Teoria de contaminaçao de ph


sera esta teoria verdadeira?  

22 votos

  1. 1.

    • sim
      4
    • nao
      18


Recommended Posts

Ola!

Ontem durante a convençao anual de killies, estive a falar com uma pessoa sobre ph, e durante a converça falouse de que se tivermos varios aquarios numa fishroom, e um deles tiver agua com ph alcalino, todos os outros colocados depois ficariam contaminados.

Isto e o primeiro aquario ph alcalino tornaria a agua dos outros tambem alcalina.

Sera teoria verdadeira?

Nao sei se me fiz entender bem, caso nao digam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mim será verdadeira se os aquários partilharem a água via sump.

Fora isso não estou a ver como.

 

O ph não aparece do nada...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o Darius, se a agua fosse partilhada talvez houvesse esse problema mas como não é e muito dificild e acontecer porque todos os aquas tem coisas diferentes(tipos plantas,uns podem ter troncos outros nao etc)

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem compartilharem a mesma agua.

Isto por exemplo e uma das razoes de avioes com baterias acidas nao poderem estar nos mesmos hunguers que avioes com baterias alcalinas, devido a essa contaminaçao.

Se e verdade ou mentira nao sei mas gostava de saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo que o pH mede a concentração se ioes H+ na água...é um pouco impossivel isso acontecer... (sem ser via sump claro) eu por exemplo, tenho um aqua de quase 100 litros com ph na ordem dos 6-6,5 e outro que só tem plantas de reserva sem CO2 e que portanto está com ph 8 e muito...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Pois é... É um assunto interessante. Eu votei sim.

 

Primeiro de tudo queria só contar-vos uma "história de embalar"

 

Se colocarmos dois recipientes, um com água destilada (livre de iões) e outro com água salgada, por exemplo, um ao pé do outro, ao fim de algum tempo, as concentrações de Sódio e Cloretos em ambos os recipientes serão iguais. Isto porque, por mais frias que estejam há sempre uma pressão de vapor associada a cada um deles, o que faz com haja sempre uma passagem de iões da solução que tem um potencial químico (palavrão usado pelos termodinâmicos) maior para o menor.

 

Agora resta saber quais são as condições dos aquários na sala, se estão tapados, quais as massas filtrantes nos filtros, etc... Não digo que seja puramente verdade, mas daquilo que eu sei, creio ser a explicação mais plausível para ese fenómeno.

 

Just_Me disse:

Sendo que o pH mede a concentração se ioes H+ na água...é um pouco impossivel isso acontecer...

 

Pois, mas também não te esqueças que o pH não é apenas função dos iões H+, ou seja, é também muito influenciado pelos diversos iões dissolvidos em solução. Tomando como exemplo, se colocarmos um bloco de calcário (vulgo CaCO3) dentro de água ele irá aumentar o pH... e se dissolveres CO2 na água, mesmo não tendo iões H+, irá aumentar de certa forma a concentração destes iões, diminuindo assim o pH.

Ou seja, o que anda a passar dum lado para o outro não são os iões H+ ou OH-, mas sim sais que ao dissolverem-se nas águas dos diversos aquários da divisão irão manter iguais todos os valores de pH.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, realmente o ar é um fluido...mas qual é o tempo para acontecer a tal história de embalar? :)

 

E aquarios de ph diferentes sao sitios de maior concentração de ioes dissolvidos mas penso que a pressão de vapor seja reduzida...para alem disso nos aquarios tens sempre fenomenos de acidificação ou alcalinização mais importantes do que os de passagem por vapor.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, realmente o ar é um fluido...mas qual é o tempo para acontecer a tal história de embalar?
Como é óbvio, tudo depende das características do meio (pressão e temperatura). Que eu saiba, se colocares os dois recipientes em condições PTN (pressão 1 atm e a 25º C) com cerca de 100 ml e no da água salgada imagina, 1M de NaCl demorará cerca de 24-48 horas a que os potenciais químicos se igualem.

 

Mas eu não tou aqui a dizer que isso acontece sempre, ou que é mesmo assim (nos aquários). Tal como disse anteriormente: Não digo que seja puramente verdade, mas daquilo que eu sei, creio ser a explicação mais plausível para ese fenómeno. Que se passa assim na realidade, não sei, porque nunca presenciei este fenómeno em aquários, mas se assim for, creio que esta é uma explicação...

 

E aquarios de ph diferentes sao sitios de maior concentração de ioes dissolvidos mas penso que a pressão de vapor seja reduzida...

Epah... vamos lá a ver. Essa história de embalar, parte da ideia inicial em que os 2 recipientes se encontrem num "desequilíbrio" químico exagerado. Obviamente nos aquários isso não se passa assim tão radicalmente. Quanto à pressão de vapor, eu quando faço uma TPA (10 litros geralmente, num aqua de 50 litros reais) passado algum tempo depois, noto sempre uma perda de água (cerca de 1-2 litros) e a camada de calcário na parte superior do vidro. Tal como tu disseste, e bem, a passagem de iões para fora da água do aquário não é a principal causa de subida/abaixamento do pH dos aquários, mas que ela existe e é notada é verdade.

 

Mais uma vez, não digo que seja por esta maneira que tudo acontece, apenas que, para mim, é a maneira mais concreta de explicar este fenómeno, se é que ele possa existir em aquários.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just_Me disse:
Sendo que o pH mede a concentração se ioes H+ na água...é um pouco impossivel isso acontecer...

 

Pois, mas também não te esqueças que o pH não é apenas função dos iões H+,

 

Por definição, o pH é -log[H30+], portanto é apenas função da concentração desse ião, que é recíproco do ião H+.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por definição, o pH é -log[H30+], portanto é apenas função da concentração desse ião, que é recíproco do ião H+.

Por definição o pH não é isso... é mesmo o simétrico do logaritmo de base 10 da Actividade (e não concentração) do ião H+/H3O+ (se quiseres saber nem são essas as formas mais estáveis do ião em solução aquosa, apenas se escrevem assim por ser mais fácil). A gente é que "toma por garantido" que o coeficiente de actividade é unitário para estes iões (coisa que só acontece com forças iónicas relativamente elevadas) que é também função da temperatura.

O pH, ao contrário do que a gente aprende no secundário, não é função exclusiva da concentração dos iões H+ em solução. Além do mais se lê-ses a frase toda que citaste serias capaz de entender o que queria dizer.

 

Portem-se bem

 

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.