BlackPuma

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Italy

Sobre BlackPuma

  • Aniversário 02/03/1978

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Seixal (Setúbal)
  • Localização
    Corroios

BlackPuma's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. Claro que não levo a mal, aliás, eu nunca iria causar esses choques térmicos, por isso mesmo a água fresca seria para misturar em água normal ao mesmo tempo de um TPA
  2. A técnica dos cubos de gelo também já ouvi falar, mas nunca experimentei. No meu aqua só não tiro a tampa porque a calha é embutida na mesma, mas ontem e hoje fiz tpa's de cerca de 40% e consegui baixar a temperatura para 26º. Ontem quando acabei o tpa, baixou para 25º, mas hoje quando cheguei a casa já estava nos 27º e sem termóstato.
  3. Já pensaste em lá meter umas amigas a servirem de sereias?
  4. Boas, por respeito ao autor do tópico, e pelos demais users que certamente estarão interessados é no tema em si em vez de discussões, esta será concerteza a minha última intervenção no que toca a responder-te, e vou ser muito breve: 1) Ninguém foi mal educado contigo; 2) Quanto ao ensinares-me algumas coisas, podes sempre tentar, mas isso não quer dizer que o consigas - "Eu posso ter 14 anos e ter muito que aprender mas mesmo assim acho que ja sei bastante ", pois, eu com a tua idade também sofri deste problema, também tinha a mania que sabia muito, agora com 31 acho que não sei nada, mas deixa lá que a vida vai ensinar-te a baixares a crista; 3) Critiquei a tua forma de escrever, mas não o fiz com o intuito de te ofender, mas sim alertar-te para a forma como escreves... acredita que é complicado perceber algumas das tuas palavras e decifrar o sentido daquilo que queres dizer... é complicado mesmo, e de certeza que queres que as pessoas ao lerem o que escreves entendam aquilo que queres dizer ("Mas eu sei falar portugues . ";"apreder"; "digo te ja"; "paises diferentes ainda nao porra ta dificil"; "apreder"; "bakam"; etc, etc, etc..., mas claro que sabes falar português, escrever é que tá de sopa...); 4) Eu ainda sei onde ficam os continentes americano e africano, logo sei ver bem que são espécies diferentes e de locais diferentes, mas isso não implica que o habitat de cada um deles sejam absurdamente diferente, e é perfeitamente possível conciliar os dois desde que se tenha em atenção alguns aspectos importantes; 5) Sim levantaste a questão das alimentações semelhantes, e expliquei-te porquê e como é possível que isto se faça; Sasha, exactamente, isto é um forum de partilha de informação, opinião e experiência, e foi apenas isso que fiz - respondi ao teu pedido de sugestões com a minha opinião baseada na minha experiência pessoal. Mais uma vez boa sorte para o teu projecto. Espero ver essa "piscina olímpica" cheia de vida e boa saúde. Abraço.
  5. Fica descansado que já por aqui não opino mais... boa sorte para o aqua.
  6. Pois, tens toda a razão quanto ao choque térmico. O problema é que a água à temperatura ambiente está também a uma temperatura elevada. Desde ontem que o termóstato está mesmo completamente desligado e a temperatura não baixa, aliás, ainda há pouco fui lá ver e está nos 28º... Claro que se vier a usar a água fresca, será em muito pouca quantidade e misturada com água da torneira aquando de um TPA. Se conseguir que esta mistura ande na casa dos 18 a 20º, já o choque não deve ser tão violento e deve ajudar a manter a temperatura dentro do aqua em valores aceitáveis.
  7. Jovem, não leves a mal, mas os teus posts são hilariantes... Ah, e visto que ainda és um miudito de 14 anos, acho que ainda estás a tempo de conseguir aprender a escrever em Português... não leves esta crítica a mal, mas torna-se complicado ler o que escreves... a cada 5 palavras consegues escrever 10 erros ortográficos, e pontuação é zero. Assim é complicado decifrar o código em que escreves e entender o sentido das tuas frases. Pelo que vejo do meu filho na escola, tenho plena noção que o ensino no nosso país está pior que nunca, mas daí a chegares aos 14 anos a escrever dessa maneira é obra... Agora OnTopic: então para ti os africanos vivem num ph sempre acima dos 8 e os americanos sempre abaixo dos 6,5 ??? Hummmm... vai lá estudar mais um pouco a coisa porque andas um pouco a leste do paraíso... e acho que nem preciso repetir os valores de ph de um Óscar nem de algumas espécies de Malawi, pois não? Ou achas mesmo que de 7,2 para 7,6 há uma grande diferença?!? Quanto à alimentação, estás errado, um Óscar não é carnívoro, é omnívoro - sabes o que isso é? Na escola já te ensinaram a diferença entre carnívoro, herbívoro e omnívoro? A alimentação que dás a um Malawi, é ideal como complemento vegetal para um Óscar e ele precisa por causa de algumas vitaminas que lhe são essenciais (C,E, etc, etc...), e depois podes dar-lhe ainda a restante alimentação que lhe é dirigida, e fica descansado que os Malawi não pegam nessa parte... mas claro, ele tem preferência mais por carne e outros peixes que pela componente vegetal, e há quem só os alimente mesmo dessa forma... digamos antes assim para que compreendas melhor: se lhe deres só uma alimentação de base carnívora, ele vai viver feliz mas não totalmente saudável, mas se lhe deres só a componente vegetal, é capaz de não ter uma vida muito longa ou saudável, até porque para a sua reprodução necessita de muita vitamina E, a qual vai buscar a peixes com por exemplo os pecilídeos. Eu por minha vontade só comia costoletas de novilho na brasa, e de preferência mal passadas, mas se calhar os vegetais também me fazem falta, ou não?
  8. Bem pensado! Vou meter um bacalhau, 5 solhas, 4 moreias e um tubaralho! Agora voltando ao que interessa: Sasha, mas os Escalares e os Discus também não vivem num habitat tão igual quanto isso... ora repara: Discus: origem: Bacia Amazônica tamanho em adulto: +-18 cm Ph: 6.5 Temperatura: 28°C Escalares: origem: Bacia Amazônica tamanho em adulto: +-15 cm Ph: 7.0 Temperatura: 26°C É certo que são da mesma região, mas tanto os valores de Ph e temperatura são diferentes. Sempre que se juntam dentro do mesmo aqua, usa-se o factor de maior resistência do Escalare e adaptam-se as condições de forma a serem mais favoráveis aos Discus por estes serem mais sensíveis. É ainda comum ver Discus com Altuns, que como se sabe são Escalares de águas mais frias (25º) e Ph ainda mais ácido que os Discus (6). É por isto que não me choca ter um Óscar com Malawis, o Óscar prefere 26º e Ph 7.2 e os Malawi, dependendo claro da espécie, andam pelos 27~28º e Ph de 7.6~8.1. E para além disto, tantos os Malawi como os Óscares são bastante resistentes, bem mais que os Discus. Para além disso, conseguem co-habitar sem guerras territoriais e de alimentação (alimentação esta muito semelhante, mesmo muito). Logo penso que seja possível proporcionar boas condições a qq um deles dentro do mesmo aqua.
  9. Boas, apenas dei a minha opinião. Também se misturam Escalares com Discus e não é por isso que eles deixam de conviver e reproduzirem-se... apenas te quis dar um exemplo de ciclídeos que conseguem viver bem com Óscares, pois ambos são espécies minimamente tolerantes em relação aos valores da água, e são activos q.b. para que nenhum fique em desvantagem em relação ao outro, sem que isso signifique ir haver lutas territoriais... Boa sorte para o teu aqua.
  10. Na minha opinião, se for apenas por uma questão de segurança, podes colocar os Óscares com quase qualquer ciclídeo de porte elevvado. Até mesmo com Escalares eles são pacíficos... Só não aconselho é com os Discus, mesmo que grandes, porque os Discus são muito sensíveis a doenças, ph, e demasido "parados" para se adiantar ao Óscar na hora da refeição. O Óscar só ataca os outros se eles forem suficientemente pequenos para serem confundidos com alimento vivo, logo por aí não me preocupa misturar Óscares com outros ciclídeos. Aquilo que me preocupa são apenas dois factores: ter uma espécie que seja tolerante às diferenças de Ph para se usar um meio termo entre eles, e que seja uma espécie suficientemente activa para não deixar que o Oscar seja sempre o primeiro (e único) a alimentar-se. Eu estou a preparar um aqua grande, mas entretanto o bichinho foi mais forte e montei um pequeno de 60cm. Lá dentro moram 5 Malawi, 1 Óscar, 2 Plecos e 2 Corydoras. Antes que alguém me venha aqui espancar, devo desde já dizer que todos eles são muito juvenis e pequenos, mas claro, o Óscar sobressai em tamanho no meio dos outros (+- 5cms). De entre todos, os Plecos e o Óscar são os mais pacíficos e "parados" (claro que os Plecos são enfadonhamente parados, mas adoro aqueles peixes). Já os Corydora e os Malawi são "eléctricos" e sempre os primeiros a comer. Em resumo, com um aqua grande, ainda para mais como o teu, acho uma boa combinação - Óscares e Malawi de médio porte (mais de 8cms em adutos).
  11. Eu tenho estado atento, e hoje antes do jantar até fiz um TPA de 15% +- e baixei o termostato para 26º. A água, mesmo com o TPA manteve-se nos 27º. Pelo sim pelo não, tenho já duas garrafas de 1,5l no frigorífico. Se notar que a temperatura mesmo sem termostato sobe acima dos 27º, leva com uma garrafita fresquinha lá para dentro Quanto ao musgo, és capaz de ter razão, ele podia estar ambientdo a água fria e agora estar a queimar... vamos ver se ainda vai a tempo de o salvar.
  12. Boas, 1) Moro em Corroios na Margem Sul, e de facto nestes últimos dias a temperatura tem sido mais alta. Porém, tenho o termostato a 27º e a temperatura da água oscila entre os 26 e os 27º. Mesmo com estes dias quentes ainda não passou dessa temperatura, o que tenho notado é que o termostato liga muito menos vezes e por menos tempo. Assim, a menos que o termómetro esteja marado, a água parece-me estar a uma temperatura razoável. Outra razão que poderá provocar isto no musgo, alguma bactéria? Algas? Ainda não tenho algas que se vejam, se bem que os vidros começam a apresentar uma ligeira capa de sugidade por dentro. Pelo sim pelo não, tenho agora mais um pleco, e como optei por ciclideos do lago Malawi, trouxe um casal destes que gostam muito de algas.. vamos ver se a situação melhora... mas parece-me que este musgo já não vai a tempo de recuperar. 2) Quanto ao filtro, ontem desliguei-o por uns minutos e retirei o crivo. Apesar de não parecer, o crivo tinha bastante obstrução causada pelo musgo. Limpei apenas o crivo, recoloqui-o e voltei a ligar o filtro. Melhorou, mas claro, não tem a "genica" inicial. Mas deve ser como dizes, as matérias filtrantes já começam a acumular residuos e bactérias, por isso deve ser normal que fechem um pouco a passagem da água. Vamos ver a evolução nos próximos dias.
  13. E já agora, quero aproveitar para deixar aqui uma questão de rookie, ou melhor, duas: 1) Tenho o musgo de java a morrer, está a ficar com um aspecto completamente amarelado. Alguém me pode dar uma pista do porquê? Convém referir que as restantes plantas ao contrário do musgo, estão mais viçosas que nunca, e até mesmo aquelas que estão à frente do lado direito, que quando as plantei não traziam nenhuma raíz, têm agora raízes já com mais de 4cm, logo acho que estão de muito boa saúde, tal como a anúbia que se nota já ter crescido. Mas e o musgo? que se passa com ele? 2) Esta tem a ver com o filtro. Se virem na primeira foto, o filtro estava a agitar muito bem a água, a fazer muitas bolhas, e fazia uma barulheira de água a correr para dentro do aqua. Agora, passados estes dias, nota-se claramente que perdeu a genica inicial, ainda provoca bolhas e agitação, mas em muito menos quantidade. E nota-se bem que o caudal de água que volta ao aqua é bem menor. O crivo do tubo de sucção está limpo, ou pelo menos não tem nada a obstruí-lo. Isto é normal acontecer? Estará o filtro assim tão sujo de partículas no interior num espaço de tempo tão curto?