jcas

Membro
  • #Conteúdo

    140
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por jcas

  1. Olá. Desculpem a ausência. A ideia é fazer um plano inclinado. O substrato terá aproximadamente 20cm atrás e 5cm à frente. A distribuição que idealizei é a que se segue. Agradeço as vossas opiniões. Cumprimentos, Carlos.
  2. Obrigado Edgar. A foto está desactualizada, na próxima semana já terá a tubagem e a iluminação definitiva. Continuo a precisar de ajuda com as plantas. Cumprimentos, Zé.
  3. Olá Diogo, um abraço aqui do Continente. Gosto das opções que indicas mas retirava a HC Cuba pela dificuldade. Eventualmente usava a Sagitaria Subulata ou a Eleochardis mas não as duas em conjunto. Para o fundo tens alguma sugestão? Tinha pensado em: Heteranthera Zosterifolia Rotala Rotundifolia Rotala Sp. Green Pogostemon erectus Alguma ideia para a distribuição? Em breve coloco fotos do tanque e do seu posicionamento para ser mais fácil perceber. O Layout não tem de ser forçosamente frontal, pode desenvolver-se a partir de um canto por exemplo. Obrigado. Cumprimentos, Zé.
  4. Boa noite. Após uma passagem pelos salgados estou de volta à água doce. Espero que este regresso seja igualmente entusiasmante. Preciso da vossa ajuda para voltar a plantar o meu aquário. Necessito de apoio para escolher e posicionar as plantas, número de vasos/pés, etc. Não tenciono usar pedras nem troncos, será uma espécie de “Holandês”. Características gerais do aquário: Cubo 60x60x55 (CxLxA); Filtro externo RENA XP3; Iluminação TMC Aquaray 1500XG Ultima + TMC Aquaray Colour Plus 1000; Substrato ADA Aquasoil Amazonia (18l) + Powersand (2L); CO2, Pretendo usar Carbono Liquido tipo Flourish Excel ou Équo Florido C7; Fertilização Tropica Premium + Tropica Specialized. Em breve coloco aqui uma lista das plantas que mais gosto por forma a ser mais fácil obter a vossa ajuda. Obrigado.
  5. Boas. O perdão é pelo atraso e não da dívida! Vê lá se fazes a TB pois está a fazer-me falta Se precisares de ajuda para montar isso avisa. Abraço, Zé.
  6. Boas. Os bichos estão muito bonitos. Esse Hara nunca esteve tão bem. Estás perdoado, falamos por MP. Rui chamo só à atenção para o facto de que montar um aqua de 1 metro é bem mais simples e menos arriscado do que montar essa bizarma que tens em mente! Abraço, Zé.
  7. Boas. Tiago o de 60x35x35 fazia com 6mm. O outro com 8mm. Silicone transparente podes procurar nas lojas de aquariofilia. Cumps, Zé.
  8. Olá. Eu confirmo o que o César diz. Um dos aquários dele está em minha casa e mesmo com vidro de 12mm faz arco quando está cheio até ao topo. Pessoalmente a questão das travas não é assim tão importante de estiverem bem feitas e a diferença entre um vidro de 12 e um de 15mm não é assim tão pequena. Eu gosto mais dos vidros à volta do vidro de fundo, o acabamento fica muito mais bonito, na minha opinião não tem comparação. Diria ainda que 2 a 3 dias é suficiente para a cura do silicone. Tenho aqui um conjunto de vidros para montar um aquário de 145x45x45cm em vidro laminado de 11mm, vai levar travamentos logitudinais (a toda a volta do aquário), não vou avançar com o projeto. Se tiveres interesse diz alguma coisa por mp. Abraço, Zé.
  9. Olá. Concordo com o Eng. César .png' alt=':biggn:'> O melhor é tirar a tampa original, adaptações de lâmpadas/balastros em ambientes húmidos mais tarde ou mais cedo dá asneira. No caso de ser imperativo o aquário estar tapado podes sempre colocar umas tampas em vidro ou acrílico (mais leve). Se quiseres uma calha com configuração adequada para o teu aquário tenho uma para vender (2*55W PLL) e ofereço lâmpadas para dois anos Cumps, Zé.
  10. jcas

    Bom dia. Tem a caixa cheia. Estou interessado no cubo se poder levantar em mãos. Cumps.

