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Baltasar

Três calhas DIY de 6 x 5W LEDs a funcionar

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Boas Baltasar

 

Vou ter de ver isto com mais atenção, pois parece-me que isto é o futuro :D .

 

Voltamos a falar.

 

Parabéns pelo projecto.

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Boas pessoal,

 

Queria so acrescentar algo em relação aos leds e as resistencias, vamos imaginar que queremos colocar um led a trabalhar com 12 volts, neste caso temos que limitar a corrente que passa no led, imaginem que o led tem uma tensão de barreira de 2v (funciona com 2v) e 20 mA de corrente definidos pelo fabricante, nesta caso as contas sao feitas assim:

Vtotal = Vled + Vres. <=> 12v=2v+10v

Ou seja tem que haver uma queda de 10v na resistencia. Como calculamos a resistência? então é assim.

 

R em ohm

V em volts

I em Amperes

 

Vres. = Resistencia x I (tensão = Resistencia x corrente) logo R=V/I

Notem que a corrente que passa no led é a mesma que passa na resitencia

 

Então vai ser R=10/0.02 <=> R=500 Ohm

Neste caso teriamos algo do genero: 12V = 2V + (500 x 0.02)

 

O que eu vi na primeira montagem foi uma montagem em paralelo com varias resistências, não são precisas estas resitencias todas, bastava uma se ligarem os leds em serie.

Imaginem que temos 12v de alimentação,e temos 6 leds para ligar, neste caso nao precisamos de resistencia pois os 12v vao ser distribuidos pelos led tendo em conta que são de 2v cada um ou seja:

 

 

+12v-------|>|-------|>|--------|>|--------|>|--------|>|-------|>|---------0v (Cada simbolo representa um led) ,

neste caso dá conta certa pois vai ser 12v = 2v+2v+2v+2v+2v+2v mas podem ligar menos led's só que nesse caso já vão precisar de resistência, do género

+12v-------|>|--------|>|--------|>|------[resitencia]-----------0v

 

A vantagem nestas ligações é que ao existem variações na luminosidade dos led´s pois existe apenas um resistência para todos os led's e nos euros que gastam nas resitencias, já no circuito em paralelo com varias resistências as luminosidades podem ser diferentes pois a resistências não teem todas o mesmo valor, dai existirem resistências com varias precisoes.

 

 

Nota: Estes valores que coloquei são valores exemplo para explicar os cálculos, há muitos tipos de led, com tensoes e correntes diferentes, se precisarem de ajuda em calculo de resistências ou da potencia das mesma enviem mp que posso indicar-lhes a melhor maneira de ligar os led's e a fazer essas contas.

 

Abraço

Avelino

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+12v-------|>|-------|>|--------|>|--------|>|--------|>|-------|>|---------0v (Cada simbolo representa um led) ,

neste caso dá conta certa pois vai ser 12v = 2v+2v+2v+2v+2v+2v

De notar que corres o risco de queimar o circuito. A resistencia nos led é aproximadamente 0 logo a corrente do circuito tende para infinito e puf.

Qualquer transformador que uses nao se vai dar os 12V certinhos nem uma corrente maxima de 20mA.

Se o tranformador te der 13V ficas com 1/0 = corrente maxima que o transformador suporta a passar pelos leds. 500mA ou 1A

Resultado: puf

 

Ou seja tem que haver uma queda de 10v na resistencia.

Errado. A queda de tensao na resistencia é constante. nao varia com a quantidade de leds

R = (Vtotal - Vled - Vres) / Iled

R = 12 - 2 - 1 / 0.02 (assumi a queda de tensao na resistencia = 1 so para ser proxima de zero) = 450ohm

cps

Edited by c4m4l340

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Acho que estas a precisar de umas aulas de electrónica, pois acredita que o que escrevi esta certo.

 

Pois eu passo a explicar:

 

1º- Os led's tem uma tensão de barreira, são como os diodos, so conduzem acima dessa tensão, no caso dos diodos de germanio cerca de 0,3v e nos de silicio cerca de 0,7v, ja nos led's essas tensoes sao acima do dois volts, ou seja cada led provoca uma queda de tensao de 2v no caso de serem led's de 2v logo não precisas de resistencia para colocares 6 led's ligados em serie em 12v, pois a tensão cai 2 volts a cada led.

