Precisava de Ajuda - Sou Principiante -


Recommended Posts

Ola a todos(as)!

 

Deram.me um aquario de +/- 80l ja e usado i ta sujo por dentro.

 

1- Como posso desinfectar o aquario?

 

Depois o aquario na parte onde aloja a bomba i o termostato, descolou-se.

 

2- Qual a melhor maneira de colar exe plastico? (ja li aki no forum kk coisa sobre silicone proprio pra aquarios)

 

3- Que tipo de substrato devo aplicar?

 

4- Devo utilizar plantas verdadeiras ou uso plantas de plastico?

 

5- A agua k colocarei no aquario serve a da torneira?

 

6- Troncos, sim ou nao?

 

Por favor, ajudem.me agradecia

 

P.S.- Espero n incomodar.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo não incomodas nada, nós estamos aqui para ajudar e digo-te que não sou um "expert" nisto :lol::lol:helpbiggrin

 

1-Não sei.

 

2-Sim realmente há um silicone próprio para aquas,tens de ter cuidado porque pode haver fugas.

 

3-Epá isso é uma questão que só tu podes responder,tu tens os teus gostos,há areao a venda de várias cores,tamanhos e tipo,tambem tens areia do rio,etc.

 

4-É assim,plásticas no meu caso é mesmo só para uso no aqua hospital,as naturais,tem um lado positivo como negativo,positivo é que ingerem CO2 e libertam oxigénio,o que é muito bom,negativo é que tens de ter uma boa iluminação, e sem falar de teres de por um mecanismo de CO2,se for preciso claro(tens aqui uma ajuda,é uma receita caseira para fazer CO2 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ght=co2+caseiro ) .

 

5-Bem esse é o termo essencial que se deve saber em relacao aos aquarios,primeiro que tudo a água da torneira tem cloros e cloraminas o que a nós humanos não nos faz mal mas aos peixes faz,depois é assim tens de ter atenção ao PH,GH,etc da água da torneira da tua casa,podes perceber isto e inda mais coisas sobre a água que se deve ter num aquario e outras coisas aqui http://faq.thekrib.com/pt/ .

 

6-Epá,troncos isso tem vários casos a que tens de ver, um deles é o teu gosto se gostas de ver os aspecto de aquarios com troncos e depois tens que ver o outro lado,é que os troncos baixam o PH,só te digo isto,que foi o que eu fiz e de certeza muita gente o faz,faz primeiro um desenho de primeiro plano do aquario,como o queres,o aspecto.

 

PS:Se tiver errado corrigam-me.Agora só te peço,para a próxima tenta primeiro usar a função pesquisar e espera agora por mais respostas de outros utilizadores

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à questão de lavar e desinfectar, não utilizes detergentes de espécie alguma. Já li algures que se deve utilizar sal, e depois enxaguar com água abudantemente para remover o mesmo.

 

Quanto às plantas eu comecei com artificiais, mas depois não resisti às naturais. Não utilizo CO2, e a minha luz não é a ideal, embora já tenha feito algumas alterações para colocar mais luz. Quando coloquei as plantas, procurei, das menos exigentes em termos de luz, algumas não escaparam e acabaram por morrer, as menos exigentes estão lá e a crescer!!! help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brigadissimo pela vossa ajuda.

 

Se vcs ou mais alguem me puder dar algumas dicas sobre cm montar o aquario, acerca de metodos ou tipo de material a usar, por favor digam, pk se eu me habilitar a montar sem ter minimo de conhecimentos, o mais provavel k e k aquario n fike nada bem.

 

Mais uma x obrigado

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais nada, sê bem vindo ao fórum!

 

Logo a seguir, tenho-te a dizer que, não escrevas em linguagem de SMS! Escreve Português!

 

Só mais uma coisa, aconselho-te a ler o FAQ! Lá estão todas as perguntas que as pessoas que se querem iniciar em Aquariofilia, fazem! Portanto, tenta procurar isso! Eu não tenho o link presente, se não conseguires, com certeza que, alguém, to dirá!

