Parto demasiado cedo


carvalhor

Recommended Posts

Bom dia

 

Ontem a noite ,fiz o "parto" a minha Labidochromis caeruleus , no entanto foi cedo demais , talvez por ser a 1 vez ( minha claro :) )

 

No meio do "parto" verifiquei que ela estava a largar ainda os ovos e de imediato a deixei , no entanto ela largou 6 ovos , estando neste momento num cubo da vodafone dentro

 

do aquario juntamente com os 6 ovos no cubo e com a boca cheia .

 

Como ja li experiencia de alguns colegas nossos que conseguiram levar ate ao fim , a minha pergunta é a seguinte ....

 

Sera que arejando esses ovos ( semelhante ao que se faz ao escalares ) podemos conseguir levar ate ao fim , se evitarmos que eles funguem ???

 

Agredeço desde ja a vossa ajuda

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Fixe , mas sabes de algum diy ?? resultara ????

 

pelo video nao sao bolhas de ar mas sim apenas circulação de agua .... mas aquilo deu-me umas ideias :) obrigado

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse não é o melhor vídeo para ver o funcionamento. Realmente poderia ter esculhido melhor. O mecanismo é muito simples e a lógica é a mesma que com os filtros de esponja ou de placa no substracto, etc. Basicamente, tens um compartimento com rede por baixo para deixar emntrar a água e um tubo por cima para a coluna de bolhas de ar. Vê os outros vídeos pois percebe-se melhor. Desde que tenhas os materiais, isso faz-se num ápice.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o pessoal esta todo nas festas populares

 

Mais ningum para me dar umas sugestoes ????

 

agradecia umas ajuditas

 

obrigado

 

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos

 

Apenas para finalizar esta historia .

 

fiz o diy que o membro Blacklotus sugeriu mas talvez por ter sido demasiado cedo os ovos fungaram .

 

hoje ao observar as restantes femeas com a "boca cheia " decidi fazer o parto :wink:

 

Qual nao é o meus espanto , quando vi que eram perto de 50 alevins de acei msuli ;)

 

o parto correu bem e a femea um pouco tonta esta optima pronta para outra ;)

 

obrigado a todos pela ajuda

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rogério,

 

Parabens "papá" eheheeh

 

agora isso quer é continuação. já sabes que uns asei são para mim :thumbdown2:

 

grd abrç

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Marco

 

pois mas deixa-os crescer para ver se se safam .....

 

Ja sabes que se safarem terei o maior gosto em te dar 1 casal :thumbdown2:

 

um abraço

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a minha opinião:

A técnica do stripping fry, para quem não quer fazer muitas criações de malawis, não me parece de todo necessária

Nunca a usei nem me parece que a vá usar. E porquê?

por norma as proles de malawi são acima de 20 alevins (para não falar dos azureus que chegam aos 60, por exemplo)

basta, detectada a femea de "boca cheia", esperar 2 semanas e depois coloca-la num balde (25 litros chegam) com agua previamente tirada do aqua com oxigenação. No periodo de verão nem é preciso termostato. Quando a femea larga os alevins (o que acaba eventualmente por acontecer) espera-se 1/2 dias e retira-se a femea quando se nota claramente que a boca está vazia.

E dou um exemplo: as minhas duas ultimas criações foram de cynotilapias afra jalo reef, em que tirei mais de 60 alevins, os quais ando a dar e não me parece que faça mais alguma este ano (pelo menos desta especie)

E depois, uma das imagens mais bonitas destas especies, é quando os alevins recem nascidos buscam protecção na boca da progenitora!!!

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a invasão no tópico para fazer uma pergunta:

 

Fazer o parto? Porque esta expressão?

 

Então mas eles não nascem e ficam protegidos na boca da mãe?

 

Alguém se importa de me explicar sff.

 

Só mesmo para aprender.

 

Parabéns pelos bebés, felicidades.

 

Obrigada

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a invasão no tópico para fazer uma pergunta:

 

Fazer o parto? Porque esta expressão?

 

Então mas eles não nascem e ficam protegidos na boca da mãe?

 

Alguém se importa de me explicar sff.

 

Só mesmo para aprender.

 

Parabéns pelos bebés, felicidades.

 

Obrigada

cumps

Susana

Olá.

É verdade, mas existem várias vantagens em fazer o parto:

 

1- Principal: num aquário (o que é muito diferente do meio natural, maior concentração de espécies), as fêmeas têm tendência a adiar a libertação das crias (já tive casos em que ultrapassaram um mês). Como a maioria das fêmeas não comem nada (ou as mais experientes comem muito pouco), vão ficando cada vez mais fracas e podem mais facilmente contrair doenças (já perdi duas).

2- As crias que se safam, no aquário principal, depois dão muito trabalho a apanhar (quase tarefa impossível);

3- A maioria das crias não se safa, pois é apanhada pelos outros que as comem logo. Até já encontrei algumas já crescidas dentro do filtro (viveram lá semanas ou até meses).

 

É capaz de haver mais alguma vantagem, mas só a primeira já seria suficiente. Não vejo desvantagens.

 

Portanto, na minha opinião, o trabalho que se tem a fazer o parto justifica-se.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela explicação AGA, só não estava a entender a expressão.

Boa sorte para os bebés.

 

E venham dai umas fotos.

 

chainsaw

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rogério se tiveres possibilidades e assim o quiseres, a melhor maneira para salvares os alevins, não stressares a fêmea e ao mesmo tempo teres opurtunidade de observar comportamentos belos, é arranjares um(s) refúgio(s), também apelidados de anexos, que são simplesmente aquários onde a água que circula neles provém de um principal, se precisares posso-te ajudar, e certamente que todos, se souberem como, também te dão umas dicas.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...