 

2º- Qualquer transformador da pelo menos 100mA (0.1A), mesmo os mais fatelosos.

 

2º- Eu falei em 12v estabilizados não em transformadores dos chineses.

 

3º- A queda de tensao numa resitencia é constante se a corrente que passa pela mesma é constante.

 

4º- Se fizeres a conta a R = 12 - 2 - 1 / 0.02 estás a fazer mal a conta não podes assumir uma queda de tensao na resistencia de um volt se isso acontecesse ficavas com 11v aplicados ao led's. Tens que retirar aos 12v os 2v do led para calculares a resistencia para acertares a corrente do circuito para 20 mA, ou seja a restencia vai provocar uma queda de tensao de cerca de 10v, pois tu sabes a corrente que queres que passe no circuito, em funçao da corrente tu calcula a resistencia de acordo com a queda de tensao que tem que haver na resistencia que no caso são os 12v alimentação menos os 2v da queda de tensao que o led provoca.

 

5º- Pegas em 6 led's daqueles vermelhos que normalmente trabalham a 2v e 20 mA e num multimetro e ligas como eu digo e medes a corrente que por lá passa e vais verificar que o que eu digo está certo.

 

representaçao contas e aqui leds

 

Abraço.

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Olá,

 

estás satisfeito com a dissipação de calor? Não pensaste em colocar um ventilador (por cima ou nas pontas)?

Edited by Quinzico_The_Twin

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Não sei se repararam, mas devido ao aquecimento das resistências mudei o circuito para 6 LEDS e sendo assim como cada LED tem voltagem "forward voltage" de 7V subi a alimentação de entrada para 14V e liguei cada 2 LEDS em paralelo, logo assim 14V / 2 = 7V, portanto só necessitei de meter uma resistência de 1 OHM pois não e recomendado nenhuma mesma pois pode haver oscilações de corrente e assim estão sempre corrigidas e prolonga a vida do LED. Devido a essa mesma mudança pude também baixar a watagem das resistências de 5W para somente 2W, pois agora não tem praticamente nenhuma queda de tenção logo não aquecem sequer. As de 5W com o circuito anterior alimentado por 12V directo a cada LED, ate dava quase para estrelar um ovo em cima.

 

Quanto ao dissipador que usei não foi mais que um perfil de alumínio onde colei todos os LEDs com cola térmica e que serve de tampa para a calhar como podem ver nas fotos que coloquei.

Esse alumínio aquece um pouco, mas tolerável e normal, logo não necessitei de qualquer ventilador etc. Vamos ver agora com a chegada das temperaturas altas do Verão se assim se mantém.

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Quanto ao dissipador que usei não foi mais que um perfil de alumínio onde colei todos os LEDs com cola térmica e que serve de tampa para a calhar como podem ver nas fotos que coloquei.

Esse alumínio aquece um pouco, mas tolerável e normal, logo não necessitei de qualquer ventilador etc. Vamos ver agora com a chegada das temperaturas altas do Verão se assim se mantém.

 

E no pico do verão não terás problemas com a cola, pois como e térmica não derretera com o calor?

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Não sei se repararam, mas devido ao aquecimento das resistências mudei o circuito para 6 LEDS e sendo assim como cada LED tem voltagem "forward voltage" de 7V subi a alimentação de entrada para 14V e liguei cada 2 LEDS em paralelo, logo assim 14V / 2 = 7V, portanto só necessitei de meter uma resistência de 1 OHM pois não e recomendado nenhuma mesma pois pode haver oscilações de corrente e assim estão sempre corrigidas e prolonga a vida do LED. Devido a essa mesma mudança pude também baixar a watagem das resistências de 5W para somente 2W, pois agora não tem praticamente nenhuma queda de tenção logo não aquecem sequer. As de 5W com o circuito anterior alimentado por 12V directo a cada LED, ate dava quase para estrelar um ovo em cima.