    1. rogerlapa

      rogerlapa

      boas a caixa esta cheia. quero o hepatus e envia fotos dos vivos talvez queira mais alguma coisa, rogerlapalapa2@hotmail.com

      abraço

  11. Boas. Eventualmente eu posso ajudar. Logo falamos quando vieres buscar o Hara. Abraço, Zé.
  12. Boas. Já agora podes divulgar onde compraste? Assim fica mais um contacto para quem se quer aventurar. Quanto às barras qualquer serralheiro da tua zona te arranja ou então uma empresa que venda metais. Mais uma vez, tens várias naquela zona industrial perto de Celeirós. Cumps, Zé Carlos.
  13. Boas. Podes tentar a Alfaelektor. Tem loja em Braga (Celeirós). Se deres mais detalhes do projeto pode ser que a malta ajude. No Porto conheço uma loja que me arranja dissipadores por medida, é a TUEL. Abraço.
  14. Bom dia. marcioinacio vais rebentar com o LED! Aliás há algumas asneiras no teu post, ou melhor algumas coisas menos bem explicadas que podem resultar em fracasso. Estes leds precisam de um fonte de alimentação com corrente constante. Se alimentares um led desses (10W) com 12V, 900mA quando ele começar a aquecer vai começar a pedir mais corrente à fonte e como a fonte que indicas debita até 5000mA o led vai consumir até queimar. Tu precisas essencialmente de 3 componentes para um sistema com 1led, a saber (exemplo da satisled): 1 Led; http://www.satisled....quare_p383.html 1 Dissipador valente; http://www.satisled....x22mm_p836.html 1 Driver para Power Led; http://www.satisled....roof_p1021.html O site que indicas para cálculo do limitador de corrente não funciona para este tipo de leds! Dá lume pela certa. Podes em vez de usar um só led de grande potência distribuir por 4, 5, 6, os que quiseres mas sempre utilizando os drivers corretamente, tens tudo no site que indicaste (satisled). Quanto ao dissipador não é só o volume de alumínio que conta. A forma é muito importante pois formas diferentes tem uma maior área de contacto com o ar e assim maior capacidade de transferir o calor para o meio envolvente. Os ventiladores ajudam mas não fazem milagres. Os leds não aquecem muito mais que uma T5 o problema é que condensam esse calor num espaço muito limitado. E para que conste 1 led de 10w precisa certamente do mesmo dissipador que 10 leds de 1w se é que me faço entender Fxbrito pela montagem o teu dissipador parece-me inadequado (forma e tamanho) para essas bombas! A própria calha, sendo de alumínio também dissipa calor mas mesmo assim… Mas como já tens isso à algum tempo esclarece aí a malta. Cumprimentos, Zé Carlos.
  15. Se li bem são 500 kg por prateleira! Ou seja 1000 kg no total. Agora fiquei curioso...
  16. Viva. Eu só estou a dizer para fazeres bem as contas porque eu tembém fui na ideia de ser mais barato e no final não foi bem assim. Para além do trabalho e da incerteza do projeto... Quanto ao vidro os 8mm até facilitam a montagem pois tens maior superficie de colagem.
  17. Por menos de 100€ tens o JBL CristalProfi e701 que já vem prontinho a funcionar e não te chateias... Mas é só uma opinião. Faz as contas a tudo e não só à bomba, no meu gastei mais de 100€ e a bomba era usada!
  18. A bomba vai perder caudal de certeza, mesmo sendo só 80cm. Vê o gráfico que relaciona a redução de caudal com a altura. A acrescentar tens o risco e a ausência de garantia do diy. Quanto ao vidro ia para o de 8mm.
  19. Viva. Antes de mais parabéns pelo projeto. A ideia do filtro DIY pode parecer boa mas tem de ser bem executada e com materiais de qualidade caso contrário é uma grande dor de cabeça, basta que o recipiente a utilizar não vede bem. Eu construi um com um bidão de cinta metálica de 30l, uma bomba newjet 2300l/h e mais uma serie de acessórios de pvc. Estou altamente satisfeito com o desempenho do filtro pois os mais de 25l de matérias fazem toda a diferença. No entanto, depois de colocar o filtro em funcionamento constatei que só me faz 1200l/h ou seja uma quebra de quase 50%! Tudo depende da posição relativa do filtro ao aquário e do estrangulamento das tubagens. Muito sinceramente acho que este tipo de filtro só compensa para aquários de grande porte (recipiente, bomba, acessórios de pvc, tubagens in e outflow, matérias filtrantes, etc). Na minha opinião deves fazer as contas não só a todo o material que vais gastar mas também à energia que esse filtro irá consumir face a um Eheim, Fluval ou JBL e quase de certeza que não compensa! Cumprimentos, Zé Carlos.
  20. jcas