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está bem, escreverei em português!

 

Estou a copiar a FAQ toda para o meu PC, e estou a fazer um livro com a FAQ com indice paginado etc... se depois alguem quizer, só pedir.

 

Depois deste trabalhao, vou ler atentamente.

 

Obrigado por demonstrarem interesse em ajudar.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

Em primeiro lugar bem-vindo ao Forum, já reparei que decidiste juntar e ler as FAQ's, o que é desde já um bom inicio par evitar grandes erros.

em segundo lugar gostaria de te dizer algo sobre a maioria das tuas questões: As de cariz técnico podemos ajudar-te e podes ler várias opiniões e soluções aqui no forum, utiliza a função de perquisa.

mas em relação às restantes, areão, tronco e demais só u vais decidir é uma questão de gosto. a tua primeira questão deverá ser, par que quero o aqua, que gostaria de ver lá dentro e a partir dai as duvidas crescerão ainda mais, mas a vida é assim.

quando decidires o que queres diz alguma coisa, par que te possamos, na medida do possivel ajudar.

força com a leitura.

Mestre

:)(Y)

diz o tubarão para femea:

- tubaralhas-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gente!

 

Vim tirar mais uma grande duvida que tenho!

 

Em relaçao ao tal aquario de +/-80l tou a pensar em comprar um filtro interno Tetra Tec IN600 Plus (Para aquarios 50-100l). k axam deste filtro? ele esta a +/- 39€. Acham que e uma boa compra? Claro que nao ando com muito dinheiro (acho que e geral!) e isso pode influenciar a minha compra.

 

Por favor aconselhem.me porque pareço um leigo neste mundo!

 

Obrigado, espero que me ajudem.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpem.me enganei-me no preço, afinal sao 36.95€

 

E isto era o que vinha como descrição:

 

Informações:

O filtro contém: tubo de entrada de ar, regulação "venturi" da entrada de ar, caudal de água multidireccional, rotor com turbina amovível, regulador do caudal da água, cartucho de filtração, material filtrante, reservatório do filtro, ventosas e entrada de água.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se permites a minha opinião, julgo que fazes melhor adquirir 1 filtro externo, pois para 1 aquario de 80 litros, na minha opinião já compensa.... os mais baratuxos andam pelos 60 euros ( eu tenho 1 Eden 501 de 300 lts hora que faz bem o trabalho... outra solução é tentares comprar usado aqui no forum nos particulares. penso que sais mais bem servido com 1 filtro usado externo do que ires comprar 1 interno.

 

É a minha opinião.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Obrigado pela opiniao todas elas sao benvindas.

 

Uma pergunta: O filtro externo faz barulho? é incomodativo de noite?

 

Estou a preponderar bastante exe pormenor, visto o aqua estar no meu quarto.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um filtro externo (fluval 304) e o unico barulho que ele faz é o da água a sair com um caudal de 1000L/h para dentro do aquário mas esse barulho resolve-se muito bem :(

 

A maioria dos filtros externos de qualidade são muito silenciosos, tanto que por vezes tens que encostar o ouvido ao filtro para teres a certeza se está a funcionar.

Já dos filtros internos não posso dizer o mesmo pois tenho um da aquapor que faz um zumbido "interessante".

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

 

Por mais que tentes saber uma coisa é certa... vais fazer asneiras :?

Não é nada de muito critico até porque são só coisas menores quando já se leram algumas coisas.

 

Algumas dicas relacionadas com as perguntas iniciais:

 

- O aqua deve ter manchas de calcário. Consegues tirar usando vinagre ou então um produto para baixar o PH da água que encontras em lojas de aquariofilia.