 

Quanto ao dissipador que usei não foi mais que um perfil de alumínio onde colei todos os LEDs com cola térmica e que serve de tampa para a calhar como podem ver nas fotos que coloquei.

Esse alumínio aquece um pouco, mas tolerável e normal, logo não necessitei de qualquer ventilador etc. Vamos ver agora com a chegada das temperaturas altas do Verão se assim se mantém.

 

Não querias dizer em série? É que ao colocares os led's em paralelo não estas a dividir a tensão por dois mas sim a aplicar os 14v aos dois. Em série é que será a tensão divida pelos dois.

 

 

A ideia é boa mas não podes ligar os leds em paralelo ou não deves pelo simples motivo que não existem dois leds exactamente iguais, um vai dernar mais corrente que o outro.

O ideal era colocares o maximo de leds em serie e usar uma fonte com uma maior tensão ( o somatorio de todos os leds) e com a corrente que um led necessita visto estarem em serie.

Do ponto de vista tecnico é obrigatorio que cada led tenha a sua fonte de corrente visto não haver dois leds iguais.

Se usraes uma fonte de 54 V poderas ligar em serie 7 leds com a corrente que gasta um led, alem disso é necessario ter em conta que ligando os leds em paralelo teras de ter masi corrente e a medida que a corrente aumenta o preço das fontes chaveadas sobe comparativamente a uma fonte com uma tensão superior.

 

Cumps

 

Boas Isménio, falaste e falaste bem,

Só queria acrescentar ao que dizes duas coisas em relação aos leds devem colocar sempre led's iguais mesmo que sejam em serie, pois se não forem iguai pode acontecer que alguns fiquem a brilhar com mais intensidade, pois se forrem de corrente diferentes, os led's que tenham correntes de trabalho mais baixas vão ficar mais luminosos e o prazo de vida pode ser diminuido pois os que "trabalham" com corrente mais altas vão subir a corrente do circuito que vai passar nos de corrente mais baixas.

Outra coisa que gostava de acrescentar é que podem dimensionar o circuito para funcionar com 220V da tomada sem transformador para poderem ligar mais led's em serie, com ponte rectificadora e demais componentes para passar para uma corrente continua estabilizada, e com reguladores do género um zener ligado à base de um transistor para regular a tensão aplicada aos led's, existem varias formas de fazer um circuito deste genero, pois como o ismenio disse e bem podem utilizar os 54v, mas como não é muito fácil arranjar transformadores ou fontes com estas tensões podemos recorrer a este tipo de circuitos(Claro que convem utilizar fusiveis e protecçoes para não causar problemas visto que com 220v não se deve facilitar, mas isso também não é problema).

Edited by Avelino Almeida

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Para não haver mais confusões pois quando me referia a paralelo era cada 2 em serie em paralelo 3 vezes que da os 6 totais (array 2 x 3), acho que me expliquei mal, mas fica aqui uma imagem do esquema e alguns dados técnicos para perceberem melhor.

 

leds.jpg

 

Dados de cada LED:

 

Source voltage = 14 V (arranjei uma fonte switching de 14V 8A pois cada calha de 6 x LEDs consome 2,1A como podem ver no texto do esquema, logo 3 x 2,1A p/calha = 6,3A totais)

diode forward voltage = 7 V

diode forward current = 700 mA

total number of LEDs = 6

 

É impraticável por todos em serie e usar uma fonte que neste caso teria de ser 6 x 7V = 42V, era bom no sentido que só iria precisar de consumir os 700mA, mas são inexistentes no mercado fontes switching estáveis para estas voltagens ou superiores que seja, logo iria por em risco a vida dos LEDs e a qualidade da luz produzida a médio prazo usando componentes discretos directos aos 220V AC para obter a voltagem necessitada.

 

Quanto a cola é uma cola térmica e não pasta, logo cola mesmo e suporta altas temperaturas e faz o papel de transferência térmica para o perfil de alumínio que serve como dissipador tal como a pasta que por exemplo se usa entre os processadores dos PCs e o respectivo dissipador.

