Custo dos discus


Recommended Posts

Boas Luis,

 

De facto actualmente tenho mais de uma duzia. Já á uns tempos (anos) que tenho discus e posso afirmar que com muita sorte não tenho tido grandes problemas.

Não entendo o que pretendes com a questão, pois eu não tenho baterias de aquas para criação.

 

Se conheces o modelo de custos explica lá isso para todos entendermos.

 

pE

 

 

Olá a todos,

Sou novata na aquariofilia, mas sou maior de idade e direito a voto, não tenho Discos por ser novata e sinto que ainda não estou preparada para tamanha responsabilidade. Confesso que a beleza dos Discos me fascina.

Quanto ao preço dos Discos acho que é muito relativo, alguém que vende algo a X é porque alguém concorda comprar a X.

O Disco A para o vendedor pode ser o mais o mais valioso por ser mais bonito, por ser filho da mãe B e C (casal genuíno), por outro lado o comprador acha que o Disco A se fosse filho da mãe D e pai C teria um valor ainda mais elevado.

Algo só tem valor de venda, quando o valor de compra é atingido

Este é o meu ponto de vista...

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o preço dos discus realmente pareca alto,mas a partir do momento em que comeca-mos a ter discus no nosso aqua percebemos como é complicado criar-mos as condições para os termos bonitos e de saude

no caso de criação a luz equipamento a agua e principalmente a dedicação e o tempo para eles

aproveita o convite do João Machado e perceberás os gastos que envolve a criação de discus pois eu conheco-o porque ja lhe comprei varios e quando vires o peixanario dele vais-te passar

 

 

p.s.não sou criador nem tenho quota em nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Tenho seguido este tópico e tem-me intrigado bastante.

Sou novata na aquariofilia e não entendo nada de Discos, mas sou maior de idade, como tal, direito a voto..

O autor do tópico colocou uma questão, que a meu ver, aparentemente, inofenciva e simples. Mas quando li a resposta à 1ª pergunta colocada membro Luís Romão, apercebi-me de o autor já teria alguma experiência em Discos já que tem pelo menos 1/2 dúzia. Se não sabe qual o trabalho, manutenção, manuseamento ou outros custos com os Discos, sabe pelo menos a quanto os pagou. Estou confusa, ainda não entendi o porquê do lançamento do tópico?

Se o autor é membro deste forum (que é, pois questiona os preços praticados), porque coloca a questão de tal forma? Continuo ainda mais confusa!!!

Bem, vou deixar a minha contribuição: quanto aos preços praticados pelos membros, e por ser um mercado livre, tal como o nome indica "Forum", um forum é como se fosse um Centro Comercial sem portas, logo aberto 24H00, é por isso que cada escreve o que vai na "gana", num ambiente destes, como eu estava a dizer, fazem trocas, vendas, compras, colocam-se questões (fiáveis ou não, ficando ao critério de cada um), etc.

E para concluír digo o seguinte: "Nada tem valor comercial, a não ser que haja comprador".

 

Cumprimentos,

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são caros? não compre... (ninguém o obriga, certamente)

eu acho-os caros, por isso não os compro. simples... e barato.

 

o aston martin é o carro dos meus sonhos. não tenho dinheiro para ele, não o compro. por muito que goste...

agora não tenho o direito de questionar os fabricantes do mesmo, pelos preços a que vendem o carro. ninguém me aponta uma pistola à cabeça para o comprar.

 

(off topic: roubo foi o que se passou hoje no algarve...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps-> Koyodu...lembro-me muito bem quem és.

Salvo erro ainda nos encontramos uma terceira vez em Campo Ourique...não tinhas a bata branca! LOL.

 

 

Ahh pois é, dessa já tinha esquecido, e também da outra vez no armazem em Odivelas :crazyeyes:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':P' /> Pois é, esqueci a bata no hospital :(

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro estes tópicos. Parece que estamos a pescar com dinamite...vem sempre uns peixinhos ao cimo...

(fora a crueldade da analogia com algo que nunca fiz)

1º Cada um vende o que quer ao preço que lhe apetece. Já vi caramelos aqui a vender filtros usados mais caros que estao à venda nas lojas. E ainda levam portes mais caros que as lojas. Quem compra na mesma...paciencia, é porque tem dinheiro pois quem nao o tem ou o tem contadinho, como eu (e que me custa mto a ganhar) anda 1 mes à volta de todas as lojas para arranjar o mais baratinho.

2º Vendo a barbaridade que alguns chamados "Aquariofilistas" fazem, alguns comprando peixes ao desbarato e de ualquer maneira, até acho que os peixes deviam estar mais caros. Se os peixes mais comuns fossem mais caros, se calhar nao viamos a mortandade que se vê e lê aqui em alguns topicos do forum. Isso acontece porque? Porque com 20 € compra-se um saco cheio de peixes nas lojas...se esses peixes custassem 200€ de certeza que os ditos "aquariofilistas" pensariam melhor antes de encher os aquarios.