- A parte solta não percebi bem onde era. Se são vidros do corpo do aquário que estão soltos então deves cortar o silicone em volta, limpar de impurezas e voltar a aplicar nova camada. O silicone deve ser do especial para aquário sem fungicidas, anti-mofos, etc. Se é o plástico em volta do aquário então não te preocupes... suspeito que isso nem colado é.

- Substrato suponho que te referes a areia... isso depende em muito dos peixes que vais colocar. Normalmente serve areão ou então areia e areão misturados. Pessoalmente uso areia de rio que é vendida em sacos de 20Kg nas superficies de materiais de construção e é bem mais barata que a areia "para aquário". Essa areia vem suja até dizer chega mas depois de bem lavada fica impecável e os peixes gostam de esburacar nela :arrow:

- Plantas sempre que possivel naturais. Tudo bem que elas morrem e ficam com algas, etc mas pelo menos não têm pontas rigidas que possam ferir os peixes.

- A água da torneira serve muito bem para o aquário depois de acondicionada. Acondicionar é no fundo neutralizar o cloro existente. Podes fazer isso de 2 maneiras, ou metes um anti-cloro ou deixas a água a arejar um ou 2 dias para o cloro se evaporar.

- Troncos ou não mais uma vez depende dos peixes. Alguns gostam de troncos, outros como os peixes gato precisam de ter troncos por razões fisiológicas e outros desconhecem o que possam ser porque não existem no seu habitat original.

 

Da faq deves ter em atenção tudo mas dar menos importancia ao capítulo dos peixes aconselhados/desaconselhados. Quem te vai ditar os peixes é o tipo de água da torneira. Os peixes aconselhados no faq são os comuns para ph 6,5 a 7. Mas se o teu ph for 7,5 a 8 um novo mundo se abre :arrow:

No meu caso segui o faq até ao fim apenas para descobrir que em minha casa o ph da água é 8... e como tal nenhum dos peixes "para iniciados" se adaptava.

Felizmente alguém me falou nuns tais de ciclideos africanos que gostavam de ph elevado... fui ver e fiquei cliente (nota-se não nota? :( )

 

Boa sorte na tua aventura e vai com calma. Aqui a pressa paga-se caro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vim vos "cravar" mais conhecimento!

 

Tenho varias duvidas gostaria de ser esclarecido.

 

1- Como e que instalo as plantas no areao? E que onde irei comprar as plantas elas vêm em vasos de plastico, enterro a planta no areao como ela vem da loja?

 

2- Quantos quilos precisarei de areao para um aqua de 80l?

 

3- Estou a pensar em sobrepor ao areao uma especie de "areia" preta, acho que a nivel estetico fica espantoso!, que acham vcs?

 

Espero que me ajudem a decidir, para começar a entrar neste mundo fantastico!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

1- Podes manter a planta no vaso ou retirar. Se retirares vais dar conta que se calhar não é apenas um pé mas sim dois ou mais.

No meu caso eu retiro a planta de dentro do vaso com cuidado, depois retiro a lã de protecção que existe à volta.

A seguir com um dedo faço um buraco no areão e meto as raizes lá dentro e cubro com areão.

 

2- Os kilos depende do teu gosto pessoal. Diria que para 80L deverás andar pelos 15 kg de areão mais ou menos. O ideal é ter tipo 2 a 3 dedos de altura de areão para poderes plantar à vontade sem que as plantas se soltem depois com o reboliço dos peixes.

 

3- Areia escura é sempre bom mas esse efeito que estás a pensar não te vai durar muito tempo. Ou os peixes ou tu a aspirar o areão vão misturar essa areia e vais perder esse efeito.

Meteres essa areia fica bem mas não vai durar por isso se calhar mais vale estar quieto ou então meter só dessa areia. É uma opção tua.

 

Não te esqueças de lavar muito bem o areão em várias águas até a água não ficar suja.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Obrigado pelo feedback, areia preta nao entrara no aqua.

 

Ha, e verdade, por ordens superiores (mae e pai) apenas poderei dispensar 40€ num filtro.

