Novo aquario directamente pela janela sem pagar portagem


Piranhada

Recommended Posts

O mais importante é não parar de questionar. A curiosidade tem a sua própria razão para existir...

Deixo-te algumas dicas para montares o teu aquário e satisfazeres a tua curiosidade:

 

Termustato.... porque? Não uses! poupas uns € no fim dos mês... e se pensares bem..... há peixes que aguentam temperaturas inferiores a 10ºC... por que é que o teus discos/escalares e neons não haveriam de aguentar a temperatura média de casa?

 

Ilominação...... as plantas viajam durante dois ou três dias em caixas de esferovite, sem agua nem luz, até chegarem às lojas.....

uma lâmpada económica de 8w chega perfeitamente para veres o que tens dentro do aquário.... e as plantas vão adorar tanta luz!

 

Fertelização..... não ligues ao que o pessoal do fórum te vai aconselhar... cambada de excentricos... que usam marcas como ELUS,

ATA, Tropeca.... nada disso...... e os outros... aqueles que usam uns pós que compram nas pharmacias....... nempensar! Dá muito trabalho!

(onde é que já se viu.. fertelizar um aquario à colherada! :pompomgirl: )

Usa o mesmo fertelisante que se usa nas plantas de vazo, compras em qualquer grande superfecie,

existem milhares de variedades, não te deixes enganar, aquilo é tudo igual... compra o que tiver a embalagem mais bunita! banana rock

 

Substratu..... aqui é mais complicado pois exsite muita variedade e depende do teu gosto,

pois há os bons para orquidias outros melhores para bunzais e ainda os mais aconselhados para caqtus,

há também aqueles que se dizem bons para qualquer tipo de plantas, mas eu desconfio sempre destes...... pois se são bons para tudo.....

é porque na relaidade não são excepcionais em nada, e um bom plantado depende muito do substracto.

Se tiveres dúvidas vai a um viveiro de plantas e pede a opinião do especialista..... eles percebem mais de plantas do que o pessoal das grandes superficies.

 

 

Espero que extas dicas tem ajudem! :thumbup3:

 

 

 

Comprimentus,

Palo Cuabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 146
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Caro piranhada, entro neste teu topico para ver se ajudo assim vamos lá ver se concordas com estas afirmaçoes discabidas da minha parte, se não concordares peço desculpa por não saber tanto de aquarios como sonham alguns iluminados.

 

 

Peixes de agua fria=Aquario de agua fria

 

Carpas= Lagos

 

Peixes tropicais agua doce= aquario de agua quente

 

Ciclideos= Aquario de ciclideos

 

 

O resto que se escreve é conversa e quem mais se alarga nesses disparates perde reamente tempo com tão iluminada pessoa como a tua, sorte a nossa que tenhas cruzado este espaço para abrir mentes tão fechadas.

 

P.S Põe ai tambem uns ocealaris ou Zebrasoma flavescens ou um ou dois Valenciennea puellaris são bem giros e davam-se bem ai nesse aqua.

 

:smilecolros::):(;):?:alberteinstein::alberteinstein::alberteinstein::alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é certa, tronco + água = chá...

 

Quanto maior o tronco maior o chá....

 

As fervuras ajudam, mas mesmo assim o tronco pode passar meses a "colorir" a àgua.

Por outro lado o substrato também pode ajudar.

 

Deixa isso assentar uns dias.

 

O melhor dos aquários é que somos obrigados a ter calma... muita calma...

 

Na maior parte dos casos só nos resta esperar... que os peixes acasalem.. que os alevins cresçam... que as plantas cresçam... que o fim de semana chegue para fazer TPAs... etc..

 

É um hobbie em que se espera muito! :D

 

PauloA :drinking:

 

Olá Amigo !

 

Este é o meu primeiro post.... LOL

 

O conselho que te dou é tirares o tronco do aquário, e ferve-lo todos os dias, vais alternando as ferveduras com e sem sal. Ao fim de uma semana e meia vai deixando de molho em agua fria... Conforme vires os resultados da agua. Continuas ou nao o processo... É limpinho:)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acompanhei este tópico mais ou menos desde o início e aconselhei calma numa determinada fase.

 

No entanto, a calma não existiu e o Piranhada já tinha retirado o substrato. eu penso que aquilo podia ter ido ao lugar, com TPA´s e filtragem adequada, mas ele não ouviu. Possivelmente o substrato ficou arruinado (não sei se vai ser fácil separar aquilo tudo, para colocar a camada que deve ficar em baixo, por baixo).

 

Depois comprou Ciclídeos Africanos (aparentemente) e eu desinteressei-me pelo tópico, visto não perceber afinal o que ele queria.

 

Estive a ler os tópicos com alguma atenção e entendo que alguns passaram claramente das marcas... e não foi o Piranhada!

 

O erro principal do homem foi não ter calma, mas o dinheiro que ele mandou (ou vai mandar) para o lixo é com ele. As "brincadeiras" que fez são inteligentes e pertinentes.

 

Há demasiada "informação" em alguns posts que apenas é reproduzida e não fundamentada - não podes isto, não podes aquilo, não podes ter CA´s com pH inferior a 8, não podes colocar peixes no início (ou tens de colocar poucos), etc, etc). Mas nunca se diz porquê, isso parece não interessar, só a "receita curta" interessa, saber: nada!

 

Algumas dessas afirmações Não são verdade! (ou pelo menos as pessoas que as fazem parecem não saber porquê...)

 

Muitos dos CA´s do Malawi que estão por aí nunca viveram em pH superior a 8... no próprio lago o pH varia (nem que seja quando chove);

Também não me venham falar em qualidade de vida nem no "amor aos animais"... o piranhada tem uma observação pertinente (que eu também já fiz algures) quando diz que os peixes estão em nossa casa por causa de necessidades nossas e não dos peixes...

 

Ainda sobre qualidade de vida, tenho peixes num comunitário e não temo em misturar bótias, escalares, kribensis (sacrilégio!!!), espadas... há ovos constantemente no aquário e criações... aqueles peixes já nasceram nas águas desta zona, sempre viveram adaptados a estas águas... por isso são "balelas" alguns dos "tabus" que por aí correm... é dar-lhes espaço, pH estável, alimentá-los bem e ter uma boa filtração, que degrade a amónia e nitritos rapidamente, isso sim, um problema grave.

 

Quanto à introdução de peixes... também é possível introduzir um grande nº de peixes só de uma vez... desde que se saiba como fazer nos dias seguintes. É claro que dá trabalho (TPA´s e eventualmente testes diários), mas com um filtro "semeado" nem é tarefa muito difícil. (não me venham também falar em sofrimento dos peixes... neste caso quem "sofre" é o tipo que, à cautela, lá faz uma TPA diária).

 

Daí se compreender a frase que o Piranhada cita: "Quando as leis da Matemática se referem à realidade, não são certas, e quando forem certas não se referem à realidade"... quem estiver minimanente familiarizado com ciência e evolução do conhecimento científico percebe isso mesmo. Aliás, negar isso é matar a própria ciência, porque se considerarmos que algo está "inquestionavelmente certo", estaremos a matar qualquer possibilidade de evolução (ou reformulação). Penso que o Piranhada questionou essa possição, especialmente quando não fundamentada.

 

Já não percebo o copy/paste do princípio de incerteza do Filipe Cruz... é que só em aparência está relacionado.

 

Por um lado, comete o erro de ir copiar integralmente um texto (ainda por cima, a título de exemplo, nem transforma "electrons" em "eléctrões"), sem retirar realmente o essencial (se é que há algo de essencial para retirar...)

 

Espeta-nos com uma série de coisas sobre o princípio de incerteza, pois, aparentemente adapta-se.

 

Embora o princípio de Heisenberg seja muitas vezes apontado pelos que falam destes temas (sem conhecerem a sua aplicabilidade e os fundamentos), ele é um princípio aplicado especificamente a um assunto dentro da mecânica quântica...

 

A frase citada pelo Piranhada poderia servir (serve) para colocar em causa o próprio princípio de incerteza, pois ele é uma teoria e não uma tomada de posição sobre a ciência... (não o transformemos nisso, não o invoquemos para fundamentar isso - isso é uma falácia de autoridade, pois usam-se uma série de equações, etc, para dar "credibilidade" ao argumento quando ele não serve para fundamentar).

 

O princípio da incerteza não tem nada a ver com o facto de ser essencial considerar que as teorias científicas são "apenas" uma aproximação à realidade, aceite temporalmente pela comunidade científica e baseadas em factos. Mais tarde ou mais cedo essas teorias podem ser reformuladas ou até refutadas, quando surgem factos novos e/ou teorias que se entendam mais próximas da realidade.

Ora o proncípio da incerteza é ele mesmo uma teoria científica, que pode ser reformulada, refutada, nada diz sobre o que acabei de escrever... aplica-se especificamente ao universo dos átomos.

 

Depois assisto a algo muito pior: O sr. Paulo Cabrita a escrever, aparentemente de forma deliberada, com erros ortográficos e no gozo... parece-me despropositado face ao que li escrito pelo Piranhada, é o que tenho a dizer.

 

Quanto ao tópico:

 

Com um aquário de 200 L podes ter CA´s, caso entendas. Se optares por eles, tens de estudar bem as compatibilidades essencialmente ao nível do comportamento, pois há espécies que não dão grandes problemas.

Podes manter um pleco ou ancistrus com eles (há muito quem o faça). Eu até tenho um SAE e acredita que ele está muito melhor no aquário de CA´s do que no comunitário...

 

É fundamental que lhes dês uma boa filtração e podes tê-los mesmo com pH inferior a 8... (as águas destas zonas tendencialmente têm pH ligeiramente alcalino, por isso não é grave). A adição, ou não, de bicarbonato, logo se vê.

 

Quanto a se juntar outro tipo de peixes (tipo água fria) está mais relacionado com o comportamento que outra coisa. O que é água fria???? Água a temperaturas perto de 30 ºC no verão é fria? (são esses valores que muitos aquários atingem no verão... os proprietários que têm peixes de "água fria" compram "coolers" para os aquários?

 

Os meus aquários Malawi a maior parte do ano estão a temperaturas perfeitamente compatíveis com peixes de "água fria"... já o comportamento... teria de ver. (é claro que não considero a hipótese de adquirir peixes de água fria para o meu mas, caso os tivesse por cá, não os iria matar).

 

Bem, já disse muita coisa que vai dar algum trabalho aos "puristas" e reprodutores de informação... no entanto, dei-me ao trabalho de fundamentar o que escrevi, espero que as respostas que possam aí vir tenham a mesma postura.

 

Reforço que escrevo isto para dizer que não há uma só solução ou só um caminho. Muitas vezes temos que adaptar a forma de agir, pois nem sempre temos o "ideal", seja ele qual for... mas para isso é necessário perceber-se do que se está a falar, não basta copy/paste ou reproduzir informação.

 

Filipe e Paulo, não entendam este post como ataque pessoal, pois discuti ideias (ou posts) e não pessoas. Estão à vontade para refutar o que digo, mas façam-no nos mesmos moldes. Quanto aos outros, não personalizei, pois a minha "crítica" é genérica e vale pelo nº de vezes em que temos aqui "receitas" que se têm de cumprir custe o que custar, mesmo que não se saiba bem porquê...

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos 8)

Antes de mais queria deixar (porque nunca é demais) uma palavra de agradecimento a todos aqueles que estiveram até à data com uma postura construtiva (independentemente do carácter em questão “Critico ou não”) neste tópico. È impressionante a forma como vocês se dedicam de corpo e alma a este hobby e ainda “arranjam” tempo para ajudar pessoas que não conhecem de lado nenhum apenas pelo prazer da partilha de informação baseada nas vossas experiencias pessoais e culturais.

 

MUITO OBRIGADO :D

 

A História

Tudo começou com uma oferta de um aquário com 2 peixinhos, embora não muito entusiasmado, optei por começar a ler mais algumas coisas sobre este hobby (Big MISTAKE :D , eheheh). Rapidamente percebi que entre outras coisas, este hobby poderia proporcionar-me algo que já “reclamava” para mim a algum tempo, essa característica é a possibilidade de relaxar a mente com um simples olhar… é verdade, com as cidades cada vez maiores e com os espaços verdes cada vez mais reduzidos a minha natureza “selvagem” reclama algo que todos nós diariamente perdemos sem que nos apercebamos, o planeta no seu estado selvagem :) . Com o stress diário do meu trabalho, com a necessidade de lidar com situações mais ou menos complexas e ter a capacidade de apresentar soluções as essas situações acabo por me sentir viciado naquilo que faço e adoro, mas claro, tudo o que é demais…

Como não tenho relva para cortar (vivo num apartamento), optei por seguir este hobby que representa uma fracção muito reduzida do que o nosso planeta tem para oferecer. Considero-o um hobby egoísta que me vai satisfazer uma necessidade pessoal, mas quem sabe, talvez um dia possa ter um espaço enorme onde possa ter animais de todas as espécies a correr livremente e sem intervenção artificial.

 

Após receber o primeiro aquário, comecei por ler bastante à cerca deste hobby, desde logo constatei que existe muita informação e que muitas das vezes é aparentemente contraditória, o que leva a uma conclusão, neste hobby existe uma possibilidade imensa de “configurações” alternativas. FIXE, pensei eu, é mesmo isto que eu quero, primeiro “stresso” a tentar perceber o que será melhor e depois relaxo a olhar para o “dito” aquário, desta forma tenho a “droga” e o antídoto, all in one :D . Não passou muito tempo até ter o segundo aquário (100l), este foi a evolução do outro. Mas mesmo assim o desafio não era suficientemente alto, é claro que tive que comprar um de 200l e pensar numa solução com plantas que elevaria a fasquia para outro nível (PS: Já ando a pensar no de água salgada :oops: ), e é sobre esse “aqua” que estamos a falar neste tópico.

 

Nightmare on Helm street part 1

Como já referi anteriormente, sou por natureza uma pessoa que gosta de brincar falando de assuntos sérios (uns mais sérios que outros), considero essa forma de estar muito gratificante uma vez que passa a ser possível discutir com inteligência e humor assuntos que de outra forma poderiam tornar-se demasiado entediantes. Infelizmente nem todas as pessoas apreciam esta característica ou não a compreendem, nada que já não esteja habituado. Também não acho correcto enunciar teorias de génios quando não se as compreende (na verdade acho isso uma ofensa a essas pessoas o que acaba por colocar o poster numa “posição” que de certeza não era a que mais desejaria), lido com muitas dessas teorias no meu quotidiano principalmente a nível profissional, mas apenas as enuncio quando são aplicáveis contribuindo assim para uma melhor compreensão o objecto em estudo.

Neste fórum tive a possibilidade de discutir pequenos assuntos que “pensei” serem definitivos e absolutos, mas com a vossa experiencia e paciência, acabei por verificar que mais uma vez nada é certo, FIXE :D , mais adrenalina…

Como já poderam constatar a experiencia com este plantado não foi das melhores, o que para mim ainda foi melhor porque assim passo pelo que não se deve fazer. Após colocar algumas duvidas, acabei por seguir alguns conselhos, SIM :D , o tronco já foi fervido, posto de molho e seco. A opção de tirar tudo do aquário aconteceu porque eu sou por natureza impaciente, mas eu, tal como os peixes, também preciso de tempo para me adaptar a esta “calmaria”, por isso “Be Gentle with Me :D ”, é claro que esta impaciência tem um objectivo, e esse objectivo era descobrir o que se tinha passado de tão grave.

É claro que descobri a causa do “pesadelo”… e digo mais, foi com a vossa ajuda e sugestões :D

Conforme vos disse, este fds vou começar o “Nightmare on Helm street part 2”, para que não existam duvidas relativamente a algumas coisas que foram ditas, devo dizer que o tronco foi fervido e posto de molho durante esta semana e foi seco (o calor que se fez sentir esta semana veio mesmo a calhar). Relativamente ao substrato, vou introduzir algo que não li em lado nenhum mas que penso que possa resultar (SIM eu sei, lá está ele a inventar outra vez :D ). Assim que possa vou colocar mais fotos, quem sabe, talvez funcione…

 

Porque razão este post é tão grande e chato como o “raio”???

Decidi explicar melhor após ler a resposta do ADA, penso que ele percebeu na perfeição a razão de muitas questões colocadas por mim, e claro, não o fez lendo posts na diagonal, deu-se ao trabalho de ler estas 5 páginas para proferir a sua conclusão, quanto a mim, perfeita. ADA, tu és na minha opinião um verdadeiro aquariofilista, mas acabaste por me “LIXAR” na medida em que me senti na “obrigação” de escrever este texto todo, portanto se o pessoal reclamar, a culpa é tua, eheheh :D .

 

Agradecimento aos Posters deste forum:

Como disse inicialmente (e tive o cuidado de colocar esse agradecimento em primeiro lugar por que este foi longo) está a ser interessante aprender com as vossas experiencias pessoais e espero que assim continuem.

 

Se conseguiram ler este post até ao fim…

PARABÉNS vocês são realmente pacientes :D e óptimos aquariofilistas, aliás esta é uma característica que os distingue de todos os outros, eu ainda não estou lá, mas vou-me “adaptando” :D

Editado por Piranhada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao substrato, vou introduzir algo que não li em lado nenhum mas que penso que possa resultar...

 

Fiquei curioso... O que vais introduzir?

 

Cumprimentos,

Ravara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá piranhada,

 

Uma vez que não consegues deixar assentar nada no aqua porque não colocas cimento? Podias então pintar a tal baia!

