Apistogramma Trifasciata


Miguel.RS

Recommended Posts

Boas a tds ...durante esta ultima semana ando a informar-me sobre que peixes ei de eu manter, agora que decidi parar um pouco com os Guppies! e ao ler um tópico da autoria do Sr. RuiEstrelinha fiquei atónito com a beleza dos Apistogramma Trifasciata*...o que o Rui mostra no seu avatar é simplesmente lindoooooo...e eu gostava que quem é entendido nos apistos me desse umas luzes sobre:

 

:idea: comportamento

:wink: sociabilidade

:lol: litragem

:) parâmetros de água

:) plantado ou rochoso

:arrow: hábitos alimentares

:arrow: e td mais qt se lembrarem..

 

*Pic_630_6.jpg

 

 

Como o aqua deve começar a ciclar no inicio desta semana dava-me jeito ter o maior numero de dados sobre este peixe de modo a estar o mais precavido possivel, se é que alguma vez estamos :)

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado depois de comprares o primeiro casal ja nao paras.

Vais ficar com a doença dos lameiros.

 

...para mim qq peixe é assim depois do primeiro...enfim...é um vicio :wink: ...mas diz-me uma coisa motar...(o Rui já me respondeu por MP) mas eu não percebo pq é que o da foto do Rui tem o primeiro raio da barbatana vermelho e tds os que eu vi na net eram descoloradas e sem "saborão"...

 

Um abraço :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Os trifasciata do Rui (o macho da foto e uma outra fêmea) são F1's, ou seja, filhos de selvagens :wink: . Assim, possuem a coloração dos peixes selvagens e não a de peixes seleccionados artificialmente...como se vê na maioria das fotos na net, que são peixes quase sem cor e muito diferentes dos selvagens. :shock:

Penso que a dorsal vermelha seja caracteristica de alguma população de trifasciata, selvagem. :D

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pq é que o da foto do Rui tem o primeiro raio da barbatana vermelho e tds os que eu vi na net eram descoloradas e sem "saborão"...

 

É do photoshop! :P :D

 

Sorry... offtopic... nao resisti... :D

 

:lol:

 

Dass tu deves ca ter uns conhecimentos de imagem e photoshop que so visto, vai la vai até a barraca abana. :oops:

E antes de faleres em offtopics passa aqui por casa para vires ver o photoshop no aquário.

Rua Forno da Cal, Vivenda Estrelinha, Sítio,

2450-065 Nazaré

 

 

Já expliquei a situação ao Miguel e vai de encontro ao que disse e muito bem o Diesel_Car. De facto tem a ver com a população da zona onde forão colectados estes trifasciata, neste caso os país do meu casal...

As colorações mudam bastante consoante a zona, e conforme certas variaveis como por exemplo a temperatura que neste caso é uma das variaveis mais importantes no que diz respeito à natureza....

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RuiEstrelinha,

nao fiques ofendido , estava apenas na brincadeira, o teu peixe é realmente muito bonito ,esse merito ninguem lhe tira... e um peixe assim so se consegue com dedicaçao, e esse merito ninguem te tira a ti... 8)

 

mas ja agora cito uma frase tua que pode ser vista neste topico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=photoshop

trato sempre as minhas fotos digitalmente no Photoshop, mas isso é básico. Uma foto pode ser melhorada quase em 100% muitas vezes. Sim tenho a pobre Nikon 4300

 

Ja agora aproveito para dizer que tambem faço tratamentos ás minhas fotos... É perfeitamente normal...

Espero que o mal entendido tenha ficado esclarecido.

 

Cya :oops:

 

PS: Obrigado pelo convite, quando passar pela Nazaré terei muito gosto em ver os teus aquarios.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te respondi em MP!!!

 

Sim eu trato sempre as minhas fotos digitalmente, mas não faço nada para alterar a realidade.

 

A imagem tem muito que se lhe diga, o que tu vêz com os teus olhos uma maquina fotografica pode não ver da mesma maneira logo podem sair coisas diferentes, a nivel de monitor de computador é a mesma historia e a nivel de impressão idem aspas....

 

Logo o que faço normalmente é "puxar" as fotos para a maneira como as vejo com os meus olhos, não lhes tirando em nada o que são de facto na realidade.

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui novamente obrigado...foi uma ajuda fantástica... agora eu gostava de lhe perguntar mais umas coisas, se é que não há problema??? se inclusivé achar melhor responder por MP esteja à vontade!!!

Era o seguinte...o Rui disse que os seus peixes são F1's, ou seja, resultantes de progenitores selvagens! até td bem...mas o que eu gostava de saber era: como é que eu posso adquirir ou progenitores selvegens ou já F1??? o Rui cria os seus apistos???

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é uma tarefa complicada, os meus teem uma longa historia vieram de um criador Françês que possui uma listagem incrivel de peixes, mantem inclusive o Apistogramma diplotaenia um dos mais raros no hobby e tambem dos mais exigentes só para terem uma ideia ph na ordem dos 4.2 a 4.5....

 

Podes tentar pedir a alguma loja a ver se encontra selvagens mas creio que seja dificil.

 

Eu crio os meus claro, ou pêlo menos vou tentanto :cry::arrow::?

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a beleza do peixe do Rui Estrelinha não pode ser discutida, a foto está sem duvida fantastica ( mas tambem é essa a qualidade a que o Rui nos tem habituado ).

A razão de este espécime do Rui ter o primeiro raio e as pontas dos raios da dorsal daquela cor é tão simples quanto isto:

 

-os peixes são F1 logo poderão ser de uma população de A. trifasciata diferente do normal visto, principalmente porque o mais normal é serem de cativeiro e não terem cores tão vistosas.

Aproveito para lembrar os Ramirezi que por mais cruzamentos que façam ainda não vi nenhum exemplar mais bonito que um exemplar selvagem!!

Ou os Apistogramma agassizi que como todos nós sabemos tem uma grande variedade de cor fruto de captura de populações diferentes e cruzamento das mesmas em ambiente seleccionado.

 

Mas penso que o verdadeiro topico não seja esse logo aqui vai a minha contribuição para a ajuda da duvida do Miguel.

 

pH- 6-6,5

temp- 26Cº e aumentar para 28Cº temporariamente para reprodução

dureza total- 4/5

dureza carbonatada - o mais proximo do 0 possivel

por casal recomendo no minimo um aquario de 50/60cm de comprimento

como substrato um areão que não influencie o pH nem as durezas ou também um leito de folhas como aproximação de um substrato mais natural para os Apistos

 

Como companheiros podes sempre colocar uns tetrazitos e mais uns peixitos miudos.

 

Na minha opinião alguns valores indicados por mim podem ser discutidos porque é muito importante sabermos a origem dos peixes pq é raro haverem espécimes de cativeiro a virem de durezas tão baixas como as por mim descritas.

 

Miguel espero te ajudar desta forma a deixar os Guppys ou melhor mantem os guppys para teres alimentação para os ciclideos. banana rock

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel espero te ajudar desta forma a deixar os Guppys ou melhor mantem os guppys para teres alimentação para os ciclideos. :D

 

:D Jamais...manterei os Guppies mas só pra criar SnakeSkins nada mais...enfim agradeço a colaboração de todos em especial à do Rui que até por MP me tem elucidado!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel!

 

Desculpa mas quanto à especie em questão não te posso informar de nada, o que te tenho para dizer é que numa loja nossa conhecida :D encontrava-se aqui à uns tempos uns belos Apistogramma cacatuoides (Penso que era esta a especie). Poderão ser uma boa alternativa caso nao encontres o que procures.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo... eu sei dos que falas :lol: ...e o João também...mas tenho que ciclar primeiro o aqua...é que não sei se reparaste num dos meus ultimos post em que falo de um tronco meu...está a dar me cá uma trabalheira, é que estou a adiar a montagem do novo aqua à uma semana só por causa do tronco...mas como também já preferência pelos trifasciata lindissimos do Rui.... :lol::roll: o que não quer dizer que me passe a maluqueira pela cabeça e adquira também uns cacatuoides !!!

 

Já agora podiam me dizer se estas duas especies de apistos são compativeis...e se sim num aqua suponho com segundo o João 120L 60L por cada casal! Certo?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora podiam me dizer se estas duas especies de apistos são compativeis...e se sim num aqua suponho com segundo o João 120L 60L por cada casal! Certo?

 

Um abraço

 

Eu já fiz essa experiencia com os meus e não gostei muito do resultado, os A. trifasciata são dos apistogrammas mais pequenos já o A. cacatuoides é um peixe maior e mais robusto logo consegue se impor facilmente perante o pequeno A. trifasciata. Conclusão os teus A. trifasciata vão andar stressados, logo vão perder a cor, alimentar se mal e quem sabe acabaram por morrer...

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos...desculpa a demora a responder :wink: ...digam-me só mais uma coisa...os agazissi podem partilhar o mm espaço que os trifaciatta???

 

Um abraço help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Agassizii sao bastante pacíficos com outras espécies,e só se tornam mais agressivos com membros da mesma espécie se estiverem num espaço pequeno...

São é um bocado maiores que os outros cicclideos anoes, podendo os machos atingir os 10 cms, no entanto as femeas sao mais pequenas.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais