Tanganyika, o inicio.


Duartelopo

Recommended Posts

Boa noite a todos, gostava de pedir algumas opiniões a todos, tenho um Aquário com 450 litros brutos, ( 150*50*60), com uma Sump de 96, tenho mais ou menos 35 quilos de seixos escuros, 60 quilos de areia de sílica, a bomba é uma Eheim Compact+ 5000, o aquário vai ser para um Biótopo de tanganiyka, com espécies ainda a definir, mas tem de ter pelo menos Julidochromis, e Neolamprologus splendens, e o resto logo se vê. O Aquário esta quase pronto, falta chegar só as conchas para juntar as do lado direito, e por água.

Esta aqui uma fotografia panorâmica:

http://www.megaleria.com/scripts/pic_windo...=1&RCP=True

Lado direito:

http://www.megaleria.com/scripts/pic_windo...=3&RCP=True

Lado esquerdo:

http://www.megaleria.com/scripts/pic_windo...=2&RCP=True

Gostava de saber se opiniões acerca de territórios, se estas rochas chegam, etc.

É a primeira vez que ponho fotografias no fórum, se não der para ver digam.

Cump

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 83
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

as fotos não se estão a ver directamente! Tens de pôr respectivamente antes e depois do link estas tags: [ img][ /img] mas tens de tirar o espaço que dei!

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ponho [ img]link igual[ /img], e da um erro:"Você não está autorizado a utilizar imagens com esta extensão. Um formato válido é: http://www.dominio.com.br/imagem.gif, um formato inválido é: http://www.dominio.com.br/imagem.um.gif"

O que é que estou a fazer mal? que parte tenho de tirar?

Cump, obrigado

 

Qual é a extensão do ficheiro que estás a usar?? é .jpg ou .jpeg??

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora não conheça as espécies em questão pois também sou estreante no Tanganyika, acho que essas rochas criam poucos refugios para algumas espécies de rock dwellers, como é o caso das Jullies!! Estipula já de inicio qual a fauna que pretendes, pois assim é mais fácil pensares no Layout por forma a dares bons territórios a todas as espécies que pretendes manter!!

Boa sorte!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

De facto para manteres rockdwelers acho que terás que ter mais pedras, ou eventualmente outro tipo que mais facilmente te permitam criar buracos e passagens.

 

Já agora onde foste buscar essas pedras?

Se optares por mudar e quiseres trocar por xistos, avisa-me que eu tenho cá muito xisto e fico com essas!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras são do Horto do Campo Grande, 17,50€ um saco de 25quilos, ou 0.75€ a pedra, eles têm lá umas grandes!

O aquário até tem algumas tocas, mas vou por mais pedras, assim fica com mais algumas!

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já com mais pedras, amanhã chegam as conchas, e depois mais um tempo e começo a por água, mas tenho de ir fazendo devagar, gosto de acordar de manhã e ver se gosto da disposição das pedra…

Aqui ficam mais umas fotografias já com mais pedras:

Lado esquerdo:

Pic_17238_4.jpg

Pic_17238_5.jpg

Lado direito:

Pic_17238_6.jpg

Centro:

Pic_17238_7.jpg

é onde vão ficar as conchas, para alguns Shell Dwellers, ainda a ver.

 

A fauna será em principio: Julidochromis, e Neolamprologus splendens, que shell Drellers aconselham, e que espécie meto que ande por todo o aquário que seja compatível com as outras?

Cump, e obrigado

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

gosto do aspecto, mas não consegui perceber se criaste "grutas" e aberturas no meio das rochas para que os peixes se possam lá esconder e eventualmente reproduzir! Quanto aos Shell-Dwellers não te sei responder!

 

Abraço

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tem tudo para ser um bom aquario.

2 conselhos,

não coloques as pedras sempre enconstadas aos vidros, pela estetica e pela limpeza dos vidros.

interra as pedras desde o vidro do chão e não no cimo da area, por norma existe sempre umas escavações e não quer dizer que as pedras partam o vidro mas podem ficar os peixes de baixo das pedras.

Cump's

HJSM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já alterei um pouco as pedras, de forma a não ficarem coladas ao vidro,

Panorâmica:

Pic_17238_8.jpg

Direita:

Pic_17238_9.jpg

Pic_17238_10.jpg

Esquerda:

Pic_17238_11.jpg

Pic_17238_12.jpg

Obrigado pelas sugestões, amanha chegam as conchas e tiro umas fotografias para mostrar.

Cumps.

Duarte L.C.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

gosto do aspecto, mas não consegui perceber se criaste "grutas" e aberturas no meio das rochas para que os peixes se possam lá esconder e eventualmente reproduzir!

 

Tomaste isto em consideração?? É que os esconderijos são muito importantes até mesmo para evitar situações de stress nos peixes, porque se eles numa perseguição por um peixe mais dominante, se conseguirem esconder rapidamente, isso vai poupá-los a muito stress e porrada!!

Outra questão, onde vais colocar o território dos Shell Dwellers?? Vais pôr no meio??

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar por entre os dois montes de rocha... Será melhor juntar a um dos lados? E o meio vazio?

Cump

Julgo que o meio não será o melhor sitio para os Shells, mas pretendes 2 espécies de Rock Dwellers, não é?? No entanto o aqua é bastante comprido pelo que penso que possas optar por encolher uma das zonas de rochas, pois na minha humilde opinião (de iniciado nos CA`s), estás a ocupar demasiado espaço com rochas, e a deixar pouco espaço livre, imagina o que é os Shells no meio do fogo cruzado dos Rock em épocas de reprodução ;):Pchainsaw .

Já definiste que espécies queres manter?? Isso é o mais importante na concepção do Layout... pois quando tiveres tudo definido consegues pensar no que será melhor e o que precisará cada espécie! E aí escolhes se aumentas ou diminuis cada zona distinta do teu aqua!

Just my 2 cents...

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será melhor por todas as rochas de um lado? Todas? E o meio sem nada, e no lado oposto conchas? As espécies de rock's já estão decididas! Vou hoje ver as outras!

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As rochas todas não! A minha ideia era reduzires o monte esquerdo, tiravas o direito e punhas lá as conchas e se necessário criavas tipo uma ilha mais ou menos a meio dos dois. Isto se não pretenderes pôr Sand Dwellers, porque se pensares nisso tens de deixar uma boa area de areia para eles! Mas não vale a pena mexeres em nada antes de estar tudo decidido! Decide lá isso primeiro pra depois se pensar nisso melhor, foi o que fiz e julgo estar bem encaminhado!

 

Abraço

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei desta maneira:

Panoramica:

Pic_17238_16.jpg

Esquerda:

Pic_17238_15.jpg

Direita:

Pic_17238_14.jpg

Pic_17238_13.jpg

Daqui a um bocadinho ja mando a lista dos peixes escolhidos, para comentarem, e dizerem o que acham.

Cump.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neolamprologus similis-Shell Dwellers

Julidochromis, e Neolamprologus splendens- Rock Dwellers

Ophthalmotilapia ventralis "Orange Cap"- Meia água (não sei se aparece muito, esta espécie) se não o que aconselham, que tipos de peixes existem para meia água.

.Eretmodus cyanostictus kasanga?

.Neolamprologus multifasciatus?

.Callochromis pleurospilus?

.Synodontis?

Estes 4 ultimos aparecem facilmente?

 

Quantos mais ou menos de cada um, etc.

Obrigado a todos

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Gosto do layout, mas subiria mais o monte do lado da coluna seca (com isto não quero dizer que reduzas o do lado direito). Acho que deves manter os 2 montes até porque com a listagem de peixes que apresentas vais precisar de 2 territórios de pedra (um para os Julies e outro para os Splendens).

 

Colocaria as conchas todas juntas ao centro para limitar o espaço para os conchiculas, ou em alternativa tiravas algumas pedras da parte de baixo do lado direito e colocavas junto ao vidro da frente direita - fica muito engraçado veres a colónia de conchiculas a interagir perto de ti!

 

Quanto aos peixes... vamos por partes!

 

Neolamprologus similis-Shell Dwellers

Julidochromis, e Neolamprologus splendens- Rock Dwellers

 

Ok - sem reservas embore goste mais da interacção dos multies do que a dos similis - funcionam melhor em colónia. Podes ver alguns vídeos da minha ex-colónia aqui:

 

http://www.youtube.com/watch?v=Xmu3BRuNXQg

 

 

Como podes ver a colónia está num extremo do aquário. Eu gosto muito do efeito!

 

Ophthalmotilapia ventralis "Orange Cap"- Meia água (não sei se aparece muito, esta espécie) se não o que aconselham, que tipos de peixes existem para meia água.

 

Não me parece que tenhas aquário para teres Ophthalmotilapias - são peixes bastante territoriais quando está em época de acasalamento e precisam de muito espaço para fazerem as suas "dancas"!

 

Eretmodus cyanostictus kasanga?

 

São fáceis de arranjar e dão bons companheiros para os peixes descritos acima. O único senão é que vão competir por um dos territórios nas rochas...

 

Neolamprologus multifasciatus?

 

Não podes juntar as similis - como te disse gosto mais dos multies.

 

Callochromis pleurospilus?

 

Desconheço o seu comportamento mas pelo que tenho lido podem ser uma boa opção.

 

Synodontis?

 

Se queres criar os multies então os synodontis são uma péssima ideia - são notivagos e vão comer os pequenotes!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Concordo com o Diogo em relação aos Shell´s, mudares as conchas pra um canto ficava porreiro! E assim conseguias arranjar espaço no meio para os Callos, isto reduzindo um pouco as rochas no comprimento do aqua! Segues o conselho do Diogo e aumentas o rochedo para cima. Os Callochromis precisasam de bastante areia "aberta"(limpa, sem rochedos). Quanto aos meia-água, como sabes sou iniciado nestas andanças e desconheço o comportamento das Ophthalmotilapias, mas o Diogo sabe destas coisas... Não gostas de Cyprichromis Leptosoma, fazem cardumes lindos! Eu vou pôr Cyprichromis Leptosoma "Mpulungu"!

Quanto à dificuldade de arranjar determinados peixes, tens por exemplo isto, que são importações realizadas por um membro bem conhecido (e reconhecido) desta e doutras comunidades aquariofilas nacionais!

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as últimas actualizações.

Panorâmica:

Pic_17238_17.jpg

Lado esquerdo:

Pic_17238_18.jpg

Pic_17238_19.jpg

Pic_17238_20.jpg

Lado direito:

Pic_17238_21.jpg

Pic_17238_22.jpg

A Fauna já esta escolhida, Julidochromis ( Só não sei qual), Neolamprologus splendens isto para rock, para shell Neolamprologus multifasciatus(a conselho do Diogo), e ainda estou a pensar para sand Callochromis pleurospilus, acham que da para por mais um espécie? De meia água? Por exemplo Cyprichromis Leptosoma?

Cump, e obrigado pelas opiniões.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo!

Na minha opinião está bastante melhor, podes só tentar ganhar mais uns centimetros para os Callochromis, que tamanho tem essa área de areia?

Também acho que tens espaço para os Cypris na boa... Vês... bem pensado cabe aí tudo confortavelmente!!

Parabéns

 

Abraço

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez possas encolher o monte da direita uns 5 a 10 cm e usas essa rocha pra subires mais o monte esquerdo, ou então reduzes a largura da esquerda para aumentares a altura! Mas não está nada mau!!!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

o espaço que tens de areia livre já dá para callos, tipo 1m 3f, embora se desse para aumentar não perdias nada!!

Quanto a cypris, nem penses duas vezes, tens espaço para um bom cardume(tipo 10 a 15).

De resto, "não sendo fã de muita pedra" está com bom aspecto, embora deverias reconsiderar os "neolamprologos" e optar pelo complexo "altolamprologos", sempre são mais sociáveis.

 

abraço

queres ter um Bruto??

cria o teu e diverte-te

http://kiriza3.mybrute.com

já tens? então junta-te ao 'Clan'

http://mybrute.com/team/116038

Link to comment
Partilhar nas redes sociais