 

Agora mais a sério: eu quando tive esse problema coloquei um pouco de areão grosso (pedrinhas do rio) por cima do substrato e depois coloquei areia fina. As outras regras básicas já foram aqui explicadas muitas vezes.

 

Boa sorte e diverte-te com a aquariofilia!

 

cumps,

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos...

 

Após adquirir todo o material para o meu novo aqua... Montei tudo, o tal aquasoil, power sand, plantas, filtros e no fim acabei de encher o aqua com muita calma para não levantar "ondas"...

 

Ficou pronto à noite, a água estava um pouco turva, mas nada que já não tivesse visto... Ficou tudo exactamente como eu queria, power sand por baixo, aquasoil amazónia negro por cima, uma divisão em acrilico faz a separação entre o aquasoil e a areia branca que imita um genero de baía...

 

Hoje quando me levanto de manhã ia tendo um ataque de coração... A água está castanha muito escura, nem consigo ver as plantas que plantei.

Estou muito desiludido com esta situação, não sei se é do substrato, ou de um tronco que coloquei dentro do aqua... A verdade é que quando comprei os produtos perguntei se devia ter cuidados extra, ao qual me responderam que era só colocar (no caso da power sand) em primeiro lugar o substrato e depois o aquasoil, relativamente ao tronco também me disseram que era passar por água morna e colocar dentro de água... Ainda perguntei se não ia flutuar e a resposta foi que não ía o que também acabou por se revelar mentira...

 

Perante esta situação estou completamente passado... Não sei se hei-de partir o aqua todo, levar o tronco à loja e atirá-lo à cabeça do vendedor, se pegar no substrato e obrigá-lo a beber grão por grão...

 

Alguma ideia do que pode ter corrido mal ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu montei á 2 dias o meu aquario com esse substracto aquasoil amazonia, fui enchendo o áquario para um prato e não tive problemas, acho mesmo que o problema não esta no substracto.

 

espero que o filtro te ajude para rapidamente teres os teus primeiros peixinhos, boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Notas se se está a formar um risco acastanhado no vidro na linha de água?

Se essa foto é passado os 2 dias então devias fazer umas TPAs (50%) com cuidado para não agitar muito e usar um produto para "limpar" a agua.

cumps,

 

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, finalmente terminei a primeira parte do NH part2 8)

Conforme prometido ficam as fotos do trabalho feito e do lixo que ainda falta limpar, retoques etc…

Espero que gostem. As medições já foram feitas e o ciclo começou, desta vez vou ligar apenas o filtro biológico uma vez que ainda não o tinha testado.

Fico à espera de criticas construtivas, e sugestões para melhoramentos ;)

 

nhp201.jpg

 

nhp202.jpg

 

nhp203.jpg

 

nhp204.jpg

 

nhp205.jpg

 

nhp206.jpg

 

nhp207.jpg

 

Falta adicionar umas rochas do lado direito, mas só o vou fazer quando verificar que efeito teve o tronco no pH da água. A água desta vez não ficou tão turva como na primeira tentativa, vamos ver como está amanhã.

 

Sugestões para limpar o "lixo" e adicionar mais areia branca sem "borrar" a pintura toda :D

 

Update: O beta finalmente está recuperar, obrigado pelas sugestões...

Editado por Piranhada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei curioso... O que vais introduzir?

 

Cumprimentos,

Ravara

 

 

1º Power sand, 2º aquasoil, 3º pedrinhas mais largas do aquário (já fervidas e limpinhas), plantar (essas pedras além de segurar as plantas seguram também o substrato "penso eu") e finalmente o acabamento com aquasoil novamente.

 

Resultado, acabei com uma água mais límpida, e até sobrou muito mais aquasoil do que inicialmente tinha gasto ;)

Não deve ser nenhuma técnica nova, mas pareceu-me fazer sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá piranhada,

 

Uma vez que não consegues deixar assentar nada no aqua porque não colocas cimento? Podias então pintar a tal baia!

 

Agora mais a sério: eu quando tive esse problema coloquei um pouco de areão grosso (pedrinhas do rio) por cima do substrato e depois coloquei areia fina. As outras regras básicas já foram aqui explicadas muitas vezes.

 

Boa sorte e diverte-te com a aquariofilia!

 

cumps,

pE

 

É isso mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi com má intensão o comentario , reconheço que tb não foi o mais feliz ..