Portanto nao devo encontrar um filtro externo a este preco n e verdade? Se alguem souber alguma marca que possa abranger este preço pra um aqua de 80l, gostaria que me avisasse.

Senao a alternativa e o tal TetraTec IN600 Plus (300-600 l/h).

 

Abraços

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por 40€ os filtros exteriores que encontras são os de cascata (ou então alguem que te venda um exterior usado).

 

Não são nada de muito especial mas pelo menos sempre são melhores que os internos e podes colocar matérias filtrantes.

O problema do filtro de cascata é que é pendurado do lado de fora do aquário e por isso não te deixa fechar o mesmo com todos os problemas que essa situação acarreta.

Depois tens algum barulho de água a correr e a cair... há quem goste de adormecer com esse barulho e há quem não consiga.

 

A opção por um filtro de cascata implica mesmo estes problemas mas em termos de eficiencia é melhor que um filtro interno. Agora a escolha é tua.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois o aquario na parte onde aloja a bomba i o termostato, descolou-se.

 

2- Qual a melhor maneira de colar exe plastico? (ja li aki no forum kk coisa sobre silicone proprio pra aquarios)

 

Em último caso podes sempre colar este plástico.

Este tipo de filtro "de caixa" (é um filtro de decantação) é melhor que o filtro interno que tens em vista.

 

Podes, para além de esconder o equipamento, colocar muita cerâmica lá dentro.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

nunomiguel foi exactamente o que eu fiz! :D

 

Ja comprei silicone, numa loja de animais, disseram-me que era proprio para aquas. Portanto poupei bastante dinheiro.

 

Sendo assim tenho uma duvida.

 

Em primeiro lugar poe.se a esponja ou as ceramicas?

 

Agradecia resposta, mais uma vez obrigado pela vossa paciencia!

 

Abraços

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar poe.se a esponja ou as ceramicas?

Depende do sentido da água e do desenho da caixa., ou seja, se entra por baixo ou por cima.

 

A água deve primeiro passar pela esponja e depois pela cerâmica.

Se quiseres podes colocar 2 tipos de esponja: 1 com furos mais largos e outra com furos mais finos.

 

A água deve passar pela esponja larga para apanhar os detritos maiores. Depois passa pela fina para reter os detritos mais pequenos. Finalmente vai passar água "já limpa" pelas cerâmicas.

 

Percebeste?

 

banana rock

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela explicação.

 

A agua no meu filtro entra 1º no compartimento do termostatos, depois sobe para passar pelo filtro ( se bem entendi a agua tem k passar pelos materiais filtrantes da seguinte ordem, esponja com buracos maiores --> esponja com buracos menores --> ceramicas) sempre a descer, onde passa para o lado da bomba que expulsa a agua para o aqua.

 

Duvida:

 

1- As ceramicas devem estar envolvidas numa meia de licra de senhora?[/img]

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As cerâmicas podem estar envolvidas numa meia de senhora porque dá mais jeito para a manutenção quando as quiseres lavar com água do aquário.

Mas se não tiveres uma meia de senhora o saco de rede onde elas vêm é muito bom para o efeito :evil:

Se for siporax de sera não vem em saco de rede por isso vais ter que cravar um ou então arranjar.

Os sacos onde costumam vir a cebolas, alhos ou limões nas grandes superficies são bons para isso.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gente!

 

Obrigado pelos esclarecimentos!

 

Ainda nao tenho esponja, mas vou por bastante la de vidro ate comprar, o mais rapido possivel claro!

 

Entretanto, queria pedir um conselho, visto eu estar a iniciar neste mundo, que tipo de aquario devia fazer? comunitario ou so com uma ou duas especies?

 

Eu adoro os ciclideos africanos! Sera possivel manter um aquario destes com o meu nivel de experiencia, sendo este quase nulo?

 

Abraços

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.