Caridina cantonensis sp. "Orange Bee”


C Mocho

Recommended Posts

Olá a todos. Vi a ficha do "planetinverts" sobre os Orange Bee e fiquei muito interessado neste camarão.

Tenho andado a procurar mais informação sobre eles, mas aquilo que encontro é muitas vezes contraditório. Já encontrei inclusivé fóruns onde se afirma que o Orange Bee é o mesmo que o Caridina cf. Propinqua (sunkist) ,o que me pareceu um grande disparate...

A ficha do “planetinverts” afirma ser um C. cantonensis. Afirma também que é praticamente um Bee muito próximo do estado selvagem...

Eu sinceramente encontro tantas ou mais semelhanças com um Tiger que com um Bee, mas não conheço suficientemente nem uma nem outra variedade e ambos são C. Cantonensis, pelo que no seu estado selvagem é possível que fossem simplesmente diferentes populações da mesma espécie. È também possível que seja um "hibrido" destas duas variedades, não sei!

 

Não consegui encontrar nenhum lugar a comercializar esta variedade, e pergunto-me será que se trata de um Bee grade C? Alguém sabe de uma loja (ou particular) que comercialize este camarão ou mais informação pertinente sobre eles?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a sensação que o preço deve assustar :pompomgirl: é capaz de ser mais um apuramento ou algo do género dos Bee,assim como agora existem os panda e os king kong deve existir esse também.Mas se vires o preço até te dá algo no coração :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

C Mocho estás sempre em cima do acontecimento hehehehe

 

Pelo pouco que sei, é uma forma selvagem de Bee.

 

Talvez mal comparado com os blue bee.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo pouco que sei, é uma forma selvagem de Bee.

Olá.

Pois foi isso que entendi pela ficha, mas são bastante diferentes dos Bee grade C, não são?

Não os achas também uma espécie de "mistura entre Bee e Tiger?

 

PS: Ficavam mesmo lindos com os Blue Pearl... :drinking: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, sinceramente tudo o que seja versão selvagem é tudo diferente uns dos outros.

 

 

Não acho que seja cruzamento com tiger, o que acho é que nos selvagens não há cá apuramentos e por isso é tudo mais "básico".

 

neste link theshrimpfarm tens uma foto muito parecida com orange bee

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho grande duvidas que seja "wild form" dos bee, ate porque tenho bee´s grade C muito mas mesmo muito semelhantes

Hummm... interessante, muito interessante!

Acho que temos de conversar em privado. LOL

 

Edit: Desculpa Hugo, esqueci-me de te agradecer o link. Sim, a ultima foto é parecida... vou ler isto melhor.

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá a minha ignorância e insistência Carlos, mas nem sempre a grade C é assim parecida pois não?

Já deves ter entendido que o que me encanta é a quantidade de laranja e eu já tenho visto fotos de grade C menos coloridas, embora com as barras típicas dos Bee razoavelmente definidas (se calhar são truques comerciais com camarões já próximos da grade B, não sei).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá a minha ignorância e insistência Carlos, mas nem sempre a grade C é assim parecida pois não?

Já deves ter entendido que o que me encanta é a quantidade de laranja e eu já tenho visto fotos de grade C menos coloridas, embora com as barras típicas dos Bee razoavelmente definidas (se calhar são truques comerciais com camarões já próximos da grade B, não sei).

 

por norma as faixas pretas sao mais visiveis do que aparece na foto, mas por vezes surgem uns com menos preto, o que evidencia os laranjas que continuam presentes mesmo nos que têm preto mas que fica escondido

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho grande duvidas que seja "wild form" dos bee, ate porque tenho bee´s grade C muito mas mesmo muito semelhantes

 

Pois se não me engano foi os que troquei contigo à uns meses lol ;):)

 

Jorge não são nada caros, comprei a 3€ cada um à uns 3 anos ou mais, foram importados PortugalPet...

 

C Mocho ve lá se não é isto lol isso é apenas mais um nome que lhe dão...são bee's selvagens como os meus..

 

hpim0530bl0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá flashsilva, obrigado por responderes.

Pelo que parece são mesmo "Bee-wild form", mas não serão todos.

Ao ver as tuas fotos consegui observar que tens por aí alguns que se aproximam bastante, mas serão uma minoria.