Peixes de agua fria aguentam aguas quentes , tudo bem mas não são os seus ambientes naturais e como tal e uma maneira de aumentar o stress do peixe,,,

De vez em quando tb nós ficamos ligeiramente saturados de responder as mesmas pg sem respostas positivas , se pg ouçam !! , tenho aquas ha 15 anos e faço burisses de vez em quando... e farto-me de pg coisas ( ando enferrujado e ja algum tempo afastado de grandes aquariofilias) mas ouço as respostas que me dão...

retiro-me deste topico , dizendo ao senhor piranhada que aqui não se tratam de ataques pessoais ... e como tal que tenha boa sorte e que faça as escolhas mais acertadas possiveis

Cumprimentos filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, percebo perfeitamente o teu comentário.

Eu próprio também já dei respostas menos felizes precisamente pelos mesmos motivos. (nem sempre há paciência...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24h depois, não existe chá e aparenta estar tudo ok. Já foram feitas algumas limpezas e parece estar tudo ok :). Só uma coisa me intriga, é que aparentemente o tronco não me desceu o pH, continua com o mesmo valor de “fábrica - torneira”, provavelmente vou ter que esperar mais uns dias…

 

nhp208.jpg

 

Ao canto vai levar umas rochas, mas só depois de ver o efeito do tronco nos valores de pH (Até agora nenhum bigsmile ).

 

nhp212.jpg

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24h depois, não existe chá e aparenta estar tudo ok. Já foram feitas algumas limpezas e parece estar tudo ok bang. Só uma coisa me intriga, é que aparentemente o tronco não me desceu o pH, continua com o mesmo valor de “fábrica - torneira”, provavelmente vou ter que esperar mais uns dias…

 

Boas,

 

a mim também me acontece o mesmo. Tenho o aqua com agua desde quarta feira, no domingo efectuei um tpa, cerca de 10%, e o pH continua igual ao da torneira. Nem com o tronco de videira desce.

 

quando o enchi coloquei o EasyBalance da Tetra, será por causa disto que o pH não desce?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, finalmente terminei a primeira parte do NH part2 :)

Conforme prometido ficam as fotos do trabalho feito e do lixo que ainda falta limpar, retoques etc…

Espero que gostem. As medições já foram feitas e o ciclo começou, desta vez vou ligar apenas o filtro biológico uma vez que ainda não o tinha testado.

Fico à espera de criticas construtivas, e sugestões para melhoramentos bang

 

nhp205.jpg

 

 

Falta adicionar umas rochas do lado direito, mas só o vou fazer quando verificar que efeito teve o tronco no pH da água. A água desta vez não ficou tão turva como na primeira tentativa, vamos ver como está amanhã.

 

Sugestões para limpar o "lixo" e adicionar mais areia branca sem "borrar" a pintura toda :)

 

Update: O beta finalmente está recuperar, obrigado pelas sugestões...

Parece-me que talvez tenha descoberto o porquê da agua ter ficado naquele estado e se não alterares a posição da flauta quando ligares o filtro exterior vai voltar a acontecer, porque tens a flauta com os furos a apontar muito para baixo, tenta que fique a apontar mais na horizontal, senão vai voltara a agitar o substrato e podes voltar a ter o mesmo problema, se bem que agora em menor escala porque o substrato já limpou alguma coisa

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenham em atenção o KH dessa água, porque se for alto, pouco se consegue descer o pH.

Eu que o diga, com um KH de 8.0, com tronco e injecção de 1,5 gotas por segundo de CO2, para 180l de água, o pH que sai da torneira a 7.4 não vai abaixo do 7.2. A relação do KH, pH e CO2 é das coisas que, felizmente está muito bem explicada em alguns tópicos.

Já me conformei com o valor de 7.2, o que não me impediu de colocar, com cautela e atenção alguns dos peixes que pretendia, até porque o pH ideal para cada peixe é algo que não parece nada concensual, pois já vi, para um determinado peixe, sites que indicam 6.5 a outros que o esticam até aos 7.2 (???). Pela leitura dos tópicos dos mais experientes, parece-me mais importante a estabilidade do pH do que o valor em si (sem exageros, claro, certamente não será recomendável colocar um CA com pH a 5.0, por exemplo).

 

Obrigado AGA por algumas verdades, que muitos ignoram por aqui.

 

É muito mais fácil dar respostas tipo "copy-paste" que respostas fundamentadas, e estas últimas faltam muito por aqui.

Com os filtros, por exemplo. Para 180l de água, tenho uma biobox interna com cabeça para rodar 600l/h. O que levei na cabeça. Que isto não presta, que só um filtro externo é que é bom, que deveria ter um fluxo de 1000l/h, etc, etc. Agora dizer exactamente para que serve e quais as funções exactas do filtro, pouca coisa. Posso estar errado, mas se não houver amónia, nem nitritos, nem porcaria a flutuar e a água cristalina, é porque o filtro está a fazer a sua função, independentemente do fluxo que tiver, certo?

 

Quando se colocam perguntas/dúvidas diferentes das habituais, as respostas excasseiam. Infelizmente já tenho algumas questões colocadas sem qualquer resposta. Uma delas foi num tópico em que se dava na cabeça de um poster por ele não ter feito a quarentena dos peixes, quando ele reclamava que achava que as lojas também o deveriam fazer. Pelas respostas e críticas mais parecia que toda a gente fazia quarentena dos seus peixes e plantas. Quando perguntei qual o período necessário para a quarentena, fiquei sem resposta e continuo sem saber (pois..., já me fartei de procurar e parece que não há nenhum sítio onde se possa ir fazer o "copy-paste"). De que interessa dizer a alguém que tem de fazer quarentena se não lhe é dito como é que essa quarentena deve ser feita (quanto tempo?, com água da torneira? do aquário para onde vai? do aquário de onde veio? sózinho? com outros peixes?, etc)?

 

Por vezes as perguntas aparentemente "idiotas" (à la piranhada), nem sempre o são. Apenas pretendem espremer o conhecimento, de quem o tem, para saber como as coisas realmente funcionam e não para "ouvir" as mesmas respostas de tabela do costume e que passam pelo não faças isso (embora não saiba porque é que não o deves fazer)!

 

Quanto à questão do peixe de água fria em aquário de água quente. Ofereceram à mais de 1 ano atrás 3 peixes vermelhos aos meus filhos (são 3 filhos) e estes peixes têm estado numa "espécie de aquário" inapropriada, quer em formato, quer em capacidade (os peixes já estão com mais de 10cm cada). Ultimamente, mesmo com TPA diárias de 50%, os nitratos subiam muito rapidamente para os 60ppm, motivo pelo qual tive que comprar aquário novo para eles. Enquanto está a ciclar, coloquei os "monstrinhos" no comunitário plantado. Deram-se bem com toda a fauna existente, mas são um autêntico desastre em termos comportamentais. As folhas das sessiflora foram todas comidas, alguns tufos de "cuba" com uma semana foram todos comidos, diariamente tinha plantas arrancadas a flutuar, a areia do substracto sempre pelos ares e em cima das rochas e das folhas das plantas. Os buracos do tronco sempre cheios de areia. Comiam a comida de todos os outros, enfim, um autêntico desastre. Já não aguentava mais e tive que correr com eles para o novo aquário, apesar de ainda não estar ciclado (está agora com nitritos elevados). Mas ou eram eles ou eu e como em primeiro lugar está o meu prazer e bem estar e só depois o bem-estar deles, a decisão não foi difícil (claro que me preocupo com o bem-estar deles, mas se essa fosse a principal razão, minha e de toda a gente, em vez de se ter aquário em casa, mas valia deixar os peixes no seu habitat natural, de onde foram retirados, certo?).

 

Bom, o testamento está longo, mas tenho acompanhado este tópico desde o início e não me tinha agradado a forma como alguns comentaristas estavam a gozar com a coisa. Se realmente achavam que o Piranhada andava apenas a gozar, mais valia "esquecerem" o tópico e deixarem de responder do que continuarem sem acrescentar algo de novo.

 

Apreciem e gozem com os vossos aquários, pois foi certamente para isso que os montaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente :)

 

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas.

 

Valores de Montagem

pH 7,6

Amónia 1

Nitritos 0

Nitratos 0

 

2 dias depois...

 

Valores:

pH 7,2

Amónia 4ppm

Nitritos 0,50ppm

Nitratos 80ppm

 

O valor de Nitratos parece-me ALTO !!!

Fiz o 1º TPA mais ou menos 20% será muito ? :(

 

Tenham em atenção o KH dessa água, porque se for alto, pouco se consegue descer o pH.

Eu que o diga, com um KH de 8.0, com tronco e injecção de 1,5 gotas por segundo de CO2, para 180l de água, o pH que sai da torneira a 7.4 não vai abaixo do 7.2. A relação do KH, pH e CO2 é das coisas que, felizmente está muito bem explicada em alguns tópicos.