    Dúvida

    Bom dia. Pretendo substituir o meu aquário 119x60x55 vidro de 12mm por um novo. As dimensões que idealizei para o novo projeto são 160x55x55 + sump. Acontece que tenho mais de 20m2 de vidro laminado de 10mm (5+5) em placas de 1x2.8m, a minha duvida principal é: Posso utilizar este vidro e colar apenas travamentos longitudinais? Ou seja colocar apenas aquela moldura superior a toda a volta do aquário (vidro de 10mm) sem ter travessas perpendiculares a unir um lado ao outro? Já agora nunca vi um consenso sobre estes dois assuntos por isso volto a perguntar: 1º Travamentos no fundo do aquário serve para alguma coisa? Eu acho que não mas… 2º Vidros à volta ou em cima do vidro do fundo? Cumprimentos, Zé Carlos.
  21. jcas

    calha de leds

    24W por metro? 120W em 5m de fita led? Venham as T5... Já experimentei a fita e não gosto. Mesmo com 5m de led rgb e o respectivo controlo não são suficientes para substituir as duas T5 de 39W no meu aqua malawi de 120x55x55cm, as cores dos peixes ficam muito mais vibrantes com os leds mas a intensidade não me parece suficiente mas são gostos. Os únicos leds que poderão vir a substituir os actuais sistemas de iluminação são os high power leds de 3w e 5w da Cree por exemplo. Fitas e outros leds que não os high power são para iluminação nocturna, aquários sem grandes exigências de luz ou complemento de cor. Enfim, essa explicação das resistências não está bem feita mas se funciona não mexas muito. Acho um desperdício de material usar reflectores com esse tipo de led pois tem normalmente um ângulo de abertura de 20º ao contrario dos 360º das fluorescentes mas é como digo a experimentação é que dita o que está certo ou não. Ventoinhas também não me parece necessário mas mal não faz. Inox é sempre uma boa opção pois fica bonito (se for bem trabalhado) e se for de boa qualidade não enferruja. Mas esses preços.... Vai postando a evolução. Apesar de estar sempre a criticar quero ver isso a bombar. Abraço, Zé Carlos.
  22. jcas

    calha de leds

    Boa noite. Peço desculpa mas isso a qualquer momento dá asneira. Tens de isolar os terminais dos leds e das resistências bem como qualquer condutor sem isolamento pois a qualquer momento isso encosta à chapa e entra em curto circuito. Segundo os leds funcionam com tensões fixas e as resistências são em função da tensão dos leds e não do brilho que gostas mais ou menos. Terceiro acho que 70€ é exagerado para um sistema do género. De qualquer forma parabéns pela iniciativa, o mais importante é ter consciência que é possível poupar energia e dar o primeiro passo. Cumps.
  23. Boa noite. Já à muito que ando a "namorar" o seu conjunto aquário+móvel. Até pensei que já o tinha vendido. É que esse móvel tem exactamente a cor da minha mobília da sala e recentemente a minha esposa cismou que queria um pequeno aquário de água salgada... Não convém desperdiçar a oportunidade! Acha que é possível pôr-mo cá em cima (Gaia) por um preço "comportável"? Cumps,

  24. Bom dia. Se a ideia é aumentares mais tarde devias investir mais um pouco agora e mesmo que não ligasses as lâmpadas todas tinhas lá a potência disponível pois caso contrário vais ter de comparar outra calha ou modificar a que adquirires agora. Se fores em frente com essa ideia vai para um sistema 3 * T5 HO 39W com lâmpadas de 6500K, 8000k e 10000k. Já dá para fazer coisas bem interessantes e quem sabe até nem precisas de mais. Mas isto é só uma opinião. Tal como o membro que postou anteriormente sugiro a www.aquaeden-shop.net. Cumprimentos, Zé Carlos.
  25. Bom dia. Muito obrigado pela dica. Vou contactar a Eheim diretamente uma vez que não sei a procedência do filtro pois adquiri-o em segunda mão. Entretanto queria dizer que não encontrei qualquer membrana/oring/peça danificado/a, apenas sujo/a e sem lubrificação. O problema do meu filtro ficou resolvido de uma forma simples mas continua em ensaio na varanda, vai fazer amanhã uma semana. Ainda não o coloquei em funcionamento porque não tenho as tubagens e não estou para dar uma fortuna pelas originais na loja. Cumprimentos, Zé Carlos.