A presença de preto deve ser menor que na grade C dos Bee e um pouco mais evidente que nos Tiger, mas o laranja acentuado vem pelos vistos dos Bee.

Talvez com um trabalho de reprodução selectiva se consiga fixar minimamente essas características. Um dia destes vou experimentar, pois acho-os realmente uma alternativa diferente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá flashsilva, obrigado por responderes.

Pelo que parece são mesmo "Bee-wild form", mas não serão todos.

Ao ver as tuas fotos consegui observar que tens por aí alguns que se aproximam bastante, mas serão uma minoria.

A presença de preto deve ser menor que na grade C dos Bee e um pouco mais evidente que nos Tiger, mas o laranja acentuado vem pelos vistos dos Bee.

Talvez com um trabalho de reprodução selectiva se consiga fixar minimamente essas características. Um dia destes vou experimentar, pois acho-os realmente uma alternativa diferente...

 

o facto de ter um preto mais preduminante deve-se ao facto de serem de reproduçao de cativeiro que fixou esses genes, mas claro que com reproduçao selectiva conseguiras fixar os mais laranjas, mas la esta vais estar a retroceder

 

flashsilva, sim sao descendencia dos teus

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...claro que com reproduçao selectiva conseguiras fixar os mais laranjas, mas la esta vais estar a retroceder...

Não Carlos, não concordo.

Não será seguramente um retrocesso, apenas uma evolução num sentido diferente!

 

Pretos e brancos temos os Bee, os New bee, os bumblebee... etc., etc. etc... até sulawesi "bee type" eu acho que já vi em qualquer lado...

"Laranjinhas" de ordem superior é que eu não encontro muito facilmente!

Claro que os "Caridina cf. propinqua (sunkist)" são uma maravilha, mas são de ordem inferior... os Neocaridina "tangerine" também são interessantes, mas para mim têm o "incoveniente" de ser Neocaridina...

Tirando estes não encontro muitos outros...

 

Acho apenas que é um outro caminho de selecção com um potencial muito interessante. Muito mais interessante que alcançar um estádio que já foi conquistado por alguém.

Já viste bem o potencial de um Caridina "laranjinha", sem as dificuldades inerentes do hiper apuramento de um "SSS", mas com uma descendencia razoavelmente "estável"?

Talvez seje uma grande palermiçe, mas eu gostava de experimentar ir por aí... Necessitarei certamente do apoio de outros "maluquinhos" para poder estabelecer algo de consistente, mas pode ser que consiga convencer mais dois ou três... e nesse caso podemos começar a "trabalhar".

 

É seguramente "outro tipo" de desafio, não achas?

Não será é algo para um criador (ou dois) porem em prática. Será necessário o envolvimento e a colaboração de vários.

Presumo que com esforços conjugados, no prazo de 1,5 ou 2 anos já poderíamos ter uma população suficientemente estabilizada.

Temos é de pensar que em vez de seguir a moda, podemos ditar a moda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Carlos, não concordo.

Não será seguramente um retrocesso, apenas uma evolução num sentido diferente!

 

Pretos e brancos temos os Bee, os New bee, os bumblebee... etc., etc. etc... até sulawesi "bee type" eu acho que já vi em qualquer lado...

"Laranjinhas" de ordem superior é que eu não encontro muito facilmente!

Claro que os "Caridina cf. propinqua (sunkist)" são uma maravilha, mas são de ordem inferior... os Neocaridina "tangerine" também são interessantes, mas para mim têm o "incoveniente" de ser Neocaridina...

Tirando estes não encontro muitos outros...

 

Tens sempre outro laranjinha ;)

 

217.jpg

 

Acho apenas que é um outro caminho de selecção com um potencial muito interessante. Muito mais interessante que alcançar um estádio que já foi conquistado por alguém.

Já viste bem o potencial de um Caridina "laranjinha", sem as dificuldades inerentes do hiper apuramento de um "SSS", mas com uma descendencia razoavelmente "estável"?

Talvez seje uma grande palermiçe, mas eu gostava de experimentar ir por aí... Necessitarei certamente do apoio de outros "maluquinhos" para poder estabelecer algo de consistente, mas pode ser que consiga convencer mais dois ou três... e nesse caso podemos começar a "trabalhar".

 

É seguramente "outro tipo" de desafio, não achas?

Não será é algo para um criador (ou dois) porem em prática. Será necessário o envolvimento e a colaboração de vários.

Presumo que com esforços conjugados, no prazo de 1,5 ou 2 anos já poderíamos ter uma população suficientemente estabilizada.

Temos é de pensar que em vez de seguir a moda, podemos ditar a moda!

 

Esta é a grande diferença de quem anda na vanguarda dos camarões (e de tudo em geral) ditam a moda, aqui por Portugal normalmente andamos atrás da moda....

 

Podes contar comigo, já tenho aqua para eles :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Carlos, não concordo.

Não será seguramente um retrocesso, apenas uma evolução num sentido diferente!

 

Pretos e brancos temos os Bee, os New bee, os bumblebee... etc., etc. etc... até sulawesi "bee type" eu acho que já vi em qualquer lado...

"Laranjinhas" de ordem superior é que eu não encontro muito facilmente!

Claro que os "Caridina cf. propinqua (sunkist)" são uma maravilha, mas são de ordem inferior... os Neocaridina "tangerine" também são interessantes, mas para mim têm o "incoveniente" de ser Neocaridina...

Tirando estes não encontro muitos outros...

 

Acho apenas que é um outro caminho de selecção com um potencial muito interessante. Muito mais interessante que alcançar um estádio que já foi conquistado por alguém.

Já viste bem o potencial de um Caridina "laranjinha", sem as dificuldades inerentes do hiper apuramento de um "SSS", mas com uma descendencia razoavelmente "estável"?

Talvez seje uma grande palermiçe, mas eu gostava de experimentar ir por aí... Necessitarei certamente do apoio de outros "maluquinhos" para poder estabelecer algo de consistente, mas pode ser que consiga convencer mais dois ou três... e nesse caso podemos começar a "trabalhar".

 

É seguramente "outro tipo" de desafio, não achas?

Não será é algo para um criador (ou dois) porem em prática. Será necessário o envolvimento e a colaboração de vários.

Presumo que com esforços conjugados, no prazo de 1,5 ou 2 anos já poderíamos ter uma população suficientemente estabilizada.

Temos é de pensar que em vez de seguir a moda, podemos ditar a moda!

 

 

mais um com que podes contar :P

 

e tenho matrizes, para ponto de partida ;)

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais um com que podes contar :P

 

e tenho matrizes, para ponto de partida ;)

 

 

Se quiseres partilhar estás à vontade, até sabes onde eu vivo hehehe chainsaw

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu e o membro nunhez(meu socio dos inverts) tambem estamos dispostos a entrar nessa aventura, mas sendo assim C Mocho nao poderemos fornecer-te as matrizes como falamos por MP

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens sempre outro laranjinha...

Qual é este? De facto nas minhas pesquisas encontrei outros engraçados, mas não apresentavam cores estáveis, pelo que não lhes dei grande importância, no entanto não me lembro de ver este, ou vi?

 

Podes contar comigo, já tenho aqua para eles :character0050:

Ainda bem.

É uma forma diferente de encarar os camarões, pode ser que alcancemos o objectivo ou talvez não, mas pelo menos o desafio fica um bocadinho acima de simplesmente mantê-los vivos e a reproduzir...

 

mais um com que podes contar :)

e tenho matrizes, para ponto de partida :P

Porreiro, já somos três.

Com matrizes de partida estás já uma data de passos á minha frente, mas como isto não será uma corrida não tem importância nenhuma.

 

eu e o membro nunhez(meu socio dos inverts) tambem estamos dispostos a entrar nessa aventura, mas sendo assim C Mocho nao poderemos fornecer-te as matrizes como falamos por MP

Ok, somos cinco.

Relativamente á matrizes, compreendo, até porque numa primeira fase julgo ser conveniente começarmos com colónias de diferentes proveniências, para arrancarmos com a maior diversidade genética possível.

Esta observação não significa que a tua experiência com esta espécie não seja uma mais valia importante para me ajudar nos mais variados aspectos.

 

Como disse acima, julgo que deveríamos partir com colónias de origens diferentes para podermos arrancar com a maior diversidade genética possível. Quanto mais diversidade maior resistência eles terão no futuro. Eu pessoalmento simpatizo mais com a ideia de criar animais saudáveis e resistentes que criar uma débil e frágil estirpe.