Já me conformei com o valor de 7.2, o que não me impediu de colocar, com cautela e atenção alguns dos peixes que pretendia, até porque o pH ideal para cada peixe é algo que não parece nada concensual, pois já vi, para um determinado peixe, sites que indicam 6.5 a outros que o esticam até aos 7.2 (???). Pela leitura dos tópicos dos mais experientes, parece-me mais importante a estabilidade do pH do que o valor em si (sem exageros, claro, certamente não será recomendável colocar um CA com pH a 5.0, por exemplo).

 

Mais um teste mais uns eurozinhos. Já agora, segundo a vossa experiencia, quais são os testes mais fiáveis?

Segundo este LINK KH serve para verificar a dureza carbonatada permitindo saber se a água tem uma dureza carbonatada elevada. Águas com muita dureza carbonatada têm PH elevado e torna-se difícil de o fazer baixar. Ugh!!!

Não tenho teste, mas já apalpei a água e está molinha 8)

 

Bem vou dizer o seguinte, não pertendo chatear ninguem.

 

Ismenio, acho que ninguém ficou chateado com qualquer coisa que tenhas dito, aliás, seria bom que passássemos à frente disto tudo e mandar vir um jola para cada um, se for preciso até se leva umas “peixas” para se discutir a dureza da água… ;)

 

O que interessa são ideias novas e inovadoras, desta forma todos podemos beneficiar com o conhecimento de cada um elevando o conhecimento de todos a um nível superior…

Do que já percebi, é perfeitamente possível ter os peixes de água fria em água “quente” um dos grandes problemas que vejo nessa solução tem a ver com os aquários plantados em que as plantas podem sofrer com estes peixes, principalmente se forem plantas com folhas “molinhas”, á parte disso sujam mais um pouco mas nada que um filtro não resolva, por fim o tamanho que podem atingir, mas isso penso que não é aplicável apenas a estes peixes e nessa altura o seu dono pode optar pela doação ou pela transferência do bicho para um aquário maior ou mesmo um lago.

Editado por Piranhada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que talvez tenha descoberto o porquê da agua ter ficado naquele estado e se não alterares a posição da flauta quando ligares o filtro exterior vai voltar a acontecer, porque tens a flauta com os furos a apontar muito para baixo, tenta que fique a apontar mais na horizontal, senão vai voltara a agitar o substrato e podes voltar a ter o mesmo problema, se bem que agora em menor escala porque o substrato já limpou alguma coisa

 

Olá, a tua afirmação faz algum sentido, mas na outra tentativa apenas o filtro de esponja esava ligado. Quando liguei este, verifiquei que corro esse risco caso decida aumentar o caudal do filtro (EHEIMe 2078), já tentei dar um jeitinho mas aquilo está mesmo preso 8)

Para já não representa um problema e água está 5 estrelas. :(.gif' class='bbc_emoticon' alt=';-)' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Esse filtro Eheim está desligado por alguma razão em particular?

 

Algo me diz que vais ter de conversar com os teus peixinhos, sobre essa areia tão branquinha. Vais ter de usar o cartão de crédito :eusathink:

Podias tentar fazer uma divisão com pedras, de forma a que os substratos não se misturem.

 

Aperta com os nitratos e "apalpa" os valores a que saiem da "fábrica".

 

Cumprimentos,

Ravara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JBL

 

Obrigado. Tenho os do API, quando acabarem vou testar esses. ;)

 

Viva,

 

Esse filtro Eheim está desligado por alguma razão em particular?

 

Algo me diz que vais ter de conversar com os teus peixinhos, sobre essa areia tão branquinha. Vais ter de usar o cartão de crédito

Podias tentar fazer uma divisão com pedras, de forma a que os substratos não se misturem.

 

Aperta com os nitratos e "apalpa" os valores a que saiem da "fábrica".

 

Cumprimentos,

Ravara

 

Olá,

O filtro EHEIM está ligado (na primeira tentativa - a do Xá) é que estava desligado.

Já existe uma divisão em acrílico que separa a sílica do aquasoil...

 

Que queres dizer com "Aperta com os nitratos e "apalpa" os valores a que saiem da "fábrica"."??

 

Bem

 

Acho que não tens filtro para o aquario, já tens bastante nitratos mas por outro lado a amonia continua a subir, a quanto tempo começou a ciclagem?

Qual o tamanho do aqua e que filtro tens ?

 

O aqua é de 200l, o Filtro é o EHEIM e 2078 !!!

Começou no sábado :eusathink:

 

Que recomendas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.