Felizmente nao vivi no tempo da ditadura, mas uma das coisas boas (das poucas) que realmente se conquistou com o 25 de Abril foi podermos ter um mercado +- livre (o +- é so para os espertinhos nao virem falar dos monopolios das gasolineiras e tal). Como tal os preços sao geridos pela regra da oferta/procura. Muitos de nós/vós já cá estao no forum ha tempo suficiente para ter visto o mercado a funcionar de acordo com essa regra. Uma das vezes foi mesmo com discos de 2 patrocinadores daqui do forum. Um deles começou a vender por preços mais baixos, o outro a seguir ficou às moscas. Outro exemplo foi com os invertebrados, recentemente falou-se em fazer uma importação directa da alemanha. Resultado->um dos patrocinadores baixou logo os preços...

 

3º Se acham que os criadores de discos estão a fazer tão bom negocio, so teem uma solução, façam voces tambem criação. Era o que eu faria, ainda por cima nesta altura de crise, bons negocios sao raros.

cumprimentos, Nuno Pinto

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, quem não tem dinheiro não tem vicios.... É caro? não comprem...Eu acima de tudo prefiro pagar mais e ter qualidade...O que nem sempre aconteceu, já levei barretes...Eu iniciei-me nos discus à pouco tempo 1 ano e meio +-, ja tive baixas, por incompetência minha(muitos euros para o lixo). Agora falarem se é caro ou barato, só compram se quiserem, acham caro, não comprem...Criações? eu nem penso em me meter numa coisa dessa...Já para os manter vivos é dificl, quanto mais cria-los... Isto não é só querer, à que saber. Os guppies isso é aos pontapés, comida la para dentro e aquilo eles tao sempre a bombar. Não se preocupem com o que os outros ganham ou perderm, preocupem-se mais com o que vocês ganham. Se vocês puderem ganhar 100€, porque motivo vão só ganhar 50€?!, eu penso assim.

Cumps

 

Bruno Alfaro

 

DiscusLand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma evito de "botar conversa" neste tipo de tópicos , estou-me a lembrar recentemente de um que questionava os custos do Forum, e em que houve umas moldavas e alguns carros de luxo envolvidos, na altura penso que ainda me "fiz ao bife" para a moldava e o carro mas não tive sorte nenhuma.Peço desculpa pelo off-topic mas não resisti.

Comentando então este tópico só me ocorre dizer, que neste momento acho que os Discus estão baratos, já que quem se lembrar de a uns 20 anos atras, eu lembro-me de ver nas poucas lojas que teriam discos os mesmos a custarem 20 contos(€100) e mais e mesmo não percebendo muito de discos a grande maioria deles em condições pior que péssimas, mas agora como uns quantos criadores(carolas) vendem discos a 15 ou 20 ou 25€ estão todos ricos, mas mesmo que assim fosse continuavamos sem ter nada a ver com isso já que na minha humilde opinião se acham caro não comprem.Outra questão, é que não vi ninguem perguntar aos mesmos criadores quantas ninhadas perderam durante os varios anos que andaram a investir o seu tempo a aprender, a bater com a cabeça na parede, para tentar perceber o porquê de ter acontecido algum acidente, ou quantas vezes perderam um ou os dois peixes dum casal que custou 400 ou €500.Estas e outras questões não vi serem aqui colocadas, porque para alguns criar discus resume-se a comprar um casal, uns cubos e uns cones, pagar as contas da edp, smas e afins e a seguir vender 100 discos a €20, nada mais simples.

Já agora para que não fiquem dúvidas não conheço nenhum dos criadores aqui do forum nem ganho nenhuma comissão, e neste momento e a mais de 10 anos que não mantenho Discus porque a minha vida profissional não me permite dispor do tempo que eu penso ser necessário para os manter em condições e para os disfrutar em pleno, mas já os mantive e posso dizer que na altura em que me desfiz de 6 Discus os vendi por 60contos a uma loja que os revendeu, portanto digam agora que os discos estão caros.

Espero que ninguem se sinta ofendido porque não foi essa a minha intenção, agora que já cansa as preocupações com o dinheiro que o outro ganha isso sinceramente já cansa, mas é tipico do Português em vez de procurar fazer, criticar quem faz.Não estou a dizer que era esta a intenção de quem criou este tópico.

Para os criadores continuem o trabalho que têm feito e quem sabe se num futuro mais ou menos proximo não tenho o prazer de conhecer um ou mais de vocês quando vos for comprar uns disquitos.

 

Cumprimentos sinceros a todos

 

José Ferreira

 

 

 

Editado para correcção de erro ortográfico.

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu para variar chego sempre tarde aos tópicos...

 

Já tenho discus há alguns anitos, já tive a pica toda, já os estudei, já os matei, já os criei...enfim tudo o que possam imaginar...hoje só os engordo!

Quando leio estes tópicos dá-me sempre um turpor ao ler alguns posts.

Hoje, que não tenho tempo nem disponibilidade para criar Discus, não me parece NADA que estejam mais caros, muito pelo contrário.

Sou do tempo em que um Bom casal custava 100Contos...para aqueles que se lembram do escudo e o ordenado minimo eram 37 contos, não havia a www disponivel como hoje e um gajo mal dormia quando os peixes não estavam bem...haviam os livros...poucos e caros.

Por isso haviam POUCOS discus, POUCAS estirpes e eram CAROS!

Bem não quero ser nostálgico...quero apenas desafiar alguem que tenha um emprego ou que seja estudante a criar Discus com fartura e claro que os VENDA!

Há sempre essa dificuldade...gostava de ver criar 5000 discus por ano e vendê-los todos...enfim nesta comunidade somos quê 30000 pessoas, teremos quê 10% de Discófilos? se calhar são muitos.

 

Acima de tudo criar discus é ter TEMPO!

È trocar água antes de ir trabalhar eclodir artémia, dar de comer, vir almoçar (a correr) e trocar água dar de comer e trocar água quando se chega para jantar eclodir artémia, dar de comer e aspirar...experimentem não trocar água em criações com menos de 7 dias e vamos ver a viabilidade e o preço...

 

Além do ESPAÇO (que não é grátis), as DESPESAS (que não são poucas) o TEMPO é fundamental, como tal é um emprego, e do emprego se vive.

Custa-me de facto e não é pessoal neste momento que as pessoas que apostaram o seu TEMPO e investiram tenham de justificar os preços dos peixes...

Compram o disco já crescidito por 15 ou 20 € da estirpe da "moda" e acham caro????

Pá um macito de cigarros já custa 3,4€...uma merd@ de um frasquito de ovos de artémia custa 8€!

 

Juro que não entendo.

Olhem, para aqueles que realmente criam Discus em PORTUGAL, os meus parabéns porque conseguiram de facto BAIXAR os preços dos peixes.

 

Aqueles que acham caros...

 

Jesus Cristo disse "ide" (Discus) e multiplicai-vos...

 

Se tudo correr bem, vão "nascer" aí muitos criadores e quando escoarem os disquitos vão estar ao preço das sardinhas.

Depois, vão começar a usar energias renovaveis, para se manterem no activo.

Mas EU vou comprar mais barato...por isso FORÇA!

 

Abraços

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora um pequeno comentario relativamente a importação de peixes pelo forum.

Acho que não é bonito nem da boa saude ao peixe coloca-lo dentro de um saco plastico com mais uma coleção deles e manda-los vir dentro de uma caixa de esferovi-te desde a Alemanha penso eu até Portugal.

Isto tambem é valido para as lojas que importam os peixes nestas condições.

 

A outras maneiras de os transportar e como é logico terão de ser vendidos mais caros.

 

Cumps

 

Todo o transporte de peixes é feito dessa maneira, não há maneira diversa. Seja importação directa, seja via grossista nacional, os peixes chegam cá TODOS da mesma maneira. Os únicos que não passam por isso são os criados em Portugal.

 

Quanto ao preço dos peixes, na minha opinião, eles, até estão demasiado baratos na generalidade dos casos. A banalização com que muitos ditos aquariofilistas encaram os peixes talvez impusessem preços mais elevados. A mim, que crio em termos amadores, custar-me-ia tremendamente saber que aquele peixe que eu cuidei para que chegasse a adulto tivesse sido maltratado no aquário de outro qualquer...

 

Cumprimentos

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros amigos.

 

Achei bastante interessante este tópico, pelo menos os primeiros posts, pois apesar de saber alguma coisa sobre criação de discus, explicado por alguns membros como o João Machado, Zé Carlos e outros que não estão neste tópico, fiquei a saber de mais algumas coisas. Existem custos associados que nem sempre temos conhecimento. Este tópico foi bastante instrutivo e pudemos aprender mais algumas coisa, mas infelizmente o assunto mudou do que tinha de início, para uma pequena lavagem de roupa suja. Acredito que ambas as partes tenham ou não a razão, mas não me interessa, nem interessa ser público, pois se existe algum problema entre 2 membros, que sejam resolvidos por outra via e não por aqui. Têm as MPs, contactos telefónicos, MSN...tudo menos aqui!

 

Como tal, o tópico foi moderado, tornando invisível os posts que não valorizam em nada este tópico, com algumas indirectas/directas sobre alguns assuntos que só diz respeito aos membros em causa e devem ser resolvidos em particular, não a público. Acredito que existam outros sites/fóruns que possam estar à vontade para discutir, lavar roupa suja, insultar...o que quiserem fazer a público, mas este não é.

 

Acredito que nada mais exista a dizer, de útil, neste tópico, a não ser que:

- Cada um faz o preço que quiser

- Só compra quem quer

- Só cria quem achar que o deve fazer

- Todos nós temos o direito de questionar o que quisermos, desde que se mantenham as coisas com bom senso, boa educação e respeito (não querendo dizer que não tenha existido neste tópico, mas falo de uma forma geral, sem acusar seja quem for, não levem a peito).

 

Tal como foi dito, há uns anos os discus eram mais caros, agora há quem venda mais ou menos caro, cada um é livre de o fazer, e acredito que cada vez mais, esta espécie comece a ser cada vez mais vulgar dada a sua reprodução (talvez) um pouco excessiva e dado a discussão/incomodo que gere entre pessoas, sejam criadoras, lojistas, meros hobbistas...

 

Cumprimentos,

Pedro Conceição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.