Edited by Baltasar

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Ok. Fiquei esclarecido. Em relação a usares os 220v é possível, desde que o circuito seja minimamente bem dimensionado, não tens que ter obrigatoriamente fontes comutadas, pois normalmente são usadas para circuitos muito sensíveis a ruidos e ripple, tal como amplificadores, tv's, videos, pc's, etc....Claro que com o uso dos 220v é preciso ter bastante cuidado, pois com uma rectificação de onda completa com ponte ficas com cerca de 311v dc. O que eu falei acerca de ligar aos 220v também foi só mais uma opção para quem quer colocar muitos led's ligados e ter um baixo consumo até porque não aconselho uma montagem deste género a quem não tenho o mínimo conhecimento de electrónica, mas também tem as suas desvantagens, pois é mais perigoso, e no caso de termos muitos led's em serie se eventualmente um ficar em aberto os outros não vão acender ate esse ser substituído do género ter 20 led's em serie e ter que procurar qual deles é o danificado.

 

 

Abraço.

Edited by David Cabete

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Sim existe N sítios onde adquirir fontes switch, o problema mesmo é ter a voltagem X certa e amperagem Y superior ao que o circuito vai consumir e como referi para ter os LEDs todos em serie dava valores de voltagem não comuns de encontrar e certamente teria de se construir ou encomendar a algum fabricante em vez de se comprar já feita.

 

Sim eu sei que posso tirar qualquer voltagem DC dos 220V AC, embora estes LEDs de alto rendimento requerem coisas mais estáveis tal como disse de forma a sua duração ser a máxima possível e não degradar a qualidade da luz emitida.

 

Fica aqui o PDF técnico da especificação dos LEDs que usei para verem do que falo pois não são propriamente os vulgares leds de 5mm e outros do género que por ai há, esses podem e levam as vezes com cada "porrada" bang e nem abanam :D ehhehe.

 

5W_LED.pdf

 

;)

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Bom dia.

 

A fonte é fácil de arranjar ou até mesmo de construir. Até uma fonte de Pc deve servir.

 

Aquilo que voçes querem é um "Constant Current Driver" tipo este http://www.led-bulbs.com/html/prolight/Docs/HPD006B.pdf. Que podem comprar no mesmo sitio onde compram esses leds http://www.led1.de/shop/index.php?cName=constant-current-sources-c-112. Há para várias tensões de alimentação, várias correntes e vários leds.

Se quiserm podem construir um também basta procuram neste post de outro forum que aliás tem tudo explicadinho à cerca de iluminação LED para aquários http://www.nano-reef.com/forums/index.php?showtopic=186982

 

Cumprimentos

 

José Carlos Santos

Edited by jcas

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As fontes de PC realmente tem varias saídas, mas nenhuma debita 14V, quanto a construção sim tudo e possível desde que se consigo comprar os componentes certos. Eu optei pelos 14V como referi pois assim poupei dinheiro nos referidos LED Drivers que ainda são caros comparado com uma vulgar resistência de 1 OHM/2W, para alem que com os leds drivers para ter os 6 LEDs ou tinha de ser um por LED que ficava super caro ou um que suporte vários LEDs de forma a ficar com menos quantidade de Drivers, mas mais uma vez neste caso as voltagens de alimentação como podem ver nos parâmetros técnicos desses Drivers no site www.led1.de iam parar a valores fora do standard logo novamente problema com a fonte ehhehe.

 

Estou satisfeito com a minha opção, pois e a mais equilibrada em termos de voltagem a fornecer queda de tenção versus aquecimento nas resistências de limitação, não falando claro ser a mais económica ora vejamos:

 

- Fonte de 14V switch, usei uma comprada no ebay que se usa para alimentar certos TVs LCD (+/- 55 eur depois do cambio), fica aqui uma foto dela para verem como é pequena (tipo as dos notebooks).

fonte.jpg

- Resistência 1 OHM/2W (0.58 eur cada saco com 4)

 

Cada LED Driver no mínimo são 7.99 eur para os individuais por LED ou vários dos que suportam mais LEDs a 19.99 eur mais o valor da fonte de especial para no caso dos Drivers multi LED.

Mesmo o referido no Link por "jcas" custa +/- 25 eur depois do cambio, embora suporte estes 6 Leds directamente continua a ser mais caro que as resisencias.

 

Ponto final sobre a não opção por um LED Driver.

Se usasse os referidos Drivers não poderia usar o controlador que estou a usar que me permite escolher dos 3 canais qual quero usar (2 x brancos e 1 x azul "actinico") para alem de DIM dos mesmos canais e tudo isto operado via controlo remoto.

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Boa tarde.

 

Já agora para ajudar a tornar o tópico completo deixo ficar um link com a construção de um driver para leds baseado no famoso LM317 http://www.instructables.com/id/Super-simple-high-power-LED-driver/

 

Eu estou a pensar construir a iluminação do meu futuro nano reef baseada em LED só que pela pica que me dá vou construir tudo. Fonte, driver, calha...

 

Compras-te os leds na www.led1.de? O serviço é porreiro?

 

Qual é a dimensão do teu aquário para ter mais ou menos uma ideia de quantos leds irei utilizar.

 

Estou a pensar utilizar 10 destes http://www.led1.de/shop/product_info.php?pName=winger-wepw1s1-power-led-star-white-1w-p-1257&cName=winger-power-leds-c-230 mais 3 destes http://www.led1.de/shop/product_info.php?pName=prolight-power-led-blau-3-watt-p-170&cName=prolight-power-leds-prolight-power-leds-3-watt-c-8_40 num nano de 40x40x40cm o que achas?

 

Estes da Samsung também são muito atractivos mas não sei como é que soldo isto... É só soldar os pinos e colocar pasta térmica entre o led e o dissipador ou tenho que soldar também a base do led à placa?

http://www.led1.de/shop/product_info.php?pName=samsung-power-led-sunnix5-weiss-160-lumen-slhnnwh531t0-p-1076&cName=samsung-led-c-227 É que estes não vem nessa placa tipo estrela como os teus...

 

Cumprimentos

 

José Santos

Edited by jcas

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Sim conheço bem os circuitos possíveis com o LM317 e outras variantes até mais simples só com transistores, mas confesso para ser mais rápido optei por comprar já feito ehehhe embora como referi optei por um controlador com comando remoto e resistências para os LEDs ao contrario de Drivers. Já agora fica aqui o link sobre o controlador que comprei: SOLAROX® RGB Controller with IR-remote controller PDF

 

O serviço da LED1.DE é mesmo 5 estrelas, ainda para mais com portes de entrega grátis para cá. Qualquer duvida que tive e que envie mail recebi logo resposta imediata pelo Falko Glanert (muito entendido na matéria e simpático sempre pronto mesmo a ajudar).

 

O meu aquário e pequeno também, para ser mais exacto tem 63x36x36 cerca de 90l e posso dizer que comparando com a HQI de 70W e a T5 de 24W actinica que tinha tenho muito mais luz quer em lumens quer em PAR neste momento com os 3 x 30W de cada calha, sendo 2 brancas e uma azul como referi em posts anteriores. Tirando os LEDs azuis que devido a cor tem um comprimento de onda que não da muitos lumens, os brancos são cerca de 220 lumens cada um, logo um total de 1320 lumens só na luz branca.

 

Sobre as opções dos primeiros LEDs só tenho 2 reparos a dizer que é (supondo que se trata de um aquario salgado):

 

1- Convêm usares lentes pois para alturas superiores a 30cm a luz não chega bem ao fundo do aquário devido ao ângulo de dispersão dos LEDs ser muito aberto (140º) portanto é recomendado uso das mesmas.

2- Os LEDs azuis tem um comprimento de onda muito acima do verdadeiro actinico de 420nm, neste caso esse que referes tem 470nm, logo aconselho usar o mesmo tipo que eu usei que são os chamados "Royal Blue" que já tem um comprimento de onda mais abaixo perto dos 420nm.

 

Para os Samsung, vais ter muito trabalho mesmo pois aquilo tem de ser soldado a mesma a uma estrela para dar a dissipação correcta e acho que essa soldadura e uma especial pelo vejo no meus que já vem com a estrela os contactos metálicos tem tipo aquele ponto circular mais escuro típico da soldadura de arco eléctrico etc. e tal... essa estrela só faz passagem do calor para nas traseiras poderes colar com cola térmica um dissipador mesmo, Acho que sem isto será difícil conseguires usar esse LED na questão de dissipação.

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Desculpa estar a encher o teu tópico com dúvidas minhas...

 

Pomos os Samsung de lado então.

 

A minha preferencia por estes leds não é só o preço é também o ângulo de 60º como podes reparar na ficha técnica.

http://www.led1.de/shop/product_info.php?pName=winger-wepw1s1-power-led-star-white-1w-p-1257&cName=winger-power-leds-c-230 Assim evitava de usar lentes nos leds brancos.

 

E se em vez de usar os leds Blue ou mesmo Royal Blue usar estes http://www.led1.de/shop/product_info.php?pName=winger-wepuv3s1-uv-power-led-star-schwarzlicht-435mw-p-1088&cName=winger-power-leds-c-230 que tem 395nm?

 

Ficaria então com 10xWINGER® WEPW1-S1 Power LED Star white 1W mais 2xWINGER® WEPUV3-S1 UV Power LED Star (Blacklight) 435mW. O que achas para 40x40x40?

 

Cumprimentos

 

José Carlos

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Hummmm... pois os 60º é um pouco melhor, mas mesmo assim acho que a altura do teu aquário sem lentes que o fundo não vai ficar bem iluminado, dependendo do tipo construção que fizeres e se o LED ficar de acesso fácil podes colar a lente a frente em qualquer altura.

 

Quanto aos LEDs UV, não me parece boa ideia embora tenham um comprimento de onda que certamente passa pelos 420nm a vontade, tem todo o outro abaixo ou seja os ultravioletas mesmo e sempre ouvi falar que UV queimam os corais e por ai fora, tal como queima a nos na praia em excesso ehheeh... todas as iluminarias e focos e ate as próprias lâmpadas HQI por exemplo tem filtro UV e quando de melhor marca forem mais eficaz são. Mas os peritos e malta a mais tempo nos salgados que digam como é mesmo afinal, pois eu só estou a cerca de 5 meses nisto.

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O primeiro post foi editado em virtude do circuito inicial aqui colocado ter problemas e não ser o actual e correcto como referi em posts mais a frente, assim ninguém fica induzido em erros, sorryyyy !!! :puppydogeyes:

 

 

Assim que tiver mais fotos de detalhes serão adicionadas lá também.

Edited by Baltasar

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Baltasar,

 

boas. tou fascinado a ver o topico dos LEDs com o debate técnico, longe das minhas capacidades tecnologicas....eheh, mas tou tentado a por esta iluminação num aqua salgado que estou a fazer. queria a tua ajuda, pois no meio de tantas mudanças/comentarios sobre o que seria melhor e segundo a tua experiencia, para um aqua 250x70 com 75 cm de altura o que sugerias como solução completa a adquirir ? queria fazer contas para ver se faz sentido o investimento ( sentido faz sempre eu sei mas.. é ver se existe €€€ suficientes para o inicial).

podes me dar uma lista de componentes ? é que tenho medo de falhar em alguma coisa

 

aguardo a tua ajuda

 

Abraço

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Bem isto é o que respondi em tempos para outro membro que pediu ajuda, mas acho que da para ajudar também no teu caso embora para esse tamanho talvez aumentasse um pouco mais o numero de LEDs por calha de 8 para 10 sei lá...

 

Agora excerto da tal resposta que falava:

_____________________________________________________________________

 

Liga a lingua inglesa no site www.led1.de antes de usares os links que aqui ponho.