É claro que uns estão já mais adiantados que outros mas isso não reduz a importância do trabalho que cada um deverá desenvolver. Mais tarde, será quase de certeza necessário que troquemos matrizes e comparemos características de forma a estabilizá-las e padronizá-las.

Antes de mais creio que devamos tentar definir minimamente as características que procuraremos alcançar, pois se não afinarmos desde logo as agulhas correremos o risco de qualquer dia verificarmos que estamos a tocar músicas diferentes.

O Janeko, o Carlos Couceiro e o Nunhez já têm matrizes, as do Carlos Couceiro e do Nunhez são as mesmas, não sei se as do Janeco estarão relacionadas com estas ou não.

O Hugo, julgo que não tem, mas como ele tem sempre uma a sair da cartola, não sei...

Eu não tenho nem sei onde as irei buscar, mas conto convosco para me orientarem. Provavelmente terá de ser com uns grade C normais, mais adiante falaremos disso.

 

Por último, na vanguarda, na vanguarda não estaremos, pois que se ninguém tivesse reparado antes nestes camarões nós também não o teríamos feito, mas podemos aprender e divertir-mo-nos imenso com esta experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é este? De facto nas minhas pesquisas encontrei outros engraçados, mas não apresentavam cores estáveis, pelo que não lhes dei grande importância, no entanto não me lembro de ver este, ou vi?

 

 

Ainda bem.

É uma forma diferente de encarar os camarões, pode ser que alcancemos o objectivo ou talvez não, mas pelo menos o desafio fica um bocadinho acima de simplesmente mantê-los vivos e a reproduzir...

 

 

Porreiro, já somos três.

Com matrizes de partida estás já uma data de passos á minha frente, mas como isto não será uma corrida não tem importância nenhuma.

 

 

Ok, somos cinco.

Relativamente á matrizes, compreendo, até porque numa primeira fase julgo ser conveniente começarmos com colónias de diferentes proveniências, para arrancarmos com a maior diversidade genética possível.

Esta observação não significa que a tua experiência com esta espécie não seja uma mais valia importante para me ajudar nos mais variados aspectos.

 

Como disse acima, julgo que deveríamos partir com colónias de origens diferentes para podermos arrancar com a maior diversidade genética possível. Quanto mais diversidade maior resistência eles terão no futuro. Eu pessoalmento simpatizo mais com a ideia de criar animais saudáveis e resistentes que criar uma débil e frágil estirpe.

É claro que uns estão já mais adiantados que outros mas isso não reduz a importância do trabalho que cada um deverá desenvolver. Mais tarde, será quase de certeza necessário que troquemos matrizes e comparemos características de forma a estabilizá-las e padronizá-las.

Antes de mais creio que devamos tentar definir minimamente as características que procuraremos alcançar, pois se não afinarmos desde logo as agulhas correremos o risco de qualquer dia verificarmos que estamos a tocar músicas diferentes.

O Janeko, o Carlos Couceiro e o Nunhez já têm matrizes, as do Carlos Couceiro e do Nunhez são as mesmas, não sei se as do Janeco estarão relacionadas com estas ou não.

O Hugo, julgo que não tem, mas como ele tem sempre uma a sair da cartola, não sei...

Eu não tenho nem sei onde as irei buscar, mas conto convosco para me orientarem. Provavelmente terá de ser com uns grade C normais, mais adiante falaremos disso.

 

Por último, na vanguarda, na vanguarda não estaremos, pois que se ninguém tivesse reparado antes nestes camarões nós também não o teríamos feito, mas podemos aprender e divertir-mo-nos imenso com esta experiência.

 

 

Nem mais e não destes não tenho nenhum coelho :) nem cartola uso hehehe Terei que começar do zero como tu C Mocho.

 

Acho a ideia deveras engraçada e acho que deveria-mos criar um tópico só para este assunto, que dizem? Colocaríamos logo os objectivos e padrões a alcançar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um gajo está 24h sem ler este tópico e já está neste estado? :) Eu também quero participar!!! :P

 

Tal como o Hugo e o C Mocho, não tenho nenhuns, por isso, também vou precisar... mas já tenho aquário para eles. :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao se todos estao de acordo, começamos um topico do zero...

 

e que ira matar alguem de tédio 8) , uma vez que, além de poder dar em nada, vai ser uma tentativa a médio prazo com certeza

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um gajo está 24h sem ler este tópico e já está neste estado?...

Boa! Meia dúzia já é um número engraçado.

 

entao se todos estao de acordo, começamos um topico do zero...

Concordar, concordo mas acho que ainda podemos definir mais qualquer coisa aqui neste tópico... Mas se vocês acharem que já é tempo, tudo bem.

 

Cum caraças, eu sou mesmo o mais atrasado de vocês todos!

Com idade para ser quase avô de muito do pessoal que aqui anda, amando umas bocas e agora tenho de ir comprar mais um aquário! Ainda por cima não sei onde é que o vou conseguir encaixar, pois neste momento sinto-me a morar num ovo!!!

Mas vale, pela graça do desafio e pela beleza dos nossos futuros camarões.

 

Relativamente ao novo tópico, parece-me que antes de o criarmos devemo-nos organizar um pouquinho mais, no que concerne às origens de cada colónia e ao objectivo a procurar.

Três já têm material biológico para começar,resta saber se a origem é diversa ou não. Os outros três terão de começar do zero e talvez não fosse boa ideia irmos todos buscar os bichos à mesma fonte.

 

Para mim, neste momento a referência pode começar por ser aquela "bela foto do planetinverts". Note-se que se observarmos atentamente aquele camarão (que a mim me continua a lembrar o primo "Tiger"), continua a apresentar as principais características de um Bee, isto é faixas pretas, vestígios de faixas brancas opacas e um corpo laranja...

Já agora, os ovos dos Bee são normalmente de que cor?

Mas com a evolução da selecção poderemos ter de vir a fazer alguns ajustes...

 

Após termos acertado entre nós esse tipo de questões, então sim será o momento de criar um tópico onde se possam registar eventuais evoluções, retrocessos e experiências pertinentes...

Ou nos organizamos e definimos objectivos e estratégias conjuntas ou nada mais teremos que um "fogo fátuo".

Não vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pensar um pouco mais sobre o tema “novo tópico”:

 

Seria indiscutivelmente interessante para mais tarde poder acompanhar a evolução desta brincadeira.

Eventualmente uns conseguirão mais facil e rapidamente alcançar os objecivos pretendidos. Não se trata de uma competição. Mas seria uma estupenda “aula” de criação selectiva (de invertebrados).

 

A hipótese, quiçá a mais eficaz, seria a criacão de tópicos individuais para este dasafio, e a criação de um tópico principal com as ligações a cada um desses tópicos individuais.

 

Esse tópico pricipal teria naturalmente de ficar a cargo da moderação do fórum, e nele sim, poder-se-iam criar “apresentações” com os setup dos aquários; uma foto panorâmica do estado de partida, e uma foto de um “exemplar tipo” da colónia inicial , uma terceira e/ou quarta foto que poderiam ir sendo editadas de forma a evidenciar eventuais “novidades”, tais como uma actualizações de setup/imagem, eventuais exemplares destacáveis, etc... Não mais do que isso porque senão tornar-se-ia “pesado”.

Todas as fotos seriam necessáriamente acompanhadas de datagem e ligadas ao tópico ou post onde elas fossem naturalmente surgindo.

 

Não podemos esperar que não apareçam observações de outros membros que acompanhem o tópico e que pareçam eventualmente “dasajustadas”, uns por acidente, outros por ignorância e outros ainda por má-fé! A Net é aberta e todos os que respeitarem o espaço e as opiniões dos demais serão bem-vindos.

Depois podiam vir as observações, as discuções, as brincadeiras, as parvoíces, as perguntas estúpidas, que já não faria muito distúrbio para quem quisesse acompanhar o "cerne da questão".

 

Temos entre nós dois moderadores que talvez entendam melhor como é que seria possível organizar esse novo tópico.

Vamos lá mostrar a este pessoal o fascínio de curtir um aquário, sem o reduzir a uma mera peça decorativa em cima do móvel da sala (não tenho nada contra isso, eu também tenho um aquário em cima do móvel da sala e tenho muito orgulho na sua beleza...).

 

Questões relativas a objectivos e estratégias, talvez devessem passar mais por MP e emails, mas agora ainda é muito cedo para nos preocuparmos com issso!

 

PS: Descupem lá o “testamento”. Na verdade eu até não gosto de escrever, mas gosto ainda menos de deixar pouco claras as minhas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais