Peixes a morrer


kim0126

Recommended Posts

Comprei no passado domingo peixes na Jardiland e coloquei-os no meu aquário que estava estável á mais de 2 meses.

No dia seguinte estavam já alguns peixes mortos,tanto os que estavam já no aquário bem como os que trouxe no dia anterior.

Fui efectuar á Jardiland a analise á agua tendo constatado que a água estava em perfeitas condições.

Qual o meu espanto quando os funcionários da casa onde comprei os peixes me disseram que as causas da morte dos peixes seria uma bactéria e provavelmente seria dos peixes que comprei uns dias antes e que os mesmos não teriam estado em quarentena por não haver tempo para fazer isso.

Dirigi-me passado 2 dias para falar com a responsável da loja,a qual lhe expliquei o sucedido tendo a mesma me dito que a Jardiland não se responsabilizava pelo sucedido.

Efectuei uma reclamação por escrito já que para mim ficou mais que provado que a morte dos peixes foi efectuado por bactéria trazidas pelos que comprei uns dia antes.

Gostava de saber se alguem já passou por uma situação identica e se tomou mais alguma providencia contra este tipo de lojas que vendem para não lhes interessa como estão os peixes.

Será que é para continuarem a comprar lá por os peixes irem morrendo????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em que local é que está escrito que as lojas são obrigadas a fazer quarentena ?

 

Tu é que deves fazer quarentena aos peixes que compraste!

 

Se te queixas da Jardiland... acho que não vais comprar mais peixes em lado nenhum..

pelo menos na zona Norte !

 

São erros de principiante, a partir de agora já sabes...

*observa bemos peixes antes de comprar;

*pergunta a sua origem e quando chegaram (historial);

*Por fim, quarentena....

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, é verdade, já fui a uma loja muito conhecida, mesmo de aquariofilia e eles disseram-me que a quarentena é feita em casa.

 

A quarente-na é sempre feita em casa...

Muitas vazes os peixes que compramos nas lojas trazem bacterias...logo isso é prejudicial para os peixes que compramos se nao os pusermos em aquarentena..pois as bacterias que nos trazemos das lojas instalam-se no nosso aquario è triste mas acontece se nao os pusermos em quarentena.

 

cmps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso dizer por experiência própria que na mania dos peixes os peixes não chegam e vão logo para venda. Fui lá na quarta e queria uns neons, o nuno disse que só chegavam no dia seguinte, mas que ainda ia ver em que condições é que eles vinham e se estava tudo bem. Não sei se ele mete algum desinfectante na água quando eles chegam, mas pelo menos não os mete logo a vender mal chegam. Primeiro vê como é que eles estão. É por estas e por outras que aconselho está loja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que há aqui muita gente que trabalha na Jardiland......

Nem precisam de dizer mais nada....

 

 

 

 

Em que local é que está escrito que as lojas são obrigadas a fazer quarentena ?

 

Tu é que deves fazer quarentena aos peixes que compraste!

 

Se te queixas da Jardiland... acho que não vais comprar mais peixes em lado nenhum..

pelo menos na zona Norte !

 

São erros de principiante, a partir de agora já sabes...

*observa bemos peixes antes de comprar;

*pergunta a sua origem e quando chegaram (historial);

*Por fim, quarentena....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que há aqui muita gente que trabalha na Jardiland......

Nem precisam de dizer mais nada....

 

Parece que sim :|

 

Pode não haver obrigação a quarentena por parte das lojas...assim como não há obrigação de ter pessoal especializado ou que perceba minimamente ou ter baterias limpas e cuidadas ou ter águas em condições e controladas ou fauna e flora saudável e adequada para aquários...

 

Acho que o grande problema é esse mesmo, há poucas obrigações para este tipo de loja. Eu pago e posso pagar bem mas gosto de ser igualmente bem servido. Existem lojas que deixam os peixes 3 dias de quarentena!!! É por estas e outras que temos lojas boas e médias, depois há aquelas "pseudo-lojas"...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou deixar uma dica do meu procedimento habitual quando compro novos peixes. Na fase da aclimatização, aqueles 30 minutos em que deixamos o saco dos peixes a boiar para a temperatura estabilizar com a do aquário e em que nos 15 minutos da segunda parte vou deitando pequenas porções de água do aquário para os parâmetros também se irem aproximando, o que faço é logo no início desses 30 minutos, coloco umas gotas de um desinfectante da Avipar chamado Tonigeral (também poderá ser o Desinfektor), que podem adquirir em hipermercados tipo Continente, assim nesses 30 minutos o desinfectante actua e é uma forma relativamente eficaz de combater eventuais bactérias maléficas ou vírus que o peixe e a água da loja poderão apresentar. Se o peixe tiver de facto problemas, será provável morrer apenas este, em vez de aniquilar os outros habitantes do aqua. :| Por acaso há tempos aquiri alguns espadas na Jardiland, que morreram em um ou dois dias, não sei se foi azar ou coincidência...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ver a embalagem do Tonigeral no site oficial... http://www.avipar.net/correctores.htm O Desinfektor nunca consegui encontrar à venda, só vi a referência ao produto nas instrucções do Tonigeral, e lá diz que é precisamente para a fase de desinfecção de parasitas e vírus.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que há aqui muita gente que trabalha na Jardiland......

Nem precisam de dizer mais nada....

 

Não se trata de trabalhar ou não na Jardiland.

Como a maioria do pessoal sabe, por vezes o stress de ter os peixes é tão grande

que até os compramos directamente do saco ou da caixa!

Quantos de nós já não o fizeram ?????

Quer seja na Jardiland ou numa importação, o risco é nosso a partir do momento

que compramos os peixes e o metemos no nosso aquário !

 

Claro que num mundo perfeito, o ideal seria eles estarem de quarentena durante um

mês e depois serem vendidos... mas a realidade é outra.

 

Quer queiras, ou não, a aquariofilia é um hobby que exige muita responsabilidade !

E principamente de quem compra....

Por isso te disse para observares, perguntares e se comprares ...quarentena !

 

Imagina que o aquário que tinhas era de Discus, qual seria o prejuizo monetário ? e o moral ?

 

Cometeste um erro. Nós aprendemos com os erros, assumindo as nossas responsabildades !

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que há aqui muita gente que trabalha na Jardiland......

Nem precisam de dizer mais nada....

 

Não se trata de trabalhar ou não na Jardiland.

Como a maioria do pessoal sabe, por vezes o stress de ter os peixes é tão grande

que até os compramos directamente do saco ou da caixa!

Quantos de nós já não o fizeram ?????

Quer seja na Jardiland ou numa importação, o risco é nosso a partir do momento

que compramos os peixes e o metemos no nosso aquário !

 

Claro que num mundo perfeito, o ideal seria eles estarem de quarentena durante um

mês e depois serem vendidos... mas a realidade é outra.

 

Quer queiras, ou não, a aquariofilia é um hobby que exige muita responsabilidade !

E principamente de quem compra....

Por isso te disse para observares, perguntares e se comprares ...quarentena !

 

Imagina que o aquário que tinhas era de Discus, qual seria o prejuizo monetário ? e o moral ?

 

Cometeste um erro. Nós aprendemos com os erros, assumindo as nossas responsabildades !

 

 

Pois e com isso ilibamos quem trabalha numa loja dessas e tem a obrigação de saber aquilo que vende.

Eu no emprego que tenho tambem tenho responsabilidades naquilo que vendo e se quiser enganar os clientes tambem o posso fazer,mas ai está a diferença entre ser bom ou mau profissional e trabalhar numa empresa com responsabilidade ou sem.

Ainda hoje me informei e sei k há lojas que fazem a quarentena e apesar de não ser muitas essas é k são as correctas.

Se calhar se toda a gente desse atenção a estas situações haveria muito menos gente a comprar nesses sitios que empurram os peixes com promoções não se importando quais as consequencia que dai advem para quem os compra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é uma... entre uma loja que faz a quarentena dos peixes e uma que não faz... eu (e de certeza muitos) prefiro a que faz. Não está em causa quem tem culpa ou não. Está em causa qual das lojas fornece um bom serviço.

 

Um cliente insatisfeito nunca mais volta à loja que lhe causou prejuizo. E não vai recomendar essa loja a mais ninguém. Por outro lado, um cliente satisfeito, além de recomendar a loja a toda a gente, vai voltar lá inumeras vezes.

 

Aliás, se forem como eu, quando sou bem servido, depois vou lá buscar sempre tudo... mesmo que seja um pouco mais caro do que nos outros sítios.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

 

A quarentena tem de ser feita em casa.

Uma loja não se pode dar ao luxo de ter peixes durante umas semanas sem os vender, se assim fosse teria de vender mais caro, isto em Portugal não é possivél, a Jardiland é um repositorio de peixes basicamente, estão para lá a bem dizer, é p procedimento normal infelizmente, o que é triste é vermos peixes mortos e não se darem ao trabalho de os retirarem imediatamente.

 

Agora se já sabiam que os peixes estavam doentes então não os deviam ter vendido e reclamado ao importador porque a importação de peixes obriga a uma ficha sanitaria.

Mas com ficha ou sem ficha sanitaria se eles sabiam que estavam doentes não os vendiam.

 

Cumps

 

Bem para uma loja não deve ser um luxo mas sim um dever...

 

Concordo que se façam quarentenas em casa mas nem toda a gente tem meios para isso e quem fizer deve de o fazer como prevenção apenas porque não tem lógica a malta comprar peixes que estão doentes simplesmente porque a loja não tem condições e depois de os levar para casa é que tem de tratar deles. Atenção que não me refiro a nenhuma loja em especifico, até porque já comprei na Jardiland e os peixes estavam bem.

 

É óbvio que as lojas compram com a intenção de vender, é essa a função delas, mas já que é isso que as lojas fazem que o façam bem!

 

Conheço lojas que fazem uma espécie de stock, ou seja, têm as baterias de exposição e têm uma área reserva ao público com mais baterias onde "armazenam" os peixes. Os peixes chegam à loja e vão para as baterias da área reservada e estão la de quarentena, quando se chegar à conclusão que estão bem, passam para as baterias de venda ao público. Se houver uma boa organização e gestão a nível de encomendas é fácil manter as 2 baterias sempre "cheias" e fazer com que o público tenha sempre uma boa quantidade de peixes com qualidade à sua disposição!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E podes partilhar que lojas são essas que têm baterias escondidas e fazem quarentena adequada?

 

Na zona de Lisboa, conheço muitas lojas... e não conheço nenhuma que tenha baterias escondidas....

Mesmo as maiores.

 

Há umas lojas que põe um sinal de peixes de quarentena/fora de venda, mas é quando a doença já é mais que óbvia.

 

Será que no resto do pais é diferente?

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

É pena que a necessidade de vender seja superior à qualidade, mas infelizmente isto acontece em todos os negócios. Ao mesmo tempo fico contente por comprar os meus peixes numa loja que faz quarentena. Faço 50 e poucos km para comprar os peixes mas dos 37 que adquiri nessa loja em 2 meses não perdi um único peixe, sou um gajo com sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E podes partilhar que lojas são essas que têm baterias escondidas e fazem quarentena adequada?

 

Na zona de Lisboa, conheço muitas lojas... e não conheço nenhuma que tenha baterias escondidas....

Mesmo as maiores.

 

Há umas lojas que põe um sinal de peixes de quarentena/fora de venda, mas é quando a doença já é mais que óbvia.

 

Será que no resto do pais é diferente?

 

PauloA :animal_fish:

 

Bem se der o nome das lojas vai haver comentários a favor e contra...mas existem! O sistema que fala também é praticado na biomaris no porto (ouvi dizer que fechou). Sempre que tinham uma bateria suspeita não vendiam peixes de la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

É pena que a necessidade de vender seja superior à qualidade, mas infelizmente isto acontece em todos os negócios. Ao mesmo tempo fico contente por comprar os meus peixes numa loja que faz quarentena. Faço 50 e poucos km para comprar os peixes mas dos 37 que adquiri nessa loja em 2 meses não perdi um único peixe, sou um gajo com sorte.

 

Pois...se calhar não é só sorte...digo eu...

 

Eu também já tive meia dúzia de peixes de uma loja de um shopping e morreram todos...e duvido que tenha sido azar/coincidência. Estas coisas não acontecem por acontecer...tem algum fundamento.

Editado por celsoslec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de muitos por aqui dizerem que nos compradores é que temos de fazer a quarentena, eu nao concordo, porque não somos compradores profissionais, mas esperamos que eles vendedores profissionais o sejam (profissionais) isto porque há uma etica profissional! Alem de que muita gente pode nao ter local para fazer a quarentena dos animais, e as lojas tem.

 

E para quem ainda acha que nos é que temos de fazer a quarentena ainda respondo de outra forma, se os intitulados profissionais não fazem a dita quarenta, tem a obrigação moral e profissional, de informar o comprador a faze-lo, quer seja por nao o poderem fazer, quer seja por politica da loja!

 

Se ainda nao concordam, ponham a coisa noutros termos, comprem um cachorro de 500 euros, que passado 2 dias morre de uma doença que ja trazia, é correcto a loja mandar dar uma curva e dizer que nao tem nada a ver com isso?

 

Uma coisa é legalmente as lojas/vendedores, terem ou não a obrigação legal de o fazer, outra coisa é a obrigação moral de fazer o que é correcto!

 

Podem dizer que por lei nao é obrigatorio fazer a quarentena, mas nao me venham dizer que é correcto!

Editado por FilipeJA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por muita ou pouca culpa que o Kim0126 possa ter, acho ridiculo estar a defender lojas de pouca qualidade e muito pouco profissionalismo.

 

Acho muito bem é divulgar as boas lojas e as más lojas.!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por muita ou pouca culpa que o Kim0126 possa ter, acho ridiculo estar a defender lojas de pouca qualidade e muito pouco profissionalismo.

 

Acho muito bem é divulgar as boas lojas e as más lojas.!

 

Concordo...é uma forma de melhorar a aquariofilia. Por um lado as boas lojas aumentam são mais reconhecidas por isso e por outro lado as lojas menos boas/más vão das duas uma, ou perder cliente de forma drástica ou tentar melhorar de forma a fazerem concorrência às boas lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa o pessoal aqui do porto e de VN Gaia têm ido recentemente ao arrabida? à ornimundo? tem la uns ramirezi que até dão pena, pontinhos brancos a aparecer por todo lado e eles lá com a vitrine com o remedio e não lhes devem de dar!!!

 

Depois lá pro fim das baterias deles tem um aquario com uma bruta pedra difusora e a deitar um ar... Aquilo é pior que agua das pedras... Tem daquelas pedras com musgo e a pedra anda lá às cambalhotas para terem uma ideia da corrente. Tem lá uns camaroes e uns cae a agarrarem-se à vida, e também acho que tem colisas lalia macho, que sendo anabatideos nem precisam de tanto ar como outras especies.

Aquele aqua é para a morte certa do animal que lá cair.

 

Enfim, já lá fui bem aconselhado por uma rapariga, mas que pelos vistos era a unica que percebia daquilo e foi embora, agora tá como tá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por muita ou pouca culpa que o Kim0126 possa ter, acho ridiculo estar a defender lojas de pouca qualidade e muito pouco profissionalismo.

 

Acho muito bem é divulgar as boas lojas e as más lojas.!

 

 

Mas já vieste de Oeiras até à Maia verificar a qualidade da loja ???

Agora a qualidade de uma loja vê-se pelo post de apenas uma pessoa ???

Até te digo mais, se fizeres um inquérito aqui ao pessoal do Norte, e antes de abrir a Mania dos Peixes

(por sinal o Nuno trabalhava na Jardiland), pergunta qual era a loja de referência no Norte ???

Quando se queria aquele peixe especial a quem se recorria ??? Julgo que deves pesquisar um pouco

pelo Forum para veres a opinião do restante pessoal. Após a saída do Nuno as coisas nunca mais foram as mesmas,

mas daí, a por em causa a qualidade, quando se vê lojas de shopping miseráveis.... vai uma grande diferença !

 

Para além da qualidade da Jardiland, existe muita confusão !!! Uma coisa é os serviços que presta uma loja e outra é a tua responsabilidade !

Lê novamente o post do membro em causa !

Ele foi a uma loja que admitiu poder ser a responsável pela morte (bactéria) ! A loja apenas não realizou a troca !Os peixes não tem garantia ! Ou assistência pós venda !

Julga-se no direito de escrever no livro de reclamações... sim senhor... assim o fez

e fez muito bem... mas agora vir atirar a responsabilidade total para a loja é que me parece errado !

 

Aquariofilia e humildade andam de braços dados !

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há de tudo e até pode ter sido uma situação pontual.

 

O pessoal das lojas também pode pensar que os peixes já vêm de quarentena dos fornecedores... O pior é quando adoecem nas maos deles e eles não notam, ou quando já compram aninais aos fornecedores que não vêm em condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já vieste de Oeiras até à Maia verificar a qualidade da loja ???

Agora a qualidade de uma loja vê-se pelo post de apenas uma pessoa ???

Até te digo mais, se fizeres um inquérito aqui ao pessoal do Norte, e antes de abrir a Mania dos Peixes

(por sinal o Nuno trabalhava na Jardiland), pergunta qual era a loja de referência no Norte ???

Quando se queria aquele peixe especial a quem se recorria ??? Julgo que deves pesquisar um pouco

pelo Forum para veres a opinião do restante pessoal. Após a saída do Nuno as coisas nunca mais foram as mesmas,

mas daí, a por em causa a qualidade, quando se vê lojas de shopping miseráveis.... vai uma grande diferença !

 

Para além da qualidade da Jardiland, existe muita confusão !!! Uma coisa é os serviços que presta uma loja e outra é a tua responsabilidade !

Lê novamente o post do membro em causa !

Ele foi a uma loja que admitiu poder ser a responsável pela morte (bactéria) ! A loja apenas não realizou a troca !Os peixes não tem garantia ! Ou assistência pós venda !

Julga-se no direito de escrever no livro de reclamações... sim senhor... assim o fez

e fez muito bem... mas agora vir atirar a responsabilidade total para a loja é que me parece errado !

 

Aquariofilia e humildade andam de braços dados !

 

 

 

Peço desculpa então! Tenho de ver a situação de outro angulo. Afinal é uma loja com qualidade, oferecem bactérias na compra de peixes!!!

Eu tenho de ter responsabilidades ao comprar um peixe?? Quem tem que ter responsabilidades são as lojas se quiserem clientes é claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.