 

Sempre aos pares tantos destes consuante queres por, por exemplo para 8 por calha branca (4 pares) : http://www.led1.de/shop/product_info.php?p...s-5-watt-c-8_41

 

e para as calhas azuis de momento nao tem os "royal blue" podes sempre usar os azuis normais que ate sao mais baratos que os outros, é so mesmo uma pequena diferenca no comprimento de onda que e um pouco mais acima dos 420nm actinicos, mas eficaz na mesma, portanto estes: http://www.led1.de/shop/product_info.php?p...s-5-watt-c-8_41

 

depois precisas dos suportes para as lentes (um por cada LED e certifica-te com eles por mail que sao os suportes conicos e nao cilindricos como mostra na foto, ve a foto do conico correcto no meu post): http://www.led1.de/shop/product_info.php?p...ccessoires-c-76

 

uma lende de 45º por cada LED tambem destas: http://www.led1.de/shop/product_info.php?p...ccessoires-c-76

 

Cola termica para colar a parte de traz dos LEDs no aluminio que escolheres para fazer de dissipador (isto gasta-se muito pois nao traz grande quantidade, convem comprares logo 2 ou 3 conjuntos): http://www.led1.de/shop/product_info.php?p...ccessoires-c-76

 

O resto e material que se compra cá como podes ver no meu post, ou seja: resistencias de 1 OHM/2W (comprei na dimofel em lisboa, mas qualquer casa de electronica deve ter), fio electrico ate 0,5 mm preto e vermelho para nao se confundir as polaridades (até pode ser daquele usado para colunas de audio mais fraco geralmente que vem um par preto e um deles tem uma lista vermelha, deposi podes descolar e separar o par e ficas com um preto e outro vermelho solto), cola para plasticos CEYS, qualquer AKI, etc tem disso e o resto depende que suporte vais usar como calha em si, eu usei perfil/cantoneiras plasticas de 30x30 mm, mas existe n possibilidades e é ao gosto de cada um, tal como o perfil de aluminio que convem ser o mais alto e com rasgos para poder dissipar melhor o calor.

 

Podes tambem comprar ou ligar directamente o cabo de entrada de voltagem com uma daquelas fichas tipo transformador, vende-se tambem nas casas de electronica.

 

Fonte de alimentacao vai depender que que controlador usares e quantidade de LEDs etc, devido a amperagem consumida e por ai fora, no meu caso usei uam de 130W daquelas para portateis que tem varias voltagens para regular e de para escolher 14V.

 

Mas existe N hipoteses até ligar directamente so com a resistencia a saida da fonte de alimentacao se nao quiseres usar qualquer tipo de contralador para fazer brincadeiras de DIM, comando remoto etc.

 

Bem espero que isto ajude, mas é como digo muitas das opcoes sao mais pessoais e de estetica, etc.

_____________________________________________________________________

 

Acho que deve dar para tirares uma ideia geral pelo menos.

Edited by David Cabete

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ok

 

obrigado pelo ajuda. vou consultar isto tudo e se tiver mais duvidas peço-te ajuda, OK?

 

acho que me vou meter numa aventura de bricolage, vamos ver como corre

 

abraço

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Boas Baltasar,

 

 

Os link estão incompletos, quando puderes corrige-os.

 

 

cumps

PC

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Viva,

 

De facto os links estão cortados.. será que o que falas é:

 

Prolight Power LED white 5 Watt

 

Technical Data:

Case: Star-PCB with Aluminium-Cooler

Viewing Angle: 140°

Power: 7,1V

Current: 700mA

Colour Temperatur: 5500 K

Max. brightness: 218 Lumen

 

No entanto a temperatura deste é metade da que referiste no primeiro post.

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Sorry pessoal, copy - paste é o que dá as vezes ehehehehe :sleep2:

 

Tudo corrigido agora e espero que ajude.

 

 

Quanto a temperatura vê no PDF do fabricante aqui como referi num post anterior: 5W_LED.pdf

 

Vão reparar que vai desde 4100K até 10000K sendo os 5500K referidos como típico, ora penso que isto está proporcional a voltagem aplicada, logo um pouco mais de voltagem mais perto dos 10000K sendo que a voltagem máxima aceite por cada LED de 8,6V como também especificado no mesmo PDF.

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