres limpo o areão todo e tirado a água toda que querias tirar, depois é só encher com mais águinha :D

 

É assim que se deve fazer as mudas de água, com a bela da aspiração :D é um dois em um :D heeh

 

Penso que assim isso passa na boa :D

 

Entretanto, arranja flocos de aveia e moi aquilo tudo, arranja um moinho e transforma aquilo tudo em pó. Depois metes água e vais mechendo até teres ali uma pápa mais pó liquido que sólido, metes essa pápa numa caixinha de plastico, tipo as caixas onde vem a comida da telechina :D metes coisa de 6mm de altura de pápa, depois pegas nesses vermes e metes uns quantos no meio dessa pápa e depois vê se isso se multiplica :D Se se multiplicar, tens ai microvermes, ou uma versão parecida eheh que poderás dar depois aos teus alevins :D ehheeh

Isto estou meio que a brincar e meio que a falar a sério, cabe-te a ti ver se o queres fazer ou não :D hehe

 

Boa sorte com esses vermes :D

 

Porta-te

 

:roll:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais